Autor Tópico: No Planalto Central, Brasília  (Lida 8527 vezes)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: No Planalto Central, Brasília
« Resposta #25 Online: 28 de Março de 2005, 22:37:02 »
me parece que o desenvolvimento lá no centro-oeste só "engatou" nessa última década, com a soja... mas não conheço bem a região.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Rhyan

• Visitante
Re: Re.: No Planalto Central, Brasília
« Resposta #26 Online: 28 de Março de 2005, 23:40:45 »
Citação de: Luis Dantas
Queimar é muito piedoso.  Tire as chaves do carro e o acesso a maconha que eles sofrem muito mais.
Maconha é barata, seria cocaína e baladas VIP...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #27 Online: 29 de Março de 2005, 00:19:40 »
Serviu para desenvolver o Brasil central, contudo, os gastos e desvios foram obcenos. É verdade que Brasília é muito longe do Brasil, gerando uma grande perda politca para o país. Goiânia também foi projetada, como Brasília, talvez fosse o caso de terem projetado cidades no centro oeste, mas nunc apara serem capitais, cidades projetadas, e bem mais modestas, com algum chamariz como zonas francas ou coisas semelhantes para expandir a ocupação. Até por questões de defesa manter a capital no centro oeste é ridículo. Aréa plana e aberta, e mais perto das fronteiras com os estrangeiros. O Brasil mesmo, sempre foi concentrado ao longo da faixa litorânea, a capital, realmente deveria estar no sudeste, o correto seria a gigantesca São Paulo mesmo, que incharia ainda mais, provavelmente se a capital paulista fosse a capital federal desde os anos 50, hoje poderia ser a maior cidade do mundo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #28 Online: 29 de Março de 2005, 12:05:04 »
Citação de: Poindexter
Citação de: osias
??????? o que foi que voce interpretou que eu disse?

Ou voce está me dizendo que ad malas companialis é um sub tipo de Ad Hominem?

Não. Estou dizendo que, ao dizer ad malas companialis, você insinuou que eu seja uma má compania, e isso é ad hominem.
Ah, tá, mas não foi isso não, quem lhe chamou de má compania foi o cara a quem acusei de usar a falácia

Offline Bruno Faria

• Nível 11
  • *
« Resposta #29 Online: 29 de Março de 2005, 14:18:51 »
Citação de: Amon
Serviu para desenvolver o Brasil central, contudo, os gastos e desvios foram obcenos. É verdade que Brasília é muito longe do Brasil, gerando uma grande perda politca para o país. Goiânia também foi projetada, como Brasília, talvez fosse o caso de terem projetado cidades no centro oeste, mas nunc apara serem capitais, cidades projetadas, e bem mais modestas, com algum chamariz como zonas francas ou coisas semelhantes para expandir a ocupação. Até por questões de defesa manter a capital no centro oeste é ridículo. Aréa plana e aberta, e mais perto das fronteiras com os estrangeiros. O Brasil mesmo, sempre foi concentrado ao longo da faixa litorânea, a capital, realmente deveria estar no sudeste, o correto seria a gigantesca São Paulo mesmo, que incharia ainda mais, provavelmente se a capital paulista fosse a capital federal desde os anos 50, hoje poderia ser a maior cidade do mundo.

Qual é a vantagem de ser a maior cidade do mundo?

Que eu saiba esse título é disputado hoje, entre outras, pela Cidade do México e por Xangai...
Não acho que São Paulo nem o Brasil ganhariam nada com a mudança da capital, nos anos 50, para uma cidade que já tinha perspectivas de "inchaço".
Quod dixi, dixi.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #30 Online: 29 de Março de 2005, 14:23:43 »
Serviu para desenvolver o Brasil central, contudo, os gastos e desvios foram obcenos.

Para desenvolver "o Brasil como um todo", e não apenas Brasília, os gastos foram obcenos, mas era uma questão de escolha: continuar com uma sociedade colonial/semi-indígena ou contrair dívida externa para entrar no mundo moderno. E, conforme eu sei e presencio, pois minha família é deste estado (Goiás) há quase um século, Brasília só serviu para desenvolver a si própria e fazer surgir cidades satélites no DF.

