Enquete

Você é contra ou a favor da EUTANÁSIA

Votos Totais: 1

enquete encerrada: 30 de Março de 2005, 15:37:59

Autor Tópico: Eutanásia  (Lida 7685 vezes)

Offline LorD

• Nível 10
  • *
Eutanásia
« Online: 30 de Março de 2005, 15:37:59 »
A favor? Contra? Por que?

Postem suas opiniões sobre a eutanásia geral e sobre o "Caso Terri"!
:louva:  Worship me :louva:

Civilization Rules!

A luz tem aceleração?

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
Re.: Eutanásia
« Resposta #1 Online: 30 de Março de 2005, 15:42:20 »
Só acho que todos nós deveríamos escrever em algum ou preencher um documento oficialmente permitindo desligar seu aparelho.Eu próprio usaria desse recurso...

Em alguns casos sou contra, como quando a pessoa não pode se comunicar(como consequência sua vontade tb não é expressa) e  ainda está ou pode estar  consciente.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #2 Online: 30 de Março de 2005, 15:51:20 »
Se a pessoa quiser morrer, ela que se suicide. Se não puder ou não tiver coragem de suicidar, não espere que outros a matem por ela.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.: Eutanásia
« Resposta #3 Online: 30 de Março de 2005, 16:23:46 »
Citação de: Poindexter
Se a pessoa quiser morrer, ela que se suicide. Se não puder ou não tiver coragem de suicidar, não espere que outros a matem por ela.

Se ela não puder, ela que sofra? Credo!

Eutanásia deveria ser feito em hospitais. Seria muito melhor para o interessado. Viver sem esperança de reuperação é que não pode.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #4 Online: 30 de Março de 2005, 16:37:59 »
Citação de: Marco Prates
Só acho que todos nós deveríamos escrever em algum ou preencher um documento oficialmente permitindo desligar seu aparelho.Eu próprio usaria desse recurso...

Em alguns casos sou contra, como quando a pessoa não pode se comunicar(como consequência sua vontade tb não é expressa) e  ainda está ou pode estar  consciente.

Concordo com isso. A eutanásia só deve ser permitida com expressa autorização prévia do paciente.

Sobre o caso da Trevis eu achei muito desumano - primeiro: matar um ser humano por inanição e sede; segundo: não há certeza de que ela não tem algum tipo de consciência.
Ela é muito mais "viva" do que muita gente com paralisia cerebral severa que já vi aqui onde trabalho(uma associação para pessoas com necessidades especiais), apenas como exemplo. Canso de ver gente com paralisia cerebral e síndromes diversas que, além de não apresentarem quase nenhum sinal de consciência, não possuem qualquer tipo de movimento significativo. E ninguém aqui sai matando os portadores dessas doenças apenas porque "vegetam" ou não podem ter uma vida "plena".
Ainda sobre o caso Trevis: ela deveria ser mantida viva até os órgãos vitais entrarem em falência(morte de causa natural). Quem sabe a medicina se desenvolva nas próximas décadas ao ponto de aplicar células-tronco para reviver ou reconstruir o córtex cerebral ou parte dele, por exemplo.
Who cares?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 30 de Março de 2005, 16:43:51 »
Citação de: Agnostic

Concordo com isso. A eutanásia só deve ser permitida com expressa autorização prévia do paciente.

Sobre o caso da Trevis eu achei muito desumano - primeiro: matar um ser humano por inanição e sede; segundo: não há certeza de que ela não tem algum tipo de consciência.
Ela é muito mais "viva" do que muita gente com paralisia cerebral severa que já vi aqui onde trabalho(uma associação para pessoas com necessidades especiais), apenas como exemplo. Canso de ver gente com paralisia cerebral e síndromes diversas que, além de não apresentarem quase nenhum sinal de consciência, não possuem qualquer tipo de movimento significativo. E ninguém aqui sai matando os portadores dessas doenças apenas porque "vegetam" ou não podem ter uma vida "plena".
Ainda sobre o caso Trevis: ela deveria ser mantida viva até os órgãos vitais entrarem em falência(morte de causa natural). Quem sabe a medicina se desenvolva nas próximas décadas ao ponto de aplicar células-tronco para reviver ou reconstruir o córtex cerebral ou parte dele, por exemplo.

Aí onde você trabalha tem pacientes com paralisia no córtex, só no córtex? Isso pode explicar muita coisa...

Além do mais, acho desumano é manter uma pessoa viva naquelas condições se não há mesmo chance dela voltar.

E porque sacrificam cavalos quando estes quebram a perna, ao invés de colocá-los no hospital até que se recupere em uns 6 meses? Porque que sacrificam cachorros com Leshimaniose se podem inventar uma cura pro bichinho em alguns anos? Porque que essas coisas nunca são feitas em relação aos humanos?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #6 Online: 30 de Março de 2005, 16:53:35 »

A "vantagem" na eutanásia é que o paciente teria uma morte assistida, minimizando os efeitos colaterais ou até mesmo o fracasso, com piores conseqüências, de uma droga e/ou método de suicídio mal aplicado. A eutanásia seria uma morte, digamos, mais "tranqüila".

