Que ótimo, Stefano! Mas por que existia essa restrição? O surgimento do Escotismo está relacionado a alguma religião?
http://pt.wikipedia.org/wiki/EscotismoEscotismo (ou escutismo) é um movimento educacional não formal para jovens, sem fins lucrativos, com a participação de adultos voluntários, fundado pelo general inglês Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, e praticado por milhares de jovens por todo o mundo. Busca o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual, afetivo e de caráter dos seus participantes através de um sistema de educação informal, baseado em atividades práticas (o chamado Aprender Fazendo) e na vida mateira. É organizado internacionalmente pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME). Apesar de se assumir como um movimento sem vínculos político-religiosos, existem grupos vocacionados para determinadas confissões religiosas. Em Portugal, por exemplo, predomina a religião católica. É hoje o maior movimento de educação não-formal e o maior maior movimento de jovens do mundo, estando presente em 216 países e territórios, com total de 28 milhões de filiados. Já passaram pelo Movimento Escoteiro mais de 300 milhões de jovens desde a sua criação na Inglaterra. Em 2007 será realizado o Jamboree Mundial do Centenário na Inglaterra.
Promessa Escoteira
Sinal da Promessa Escoteira
Ampliar
Sinal da Promessa Escoteira
No Brasil
A promessa do lobinho (União dos Escoteiros do Brasil) é:
"Prometo fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e a minha Pátria, obedecer à lei do Lobinho e fazer todos os dias uma boa ação."
A promessa escoteira (União dos Escoteiros do Brasil) para os ramos Escoteiro, Sênior e Pioneiro é:
"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e a minha pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer à Lei Escoteira."
A promessa escoteira (União dos Escoteiros do Brasil) para Escotistas e Dirigentes é:
"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e a minha pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião, obedecer à Lei Escoteira e servir à União dos Escoteiros do Brasil."