Autor Tópico: Alguem tem uma dica de filme?  (Lida 173560 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re:Alguem tem uma dica de filme?
« Resposta #1475 Online: 27 de Março de 2012, 01:55:50 »
Acabo de ver Simplesmente Feliz (Happy-Go-Lucky), e é uma maravilha, uma obra-prima. Falar qualquer coisa já é entregar o ouro, então deixo um trailer:

<a href="http://www.youtube.com/v/cMwD7Zy6Vno" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/cMwD7Zy6Vno</a>
Assisti agora. Direção muito bem feita e inovadora, ótimas atuações. O legal é que o filme não tem uma história, como a gente está acostumado, com algum problema que é criado em algum momento do filme e é enfrentado no final. É mais como um registro de um certo período da vida da protagonista.

O filme tenta mostrar como uma pessoa "pura" teria de enfrentar a sociedade moderna de hoje. Qualquer identificação com a protagonista é mera ilusão, pois ela é uma personagem fantasiosa. Nós na verdade devemos ver o filme e ver o quanto de nós existe em cada pessoa que ela acaba convivendo.

Apesar de não ser difícil de assistir, não epolga muito também. Mas recomendo.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1476 Online: 27 de Março de 2012, 02:00:48 »
O Artista entrou em cartaz aqui na minha cidade. Percebi que tem sessões em 3D. Nem sabia que tinham feito o filme em 3D. Filme preto-e-branco, mudo... em 3D.  :|

Verei em formato normal.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #1477 Online: 27 de Março de 2012, 08:50:34 »
O Artista entrou em cartaz aqui na minha cidade. Percebi que tem sessões em 3D. Nem sabia que tinham feito o filme em 3D. Filme preto-e-branco, mudo... em 3D.  :|

Verei em formato normal.

:histeria:

Esse negócio de 3D tá enchendo o saco já. É o dobro do preço, num dá pra ver o filme direito, aquela porra daquele óculos atrapalhando, e no final das contas num tem porra nenhuma de 3D. Sinceramente num sei qual o feedback os estúdios estão tendo pra continuarem produzindo essas merdas em 3D. Num conheço ninguém que curte ver o filme nesse formato.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1478 Online: 27 de Março de 2012, 09:50:50 »
Assisti agora. Direção muito bem feita e inovadora, ótimas atuações. O legal é que o filme não tem uma história, como a gente está acostumado, com algum problema que é criado em algum momento do filme e é enfrentado no final. É mais como um registro de um certo período da vida da protagonista.

O filme tenta mostrar como uma pessoa "pura" teria de enfrentar a sociedade moderna de hoje. Qualquer identificação com a protagonista é mera ilusão, pois ela é uma personagem fantasiosa. Nós na verdade devemos ver o filme e ver o quanto de nós existe em cada pessoa que ela acaba convivendo.

Se você não se importa em ler em CAPS, este artigo é uma ótima análise do filme, em que o autor explica porquê o filme é um dos seus prediletos de todos os tempos.

O filme é um dos meus prediletos também, me identifico muito com o tema.

No mais, vi esses dias Mulholland Drive. Gostei muito, é genial, visceral, mas tenho que ver mais uma vez para, tipo assim, entender. :P

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #1479 Online: 27 de Março de 2012, 10:41:44 »

Em inglês, o pessoa chama esse tipo de história de "slice of life" (fatia de vida). Se não me engano, o diretor dizia que as pessoas reclamavam que os personagens dos seus filmes eram sempre tristes. Daí ele resolveu fazer um filme sobre alguem que é patologicamente alegre :). Gostei principalmente da atuação da atriz principal. O ator que fez o professor da auto-escola também se saiu bem!
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1480 Online: 27 de Março de 2012, 14:05:45 »

No mais, vi esses dias Mulholland Drive. Gostei muito, é genial, visceral, mas tenho que ver mais uma vez para, tipo assim, entender. :P

http://www.cinemaemcena.com.br/plus/modulos/filme/ver.php?cdfilme=1730
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1481 Online: 27 de Março de 2012, 21:37:53 »
Bacana, cara. Deixarei para ler depois, quando ver de novo. Esse é o tipo de filme que é spoiler você contar algo dele mesmo se você já o tenha visto. :D

Histórias "slice of life" são muito boas.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1482 Online: 28 de Março de 2012, 01:14:18 »

Verei em formato normal.

