Autor Tópico: Sol vira buraco-negro  (Lida 6966 vezes)

Offline FMNeto

• Nível 02
  • *
Re: Sol vira buraco-negro
« Resposta #50 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 23:06:14 »
Ah... só complementando: Noether era uma mulher e se chamava Emmy Noether.

E a energia perdida por atrito das marés vira agitação atômico-molecular (a.k.a temperatura)...  :o
[]'s,

Francisco

Offline ACSalles

• Nível 10
  • *
« Resposta #51 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 23:08:00 »
Ainda assim, o movimento oscilatório pesisite, como em qualquer sistema em que há um ponto de equilíbrio estável. Mesmo que esse ponto esteja em movimento.

Claro, claro, mas não era o movimento oscilatório que estava em questão e sim o fato do afastamento regular de 5cm (na verdade é menos) por ano.

Abraços
Fight your prime enemy
---

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 23:12:03 »
Mas esse afastamento medido é composro pelo movimento oscilatório e pela "fuga" da órbita. Mede-se os dis juntos.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #53 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 23:13:41 »
E se Jupiter virasse estrela acho que também não duraríamos muito pois não teríamos dias e noites como temos orbitando o sol, só teríamos um pouco de luz de vez em quando quendo Jupiter passasse por perto.

Mas se Jupiter virasse uma estrela a influência gravitacional não continuaria a mesma?
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 00:06:37 »
Os argumentos apresentados realmente fazem sentido, mas continuo cético. O teorema de Nöther tem de ser lembrado. Não há forças externas. Mas não sei exatamente como isso se aplica a forças não-centrais...

Vou estudar...
Não há forças externas mas há forças dissipativas.

O atrito da maré não pode ser encarado meramente como uma força interna. Uma forma de ver isto é considerar a energia total do sistema. Devido ao atrito, uma parte da energia do sistema é dissipada. Se a lua não escapasse, a soma da energia mecânica do sistema com a energia dissipada seria maior que a energia total inicial.

Quanto ao teorema de Noether, não há problemas. De uma forma simplificada pode-se considerar que a existência de dissipação quebra a simetria de rotação, fazendo com que o momento angular não seja mais conservado (Deve-se lembrar que na dedução do teorema de Noether, certas condições são assumidas a priori, como por exemplo, que a densidade de Lagrangeana não depende explicitamente das coordenadas x^\mu).
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 00:14:50 »
Voltando ao Buraco Negro.
Pelo jeito teremos que abandonar o sistema.

Ou alguém tem um ás manga?
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline FMNeto

• Nível 02
  • *
« Resposta #56 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 03:33:53 »
E se Jupiter virasse estrela acho que também não duraríamos muito pois não teríamos dias e noites como temos orbitando o sol, só teríamos um pouco de luz de vez em quando quendo Jupiter passasse por perto.

Mas se Jupiter virasse uma estrela a influência gravitacional não continuaria a mesma?

Não. Depende de como ele virasse uma estrela. Se o artefato mágico/monolito/FNORD deixasse a massa dele intacta, provavelmente ele iria se dissipar porque a força gravitacional não seria capaz de mantê-lo coeso. Mas se o tal artefato fictício tirasse massa de algum lugar e enfiasse nele, de preferência hidrogênio, aí o campo gravitacional dele também se alteraria. Por isso que eu disse que a Terra poderia ser jogada pra fora do sistema solar. Mas isso também depende da posição relativa entre Júpiter e a Terra no momento da transformação; poderíamos ter uma situação peculiar em que a órbita da Terra seria um 8 em volta do Sol e de Júpiter... ^^
[]'s,

Francisco

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 10:38:03 »
Olá, fmneto.
Não entendi muito bem quando vc disse que, no caso de um sistema binário (Sol/buraco negro e Júpiter/estrela), haveria transferência de material de Júpiter para o Buraco Negro.
Como seria esse mecanismo se a massa do Buraco Negro seria a mesma do Sol?
"Por quê?"

