Autor Tópico: Irracionalidade cristã ou tendenciosidade atéia?  (Lida 3900 vezes)

Karl Rove

• Visitante
Irracionalidade cristã ou tendenciosidade atéia?
« Online: 20 de Fevereiro de 2006, 18:55:21 »
Irracionalidade cristã ou tendenciosidade atéia?
Por Karl Rove (a.k.a. user f.k.a. Cabeção)

Nota Inicial: Devo dizer, antes de começar, que nunca fui cristão, nem me tornei cristão agora. Minha qualidade de observador permitiu-me tecer esses comentários que talvez não sejam a completa expressão da realidade cristã, mas é como a percebo. Também cabe afirmar que as visões dos ateus expostas aqui sobre os cristãos podem não cobrir toda a fauna ideológica ateísta, mas pretende abarcar a maior parte dela.

Cristãos em geral não compreendem como ateus podem simplesmente negar seu Deus, o ser supremo e provedor daquilo que é Bom no espírito humano, e por isso tendem a supor que ateus não existem. Ou então, que são dominados pelo mal ou pelo relativismo, já que negam o Bem.

Ateus, por sua vez, não entendem como cristãos possam devotar seu amor incondicional a um ser punitivo, moralmente inconstante e por vezes pérfido e mesquinho, chegando até mesmo ao genocídio sistemático, segundo algumas interpretações da Bíblia Sagrada.

Tanto cristãos como ateus não compreendem ou têm ressalvas em aceitar a existência de racionalidade na defesa do argumento contrário. Cristãos vêem o ateísmo chafurdar na irracionalidade e na rebeldia para algo que consideram transcender a qualquer tipo de aceitação, já ateus vêem cristãos como prisioneiros de uma fé que os cega para a realidade. Já advoguei muito pelo lado dos ateus, apresentando a racionalidade nessa posição, segundo meu ponto de vista. Não retiro uma palavra do que disse, no que diz respeito a isso, mas agora apresentarei o (um) conceito de racionalidade cristã.

Pode-se notar uma grande incompatibilidade entre as concepções de Deus por parte dos teístas e dos ateus. O deus que os ateus afirmam não existir (ou não acreditar) definitivamente não é o mesmo que os cristãos têm como o Criador.

Por mais que leituras bíblicas possam sugerir (principalmente em leituras apressadas ou previamente sugestionadas) que os ateus tenham sua razão, o que há na verdade é muito mais uma incompreensão no sentimento cristão para com seu Deus. Ateus costumam reduzir Deus a um simples produto do raciocínio conhecido como Aposta de Pascal. Um fictício monstro psicótico onipotente adicto à adoração humana e cruel a ponto de legar uma eternidade de sofrimento lancinante a quem ousar não o louvar corretamente (entenda-se, não se filiar à religião certa, uma dentre milhares de erradas criações demoníacas).

Talvez essa seja uma imagem coerente com algumas correntes fundamentalistas derivadas do cristianismo, mas é incompatível com a real noção de Deus que se pode extrair dos valores cristãos e de sua teologia, chegando a ser ridícula de tão superficial e distorcida, quando se propõe a estender-se a todo o cristianismo.

Outros tendem a escolher a versão de que Deus seria a muleta psicológica necessária às mentes menos dotadas (que às deles). Há um tanto de pretensão e congratulação própria nessa posição. Ao considerar-se superior às massas de desvalidos, que clamam por algo que os dê sentido para viver, sente-se próximo de um super-homem, desvencilhando-se das necessidades vis dos seres abaixo dele. A ironia é que esse tipo de pensamento muitas vezes não passa de um pedestal e de uma viseira psicológica, pois serve aos interesses de elevar o ego daquele ateu, além de fechar seus olhos para a complexidade do quadro, que não se restringe apenas àquilo que ele quer ver.

Essas duas visões de Deus, que muitas vezes caminham de mãos dadas, é que impedem o ateu de vislumbrar alguma racionalidade na perspectiva cristã, mas isso se dá simplesmente porque o ateu construiu habilmente um fantoche, e o atacou sem se dar conta que nem sequer se aproximou do verdadeiro conceito cristão de Deus.

Deus, diante dos olhos do cristão não-fundamentalista, é um antropomorfismo daquilo que é, e deve ser, considerado moralmente válido, justo e verdadeiro. Antes de ser um ente supremo sedento de pecadores para condenar à punição infinita, Ele é a semente do que é Bom, daquilo que o espírito humano necessita para se fortalecer e ser livre e sábio. Pois é exatamente nisso que se traduzem os valores cristãos, bondade e justiça (pois ambos não existem em separado), e finalmente liberdade. Deus é feito desses valores, eles são idênticos.

