Autor Tópico: Mega sena  (Lida 6444 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Mega sena
« Online: 07 de Fevereiro de 2006, 14:03:34 »
Eu tenho dois colegas de trabalho inteligentes e com curso superior (em exatas) e que... jogam na mega-sena!

Daí eu pensei: "preciso ensinar ceticismo pra esses caras..." Mas espera! Voces do clube cético jogam?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Mega sena
« Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 14:14:07 »
O que tem a ver esse tipo de jogo com ceticismo? Você não precisa de fé para ganhar. Eventualmente alguém, aleatoriamente, ganha.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 15:08:41 »
Quando você joga na Mega-Sena você não gasta R$ 1,50 como um investimento que vai te deixar milionário; você paga pelo prazer de ficar fantasiando "e se eu ganhasse, o que é que eu iria fazer?" O que atrai as pessoas é o barato de ficar sonhando. Quando o prêmio está muito alto de vez em quando eu também faço uma fezinha :oops:

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 15:13:23 »
que decepção!!!

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 15:18:04 »
Por que?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 15:33:49 »
ué, R$1,50 não é nada. tá bom que é mais fácil cair um raio na cabeça do que ganhar, mas não custa nada.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 15:37:17 »
Pois é, R$ 1,50 numa cartela que vai te deixar "curtir um barato" por alguns minutos sem nenhum mal á saúde é uma troca justa.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 15:37:53 »
Porque o premio é uma ilusao, a probabilidade é baixa...

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 15:39:08 »

Aposta baixa para um probabilidade baixa... o prêmio não é uma ilusão.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 15:41:36 »

Mas é a ilusão que eu estou comprando! O prêmio é um brinde, porque o que a aposta compra é o direito de fantasiar com a minha ilusão.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 15:42:22 »

Mas é a ilusão que eu estou comprando! O prêmio é um brinde, porque o que a aposta compra é o direito de fantasiar com a minha ilusão.

Cara, gostei dessa sua definição.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 15:48:26 »
Cara, gostei dessa sua definição.

Não é minha. Também não lembro de onde tirei isso, mas acho que o Steven Levitt já disse coisa parecida.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 16:01:10 »

caraca!!!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 16:20:21 »
"Caraca" é bom ou é ruim?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 16:25:07 »
é "estou impressionada que gente que vive condenando os religiosos por estarem todos numa forma de auto-ilusao possa admitir conscientemente que se auto-ilude "

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 16:53:03 »
Pois é, ninguém é perfeito :roll:

Mas são escalas diferentes, uma coisa é você sonhar com um prêmio que você não vai ganhar, mas sabe que existe, que há uma probabilidadezinha ínfima de que seu sonho se torne realidade (e é aí que está o barato). Outra coisa é você sonhar com um prêmio certo que você ganhar com 100% de certeza se for bonzinho, mas o prêmio não existir.

Eu me considero ateu e agnóstico. Eu reconheço que não tenho certeza da inexistência de Deus, pode até haver uma probabilidade mega-sênica de ele existir. Mas eu pessoalmente tenho certeza de que todas as histórias que contam sobre ele são muito mal contadas e que se ele existir ele não está nem aí para se eu acredito nele ou não e também não vejo porque ele se sentiria obrigado a nos dar vida eterna só porque nós temos medo da morte. Acaba que no final das contas eu acho que não há prêmio nenhum para nós, eu não sou agnóstico com relação à vida após a morte eu simplesmente acredito que ela não existe.

Então eu não vejo contradição em eu pagar baratinho por um jogo que eu provavelmente não vou ganhar, mas que sei que o prêmio existe e pode me satisfazer aqui e agora e eu não "pagar" por um jogo que eu acredito que não dá prêmio nenhum.

Mas também não critico quem acredita em vida após a morte por acreditar nela, se lhe faz bem eu sou a última pessoa que vai querer cortar o barato. O causo é que se perguntarem eu vou dizer que não acredito que vida após a morte exista por isso, isso e isso e que eu acho impossível saber se Deus existe por isso, isso e isso, mas que de um jeito ou de outro eu não tenho fé nele, vivo como se ele não existisse e etc. e tal.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 16:56:09 »
Ok, ok... eu que nao vou jogar dinheiro fora.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 16:58:40 »
Ei, eu só jogo de vez em quando, e só quando o prêmio está lá para uns 30 milhôes :)
Mas, vai me dizer que você não joga dinheiro fora de vez em quando, com algum luxo desnecessário ou um chocolate quando não está com fome?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #18 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 16:58:44 »
Nâo entendo porque é besteira jogar na loteria. Há uma probabilidade real, mesmo que pequena, de se levar o prêmio. Nâo é charlatanismo, pois se ganhar, leva mesmo o prêmio.

É uma questão de sorte ganhar, mas não estaríamos pondo nossa vida nisso.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 17:01:05 »
É, tem isso que o Alenônimo falou também. Um religioso dedica sua vida inteira a sua crença, já eu dou R$ 1,50 sei lá, uma vez no mês ou a cada dois meses na loteria. Nós dois nos satisfazemos, mas a minha excentricidade sai bem mais barata.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 17:25:33 »
Nâo entendo porque é besteira jogar na loteria. Há uma probabilidade real, mesmo que pequena, de se levar o prêmio. Nâo é charlatanismo, pois se ganhar, leva mesmo o prêmio.

É uma questão de sorte ganhar, mas não estaríamos pondo nossa vida nisso.

É... e quando alguém perto de voce (primo, vizinho, colega do trabalho...) ganha, aí voce vê o que muito dinheiro faz,...voce pensa... podia ter sido eu...
A realidade, mesmo que muito pequena, de se ganhar, fica mais paupável nesses momentos.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 17:36:12 »
É... e quando alguém perto de voce (primo, vizinho, colega do trabalho...) ganha, aí voce vê o que muito dinheiro faz,...voce pensa... podia ter sido eu...
A realidade, mesmo que muito pequena, de se ganhar, fica mais paupável nesses momentos.

:o Aconteceu com você?

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 18:02:26 »
mas eu também acho que quanto mais cético menos o cara aposta... pois ele sabe q as chences são praticamente nulas..

pra exercer meu ceticismo joguei na lotomania.. to com o bilhete aqui, acendi várias velas e cruzei os dedos :D:D
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #23 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 19:04:40 »
Eu jogo bem de vez quando... toda semana eu tenho um bilhetinho.

Uma coisa é uma probabilidade improvável, outra é uma probabilidade impossível.
Se fosse impossível, ai sim, seria um desperdicío de dinheiro...

E basta acompanhar de vez em quando os sorteios para ver que probabilidade não significa absolutamente nada.
Ja pelo menos 3 vezes uma prêmio de R$20.000.000 para cima ser divido entre 2 ou 3 sortudos.

Sem falar que este é o tipo de risco que vale a pena correr. Primeiro porque um pouco de esperança não mata ninguém, e segundo, que você não perde nada do que você ja tenha. Ou você ganha, ou fica na mesma.
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #24 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 19:26:45 »
Eu jogo na Loto-Fácil... R$ 10,00 por semana... Eles sempre voltam... Uma vez ganhei R$ 100,00... Até agora: Lucro R$ 30,00.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!