Primeiramente, para iniciarmos um bom debate, vou pegar o conceito de bairrismo no Aurélio.
"
Diz-se de, ou pessoa que, levada por uma visão estreita do patriotismo, só considera como sua pátria o estado natal e hostiliza ou menospreza tudo quanto se refere aos demais."
Ahh... esse conceito me
aperreia. É algo que me faz pensar, meditar, analisar... Como encontamos nesse mundo pessoas que, apenas por viver em tederminado lugar, se acha melhor que outras que vivem fora de suas fronteiras. Pessoas que têm uma língua diferente (basta falar outra gíria), outra forma de viver, outra maneira de se vestir, enfim, outra cultura, e isso é motivo para excluir o indivíduo.
Outro dia eu li em um para-choque de caminhão a frase:" Tenho orgulho de ser nordestino". Talvez voce tenha lido outra do tipo: " Sou católico e sou feliz." Ou talvez, "Morrer pela pátria e viver sem razão."
Talvez o correto seria dizer: "Tenho orgulho de ser terráquio." (e mesmo assim, se for constatado vida em outro planeta, serei tachado de bairrista...

)
Não sou fã de John Lennon, mas concordo quando ele IMAGINA uma mundo sem religiões, sem fronteiras, sem países, ... Um mundo só.
"Imagine não existir céu
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
E acima apenas o espaço
Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje
Imagine não existir países
Não é difícil de fazê-lo
Nada para matar ou por morrer
E nenhuma religião
Imagine todas as pessoas
Vivendo em paz
Você pode falar que eu sou um sonhador
Mas não sou o único
Desejo que um dia você se junte a nós
E o mundo, então, será como um só
Imagine não existir posses
Surpreenderia-me se você conseguisse
Inexistir necessidades e fome
Uma irmandade humana
Imagine todas as pessoas
Partilhando o mundo
Você pode falar que eu sou um sonhador
Mas não sou o único
Desejo que um dia você se junte a nós
E o mundo, então , será como um só ."
Mas por que os nordestinos são tão humilhados no Sul do país? Os Argentinos, por causa da rivalidade futebolística, são desprezados por nós, e vice-versa? Por que os Africanos foram escravizados durante muitos séculos, apenas por ser de uma raça negra e "inferior"?
Talvez os astronautas tenham tido a oportunidade de ver esse pedaço de terra tão pequeno, diante do universo, e tenham se questionado sobre essa autosuficiência humana. O olhar de cima não vê fronteiras. É ridículo se achar melhor por que se mora em determinado bairro diferente da outra pessoa. No macrocosmo nós moramos no MESMO LUGAR. Talvez a nossa deficiência seja em observar apenas o microcosmo. O microcosmo cultural.
Aprendi e continuo aprendendo muito com todos os participantes desse fórum ( e da STR, também), que moram, vivem, habitam lugares loginquos e desconhecidos por mim. Têm culturas diferentes; visões do mundo antagônicas; desejos, medos, anseios, sonhos, objetivos variegados... Não vou citar nomes dos foristas que me proporcionaram uma oportunidade de conhecimento, pois, injustamente esquecerei de alguém. Temos divergências em vários pontos, porém, somos convergemos em uma visão de mundo ateísta.
O meu obejetivo é fomentar essa discussão: " por que somos tão bairristas?"