Diria eu que uma palavra chave para A Vida É Um Milagre é "pitoresco". Sem ser contraditório com isto, também é um filme comovente e trágico. Tem a vantagem de ser único, diferente (assim como o cinema japonês, o chinês, etc). Tem a vantagem de deixar o espectador à vontade, para extrair das imagens o que quer que seja. "Sem propósito", é, mas esse é o propósito da coisa.
É esquisito? Não sei. Mas agrada alguns, eu, por exemplo. Um dos meus filmes prediletos é um em que uma das melhores parte dele é você imaginar o que não foi dito, mostrado. Espectador à vontade para fazer parte do filme.
Além disso, tem algo freudiano na coisa, como nos filmes do Tarantino (em relação à violência) ou Transformers (em relação a peitos e bundas).
Tem boa trilha sonora. É sublime, e vou usar uma citação para explicar isto: (estou com sono demais para explicar com palavras próprias!)
THE PASSION caused by the great and sublime in nature, when those causes operate most powerfully, is astonishment; and astonishment is that state of the soul, in which all its motions are suspended, with some degree of horror. In this case the mind is so entirely filled with its object, that it cannot entertain any other, nor by consequence reason on that object which employs it. Hence arises the great power of the sublime, that, far from being produced by them, it anticipates our reasonings, and hurries us on by an irresistible force. – “Of the Passion Caused by the Sublime”.
Mas como eu disse, recomendo o filme para quem quer ver algo diferente...