Para mim pareceu que o Alê estava querendo ressaltar é a falta de sensibilidade para com os animais.
"É feito algo com X e Y, por que também não fazem com Z?"
[sarcasmo on]É, realmente parece que se está usando Z para injustificar o que está sendo feito com X e Y. Há muita lógica nisso.[/sarcasmo off]
O conceito de eutanásia não pressupõe que o doente queira deixar de viver? Eutanásia dada contra a (suposta) vontade do doente não é eutanásia, é homicídio mesmo.
Estou totalmente de acordo.
E por que o suicídio assistido deveria ser opcional aos idosos? Apenas por serem idosos? (Não existe eutanásia para quem está saudável, não importa a idade. Isso se chamaria "suicídio")
Apenas por tradição cultural de valorizar a saúde do corpo acima das demais. Qualidade de vida é mais importante do que saúde corporal.
Existe uma linha tênue separando as duas coisas: saúde e qualidade de vida. Aliás, eu diria que as duas coisas são intrinsecamente ligadas, mas o que isso tem a ver com a "eutanásia ser opcional para os idosos?" Parece que sua resposta não se encaixou no contexto. Se quiser explicar melhor...
Na minha opinião até mesmo tratamentos com chance efetiva de melhorar a saúde do paciente devem ser evitados se o impacto financeiro sobre o paciente (ou sua família) for por demais prejudicial a sua qualidade de vida.
Depende também do tipo de doença. Nem sempre permanecer doente e com dinheiro significa "qualidade de vida". Isso é muito relativo.
Ainda assim isso que você disse pode ser aplicado a pessoas de qualquer idade. Novamente não entendi o que tem isso tem a ver com "eutanásia ser liberada para idosos".
CLARO que o fator decisivo é a vontade expressa do paciente...
Concordo plenamente.