Autor Tópico: Por que somos tão bairristas?  (Lida 5211 vezes)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Por que somos tão bairristas?
« Online: 01 de Fevereiro de 2006, 22:21:40 »
Primeiramente, para iniciarmos um bom debate, vou pegar o conceito de bairrismo no Aurélio.

"Diz-se de, ou pessoa que, levada por uma visão estreita do patriotismo, só considera como sua pátria o estado natal e hostiliza ou menospreza tudo quanto se refere aos demais."  

Ahh... esse conceito me aperreia. É algo que me faz pensar, meditar, analisar... Como encontamos nesse mundo pessoas que, apenas por viver em tederminado lugar, se acha melhor que outras que vivem fora de suas fronteiras. Pessoas que têm uma língua diferente (basta falar outra gíria), outra forma de viver, outra maneira de se vestir, enfim, outra cultura, e isso é motivo para excluir o indivíduo.

Outro dia eu li em um para-choque de caminhão a frase:" Tenho orgulho de ser nordestino". Talvez voce tenha lido outra do tipo: " Sou católico e sou feliz." Ou talvez, "Morrer pela pátria e viver sem razão."
Talvez o correto seria dizer: "Tenho orgulho de ser terráquio." (e mesmo assim, se for constatado vida em outro planeta, serei tachado de bairrista...  :wink: )

Não sou fã de John Lennon, mas concordo quando ele IMAGINA uma mundo sem religiões,  sem fronteiras, sem países, ... Um mundo só.

"Imagine não existir céu
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
E acima apenas o espaço
Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje
Imagine não existir países
Não é difícil de fazê-lo
Nada para matar ou por morrer
E nenhuma religião
Imagine todas as pessoas
Vivendo em paz
Você pode falar que eu sou um sonhador
Mas não sou o único
Desejo que um dia você se junte a nós
E o mundo, então, será como um só
Imagine não existir posses
Surpreenderia-me se você conseguisse
Inexistir necessidades e fome
Uma irmandade humana
Imagine todas as pessoas
Partilhando o mundo
Você pode falar que eu sou um sonhador
Mas não sou o único
Desejo que um dia você se junte a nós
E o mundo, então , será como um só ."

Mas por que os nordestinos são tão humilhados no Sul do país? Os Argentinos, por causa da rivalidade futebolística, são desprezados por nós, e vice-versa? Por que os Africanos foram escravizados durante muitos séculos, apenas por ser de uma raça negra e "inferior"?

Talvez os astronautas tenham tido a oportunidade de ver esse pedaço de terra tão pequeno, diante do universo, e tenham se questionado sobre essa autosuficiência humana. O olhar de cima não vê fronteiras. É ridículo se achar melhor por que se mora em determinado bairro diferente da outra pessoa. No macrocosmo nós moramos no MESMO LUGAR. Talvez a nossa deficiência seja em observar apenas o microcosmo. O microcosmo cultural.

Aprendi e continuo aprendendo muito com todos os participantes desse fórum ( e da STR, também), que moram, vivem, habitam lugares loginquos e desconhecidos por mim. Têm culturas diferentes; visões do mundo antagônicas; desejos, medos, anseios, sonhos, objetivos variegados...  Não vou citar nomes dos foristas que me proporcionaram uma oportunidade de conhecimento, pois, injustamente esquecerei de alguém. Temos divergências em vários pontos, porém, somos convergemos em uma visão de mundo ateísta.

O meu obejetivo é fomentar essa discussão: " por que somos tão bairristas?"
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Por que somos tão bairristas?
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 22:38:44 »
mude. por que somos tão patriotas(a maioria)? se nos apegamos ao nosso país por termos em comum com nossos compatriotas muita coisa, nada mais natural do que se apegar à nossa região.

amo são paulo. quando cruzo a fronteira de minas pra cá sinto os buracos cessarem nas estradas, as indústrias tomarem lugar dos cafezais, o progresso, como se aqui fosse o motor do brasil. quando vejo a imigrantes ou a anchieta se serpenteado pela serra do mar e penso no esforço que foi fazer isso tudo, dá até um pontinha de orgulho de ser paulistano, e depois brasileiro. se patriotismo é considerado virtude, por que bairrismo geralmente vem com uma carga pejorativa? mas cada um aí com seu estado ou região, cada um admire o que tiver pra admirar, e isso não falta em lugar algum do brasil. mas, como eu disse, o bairrismo vem mesmo dessa identificação. quanto mais temos em comum com alguém, mais nos sentimos dentro de alguma unidade, menos os perigos estranhos a temer. sei lá.