Chaves

Offline FMNeto

• Nível 02
  • *
« Resposta #58 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 12:24:11 »
Em sistemas binários compostos por um buraco negro e uma estrela, freqüentemente parte da massa da estrela é atraída pelo camp gravitacional do buraco negro e forma um disco de matéria, chamado pelos astrônomos de "disco de acresção". Uma imagem mais ou menos ilustrativa que achei no google imagens é esta:

A presença de um disco de acresção é um dos principais mecanismos de identificação de buracos negros, porque além do horizonte de eventos não se observa nada, ou seja, o disco tem um buraco no meio.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2006, 12:29:03 por fmneto »
[]'s,

Francisco

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 12:50:32 »
Acontece que não ocorreria isso pelos motivos mencionados inicialmente no tópico. O sol tornar-se um buraco negro agora não o faria atrair mais massa de Júpiter (ou de um Júpiter-estrela) que ele já faz agora.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 12:55:03 »

Hummm..... humanos não sei..... deviam morrer mesmo...... mas quem sabe umas mega hibernações de uns seres que mesmo quando "acordados", já são consideravelmente letárgicos?

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #61 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 14:09:54 »
Uma pergunta...

Existe alguma chance de um buraco negro absorver tanta matéria a ponto de se tornar uma estrela novamente?

Offline FMNeto

• Nível 02
  • *
« Resposta #62 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 14:27:18 »
Não. Um buraco negro é um estágio final de evolução estelar. O máximo que pode acontecer é ele se conectar a outro ponto do espaço e formar um buraco de minhoca, mas eu não sei explicar como isso ocorreria.
[]'s,

Francisco

Offline FMNeto

• Nível 02
  • *
« Resposta #63 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 14:29:58 »
Acontece que não ocorreria isso pelos motivos mencionados inicialmente no tópico. O sol tornar-se um buraco negro agora não o faria atrair mais massa de Júpiter (ou de um Júpiter-estrela) que ele já faz agora.

De fato. Mas se Júpiter virasse uma estrela, ele aumentaria muito de tamanho por causa da agitação das partículas dentro dele, que estariam a uma temperatura muito alta. Ele incharia, sim, até que a gravidade se igualasse à energia térmica dele e ele estabilizasse. Aliadas a isso, teríamos ainda as perturbações causadas pelos planetas do sistema solar interior e pelo cinturão de Kruiper.
[]'s,

Francisco

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 14:31:51 »

Era disso que eu estava falando.

Mas pensando melhor, ocorre que para Júpiter se tornar estrela, ele ganharia massa, o que elevaria as forças gravitacionais entre Sol/buraco negro e Júpiter estrela.

Estaria aí a explicação para a possível formação de um disco de acreação?
"Por quê?"

Chaves

Offline FMNeto

• Nível 02
  • *
« Resposta #65 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 14:38:02 »

Era disso que eu estava falando.

Mas pensando melhor, ocorre que para Júpiter se tornar estrela, ele ganharia massa, o que elevaria as forças gravitacionais entre Sol/buraco negro e Júpiter estrela.

Estaria aí a explicação para a possível formação de um disco de acreação?

Acredito que sim. Nisso e eventualmente em perturbações causadas pelos membros do sistema solar interior.

De fato, o que eu acho mais interessante nessa coisa toda é o que aconteceria a Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Com uma outra estrela por perto, anos e dias iriam passar por transformações radicais...
[]'s,

Francisco

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 15:52:25 »
Voltando ao Buraco Negro.
Pelo jeito teremos que abandonar o sistema.
Nah, a Liga da Justiça resolveria tudo.