:histeria:

Esse negócio de 3D tá enchendo o saco já. É o dobro do preço, num dá pra ver o filme direito, aquela porra daquele óculos atrapalhando, e no final das contas num tem porra nenhuma de 3D. Sinceramente num sei qual o feedback os estúdios estão tendo pra continuarem produzindo essas merdas em 3D. Num conheço ninguém que curte ver o filme nesse formato.
Assisti esses dias A Invenção de Hugo Cabret. Ouvi dizer que os críticos estavam dizendo ser a melhor utilização do 3D desde Avatar. Sinceramente, não vi nada de mais. O 3D é só uma distração, se tu prestar bem atenção no filme tu nem nota, porque tu já tem essa sensação de profundidade sem o 3D. Daí em alguns momentos que tu te desliga do filme e observa algum detalhe físico do mise en scene: "Ah, o braço do rapaz parece estar no meio da sala".

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1483 Online: 28 de Março de 2012, 01:43:41 »
Aliás, muito bem desconfortável usar o óculos 3D por cima dos teus óculos de grau.

Se você não se importa em ler em CAPS, este artigo é uma ótima análise do filme, em que o autor explica porquê o filme é um dos seus prediletos de todos os tempos.
A análise é bem interessante. O que é mais fascinante a respeito da Poppy é que apesar de ela ser feliz de uma forma idealizada, ela ainda é uma personagem mais real do que os protagonistas padrões de comédias românticas. Realmente, o grande trunfo do filme é a protagonista não evolui, não confronta nenhum momento dramático e nem tem nenhuma epifania, mas nos desafia.

Quando eu terminei de assistir Mulholand Drive eu fiquei confuso e procurei me informar sobre alguns detalhes para tentar entender o filme, tem até umas dicas do próprio Lynch sobre. Mas após alguns dias tendo o "retrogosto" do filme vi que ele o objetivo maior dele não era bem para ser entendido, mas sentido. (já escrevi sobre esse filme em algum lugar daqui)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1484 Online: 29 de Março de 2012, 09:39:51 »
Sentido?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1485 Online: 29 de Março de 2012, 09:44:38 »
Minha teoria é que os filmes do Lynch são estranhos não por uma questão de escolha estética, mas sim porque o Lynch é louco pirado, além de insano.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1486 Online: 29 de Março de 2012, 09:59:08 »
É, esse é um filme para "ser sentido". Embora as cenas no conjunto não tenham um sentido (não ao menos na primeira vez que você vê), as cenas individualmente te afetam e tem algum significado. Para dar um exemplo, a cena do Clube Silêncio é demais. É quebrar a quarta parede até não querer mais - mas mesmo lhe mostrando que estamos num filme e que tudo é fictício, ainda lhe afeta, você ainda acha a apresentação bela.

É um filme muito bom para os geeks da vida. O uso que ele faz da trilha sonora (ou sua ausência), invertendo por causa dela o significado que as imagens normalmente teriam... E etc, etc...

É o primeiro filme do Lynch que vi.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1487 Online: 29 de Março de 2012, 10:06:29 »
Sugiro a você "The Straight Story". É um belo filme do Lynch, baseado numa história real. E não é surrealista!

Alan Watts

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1488 Online: 29 de Março de 2012, 10:12:39 »
É, esse é um filme para "ser sentido". Embora as cenas no conjunto não tenham um sentido (não ao menos na primeira vez que você vê), as cenas individualmente te afetam e tem algum significado. Para dar um exemplo, a cena do Clube Silêncio é demais. É quebrar a quarta parede até não querer mais - mas mesmo lhe mostrando que estamos num filme e que tudo é fictício, ainda lhe afeta, você ainda acha a apresentação bela.

É um filme muito bom para os geeks da vida. O uso que ele faz da trilha sonora (ou sua ausência), invertendo por causa dela o significado que as imagens normalmente teriam... E etc, etc...

