Autor Tópico: Por que somos tão bairristas?  (Lida 5212 vezes)

Rhyan

• Visitante
Re: Re.: Por que somos tão bairristas?
« Resposta #25 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 14:23:28 »
Citação de: Marcelo Terra
Por isso que o orgulho não vale nada. Os nazistas tinham orgulho de serem nazistas, os comunistas soviéticos tinham orgulho de serem comunistas, chefões do tráfico, da máfia italiana, do cartel de Cali tem/tinham orgulho de serem chefões. "Ter orgulhoso de" não é por si só, e nem sei se em alguma circunstância, de forma alguma uma virtude.

De uma olhada no meu port sobre o significado de orgulho.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #26 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 15:02:44 »
Olhando o seu post de significado:
sentimento de prazer, de grande satisfação sobre algo que é visto como alto, honrável, creditável de valor e honra; dignidade pessoal, altivez

E pra mim continua na mesma. Quem se orgulha de algo não faz um checklist das definições do dicionário e só afirma o seu orgulho se todos os significados forem preenchidos. Aliás, duvido que qualquer um o faça. O orgulho é baseado em poucos, senão apenas um, desses significados.

Só perturbando um pouco como essa definição se encaixa em cada um dos seus orgulhos? :hihi:
Citação de: Rhyan
Alias tenho muito orgulho de ser sãopaulino,

[  ] alto
[  ] honrável
[  ] creditável de valor e honra
[  ] dignidade pessoal
[  ] altivez

ateu,

[  ] alto
[  ] honrável
[  ] dignidade pessoal
[  ] altivez

cético,

[  ] alto
[  ] honrável
[  ] dignidade pessoal
[  ] altivez

liberalista,

[  ] alto
[  ] honrável
[  ] dignidade pessoal
[  ] altivez

heterossexual,

[  ] alto
[  ] honrável
[  ] dignidade pessoal
[  ] altivez

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #27 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 15:08:09 »
Citação de: Willy Nilly
O Gerhard Schröeder, ex-chanceler alemão, é que disse certa vez algo do tipo:

"Não tenho orgulho de ser alemão. As pessoas devem ter orgulho somente daquilo que conquistaram com seu próprio esforço."

:clap: :clap: :clap:

Muito conveniente, afinal, revelar orgulho de ser alemão, que provavelmente ele deve ter, não pegaria muito bem no país com o histórico nacionalista dos mais sangrentos.

Mas não acho errado sentir orgulho dos antepassados, da tradição e dos sentimentos que unem um povo.

A Alemanha, apesar das experiências temerárias de sessenta anos atrás, é um país com uma histório louvável, de grandes pensadores (muitos judeus, é verdade) e estadistas, como Otto Bismark e Carlos Magno.

Um país que reverteu várias situações adversas e um povo orgulhoso e capaz.

Assim como os fundadores, pais da América. Todos grandes homens, com grandes sentimentos de Liberdade e que fundamentaram uma civilização calcada nos mais belos ideais que se podem imaginar, ideais que a colocaram no topo como nação mais próspera do Mundo. A cidade na montanha.

Não vejo nada de errado em honrar a memória daqueles que ajudaram a defender e construir uma nação.

No Brasil, são poucos os personagens e ideais pátrios que merecem ser louvados, louva-se então a beleza natural e das mulheres. Não temos heróis nacionais, e talvez por isso tenhamos certa dificuldade de entender o orgulho patriótico de outros.

Seria simplista dizer que apenas porque o Brasil serviu de repositório para escória européia durante séculos que todas as gerações foram contaminadas com genes desses flagelos. Mas que a ideologia de aproveitar-se das situações, o chamado "espertismo" que deu origem ao jeitinho brasileiro de ser e ao nosso louvor ao típico malandro, "espertismo"  que pode opta pela moratória de uma dívida ao invés do saneamento dos gastos afim de honrar seus credores e ganhar mais crédito, sem apoiar os trabalhadores e empreendedores que escolhem labutar com seriedade, essa mentalidade corrói nosso povo já há muitos séculos.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #28 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 15:37:21 »
Olhando o seu post de significado:
sentimento de prazer, de grande satisfação sobre algo que é visto como alto, honrável, creditável de valor e honra; dignidade pessoal, altivez

E pra mim continua na mesma. Quem se orgulha de algo não faz um checklist das definições do dicionário e só afirma o seu orgulho se todos os significados forem preenchidos. Aliás, duvido que qualquer um o faça. O orgulho é baseado em poucos, senão apenas um, desses significados.