É verdade que Brasília é muito longe do Brasil, gerando uma grande perda politca para o país.

Brasília, até onde eu sei, foi escolhida justamente por estar numa posição estratégica, mais ou menos eqüidistante das outras regiões.

Goiânia também foi projetada, como Brasília, talvez fosse o caso de terem projetado cidades no centro oeste, mas nunc apara serem capitais, cidades projetadas, e bem mais modestas, com algum chamariz como zonas francas ou coisas semelhantes para expandir a ocupação.

Goiânia não foi projetada segundo os moldes de Brasília. Goiânia se desenvolveu graças à economia e não à aplicação direta de verbas por parte da União. E é um erro pensar que Brasília realmente impulsionou o desenvolvimento do Centro-Oeste, mesmo se tratando de Goiás. Atualmente Goiânia e outras cidades da região vivem econômica e socialmente totalmente independente e indiferente em relação à Brasília. Falando de MT e MS então, cujas capitais são tão distantes de Brasília quanto Belo Horizonte ou São Paulo, Brasília não teve praticamente nenhuma influência no desenvolvimento desses estados.

Até por questões de defesa manter a capital no centro oeste é ridículo. Aréa plana e aberta, e mais perto das fronteiras com os estrangeiros.

Não seria justamente o contrário? Pelo fato de estar bem no interior do Brasil não estaria mais protegida?

O Brasil mesmo, sempre foi concentrado ao longo da faixa litorânea, a capital, realmente deveria estar no sudeste

"Sempre" quando? Até meados do século 20, né?

o correto seria a gigantesca São Paulo mesmo, que incharia ainda mais, provavelmente se a capital paulista fosse a capital federal desde os anos 50

Não entendi o raciocínio: previamente você disse que São Paulo "incharia" ainda mais e mesmo assim posteriormente diz que seria "correto" se fosse São Paulo.

hoje poderia ser a maior cidade do mundo.

Em número de habitantes, concordo; assim como a Cidade do México: uma grande favela de proporções gigantescas. Não há nenhum mérito nisso.
Who cares?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 29 de Março de 2005, 15:34:46 »
Não seria justamente o contrário? Pelo fato de estar bem no interior do Brasil não estaria mais protegida?

de ameaças marítimas, sim. mas além dos países andinos, parece que a área de planaltos é de difícil defesa.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #32 Online: 29 de Março de 2005, 18:54:47 »
Citação de: bruno

de ameaças marítimas, sim. mas além dos países andinos, parece que a área de planaltos é de difícil defesa.

O país é muito grande e, como a cidade fica bem no meínho do Brasil, dá pra avisar a tempo de um contra-ataque no caso de uma invasão que aconteça em qualquer dos cantos.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 30 de Março de 2005, 00:41:42 »
Citação de: Bruno Faria

Que eu saiba esse título é disputado hoje, entre outras, pela Cidade do México e por Xangai...
Não acho que São Paulo nem o Brasil ganhariam nada com a mudança da capital, nos anos 50, para uma cidade que já tinha perspectivas de "inchaço".

Não é vantagem nenhuma. E eu não disse que era uma vantagem, apenas que poderia ocorrer.
Quanto a  Goiânia eu sempre achei que fosse projetada, pelo menos foi assim que ensinaram na escola aqui do Paraná, sempre esteve nos livros, mas a julgar pela qualidade deles, você que conhece a região deve estar certo. O Brasil aidna continua concentrado em boa parte na faixa litorânea sim. Vamos dizer uns 800 km da costa em linha contínua. Quase todas as capitais dos Estados estão nessa faixa, exceto aalgumas apenas, fora que esta região é mais desenvolvida que o resto do país, claro que há certas regiões que são exceções. E Brasilia em matéria de defesa é mal localizada sim, uma vez que temos uma marinha (digamos meio boa) que protege o atlantico, logo não temos países com fronteira na parte oriental. Todos so países vizinhos estão na fronteira ocidental, e até chegar a Brasilia é meio que campo aberto, pouco urbano. Além de o cerrado ser terreno facil para brigadas militares atravessarem. Pra mim Brasilia ta em um lugar no meio do nada, bem longe do Brasil.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Poindexter

• Visitante
« Resposta #34 Online: 30 de Março de 2005, 00:43:43 »
Citação de: osias
Ah, tá, mas não foi isso não, quem lhe chamou de má compania foi o cara a quem acusei de usar a falácia

Beleza, então, osias!  :ok:

Poindexter

• Visitante
« Resposta #35 Online: 30 de Março de 2005, 00:44:31 »

Concordo plenamente!