É o primeiro filme do Lynch que vi.
Qualquer filme te afeta os sentimentos, do tédio à comoção, sem se esquecer da lascívia. A cena do clube do silêncio me deixou aborrecido, por exemplo.
O que é quarta parede?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1489 Online: 29 de Março de 2012, 10:15:39 »
Quarta parede é a "parede" que separa o palco do público. "Romper a quarta parede"  significa comunicação direta dos atores com o público.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1490 Online: 29 de Março de 2012, 10:16:19 »
Tem coisas que sequer me esforço pra ver sentido, é muito arte pra minha cabeça. Resolvi um dia ler o Esperando Godot... Desisti em poucas páginas. Prefiro Proust, Sheakspeare, Borges. Terminei dia desses os Irmãos Karamazov. Nem se compara. :P

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1491 Online: 29 de Março de 2012, 10:17:54 »
Quarta parede é a "parede" que separa o palco do público. "Romper a quarta parede"  significa comunicação direta dos atores com o público.
:ok:

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1492 Online: 29 de Março de 2012, 11:08:33 »
Citação de: _tiago
Qualquer filme te afeta os sentimentos, do tédio à comoção, sem se esquecer da lascívia. A cena do clube do silêncio me deixou aborrecido, por exemplo.

É, ce tá certo. Talvez seja melhor dizer que é um filme que pede para você "racionalizar" - achar um sentido no filme - depois de ter sua reação emotiva de sempre. Até porque, a chave para entender o filme só é dado no seu final. E mesmo assim é contado fora de ordem cronológica! Jesus.

Esperando Godot não é um livro que eu vá querer reler - hehehe - mas ainda é divertido as conversas sem noção. Acho que eu gosto de coisas louquinhas.

Citação de: Dr. Manhattan
Sugiro a você "The Straight Story". É um belo filme do Lynch, baseado numa história real. E não é surrealista!

Valeu pela dica!

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1493 Online: 29 de Março de 2012, 15:54:52 »
Eu diria que Mulholand Drive é um filme para ser assistido com a tua "racionalização" desligada, assim como acontece nos sonhos. Eu particularmente não sou um fã dos filmes surrealistas, mas Eraserhead do Lynch eu achei uma obra prima. Já Inland Empire eu achei demais para mim. O Lynch filmou sem roteiro, filmando o que ele sentia que fazia sentido esteticamente para o filme. Muitos críticos gostaram. Eu achei uma maluquice.

The Straight Story é o filme menos lyncheano do David Lynch. Tu vai encontrar as similiaridades em outros trabalhos nos personagens peculiares e na vida do interior dos EUA.

Outro filme mais fácil de assistir do Lynch é Blue Velvet. Altamente recomendável.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1494 Online: 31 de Março de 2012, 15:56:46 »
Valeu pelas dicas.

Outro diretor que gosta de filmar sem roteiro - com apenas uma idéia geral - é o Wong Kar Wai. Mas no caso dele, não é por um estilo surrealista, mas por procurar em seus filmes clima, estado de espírito, não importando muito "a história". Eu gosto muito. Já vi Amor À Flor da Pele cinco vezes, acho. E é um filme que ele começou a gravar apenas com a idéia de "um romance entre dois vizinhos, casados e que se encontram em uma escada de uma loja de macarrão. na china dos anos 60". Pois é.

Mas gravar sem roteiro é uma coisa para poucos, para gênios, imagino.
« Última modificação: 31 de Março de 2012, 16:19:02 por Martuchelli »

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #1495 Online: 06 de Abril de 2012, 10:12:19 »
Assisti aquele "We Need to Talk About Kevin".

Forte mesmo.

O Dear Zachary eu não consigo encontrar.

Dois bem "soco no estômago" são "Requiem para um sonho", que é um clássico, e "Sozinho Contra todos".

Sozinho Contra Todos é extremamente pesado.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1496 Online: 08 de Abril de 2012, 20:16:02 »
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1497 Online: 08 de Abril de 2012, 20:46:55 »
Até agora não entendi por que raios deram esse titulo ao filme no Brasil:

<a href="http://www.youtube.com/v/VuOkj7dY83E" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/VuOkj7dY83E</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/ply9AaK8pwc&amp;feature=relmfu" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/ply9AaK8pwc&amp;feature=relmfu</a>

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #1498 Online: 10 de Abril de 2012, 23:32:00 »
Minha teoria é que os filmes do Lynch são estranhos não por uma questão de escolha estética, mas sim porque o Lynch é louco pirado, além de insano.

É verdade, mas também é verdade que faz uns filmes muito bons ! :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1499 Online: 11 de Abril de 2012, 08:35:11 »
Falando nisso, vi Duna esses dias.

Acho que eu teria aproveitado mais o filme se tivesse lido o livro antes.

A "qualidade"  dos efeitos especiais não ajuda muito na suspensão da descrença, mas os Body Shields eram bem legais! :ok:

Até dá pra entender porque o David Lynch se ressente tanto quanto a esse filme.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!