Por que os Africanos foram escravizados durante muitos séculos, apenas por ser de uma raça negra e "inferior"?

aqui acho a comparação descabida, já que os africanos, muitas vezes, eram escravizados por si mesmos(tribos rivais) e depois vendido aos portugueses, holandeses ou quem quer que fosse.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

ukrainian

• Visitante
« Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 23:28:31 »
Eu odeio São Paulo. (sou paulistano).

Não tenho orgulho de ser brasileiro, mesmo porque não há motivos para tal.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 23:30:41 »
Ah, viva o internacionalismo proletário!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 23:31:33 »
Nas palavras de George Bernard Shaw "Patriotism is your conviction that this country is superior to all other countries because you were born in it." Isto é, um sentimento irracional, egoísta e mesquinho. Se isso já era verdade nos tempos de Shaw, hoje, na era das comunicações interplanetárias à velocidade da luz, na era da globalização, da aldeia global, além de tudo esse sentimento é arcaico e nocivo à convivência pacífica entre os povos.

Encontramos exemplos dos males que o bairrismo sempre causou e ainda causa à nossa civilização na questão palestina-israelense, onde dois povos são incapazes de coexistir pacificamente dentro das mesmas fronteiras; temos o anti-americanismo que move desde brasileiros revoltadinhos no Orkut a ofenderem americans sempre que podem até redes de terrorismo internacional, como a Al-Qaeda, passando pelo fomento a ideologias retrógradas na América Latina, como a famigerada "Revolução Bolivariana" de Chávez; e também o encontramos em todas as guerras da história, desde Tróia e antes dela até Hiroshima e além.

O preconceito perpetrado a grupos sociais diversos não é menos preocupante, a violência contra imigrantes, homossexuais, pobres ou membros de uma etnia minoritária são uma realidade no mundo inteiro.

Claro que esses são exemplos de bairrismos levados ao extremo. Muitas pessoas podem ter bairrismos "saudáveis" que no máximo os torna desagradáveis para quem não compartilha de seu provincianismo, sem entretanto explodir em violência.

Mas é muito fácil criticar os bairrismos e o papel que eles, levados ao extremo ou não, desencadeiam no mundo atual. O que não podemos nos esquecer, entretanto, é que o bairrismo é uma característica inerente ao ser humano. Utopias como a de Lennon são belas, mas só utopias; nunca viveremos num mundo sem fronteiras, sem religião, sem divisões; e aliás, nem é desjável, as diferenças é que tornam os seres humanos tão especiais. Não somos como pássaros que constroem seus ninhos sempre iguais, gostamos de ser diferentes, de fazer melhor, mais rápido, mais fácil e mais bonito e isso não seria possível se não fossemos tão diversos.

E mesmo os piores sentimentos bairristas foram muito importantes por muito tempo à história evolutiva da humanidade, aliás, não é por outro motivo que esses sentimentos estão tão profundamente ligados a nós. Quando nossos ancestrais ainda eram caçadores-coletores lutando para sobreviver à penúria, eles se agregavam em sociedades com laços familiares próximos, suas próprias hierarquias e seus próprios rituais e costumes, todos os outros grupos eram vistos como concorrentes, e logo inimigos. A caridade poderia ser sinônimo de necessidade no futuro.

E mesmo dentro de um clã, a própria hierarquia social criava suas próprias divisões. Homens e mulheres, velhos, adultos, jovens e crianças, cada grupo tinha um papel diferente, mas os indivíduos dentro de cada um desses grupos tinham muito em comum entre si. A empatia com seu semelhante evoluiu da necessidade de se negociar dentro desses diferentes níveis de organização social e seria ela a semente da força que hoje se opõe ao preconceito e á desunião; mas o jogo de forças, o cabo de guerra pelo poder dentro de cada clã também levaria a bairrismos dentro dele. Não é de hoje que os sexos e as gerações estão em guerra.

Não seria até a revolução agrícola, que proporcionou alimentos em relativa abundância e permitiu aos homens trocar a vida nômade por uma sedentária e inventar as cidades e o comércio, que haveria uma pressão evolutiva para que essas diferenças fossem superadas. Mas devemos pensar que nosso gênero humano por quatro milhões de anos viveu selvagem, durante todo esse tempo os genes que foram selecionados foram os que favoreciam os indivíduos com comportamentos bairristas de pensar primeiro e sempre na sobrevivência de seu próprio grupo, nunca na de concorrentes. Por outro lado há apenas 10 mil anos de civilização, de trocas, de diálogos e de tolerância mútua. Os sentimentos universalistas estão brotando em nossa espécie talvez mais por influência da cultura do que da nossa natureza humana, que em seu estado natural é egoísta, bairrista e mesquinha.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2006, 04:34:50 »
Bairrismo é uma ficção sedutora.  Não faz sentido em si, mas tem utilidade prática para formar coesão de grupos que tem de conviver juntos.  Por isso é tão difícil para uma criança perceber e aceitar que seus pais não são perfeitos.  Se o desenvolvimento da criança corre bem, com o tempo sua percepção se sofistica e ela transfere sua admiração para estruturas mais ambiciosas - percebe que o pai é mulherengo, mas em vez de ficar a vida toda repetindo para si mesmo que "homem tem mais é que ser conquistador", aprende a ver o pai como falho e imperfeito porque já sabe se ancorar na admiração pelos exemplos de tios, avós e primos.  Daí vem uma visão mais ampla, voltada para a família ampla em vez da família imediata.  Quando tudo corre bem, o lastro afetivo vai se ampliando indefinidamente, chegando ao bairrismo, nacionalismo, consciência global, etc.