Offline Bruno Faria

• Nível 11
  • *
« Resposta #36 Online: 30 de Março de 2005, 01:02:48 »

Não é vantagem nenhuma. E eu não disse que era uma vantagem, apenas que poderia ocorrer.
Quanto a  Goiânia eu sempre achei que fosse projetada, pelo menos foi assim que ensinaram na escola aqui do Paraná, sempre esteve nos livros, mas a julgar pela qualidade deles, você que conhece a região deve estar certo. O Brasil aidna continua concentrado em boa parte na faixa litorânea sim. Vamos dizer uns 800 km da costa em linha contínua. Quase todas as capitais dos Estados estão nessa faixa, exceto aalgumas apenas, fora que esta região é mais desenvolvida que o resto do país, claro que há certas regiões que são exceções. E Brasilia em matéria de defesa é mal localizada sim, uma vez que temos uma marinha (digamos meio boa) que protege o atlantico, logo não temos países com fronteira na parte oriental. Todos so países vizinhos estão na fronteira ocidental, e até chegar a Brasilia é meio que campo aberto, pouco urbano. Além de o cerrado ser terreno facil para brigadas militares atravessarem. Pra mim Brasilia ta em um lugar no meio do nada, bem longe do Brasil.

Quanto a Goiânia, não fui eu quem disse nada. Ela foi projetada sim.

Em relação à fronteira, você já mediu a distância de Brasília até a fronteira mais próxima?
Já pensou nos obstáculos naturais que os vizinhos andinos e amazônicos teriam que percorrer?
Nem falo dos platinos, pois esses nem tentariam ir a Brasília, teriam outros objetivos.
Além disso, é preciso pensar em quem são nossos vizinhos... Algum deles teria condições de manter abastecido um exército grande o bastante para chegar ao planalto central sem ser detido pelas forças que certamente seriam enviadas contra ele?
Não estamos falando do exército americano (eu acho)...
Quod dixi, dixi.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 30 de Março de 2005, 01:19:07 »

Quanto a Goiânia, não fui eu quem disse nada. Ela foi projetada sim.

Em relação à fronteira, você já mediu a distância de Brasília até a fronteira mais próxima?
Já pensou nos obstáculos naturais que os vizinhos andinos e amazônicos teriam que percorrer?
Nem falo dos platinos, pois esses nem tentariam ir a Brasília, teriam outros objetivos.
Além disso, é preciso pensar em quem são nossos vizinhos... Algum deles teria condições de manter abastecido um exército grande o bastante para chegar ao planalto central sem ser detido pelas forças que certamente seriam enviadas contra ele?
Não estamos falando do exército americano (eu acho)...

Claor, estamos apenas no âmbito das conjecturas, é obvio pelas caracteristicas regionais que não temos o que temer de nossos vizinhos tentarem tomar nossa capital. Falei apenas no sentido de tentarem justificar Brasilia por posição estratégica, que como argumentei, pode não ser em matéria de defesa, só isso.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 30 de Março de 2005, 02:01:57 »
Se a questão é segurança militar da capital, pouco importa onde ela fique.  Os alvos realmente significativos continuam sendo os grandes centros populacionais e econômicos.  A posição central de Brasília nem mesmo tem peso significativo como defesa, pois a torna mais vulnerável aos demais países sul-americanos e não traz pausa verdadeira aos países que realmente assustam os defensores da soberania nacional.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 30 de Março de 2005, 13:42:21 »
Se a questão é segurança militar da capital, pouco importa onde ela fique.  Os alvos realmente significativos continuam sendo os grandes centros populacionais e econômicos.  A posição central de Brasília nem mesmo tem peso significativo como defesa, pois a torna mais vulnerável aos demais países sul-americanos e não traz pausa verdadeira aos países que realmente assustam os defensores da soberania nacional.

