Autor Tópico: Passando debaixo do arco-íris  (Lida 6990 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Passando debaixo do arco-íris
« Online: 20 de Fevereiro de 2006, 15:31:21 »
Sei lá se essa é a área pra postar isso (pra mim é um mito), se algum moderador quiser, move pra área bate-papo.

Quano eu era criança eu vi dizer que quem passasse debaixo do arco-íris mudava de sexo. Tem um livro da Ruth Rocha que fala sobre isso, mas ele claramente não inventou essa lenda.

Eu queria saber se isso só existe no Brasil, ou só no Sudeste, ou só em países de Língua Portuguesa, ou sei lá... Não acho quase nada sobre isso no google.

Perguntei sobre isso num chat de transexuais em Espanhol e ninguém nunca tinha ouvido falar. Deve ser coisa só do Brasil, mas de onde surgiu?

Se for, é uma das bobagenzinhas úteis que são a força da cultura brasileira. Úteis pra quÊ? Ah, pq se eu mudar de sexo mesmo, e encontrar um amigo depois de muitos anos e ele perguntar o que aconteceu comigo, eu digo rindo: "É que eu passei debaixo do arcó-íris!" ^.^ :lol:

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Re: Passando debaixo do arco-íris
« Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 16:21:12 »
Eu sei que no final do arco-íris tem um pote de ouro, mas mudar de sexo passando debaixo nunca ouvi falar.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 16:31:38 »
Obrigada, em que região do Brasil e/ou mundo você vive?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 16:40:01 »
É possível passar embaixo de um arco-íris? Ele não tende a desaparecer à medida em que o ângulo de visão diminui?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 16:46:11 »
hã... achei que estava óbvio que isso era uma lenda sem sentido.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 18:23:37 »
Lendas Urbanas... eu mesmo já ouvi falar...
Me pelava de medo... :shock:
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2006, 18:25:53 por DiegoJaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #6 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 18:29:38 »
Lenda? Óbviamente sem sentido?

O que é isso menina eu estava vindo pra casa hoje, bateu um sereneenhu um veentinhu friuu, ui! Que frescooooor!

Olha como estou agora!

Nunca ouvi falar dessa lenda Guinevere... Heh

Abraços

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 22:08:33 »
Sou do RS, nunca ouvi falar.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 23:05:26 »
Obrigada, em que região do Brasil e/ou mundo você vive?
Nasci e cresci no interior de SP, região do Vale do Paraíba.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 00:09:55 »
Sou do interior de Minas, e por lá também existe esta lenda da mudança de sexo.
O papo do pote de ouro só surgiu depois, talvez com a televisão. Essa versão me parece ter origem na Europa Medieval.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Vinícius Garcia

• Nível 06
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 00:45:22 »
Guinevere, acho que você anda lendo muito Guinevere Turner ou Jean Genet.
Já ouvi falar dessa história de arco-íris. Acredito que pode ter sido criada após a escolha do arco-íris como símbolo dos movimentos gays.
Mas pode ter sido antes. Achei isso aqui num site gringo:

Cader Ceridwen, the chair or seat of Ceridwen, is a name for the rainbow in Wales. In the days of old the Welsh believed that the souls of heroes, Kings, Princes, and just people entered heaven by means of the rainbow, which was built by Gwydion, the son of Don. By some it was formerly called God's Chair in which He sat watching those who entered heaven. In the early part of the nineteenth century people considered it very unlucky to pass under the rainbow. It was an omen of impending death. In some places there was an old story that if you passed under the rainbow, or it fell between you and other people, your sex would be changed. Where the rainbow sprang out of the ground, a pot of gold or some kind of treasure was to be found. The Welsh say that the rainbow will cease appearing before the end of the world.

http://72.14.207.104/search?q=cache:A6SIr8duUewJ:www.red4.co.uk/Folklore/trevelyan/welshfolklore/chapt3.htm+%22pass+under+the+rainbow%22+sex&hl=pt-BR&gl=br&ct=clnk&cd=2
A VERDADE ESTÁ NAS ENTRELINHAS

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #11 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 08:35:55 »
Conheço esta lenda desde menino, já faz uns 20 anos, sou de Goiás!

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 08:54:10 »
Eu tb e sou de Minas...

Será que é só nóis, uai?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #13 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 09:13:03 »
Eu ja li isso num gibi do Chico Bento..............
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Rhyan

• Visitante
« Resposta #14 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 11:52:04 »
Eu sei que no final do arco-íris tem um pote de ouro, mas mudar de sexo passando debaixo nunca ouvi falar.
Eu tb, sou de sampa.

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 12:09:00 »
O mito do pote de ouro, vem da Irlanda, tem aquelas figurinhas tipo duentes, usando trevos de quatro folhas, que guarda seu pote no final do arco-iris

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 12:14:48 »
. Acredito que pode ter sido criada após a escolha do arco-íris como símbolo dos movimentos gays.
Nao, isso é mais velho. E não tem a ver com homossexualismo, mas com mudança de sexo.

Eu imagino que isso seja algo da época do Brasil colônia, pense num cara tipo o José Maria da novela Chica da Silva falando com alguém "ai, queria ser mulher" e esse alguem respondendo "hahahaha. impossível, é mais fácil passar debaixo de um arco-íris que isso!"

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 21:33:34 »

Sim, mas apenas Chuck Norris consegue chegar até o fim do arco-íris.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 21:39:15 »
Sou do Paraná, quando criança também falavam isso para mim, tinha algo em relação a cavlos e arco íris também mas não me lembro o que.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline MushiSan

• Nível 04
  • *
    • http://www.mushi-san.com
« Resposta #19 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 22:09:28 »
São Paulo capital, só conhecia a do pote de ouro até uns dois anos atrás quando colega tbm da grande São Paulo falou nessa história de mudança de gênero.

...já dá pra fazer um gráfico mostrando a propragação da lenda? XD

Offline Vinícius Garcia

• Nível 06
  • *
« Resposta #20 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 23:04:26 »
Voces ficaram com preguiça de ler o texto em inglês? Está lá bem claro:

In some places there was an old story that if you passed under the rainbow, or it fell between you and other people, your sex would be changed.

Só coloquei o parágrafo inteiro para que pudessem ler que é um mito anglo-saxão (ver no link o texto inteiro). O que eu havia dito sobre a escolha do arco-íris como símbolo dos movimentos gays era só pra brincar um pouco antes de revelar as verdadeiras origens desse mito. Zéfini...   
A VERDADE ESTÁ NAS ENTRELINHAS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 23:08:20 »

É Chuck Norris quem determina onde começa e acaba o arco-íris.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #22 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 08:58:10 »

É Chuck Norris quem determina onde começa e acaba o arco-íris.

Chuck Norris É o arco-íris...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 09:03:46 »
Mas se a lenda é anglo-saxã, posso falar dela em fóruns em Inglês? Acho que hoje em dia já foi esquecida por lá, só aqui no Brasil ainda restam pedaços de lembrança...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 12:19:53 »
Só para constar, cresci no interior da Bahia e conheço essa lenda desde menino. Eu inclusive morria de medo de encontrar o pote de ouro no final dele, mas sem querer passa por baixo do referido e mudar de sexo sem perceber... :oops:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!