Adorar a Deus, nessa perspectiva, não seria uma forma de adquirir créditos que se acumulariam e no final da vida garantiriam um passe para o paraíso. Seria entrar em contato com tudo aquilo que se tem por Bom, Belo e Verdadeiro, e procurando ser um ser humano melhor.

Esse cristão, afinal, não precisa prescindir do ceticismo ou da racionalidade para aceitar seu Deus, pois nada disso é incompatível entre si. Através da racionalidade podemos chegar a valores universais, a uma moral intrinsecamente superior, e dar a esses valores contornos antropomórficos não é perverter a realidade deles, é apenas uma das formas de se compreender a Verdade. Pois a Verdade pode se vestir nas mais variadas formas, desde que como resultado conduza para valores fundamentalmente bons.

Talvez, para o verdadeiro cristão, aquele mais interessado no que os valores da sua religião transmitem de importante e belo, ao invés da compreensão ipsis literis de determinada passagem bíblica, esteja pouco preocupado se essa personificação é uma construção mental sua, uma alegoria. Até porque, faz pouca ou nenhuma diferença. A única coisa que esse cristão sabe, é que esse Ser existe, pois é feito da reunião de valores e coisas verdadeiras, por essência, e cuja natureza está sim ao alcance da mente humana.

Talvez convenha separarmos religiosidade de outros subprodutos, talvez repulsivos e irracionais que geralmente andam acompanhados da religião, como parasitas. Se subtrairmos ideários de teor venenoso claramente manipuladores, produtos do Mal e da falta de Fé dos homens que ironicamente valem-se da Fé alheia para se perpetrarem, o que restará é um sentimento que anda muito em falta na humanidade. O sentimento de uma moral absoluta, de algo a contrapor tanto relativismo quanto o fundamentalismo que corroem a sociedade. Seja na forma de Deus, seja sob qualquer ótica preferível. Pois até mesmo o ateísmo, recoberto da sua aura de cientificidade e racionalismo, por tantas vezes defendida com fervor religioso, pode acompanhar-se de elementos tão ou mais perniciosos que àquilo que vemos de pior nas religiões organizadas.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
Re: Irracionalidade cristã ou tendenciosidade atéia?
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 04:22:15 »
Palmas!!! Eu mesmo vivo a repetir isso, a religiosidade, ou espiritualidade não é algo ruim ou mesmo a face humanista das religiões.
O que pega é o que vem junto.

E por outra vez, no lado do ateísmo eu vejo uma inversão, eles criam um montro ou melhor uma cruzada, contra o que é errado e depois querem atacar cada vírgula do pensamento alheio. Isso é ser tão anti-humanista quanto várias atitudes de religiosos fanáticos e não contribui em nada para a pessoa e para a sociedade.

estamos passando por uma fase crucial no pensamento cético, estamos criando a nossa versão dos "crentes chatos", dos "tjs" etc etc. não é raro vermos pela internet ateus atacando religiões mesmo em lugares onde a discussão é completamente fora do escopo.

abraços.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 10:03:32 »
Excelente! Realmente existe muito preconceito entre os ateístas contra os teístas em geral e os cristãos em particular.

De fato a religiosidade e o ateísmo não estão tão longe um do outro quanto gostaríamos de supor, pois enquanto o teísmo é adquirido na tenra infância por influência familiar que associa (erradamente!) a teologia religiosa aos valores morais ensinados às crianças de forma que essas idéias andem entrelaçadas por uma carga emocional muito forte que torna para alguns custoso imaginar até como alguém pode ter valores morais sem compartilhar de sua teologia; o ateísmo também se mantém na vida adulta freqüentemente graças a uma componente emocional, mas esta seria de vaidade intelectual, um sentimento de superioridade frente aos que possuem crença religiosa, mas que de qualquer forma é um sentimento irracional que não deixa de servir como uma versão secular de "muleta espiritual" para que possam se sentir especiais.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2006, 10:05:58 por Willy Nilly »

rizk

• Visitante
« Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 10:39:35 »
So true.
É muita besteira reduzir a religiosidade à aposta pessoal quanto ao nosso destino no pós-morte. Religião, ao contrário do atéismo, é acima de tudo uma ética, uma maneira de conduzir os assuntos terrenos.