Se for pensar bem, seria ótimo qe escolhessem o palacio do planalto como alvo...

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #40 Online: 30 de Março de 2005, 14:22:27 »
Quanto a  Goiânia eu sempre achei que fosse projetada, pelo menos foi assim que ensinaram na escola aqui do Paraná, sempre esteve nos livros, mas a julgar pela qualidade deles, você que conhece a região deve estar certo.

Eu não disse que Goiânia não foi projetada, mas apenas que não foi projetada ao estilo de Brasília, cidade que cresceu principalmente devido à aplicação de verba direta da União e seguindo regras estritas; ao contrário de Goiânia, que foi "projetada" no sentido de terem apenas lançado a planta inicial e ter crescido por si mesma, sem seguir fielmente o traçado original e de forma auto-sustentável.

O Brasil aidna continua concentrado em boa parte na faixa litorânea sim. Vamos dizer uns 800 km da costa em linha contínua. Quase todas as capitais dos Estados estão nessa faixa, exceto aalgumas apenas, fora que esta região é mais desenvolvida que o resto do país, claro que há certas regiões que são exceções.

800km é bastante coisa, não? ;)
800km do litoral em linha reta chega-se a Belo Horizonte ou à Goiânia, por exemplo.

E Brasilia em matéria de defesa é mal localizada sim, uma vez que temos uma marinha (digamos meio boa) que protege o atlantico, logo não temos países com fronteira na parte oriental. Todos so países vizinhos estão na fronteira ocidental, e até chegar a Brasilia é meio que campo aberto, pouco urbano. Além de o cerrado ser terreno facil para brigadas militares atravessarem. Pra mim Brasilia ta em um lugar no meio do nada, bem longe do Brasil.

Pelo jeito que você fala parece que o cerrado é um imenso deserto, sem cidade alguma e sem bases militares e sem monitoramento. Sugiro fazer uma pesquisa. ;)
Ainda assim, os países sul-americanos que ocupam a parte oeste da América do Sul não são ameaça para o Brasil: suas forças armadas são pra lá de medíocres e o Brasil tem boas relações com eles. E como alguém já disse, os primeiros alvos em caso de uma guerra real seriam as grandes metrópoles, onde se concentra o poderio financeiro e indústrias bélicas.

Tem mais um ponto: estrategicamente sabe-se que nem sempre é saudável colocar o centro político juntamente com o centro econômico de um país. Brasília, uma cidade política, construída afastada das grandes metrópoles, foi uma manobra estratégica interessante sob esse aspecto. Se a capital fosse São Paulo, por exemplo, estariam entregando "a faca e o queijo" para um possível inimigo.
Who cares?

Poindexter

• Visitante
« Resposta #41 Online: 30 de Março de 2005, 15:24:00 »
Citação de: Agnostic

Pelo jeito que você fala parece que o cerrado é um imenso deserto, sem cidade alguma e sem bases militares e sem monitoramento. Sugiro fazer uma pesquisa. ;)
Ainda assim, os países sul-americanos que ocupam a parte oeste da América do Sul não são ameaça para o Brasil: suas forças armadas são pra lá de medíocres e o Brasil tem boas relações com eles. E como alguém já disse, os primeiros alvos em caso de uma guerra real seriam as grandes metrópoles, onde se concentra o poderio financeiro e indústrias bélicas.

Tem mais um ponto: estrategicamente sabe-se que nem sempre é saudável colocar o centro político juntamente com o centro econômico de um país. Brasília, uma cidade política, construída afastada das grandes metrópoles, foi uma manobra estratégica interessante sob esse aspecto. Se a capital fosse São Paulo, por exemplo, estariam entregando "a faca e o queijo" para um possível inimigo.

Perfeito, Agnostic!

