Quando eu me alistei eu estava louco para ter sido dispensado, mas para falar a verdade, hoje eu até sinto uma pontinha de arrependimento por não ter servido. Não tem nada a ver com um sentimento de "dever cívico" ou "amor à pátria", é que eu acho que teria aprendido a ser mais disciplinado, coisa cuja falta hoje eu sinto ser o meu maior defeito...
Eu também tenho um pequeno "probleminha" com disciplina... o gato da minha mãe que fez xixi na minha camisa favorita que o diga.. mas enfim.. você está confundindo burocracia com disciplina.
Eu não sei em que exatamente ajuda na disciplina, você não poder encostar em uma maldita parede depois de ficar em pé por 4 horas esperando os putos ficar chamando nome por nome até encaminhar cada uma para sua designação.
Outro exemplo?
Não poder usar guarda chuva la dentro. (o Capitão pode), mas você pobre desgraçado não pode. Também não sei em que isso poderia ajudar em relação a disciplina.
Isso sem falar no maldito hino nacional... pqp!
O "universo" ou os "elementos" tem de ficar a um braço de distância do que está na frente, do que está a esquerda e a direita.
Ninguém sai dali se tiver um centímetro fora...
Se alguém cantar errado o hino ou não cantar, também, eles param tudo e voltam tudo de novo.
Se alguém levantar o braço mais do que o 'elemento' que estiver ao lado, mesma coisa, eles param tudo e voltam tudo de novo... acredite, você vai durmiu ouvindo o mesmo refrão do hino nacional repetido trocentas vezes na sua cabeça (ou no que sobrar dela depois de um dia 'servindo á sua nação' no exército..)
E o principal: ser recruta la dentro, não é fácil; Além de ter de pagar 30 flexões a todo instante pros Sargentos mais babacas, ou você vai passar o dia limpando o banheiro, ou correndo em volta de uma quadra, ou cortando a grama (pintando a parede em menor grau)
E depois de um ano fazendo tudo isso, você é descartado como um papel velho e sem valor algum.
Este, é o nosso Exército.