[realidade on]na prática parece que eles deixam o paciente morrer por sufocamento, inanição ou sede(ou os 3 juntos), como está ocorrendo no caso da americana[/realidade off]
Who cares?

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Março de 2005, 16:58:49 »
Esta questao é, entre as celeumas existentes no contexto da moralidade, a mais de todas!!!!A principio estou com Ale, mas nao podemos deixar de considerar que nem todos os que estao sofrendo e "nao podem se comunicar" desejam por fim ao suplicio.Na casuística da inexistencia de consentimento prévio, bem como impossibilidade de comunicacao, nao dando para aferir os que ainda tem a faísca do desejo de viver, fica dificil analisar.Caberia, nestes casos, aos pais tentarem intuir o desejo de viver/morrer do paciente(presumido vinculo afetivo maior)?Acredito que sim...
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Março de 2005, 17:02:33 »

A "vantagem" na eutanásia é que o paciente teria uma morte assistida, minimizando os efeitos colaterais ou até mesmo o fracasso, com piores conseqüências, de uma droga e/ou método de suicídio mal aplicado. A eutanásia seria uma morte, digamos, mais "tranqüila".

[realidade on]na prática parece que eles deixam o paciente morrer por sufocamento, inanição ou sede(ou os 3 juntos), como está ocorrendo no caso da americana[/realidade off]

É, Agnostic, este tipo de controle é o minimo que poderia ser feito, qual seja:  "injecao letal", evitando-se estes maldosos desgastes...
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Março de 2005, 17:08:39 »
voto pelo congelamento criogenico através do gelo

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #10 Online: 30 de Março de 2005, 17:10:24 »
Citação de: Alenônimo
Aí onde você trabalha tem pacientes com paralisia no córtex, só no córtex? Isso pode explicar muita coisa...

Não. Tem desde Síndrome de Down, passando por síndromes raras, como Síndrome de West, Doença de Von Reckinghausen, Esclerose Tuberosa, até pessoas em estado vegetativo com paralisia cerebral severa generalizada, incluindo funções do córtex.

Além do mais, acho desumano é manter uma pessoa viva naquelas condições se não há mesmo chance dela voltar.

Será que a pessoa realmente acharia isso? Acho desumano é decidir isso por ela.
Se ela deixou claramente explícito previamente o desejo de não ficar naquela situação caso algo assim ocorresse, aí tudo bem.

E porque sacrificam cavalos quando estes quebram a perna, ao invés de colocá-los no hospital até que se recupere em uns 6 meses? Porque que sacrificam cachorros com Leshimaniose se podem inventar uma cura pro bichinho em alguns anos? Porque que essas coisas nunca são feitas em relação aos humanos?

É mesmo, né? Vamos invadir um hospital e matar TODOS os pacientes em coma e que estiverem terminais? Vamos matar todos os deficientes físicos e portadores de doenças cerebrais? Vamos matar todos os que foram mutilados? Vamos matar todos os incapazes?
Who cares?

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #11 Online: 30 de Março de 2005, 17:52:59 »
Citação de: osias

Pesquisas nesse sentido tiveram progressos?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #12 Online: 30 de Março de 2005, 17:54:18 »
É mesmo, né? Vamos invadir um hospital e matar TODOS os pacientes em coma e que estiverem terminais? Vamos matar todos os deficientes físicos e portadores de doenças cerebrais? Vamos matar todos os que foram mutilados? Vamos matar todos os incapazes?
Então não matem cavalos! :P

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Março de 2005, 18:07:44 »

como assim? estou falando pra congelar quem está querendo morrer por eutanásia e descongelar quando acharem a cura

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #14 Online: 30 de Março de 2005, 18:44:39 »
Mais uma coisa: Falácia do declive escorregadio!

Acho sim que doentes terminais devam receber eutanásia, bem como pessoas em coma irreversível. Poderia até ser opicional aos idosos depois de uma certa idade.

Só mais alguma coisa para esclarecer: não quero que matem os cavalos só porque quebram a perna. É tratável. ;)

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
Eutanásia
« Resposta #15 Online: 30 de Março de 2005, 20:59:58 »
Mais uma coisa: Falácia do declive escorregadio!

Às vezes citar uma falácia é bem útil quando a pessoa se coloca numa situação de aperto. Já percebi isso. Não vou seguir o exemplo senão a maioria de minhas respostas seria: falácia tal, falácia X, falácia Y. ;)

Bom, vamos a explicação do porquê minha argumentação não ter sido uma falácia. Você argumentou: "cavalos são mortos quando machucam a perna.(...) Cachorros com Leshimaniose[sic] são sacrificados" e depois indagou :"por que nunca fazem isso com os humanos?"
Qualquer um com uma mínima lógica percebe que você insinua que o mesmo deve ser feito com os humanos. Não tem como isso ser "declive escorregadio".
;)

Acho sim que doentes terminais devam receber eutanásia, bem como pessoas em coma irreversível. Poderia até ser opicional aos idosos depois de uma certa idade.

