Autor Tópico: A cura capitalista  (Lida 2226 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Roberto

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.021
Re: A cura capitalista
« Resposta #25 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 16:39:06 »
Laboratórios que apenas sintetizam o produto e distribuem. Nada de pesquisa, nada de "avanços da humanidade", como o autor quis fazer parecer. O grande responsável pelas pesquisas de base necessárias para viabilizar a produção de tal medicamento, é ninguém além do que o Estado.

Caro Ukrainian, não viaja. As grandes teorias da Física, da Química e da Biologia dos séculos XVIII, XIX e princípio do século XX foram muito mais a obra de indivíduos geniais do que o fruto do interesse estatal pelo progresso do conhecimento. O Estado só começou a investir sistemática e pesadamente em pesquisa no século que passou, depois que aquelas grandes teorias já tinham sido estabelecidas. (Não obstante, mesmo hoje, as principais universidades e centros de pesquisa dos EUA, responsáveis hoje por quase metade do conhecimento científico produzido no mundo, são a imensa maioria privados. Laboratórios de empresas privadas em países desenvolvidos, como DuPont, Phillips, Samsumg, Hitachi, Microsoft, HP, Xerox, etc fazem sim bastante pesquisa básica e aplicada.)

Desmistificado o papel central que se quer dar ao Estado no progresso científico da Humanidade (e dando o devido crédito a quem realmente merece, os gênios -- indivíduos -- que efetivamente produziram todo esse conhecimento, não raras vezes sem apoio nenhum por parte do Estado), cabe ressaltar que sem a ganância do capitalista, de pouco valeria todo o conhecimento gerado: ele nunca chegaria sob a forma de produtos e serviços para o consumo das pessoas comuns.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline n/a

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.699
Re: A cura capitalista
« Resposta #26 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 20:57:51 »
Exatamente. O capitalismo, ironicamente, é um sistema fantástico no que se refere à "democratização" de novas tecnologias.

ukrainian

  • Visitante
Re: A cura capitalista
« Resposta #27 Online: 26 de Fevereiro de 2006, 11:57:06 »
Laboratórios que apenas sintetizam o produto e distribuem. Nada de pesquisa, nada de "avanços da humanidade", como o autor quis fazer parecer. O grande responsável pelas pesquisas de base necessárias para viabilizar a produção de tal medicamento, é ninguém além do que o Estado.

Caro Ukrainian, não viaja. As grandes teorias da Física, da Química e da Biologia dos séculos XVIII, XIX e princípio do século XX foram muito mais a obra de indivíduos geniais do que o fruto do interesse estatal pelo progresso do conhecimento.

Não excluí o fator genialidade em nenhum momento. Inclusive, quem exclui o fator genialidade são os (novos) liberais, ao afirmarem que somente a mesquinharia da busca pelo lucro levou/levará o homem em direção ao progresso. Não inverta as posições.

Quanto ao fator estatal, posso citar inúmeros exemplos que corroboram com minha afirmação:

1) Newton - estudou e pesquisou na Universidade de Cambridge, no Trinity College, de financiamento Estatal.

2) Einstein - estudou, pesquisou e lecionou na Universidade de Zurique, de financiamento Estatal.

3) Lorentz - estudou, pesquisou na Universidade de Leiden, de financiamento Estatal.

4) Pasteur - estudou, pesquisou e lecionou na Ecole Normale Supérieure, de financiamento Estatal.

5) Claude Bernard - estudou, pesquisou no Collège de France, de financiamento Estatal.

...

Entre todos os outros cientistas de renome que conheço. Desconheço qualquer iniciativa que venha do setor privado, na área de pesquisas científicas de base. Você poderia citar alguma?

O Estado só começou a investir sistemática e pesadamente em pesquisa no século que passou, depois que aquelas grandes teorias já tinham sido estabelecidas.

O que você entende como Estado?

(Não obstante, mesmo hoje, as principais universidades e centros de pesquisa dos EUA, responsáveis hoje por quase metade do conhecimento científico produzido no mundo, são a imensa maioria privados.

Administração privada com recursos provindos de mensalidades dos alunos, fundos abertos à doações e massivo investimento estatal. Pode conferir em qualquer uma das Universidades estadunidenses.

Laboratórios de empresas privadas em países desenvolvidos, como DuPont, Phillips, Samsumg, Hitachi, Microsoft, HP, Xerox, etc fazem sim bastante pesquisa básica e aplicada.)

Pesquisa de base? Quais pesquisas nesses ramos (Física, Matemática, por exemplo) são feitas em uma Phillips, por exemplo?

Desmistificado o papel central que se quer dar ao Estado no progresso científico da Humanidade (e dando o devido crédito a quem realmente merece, os gênios -- indivíduos -- que efetivamente produziram todo esse conhecimento,

Não os excluí em nenhum momento, quem usualmente exclui são vocês, (novos) liberais.

não raras vezes sem apoio nenhum por parte do Estado),

Poderia dar exemplos?

cabe ressaltar que sem a ganância do capitalista, de pouco valeria todo o conhecimento gerado: ele nunca chegaria sob a forma de produtos e serviços para o consumo das pessoas comuns.

Então o conhecimento só é válido quando ele se torna um produto, uma commodity? E se eu te disser que todo conhecimento deve ser comum, público?
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2006, 12:09:21 por Ukrainian »

ukrainian

  • Visitante
Re: A cura capitalista
« Resposta #28 Online: 26 de Fevereiro de 2006, 12:05:19 »
Novamente: Não excluo a importância da genialidade individual no progresso científico, de forma alguma. Apenas coloco que o Estado possuiu papel importante no auxílio das maiores descobertas científicas de nossa civilização.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!