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 30 de Março de 2005, 16:24:38 »
Sim, 800 km é bastante, mas nosso país é bem extenso, em largura também. Eu não disse que o cerrado é um deserto, nem que não tem cidades nem nada, mas que é um terreno com menos obstáculos,e em geral é plano. Eu ja escrevi acima que de fato não temos porque temer nossos vizinhos, é apenas uma conjectura sobre o ponto estratégico de Brasilia.

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
    • http://www.rv.cnt.br
« Resposta #43 Online: 01 de Abril de 2005, 08:16:40 »
Já que estamos falando de Brasília, gostaria de anunciar que estou tentando organizar um encontro de céticos nesta cidade.

Quem quiser participar, e saber mais detalhes é só clicar neste link do Fórum Religião é Veneno:
http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=15836&grupo=17762&topico=2657068&nrpag=1

Luis Dantas, não deixe de clicar ai em cima.
Claudio Loredo

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 01 de Abril de 2005, 08:42:41 »
Você manda, eu obedeço e me dissolvo em prantos diante de minhas falhas passadas e futuras... :enjoo:  

Tá bom, estou meio dramático hoje...

Você já conheceu os Gordeixo's, Cláudio?  O que acha do lugar?
:mesa:

A propósito, espero que esteja gostando da cidade.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
    • http://www.rv.cnt.br
« Resposta #45 Online: 01 de Abril de 2005, 15:04:31 »

Você já conheceu os Gordeixo's, Cláudio?  O que acha do lugar?
:mesa:

A propósito, espero que esteja gostando da cidade.

Olá Luis!

Eu não conheço muito bem os locais de encontro em Brasília, inclusive o Gordeixo's. Por isso, vocês que moram aqui já a algum tempo é que decidem. Mas, faça isto logo. Pois, quero ver se da' para fazer o encontro dia 16 deste mês. Se não der, a gente marca outro dia.

Desde que eu cheguei aqui, dia 21 de março, só fico na ESAF (Escola de Administração Fazendária). Estou fazendo um curso de pós-graduação do tipo imersão. Passo o dia todo só estudando. Todos os professores são europeus. A ESAF fica na BR 251 a 20 Km do centro de Brasília. Por isso, não estou conhecendo a cidade.
Claudio Loredo

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #46 Online: 01 de Abril de 2005, 15:48:37 »
Citação de: Claudio Loredo
Desde que eu cheguei aqui, dia 21 de março, só fico na ESAF (Escola de Administração Fazendária). Estou fazendo um curso de pós-graduação do tipo imersão. Passo o dia todo só estudando. Todos os professores são europeus. A ESAF fica na BR 251 a 20 Km do centro de Brasília. Por isso, não estou conhecendo a cidade.

Eu já fiz curso de formação lá.  Uma dica: não se assuste com o gabarito final.  O do curso que eu fiz, pelo menos, era pura ficção.  A turma inteira entrou com recurso do resultado e mal conseguia conter a gargalhada...

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #47 Online: 01 de Abril de 2005, 16:00:30 »
Citação de: Claudio Loredo
Já que estamos falando de Brasília, gostaria de anunciar que estou tentando organizar um encontro de céticos nesta cidade.

Quem quiser participar, e saber mais detalhes é só clicar neste link do Fórum Religião é Veneno:
http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=15836&grupo=17762&topico=2657068&nrpag=1

Luis Dantas, não deixe de clicar ai em cima.

Opa.. legal! Em Brasília eu tb posso participar. ;)
Who cares?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 03 de Abril de 2005, 17:26:06 »
Com a palavra, Niemeyer
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/especiais/niemeyer/niemeyer.htm

Ao final da entrevista que você vai ler a seguir, amigos do arquiteto Oscar Niemeyer que estavam próximos a ele em seu apartamento na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, ficaram em suspense. Todos impressionados com a profundidade e o ineditismo de muitas das declarações do criador de Brasília. No auge da forma aos 97 anos de idade, Niemeyer afirmou estar absolutamente tranqüilo diante do presente e do futuro da cidade, que segundo ele está sendo administrada com ?entusiasmo e coragem? por parte do Governo do Distrito Federal. ?O povo de Brasília está percebendo isso?, julga o arquiteto, cuja entrevista está nas próximas páginas.

O crescimento de Brasília está sendo bem administrado?

