Brasília tem PÉSSIMOS transportes públicos, e algumas das cidades-satélites mais importantes (Taguatinga, por exemplo) estão a distâncias consideráveis. Um carro próprio é quase uma necessidade prática por aqui. E os estacionamentos estão tão difíceis que já está ficando comum o serviço de "valet parking" em quadras comerciais do plano-piloto. Nas áreas centrais com mais atividade comercial e de órgãos públicos o local de estacionamento é um problema muito sério. Passa da hora de construir alguns edifícios-garagem na cidade, mas o projeto não o permite.
Os projetos alternativos não parecem ter capacidade de comportar a enorme população que hoje existe na região. Mas eu não acho o projeto de Lucio Costa e Oscar Niemeyer particularmente louvável. Muita mania de construir monumentos para o meu gosto.
No entanto, o problema está menos no projeto em si e muit mais no abuso dos políticos e no excessivo poder concedido ao próprio Oscar Niemeyer, que tem de aprovar muitas das mudanças feitas na cidade.