Eu concordo que doentes terminais devem ter o direito de receber eutanásia, mas não que devem receber eutanásia. E por que o suicídio assistido deveria ser opcional aos idosos? Apenas por serem idosos? (Não existe eutanásia para quem está saudável, não importa a idade. Isso se chamaria "suicídio")
Who cares?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Março de 2005, 21:16:40 »
Alê, a espécie humana tem tendência a valorizar mais os seus semelhantes, Homo sapiens, do que outras espécies.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #17 Online: 30 de Março de 2005, 21:57:37 »
Citação de: Ricardo
Alê, a espécie humana tem tendência a valorizar mais os seus semelhantes, Homo sapiens, do que outras espécies.

É verdade, apenas lembrando que aquilo que chamamos de "compaixão" pelo mais fraco ou indefeso não é exclusividade nossa. Em outras espécies também encontramos comportamento semelhante em determinadas situações.
Who cares?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 30 de Março de 2005, 22:53:19 »
Osias, se algum dia eu for congelado por ter uma doença incurável, não acho lá muito provável que queira ser descongelado depois, com ou sem cura.  Não subestime os desafios de se readaptar a uma sociedade diferente da que se conhece.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Eutanásia
« Resposta #19 Online: 30 de Março de 2005, 23:00:40 »
Qualquer um com uma mínima lógica percebe que você insinua que o mesmo deve ser feito com os humanos. Não tem como isso ser "declive escorregadio".
;)

Para mim pareceu que o Alê estava querendo ressaltar é a falta de sensibilidade para com os animais.

Eu concordo que doentes terminais devem ter o direito de receber eutanásia, mas não que devem receber eutanásia.

O conceito de eutanásia não pressupõe que o doente queira deixar de viver?  Eutanásia dada contra a (suposta) vontade do doente não é eutanásia, é homicídio mesmo.

E por que o suicídio assistido deveria ser opcional aos idosos? Apenas por serem idosos? (Não existe eutanásia para quem está saudável, não importa a idade. Isso se chamaria "suicídio")

Apenas por tradição cultural de valorizar a saúde do corpo acima das demais.  Qualidade de vida é mais importante do que saúde corporal.  Na minha opinião até mesmo tratamentos com chance efetiva de melhorar a saúde do paciente devem ser evitados se o impacto financeiro sobre o paciente (ou sua família) for por demais prejudicial a sua qualidade de vida.

CLARO que o fator decisivo é a vontade expressa do paciente...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Bruno Faria

• Nível 11
  • *
« Resposta #20 Online: 31 de Março de 2005, 02:24:28 »
Eu penso que alguém que está em estado vegetativo, com dano cerebral irreversível, já morreu, só resta desligar os aparelhos que mantém alguns sistemas funcionando artificialmente e doar os órgãos, se alguma coisa ainda servir para alguém.
É o que eu gostaria que fizessem comigo nessa situação. Acho essa questão de ter que deixar por escrito, complicada. Não acho correto ficar causando despesas e sofrimento às pessoas próximas, sem ter a mínima esperança (não acredito em "milagres").
Caso não manifestação anterior expressa, havendo dano cerebral irreversível que deixe a pessoa em permanente estado vegetativo, de acordo com uma previsão médica razoável, a decisão deveria caber à família.
Quod dixi, dixi.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #21 Online: 31 de Março de 2005, 08:40:55 »

como assim? estou falando pra congelar quem está querendo morrer por eutanásia e descongelar quando acharem a cura
Como assim eu pergunto da sua pergunta!Eu só queria saber se a criogenia e etc está progredindo.

Que manida de perseguição!!! :x

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 31 de Março de 2005, 08:43:55 »
Impressão minha ou a maioria de vocês considera que os pais são "família" de uma forma mais significativa do que o ex-marido?

Acho que é arriscado partir desse princípio.  Bem ou mal, a Terri pelo menos pôde escolher o ex-marido em algum momento...  :P

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #23 Online: 31 de Março de 2005, 08:48:03 »
Citação de: Luis Dantas
Impressão minha ou a maioria de vocês considera que os pais são "família" de uma forma mais significativa do que o ex-marido?

Acho que é arriscado partir desse princípio.  Bem ou mal, a Terri pelo menos pôde escolher o ex-marido em algum momento...  :P
Essa dos pais serem da família ou não dependem de quão presente eles são, se a pessoa gosta dos pais, etc... Meus pais são minha família, mas conheço gente que diz que não, então não é.

Too Simple.

Bom... Voltando ao caso da Terry, simplismente ela morreu em 90 e deixou o corpo para trás.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 31 de Março de 2005, 08:50:19 »
Marco, faça como eu: fique de olho nos paranóicos, não vire as costas para eles um momento que seja, e massacre os violentos que encontre pela frente.  Só assim para resolver.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!