O problema não é tanto que o bairrismo exista, quanto que não se saiba descartá-lo à medida que as condições de ter uma visão mais ampla surgem.

Uma das melhores ferramentas que conheço para descrever essa questão é a Dinâmica de Espiral.  Ken Wilber a usa amplamente em seus livros mais recentes (como por exemplo o romance "Boomerite").  Eu também escrevi um pouco a respeito no meu blog: http://www.dantas.com/budismo/sobre_moral_e_etica.htm
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #6 Online: 02 de Fevereiro de 2006, 10:11:48 »
Willy Nilly não estão confundindo patriotismo com nacionalismo?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Por que somos tão bairristas?
« Resposta #7 Online: 02 de Fevereiro de 2006, 11:03:23 »
Citação de: Tarcísio
Willy Nilly não estão confundindo patriotismo com nacionalismo?

São coisas diferentes, mas igualmente idiotas. Patriotismo é mais um sentimento e nacionalismo é mais uma ideologia.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 00:46:52 »
E não tem tanta diferença afinal de contas.  Ou tem?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 00:56:28 »
Citação de: Luis Dantas
E não tem tanta diferença afinal de contas.  Ou tem?

Na minha opinião não têm. Mas geralmente patriotismo é usado como um eufemismo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 01:07:20 »
não sei. pátria é uma coisa, nação é outra, apesar de parecidas.
se não me engano, pátria faz menção a um lugar físico, de onde se vem mesmo. isso agregado à história, tradição, etc. nação é o conjunto de pessoas com muitos traços culturais em comum.
oh:
http://topicospoliticos.blogspot.com/2004/10/ptria-o-que.html

Mas, quando, além deste quadro geográfico, se inserem elementos de história, tradição e sangue, o país passa a pátria, à terra e aos seus mortos. Esta já tem uma significação geo-histórica, como transparece no beijar da terra levado a cabo por um chefe políticos antes do começo de uma batalha, como o fizeram Joana d’Arc ou o nosso D. Nuno Álvares Pereira.

Quando esse quadro geo-histórico se assume politicamente, ligado a emoções colectivas e aos elementos gentílicos da nascença e da imaginação, a pátria pode volver-se em nação.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #11 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 10:14:02 »
Citação de: bruno

Por que os Africanos foram escravizados durante muitos séculos, apenas por ser de uma raça negra e "inferior"?

aqui acho a comparação descabida, já que os africanos, muitas vezes, eram escravizados por si mesmos(tribos rivais) e depois vendido aos portugueses, holandeses ou quem quer que fosse.

Não somente os africanos, como outros povos, o estigma do africano é por ter sido o último a ser escravizado no mundo ocidental!! Mas apesar das aspas, a frase não foi nada nadinha feliz. :o

Embora eu acabe gostando do lugar onde moro, que pode ser qualquer um, não tenho isso de orgulho. Se eu nasci em um lugar X foi por mera imposição da situação. As coisas que sinto orgulho são das que obtive ao longo da vida, não as impostas!!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 10:26:43 »
O Gerhard Schröeder, ex-chanceler alemão, é que disse certa vez algo do tipo:

"Não tenho orgulho de ser alemão. As pessoas devem ter orgulho somente daquilo que conquistaram com seu próprio esforço."

:clap: :clap: :clap:

Rhyan

• Visitante
« Resposta #13 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 10:57:42 »
Se eu fosse estadounidense eu teria muito orgulho disto.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 11:03:00 »
Citação de: Rhyan

Orgulho por quê? Em quê ter nascido nos EUA por mero acaso é motivo de orgulho? Se esse é o país mais rico e democrático do mundo um recém nascido não tem nada a ver com isso, essa não é uma conquista dele, pelo contrário é algo que ele recebeu de graça.

Por esse lado, acho que tem muito mais motivo para ter orgulho alguém que nasce miserável num país miserável e consegue fazer alguma coisa decente da sua vida.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #15 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 11:18:40 »
Citação de: Willy Nilly
Orgulho por quê? Em quê ter nascido nos EUA por mero acaso é motivo de orgulho? Se esse é o país mais rico e democrático do mundo um recém nascido não tem nada a ver com isso, essa não é uma conquista dele, pelo contrário é algo que ele recebeu de graça.