Oscar Niemeyer ? Estou vendo o que está acontecendo em Brasília, hoje, com muito otimismo. O GDF completou o Eixo Monumental. Antes, era a Catedral e terra vazia, sem nada. Agora, ali vai ter um museu e depois uma biblioteca. Do outro lado, um grande edifício de música popular e cinema. Haverá, ainda, no Eixo Monumental, o projeto que eu fiz do Pássaro da Paz. Isso mostra que o GDF está interessado em completar a nossa obra.

O que mais está sendo feito que o sr. poderia destacar?

Brasília está chegando num momento em que, finalmente, a cidade vai sendo completada. Há uma boa intenção e ações concretas neste sentido. Os planos para o estacionamento subterrâneo na Esplanada dos Ministérios estão adiantados. Ele será importante para tirar os carros daquele setor. O GDF também quer fazer um sambódromo.

A idéia é que seja na Ceilândia.

A experiência de fazer o Carnaval deste ano na Ceilândia foi um sucesso. É a festa do povo, é lá mesmo que tem de ser feita. O que se quer fazer é um sambódromo moderno, com uma construção que atenda as necessidades para as escolas de samba fazerem seus espetáculos. É um sambódromo diferente. Ele vai servir para outros assuntos e eventos. Vai dar vida para Brasília. Principalmente para as cidades-satélites, que precisam ser modernizadas. O primeiro prédio moderno feito nas satélites foi a Escola do Cantador, por José Aparecido de Oliveira, que funciona até hoje. É preciso levar os prédios modernos para as cidades-satélites, para elas poderem crescer em um nível melhor.

O sr. já havia desenhado um sambódromo para o Plano Piloto. Esse projeto será mantido?

O projeto ficou pronto, mas agora vai mudar. Agora, o GDF quer um sambódromo também para outros eventos, para enriquecer o local. Vai ficar mais interessante e melhor. O primeiro projeto limitava-se à criação de um espaço para as escolas de samba.

O sr. está acompanhando as obras do Museu e da Biblioteca?

Sim, e o povo também. O povo está começando a ver que as obras estão sendo feitas. Que o Museu e a Biblioteca estão sendo concluídos. O GDF está mostrando que isso tudo não é um sonho, que as obras estão sendo feitas com muito entusiasmo. Isso me agrada muito porque quero ver as obras que eu fiz com a base do plano de Lúcio Costa. É muito bom ver as obras sendo completadas como nós pensávamos.

As obras do Museu e da Biblioteca ficaram paradas quase 40 anos. O sr. acreditava na retomada?

Eu sei que as coisas são difíceis, e compreendi o atraso das obras. Mas, de repente surgiu o GDF com um novo empenho. Isso está sendo fundamental para a nova capital. Demonstra que o GDF quer ser útil, fazer as coisas com entusiasmo e coragem, de modo que a gente pode acreditar nas suas intenções.

Há mais alguma obra que o sr. queira realizar em Brasília?

Se o GDF fizer o projeto do Pássaro da Paz vai mostrar que não se interessa apenas pelos assuntos de arquitetura, mas também pelos assuntos do ser humano oprimido. Isso é muito importante, porque mostra que o mundo pode caminhar melhor. Em um clima de paz, sucesso e fraternidade, além de ver o companheiro com otimismo. Por tudo isso, quando penso em Brasília confesso que fico tranqüilo.

Em que momento a cidade nasceu?

Brasília começou em Pampulha, com Juscelino. Durante dois anos fizemos Pampulha com problemas de dinheiro, com angústia. Lembro do entusiasmo do JK fazendo a Pampulha. Ele me chamava para ir de barco ver os prédios refletindo na lagoa. Quando a obra ficou pronta, ele veio à minha casa e disse que iríamos começar a construir a Nova Capital. Então começamos a aventura de Brasília, a terra longe, no fim do mundo. A gente metido lá, tentando realizar as coisas.

No começo as pessoas não acreditavam que alguém pudesse morar em Brasília. O sr. chegou a pensar assim?