E antes do fim do ano, pq pro ano que vem está programada a saga "Crise Infinita"

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #67 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 21:58:44 »
Uma pergunta um buraco negro pode "engolir" algo maior, e com muito mais massa que ele? Seria possível um buraco negro orbitar por exemplo uma estrela gigante, sem absorve-la?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #68 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 22:00:22 »
Outra coisa. Sempre quis saber por que existe o movimento de rotação. O que faz, a terra, júpiter, mercúrio etc terem movimento de rotação? o que causa o movimento?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 22:31:45 »
Buracos negros não são "chupa tudo", Amon. A estrela teria que "encostar" nele, pra ser absorvida... Ele em órbita não faria mal algum.

Pra falar a verdade pode ser que tenha um BN pra além da órbita de Plutão aqui no quintal do Sistema Solar e que nunca foi fotografado (nem será). E ninguém percebe porque ele é "pequeno".

Quanto 'a rotação...  os planetas (fora Vênus) rodam no mesmo sentido, o que indica ser resquicio da rotação original da nunvem de matéria que deu origem ao Sistema Solar. Ah, por que a tal nuvem tinha rotação? Porque Deus criou ela assim. ^.^

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 22:44:10 »
Na verdade, essa rotaãào aparece na nuvem de poeria naturalmente quando se considera a atração de cada grão pelos demais.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 22:59:32 »
Hein? Qualquer nuvem de poeira??

Que esquisito... tem algum site com um diagraminha com os vetores e tudo?

Offline FMNeto

• Nível 02
  • *
« Resposta #72 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 23:23:02 »
Considere a seguinte analogia. Quatro formigas estão dispostas nos vértices de um quadrado, de maneira que uma está virada em direção à seguinte.  Quer dizer:

1-------2
|         |
|         |
4-------3

A formiga 1 está virada para a 2, que está virada para a 3, que está virada para a 4, que está virada para a 1.

Imagine, então, que as 4 formigas comecem a andar, sempre mirando na seguinte: a 1 mira na 2, e assim por diante. O que você vai obter é que o conjunto composto pelas 4 formigas terá um determinado momento angular perpendicular ao plano que contém as formigas.

O mesmo acontece nas nuvens de poeira: as partículas se atraem e ganham momento angular. O que faz as partículas andarem umas na direção das outras é a gravidade. Claro que nesse caso a situação é um pouco mais complicada porque são muito mais partículas e todas elas interagem entre si, mas o princípio é o mesmo: como não estão todas posicionadas exatamente na mesma linha, elas ganham momento angular.

Eu só não sei explicar por quê todos giram no mesmo sentido. Mas acredito que, como Guinevere apontou, talvez seja uma pura questão de chance, mesmo, dada pela rotação inicial do disco que gerou o sistema solar no início; a chance de surgirem pequenos vértices no disco girando no mesmo sentido é maior que a de surgirem no sentido contrário.

O interessante é notar, ao observar planetas como Netuno, por exemplo, notar que eles giram em ambos os sentidos - quer dizer, a metade de cima gira numa direção e a metade de baixo gira em outra.  Não sei porque isso acontece, mas é bom lembrar que esses planetas são gigantes gasosos, então as coisas ficam um pouco mais complicadas.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2006, 23:34:29 por fmneto »
[]'s,

Francisco

Offline FMNeto

• Nível 02
  • *
« Resposta #73 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 23:33:41 »
Buracos negros não são "chupa tudo", Amon. A estrela teria que "encostar" nele, pra ser absorvida... Ele em órbita não faria mal algum.

Realmente. Tanto é que existem sistemas binários compostos por uma estrela e um buraco negro (vide meus posts anteriores).

Pra falar a verdade pode ser que tenha um BN pra além da órbita de Plutão aqui no quintal do Sistema Solar e que nunca foi fotografado (nem será). E ninguém percebe porque ele é "pequeno".

Buraco negro além da órbita de Plutão? Você tem uma referência disso?
[]'s,

Francisco

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 23:04:47 »
Buraco negro além da órbita de Plutão? Você tem uma referência disso?
Claro que não! Olha direito o que eu disse
Ou seja, o que eu falei é que "se existisse...", entendeu?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!