No próximo dia 13 terei a última seção da tortuosa seleção para o maldito exército. Ja passei por 2 entrevistas, 2 exames médicos, 2 exames fisicos (correr, flexões, abdominais...) e uns 6 questionários com as mesmas perguntas (renda familiar, escolaridade, orientação politica, religião..) e agora no dia 13 é "viver ou morrer".
Como quero escapar de qualquer forma dessa instituição inútil e burocratica intitulada "Exército", andei pesquisando na internet sobre as formas "convencionais" de se conseguir a dispensa, e dei de cara com o termo "Objeção de Consciência" que é um direito garantido pela Constituição Federal:
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (...), nos termos seguintes:
VIII – ninguém será privado de direitos por motivos de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.
Art. 143. 0 serviço militar é obrigatório nos termos da lei. § 1° À" Forças Armadas compete, na forma da lei, atribuir serviço alternativo aos que, em tempo de paz, após alistados, alegarem imperativos de consciência, entendendo-se como tal o decorrente de crença religiosa e de convicção filosófica ou política, para se eximirem de atividades de caráter essencialmente militar".
Alguém ja usou este recurso ou conhece alguém que usou?