Só perturbando um pouco como essa definição se encaixa em cada um dos seus orgulhos? :hihi:

Como v é chato hein!
 :P

Alias tenho muito orgulho de ser sãopaulino,

• alto
  • honrável
  • creditável de valor e honra
  • dignidade pessoal
  • altivez
ateu,

[  ] alto
[  ] honrável

[  ] dignidade pessoal
[  ] altivez
Honra não.

cético,

[  ] alto
[  ] honrável

[  ] dignidade pessoal
[  ] altivez
Honra não.

liberalista,

[  ] alto
[  ] honrável

[  ] dignidade pessoal
[  ] altivez
Honra não.

heterossexual,

[  ] alto
[  ] honrável
[  ] dignidade pessoal
[  ] altivez[/quote]

É algo pessoal, mas nada a ver com dignidade.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #29 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 17:45:34 »
Por isso que o orgulho não vale nada. Os nazistas tinham orgulho de serem nazistas, os comunistas soviéticos tinham orgulho de serem comunistas, chefões do tráfico, da máfia italiana, do cartel de Cali tem/tinham orgulho de serem chefões. "Ter orgulhoso de" não é por si só, e nem sei se em alguma circunstância, de forma alguma uma virtude.

De uma olhada no meu port sobre o significado de orgulho.

Eu tenho orgulho de não ter orgulho... :wink:
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 23:47:02 »
Citação de: Karl Rove
O Gerhard Schröeder, ex-chanceler alemão, é que disse certa vez algo do tipo:

"Não tenho orgulho de ser alemão. As pessoas devem ter orgulho somente daquilo que conquistaram com seu próprio esforço."

:clap: :clap: :clap:

Muito conveniente, afinal, revelar orgulho de ser alemão, que provavelmente ele deve ter, não pegaria muito bem no país com o histórico nacionalista dos mais sangrentos.

Fosse ele sincero ou não em suas palavras, eu ainda as considero geniais, e se ele as usou por conveniência, eu as pego emprestadas para usar como convicção.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 23:58:26 »
Eu não. Posso ter admiração. Uma pai, por outro lado, pode ter orgulho da educação que deu a seu filho, de ter feito um trabalho bem feito criando-o.

No dicinário está assim:

Orgulho:
1    sentimento de prazer, de grande satisfação sobre algo que é visto como alto, honrável, creditável de valor e honra; dignidade pessoal, altivez
...

Segundo a 2ª edição do Novo Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa:

orgulho. [Do frâncico *urguli, 'excelência', atr. do cat. orgull e do esp. orgullo.] S. m. 1. Sentimento de dignidade pessoal; brio, altivez. 2. Conceito elevado ou exagerado de si próprio; amor-próprio demasiado; soberba. 3. Aquilo ou aquele(s) de de que(m) se tem orgulho: Oswaldo Cruz é um orgulho da nação; Aqueles rapazes são o orgulho dos pais.

Desses significados os dois primeiros reforçam um significado individual, de orgulho para consigo próprio, já o terceiro se referiria a orgulho direcionado a outras pessoas. Nenhum de nós dois está errado no emprego usado para a palavra.

Eu pessoalmente repito que não me orgulho do trabalho dos outros. Admiro o trabalho bem feito de outras pessoas, mas só tenho orgulho de minhas próprias conquistas.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re.: Por que somos tão bairristas?
« Resposta #32 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 00:01:38 »
Apoiados. Gosto muito de Curitiba, cidade onde fui criado e dos seus parques onde aprendi a andar de bicicleta. Gosto muito do Estado de São Paulo e hoje me considero um curitibano paulista, que gosta muito dessa terra cortada pelo trópico. Mas orgulho? Puxa, não há mérito pessoal nenhum.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 01:04:52 »
não sei... sendo você filho de país brasileiros, um brasileiro... você faz parte da nação brasileira; a nação é você e você é a nação. então dá pra justificar algum orgulho...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 01:47:21 »
O que significa meus pais serem brasileiros para mim? Eu sou brasileiro simplesmente porque o único lugar possível para meus pais, que nunca saíram do país, se encontrarem era dentro do Brasil. O que isso muda? A educação que recebi no Brasil contribuiu para formar a pessoa que sou hoje, mas a mesma educação leva diferentes pessoas a pensarem diferente no fundamental da mesma forma que educações diferentes podem levar pessoas diferentes a pensarem igual no que interessa. Mas se eu fosse uma pessoa diferente, na maioria das vezes eu só seria diferente, não melhor ou pior.