O sentimento de orgulho não precisa, necessáriamente, ser relacionado com algo que vc conquistou. Recebi de graça, então sorte minha. Em troca terei orgulho pelo país.

Por esse lado, acho que tem muito mais motivo para ter orgulho alguém que nasce miserável num país miserável e consegue fazer alguma coisa decente da sua vida.

Se for pensar em si mesmo, sim é um motivo muito mais válido.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 11:20:32 »
Perdoe-me, mas ter orgulho de algo pelo que você não trabalhou é um conceito que não entra na minha cabeça. Simplesmente sou incapaz de compreender isso.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #17 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 11:24:11 »
Vc pode ter orgulho de um parente mais velho, não?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 11:35:37 »
Eu não. Posso ter admiração. Uma pai, por outro lado, pode ter orgulho da educação que deu a seu filho, de ter feito um trabalho bem feito criando-o.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 11:39:10 »

Não entendi por que você falou isso. Mas essa afirmação me parece um tanto inútil:
- Se você fosse japonês você não teria orgulho disso?
- Se você fosse sueco você não teria orgulho disso?
- Se você fosse canadense você não teria orgulho disso?
- Se você fosse dinamarquês, italiano, espanhol, francês ou coreano você não teria orgulho disso? Ou se fosse australiano, neozelandês ou norueguês? Ou até mesmo chileno, argentino ou uruguaio? Será que os butaneses ou os indianos não tem orgulho disso? E até mesmo os chineses? Será que você vai encontrar muitos chineses que não dirão que tem orgulho de serem chineses?
Então o que há de tão significante em afirmar o que você afirmou? É um contra-ponto às críticas da política internacional americana?

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #20 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 13:27:02 »
Citação de: PSYCHOCANDY
Citação de: bruno

Não somente os africanos, como outros povos, o estigma do africano é por ter sido o último a ser escravizado no mundo ocidental!! Mas apesar das aspas, a frase não foi nada nadinha feliz. :o

Embora eu acabe gostando do lugar onde moro, que pode ser qualquer um, não tenho isso de orgulho. Se eu nasci em um lugar X foi por mera imposição da situação. As coisas que sinto orgulho são das que obtive ao longo da vida, não as impostas!!

Sinceramente não entendi...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Rhyan

• Visitante
« Resposta #21 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 13:53:21 »
Citação de: Marcelo Terra

Não entendi por que você falou isso. Mas essa afirmação me parece um tanto inútil:
- Se você fosse japonês você não teria orgulho disso?
- Se você fosse sueco você não teria orgulho disso?
- Se você fosse canadense você não teria orgulho disso?
- Se você fosse dinamarquês, italiano, espanhol, francês ou coreano você não teria orgulho disso? Ou se fosse australiano, neozelandês ou norueguês? Ou até mesmo chileno, argentino ou uruguaio? Será que os butaneses ou os indianos não tem orgulho disso? E até mesmo os chineses? Será que você vai encontrar muitos chineses que não dirão que tem orgulho de serem chineses?
Então o que há de tão significante em afirmar o que você afirmou? É um contra-ponto às críticas da política internacional americana?

Para os países de 1º mundo, sim teria.
Não tenho orgulho de ser brasileiro, só se o assunto for futebol.
Alias tenho muito orgulho de ser sãopaulino, ateu, cético, liberalista, heterossexual, etc..

Rhyan

• Visitante
« Resposta #22 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 13:54:11 »
Eu não. Posso ter admiração. Uma pai, por outro lado, pode ter orgulho da educação que deu a seu filho, de ter feito um trabalho bem feito criando-o.

No dicinário está assim:

Orgulho:
1    sentimento de prazer, de grande satisfação sobre algo que é visto como alto, honrável, creditável de valor e honra; dignidade pessoal, altivez
...

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 14:19:57 »
Para os países de 1º mundo, sim teria.
Não tenho orgulho de ser brasileiro, só se o assunto for futebol.
Alias tenho muito orgulho de ser sãopaulino, ateu, cético, liberalista, heterossexual, etc..

Por isso que o orgulho não vale nada. Os nazistas tinham orgulho de serem nazistas, os comunistas soviéticos tinham orgulho de serem comunistas, chefões do tráfico, da máfia italiana, do cartel de Cali tem/tinham orgulho de serem chefões. "Ter orgulhoso de" não é por si só, e nem sei se em alguma circunstância, de forma alguma uma virtude.

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
Por que somos tão bairristas?
« Resposta #24 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 14:22:16 »
Sentimento de pertencer a um grupo.

:D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!