Eu confesso que quando fui pela primeira vez achei longe demais. Mas depois que eu vi o entusiasmo do JK, mudei essa visão. Ele tinha permanentemente pressa para que as obras tivessem um bom ritmo, queria cumprir os prazos. Tinha o entusiasmo. Brasília começou a ser pensada em um bar da cidade. A gente queria fazer Brasília e combinamos de fazer o Catetinho. Então tocamos a obra e tudo foi feito. JK fez ponto de apoio para criar entusiasmo visitando as obras. Brasília foi criada de forma espontânea, sem muito alarde. Brasília nasceu na surdina, mas com entusiasmo de todos. Foi fantástico.

O sr. é admirado no mundo inteiro. O que Brasília representa em sua vida dentro do seu conjunto de obras?

Meu trabalho começou na Pampulha. Foi nessa obra que comecei minha arquitetura. Sempre pensei em uma arquitetura mais livre. Eu faço a minha arquitetura e não critico outros colegas. Os outros fazem de forma diferente e acho que cada um deve ter a sua arquitetura. Agora, quando eu converso com os amigos, ou algum aluno me procura, sempre digo que a arquitetura é importante, mas a vida é mais. A arquitetura não muda nada. Ao contrário, são os mais ricos que utilizam dela. A vida pode mudar a arquitetura e mudar o mundo, fazendo tudo ficar mais decente. O prazer de ter contato com as pessoas e o otimismo de sentir que todo mundo tem um lado bom. Precisamos ler, saber as coisas, não para ser um intelectual e sim ser um sujeito que conheça o mundo que espera por ele. Eu percebo que temos que tomar essas atitudes agora.

O senhor tem orgulho de Brasília?

Foi uma fase importante do meu trabalho. Já trabalhei no exterior e um dos trabalhos que eu mais gosto foi uma praça que eu fiz. Eu cheguei na praça e percebi os fortes ventos frios que vinham do mar. Então eu disse que queria abaixar a praça a quatro metros. Eles se espantaram, mas fizeram o rebaixamento. Agora é a única praça que eu conheço que é rebaixada. As pessoas que andam na calçada vêem a praça lá embaixo e descem a rampa para passear. Brasília foi feita na correria, mas eu estou tranqüilo. Você pode ir a Brasília e gostar ou não dos palácios, mas você não pode dizer que viu coisa parecida. Pode ter visto melhor, parecida não. Ninguém viu um prédio como o Congresso Nacional, com cúpulas soltas em cima de uma placa. Nem a Catedral. Pode ter outras melhores, mas igual não. O importante é a inversão. Brasília é isso. Você pode chegar e discordar, mas é diferente. Eu fiz, por exemplo, o Museu de Niterói, Rio de Janeiro. Eu cheguei e tinha uma paisagem diante de mim. O mar, as montanhas, eu tinha de preservar. Assim é muito fácil. A arquitetura tem de ser diferente, mas também ter função.

Dos prédios que o senhor fez em Brasília, qual é o seu favorito?

O Congresso Nacional. Quando fiz o projeto tudo era tão claro! Um representa os deputados e outro, os senadores. Tinha de dar ênfase no mais importante. Ali tem invenção. Arquitetura é uma coisa de criar espanto. Um poeta francês dizia que as artes têm que causar uma sensação diferente.

O senhor vai à festa de 45 anos de Brasília?

Não sei se vou. Não gosto de festas, de luxo. Não fui nem na inauguração de Brasília. Olhei tudo de longe. É luxo demais para mim. Eu fiz o que pude e não dou muita importância a esses eventos. Tenho de dar importância para a vida, ao ser humano.

Qual sua mensagem para os brasilienses?

Desejo que a vida seja boa para eles, porque a cidade ajuda. O plano do Lúcio Costa é inteligente. Você vai a Brasília e a residência está do lado da escola, do comércio local. O céu parece maior. Brasília é bonita.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 22 de Abril de 2005, 19:49:18 »
Achei um site bem bacana sobre a capital. Vejam os outros projetos que concorreram:
http://www.geocities.com/~augusto_areal/projetos.htm

Aliás, o site inteiro é muito bom:
http://www.geocities.com/~augusto_areal/bsb_port.htm

Me senti no DF!  :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!