Por que a nação sou eu e por que eu sou a nação? Só porque nasci e vivi aqui? Orgulho de pertencer a algum lugar não pertence á minha personalidade, talvez por culpa de minha própria história. Eu nasci no interior do Rio, mas fui para a Bahia tão cedo que só me lembro de fragmentos da minha vida em meu estado natal, e essas lembranças são da capital, não da minúscula Paracambi onde nasci, portanto não tenho lembranças para me orgulhar de nada. Quanto à Bahia, nunca vi motivos para ter orgulho de ter crescido nela. Posso ter orgulho ou vergonha das coisas que fiz, posso admirar ou repudiar o trabalho que os governantes fizeram pelo estado ou pela cidade mas ter orgulho de um lugar? De uma convenção inanimada?

Ora, as fronteiras que dividem a Bahia de Minas são arbitrárias. Estivessem elas míseros 120 km mais ao norte e Vitória da Conquista estaria em Minas, então só porque alguém há não sei quanto tempo atrás achou melhor desenhar a fronteira onde ela está hoje e não mais acima ou mais abaixo eu devo gostar mais da Bahia do que de Minas? E o mesmo vale também para o país; se o Nordeste fosse um país independente eu deveria amá-lo, mas não amar o resto do território brasileiro como me dizem que devo amar hoje? E por que amar ao Brasil mais do que à Colômbia se eu não consigo nem ver onde acaba o Brasil e onde começa a Colômbia?

Enfim, se formos pensar bem, orgulhar-me de um pedacinho de terra e não de outro não tem outro motivo que não o acaso, convenções arbitrárias motivadas pel contexto histórico de um passado do qual eu não participei. Se é para nutrir algum sentimento nativista então, que seja um sentimento natural dirigido a algo real, verdadeiro e universal, um sentimento por algo, portanto, de que eu mesmo possa participar, que me seja caro e não um sentimento que me foi imposto pelos caprichos dos mandachuvas do mundo de sei lá quantos séculos atrás que de tanto repetirem a mentira de que somos humanos diferentes em essência uns dos ourtos acabamos aceitando sermos separados em brasileiros, colombianos, europeus, asiáticos, brancos e pretos em vez de em indivíduos do planeta Terra. Indivíduos únicos, é verdade, mas cujas diferenças são superficiais enquanto que as semelhanças são profundas. Se é para nutrir um sentimento de nativismo, que seja um sentimento que resgate nossa identidade verdadeira e mais importante de seres humanos antes de tudo, cujas afinidades não dependem do lugar de onde nasceram, mas das idéias que compartilham e do respeito que se oferecem. Um sentimento humanista de verdade pela pátria verdadeira de todos nós: o planeta Terra.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #35 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 04:17:59 »
Citação de: bruno
não sei... sendo você filho de país brasileiros, um brasileiro... você faz parte da nação brasileira; a nação é você e você é a nação. então dá pra justificar algum orgulho...

Só no sentido de que quaisquer que sejam os méritos de ser brasileiro, você e seus compatriotas terão sido os responsáveis por eles.

Mas isso é exceção.  A maior parte do orgulho nacionalista é completamente irracional, ligado a coisas como o tamanho do território ou as riquezas minerais, que justificariam gratidão, mas nunca orgulho.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #36 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 12:08:18 »
Eu tenho uma relação de amor e ódio com o Brasil, as vezes eu gosto, mas na maior parte do tempo eu tenho vergonha...... :(
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Rhyan

• Visitante
« Resposta #37 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 12:29:51 »
Citação de: Lord Barata
Eu tenho uma relação de amor e ódio com o Brasil, as vezes eu gosto, mas na maior parte do tempo eu tenho vergonha...... :(

E com o Japão?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #38 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 17:17:39 »
Adoro esse país, mas tb adoro outros países de primeiro mundo,como a Austrália, Canadá, Suiça..... Tenho uma atração por paíss que funcionam....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gaia

• Nível 02
  • *
Re: Por que somos tão bairristas?
« Resposta #39 Online: 15 de Abril de 2006, 22:36:53 »
Sugiro a leitura de "A INVENÇAO DO NORDESTE", do professor Durval Muniz, e depois me digam o que acham de bairrismos regionalismos, nacionalismos, etc ok?

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #40 Online: 15 de Abril de 2006, 23:15:40 »
Odeio meu país!

Queria ter nascido na Escandinávia!
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 16 de Abril de 2006, 00:12:17 »
Hum... odiar é categórico demais. Como diria Obin-wan: "Só um Sith poderia pensar assim..."

Eu gosto, tem seus problemas, mas poderia ser pior. Não sou nacionalista, mas não encontrar pontos positivos do país é difícil de acreditar também.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!