Sim. Indonésia.
Não. Indonésia sim, mas não tem nada a ver com máfia.
O massacre, até então muito pouco falado no Ocidente, ocorreu quase na mesma época do genocídio de Pol Pot no Cambodja. Mas este, ao contrário do que ocorreu no Cambodja, o responsável foi um regime de direita instaurado e apoiado pelos americanos. O que, de certa forma, muito explica o desinteresse da mídia pelo holocausto indonésio.
Um verdadeiro holocausto mesmo. Estima-se que mais de meio milhão de pessoas foram mortas só nos primeiros anos de regime. Qualquer um minimamente suspeito de ter qualquer ligação com comunistas seria provavelmente torturado e assassinado.
Esse documentário me impactou muito, acho que foi a coisa mais bizarra que já vi em formato áudio-visual na minha vida. Imagino que a Indonésia seja até o pais mais bizarro do mundo, porque eu consigo imaginar ( e sei que existem ) pessoas capazes destas atrocidades e até maiores. Mas não consigo imaginar estas pessoas produzindo um filme para contar ao mundo!
Só na Indonésia.
E aquele filme, daquela forma. É surreal.
O trecho que achei mais espantoso não foi nenhum relato de morte ou violência. Foi quando um cara, um ex-torturador, estava se candidatando a alguma coisa e começa a falar sobre seu "programa político". Nada de "pela saúde, pela educação, pelos idosos... ", ele simplesmente planejava extorquir todos os empreiteiros da cidade. E faz até cálculos... multiplica o valor da propina pelo número de obras... Absurdo e hilário!
Mas, a propósito, onde posso ver este O Peso do Silêncio?