Por este motivo, penso eu, não há propósito na militância ateísta. Faz muito mais sentido, é muito mais produtivo, criticar, por exemplo, a postura dos líderes religiosos quanto à sexualidade, do que filosofar sobre a Trindade e o livre-arbítrio. E isso qualquer pessoa pode fazer, independentemente de filiação religiosa, etnia, gênero, posição política, etc. "Humanismo" é isso aí.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 12:09:59 »
Ya.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #5 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 12:10:39 »
Não concordo muito.

Verdadeiros valores morais do cristianismo?
http://www.str.com.br/Atheos/jesus2.htm

Fizeram uma interpretação positiva da estória de Jesus, só isso.

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 12:41:40 »
Nào acho que a moral cristã seja diferente que a moral de outros grupos religiosos, ou ateus.

O que dá nos nervos, é que muitos cristãos jugam que se você não for cristão então ta com o demonio. Que você não faz nada, alem de coisas ruins, porque nào tem uma moral cristã.
Possivelmente outras religiões també isso aconteça.
Tenho ótimos amigos evangelicos, catolico, budistas, espiritas, que nunca me incomandaram.
Mas tem os chatos que sam um pé no saco, em que o mais duro sào as acusações baseados no que acreditam.

Tem coisa mais chata que ouvir de um a pessoa que está endemoniada, ou como um conhecido meu me disse:

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 12:43:24 »
Fisso uma coisa errada aqui. terminando.

"Você tem que arranjar logo uma religião se não você vai sofrer muito!"

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 12:44:59 »
Sim Rhyan, mas para cristianismo novas interpretações da biblia nada mais são que a vontade de Deus, exatamente por ser uma manifestação artística da sua palavra.

abraços.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 12:46:02 »
Tenho ótimos amigos evangelicos, catolico, budistas, espiritas, que nunca me incomandaram.
Mas tem os chatos que sam um pé no saco, em que o mais duro sào as acusações baseados no que acreditam.

isso serve para os ateus tb.

abraços.

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 13:06:59 »
Sim, mas não conheço ninguém ateu aqui. Pelo menos ninguém assumido que fale que é ateu.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 14:08:11 »
Bem, no orkut e no fórum ateus.net você acha muitos ateus nessa descrição. Talvez aqui também.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #12 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 14:27:23 »
Sim, mas não conheço ninguém ateu aqui. Pelo menos ninguém assumido que fale que é ateu.
Não entendi.

Ateu assumido? Eu sou um ateu assumido. A grande maioria de ateus daqui assume que é ateu.

Ateu que é um pé no saco? Existe mas estes são bem raros. A maioria é sossegada.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #13 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 15:00:44 »
Falei aqui em Goiânia, nâo do pessoal do forum é lógico.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #14 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 16:03:29 »
Sim Rhyan, mas para cristianismo novas interpretações da biblia nada mais são que a vontade de Deus, exatamente por ser uma manifestação artística da sua palavra.

abraços.

Não entendi oq vc quis dizer 3libras.

[]'s

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 16:39:37 »

Eu tb sou ateu assumido...

E nesse forum oq mais tem é ateu!
só q ninguem fica reforçando a ideia.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 12:01:29 »
Falei aqui em Goiânia, nâo do pessoal do forum é lógico.

Na universidade conheço mais de dez ateus, e são todos pessoas normais, educadas, éticas... e nenhum é militante. Aliás, o menos normal entre eles sou eu! Eu já fui militante à la STR, mas agora perdi o interesse em fazer birra contra a religião, sou mais "viva e deixe viver".

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 14:13:28 »
Também estou adotando esta postura já a muito tempo, viva e deixe viver.
Mas como eu estou a muito tempo longe dos estudos, conheço gente mais proficionalmente, não pegamos a conversar sobre tais coisas.
Acho que vou fazer uma pesquisa na rede, ver se topo com mais ateus por aqui, na cidade, e talvez achar algum reduto ateu.
Aqui os religiosos andão num frenesi. Até o carro, que é considerado um bem que as pessoas tem o maior ciúme, já vi muitos con dizeres bíblicos pintado por toda lataria, e não é carro velho.

Offline José Alberico Pereira

• Nível 00
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 15:19:13 »
A religião é um otimo caminho para alguns, um pessimo para outros.
Pessimo para alguns que se tornam fanaticos ao acharem que a tal, significa tudo em suas vidas ( Erro fatal ).

E otimo para outros, pois os que sabem moderar, também sabem viver em harmonia com a religiosidade em que se vive sem querer mostrar pra todo mundo que ele está certo e o resto do mundo errado.

Abraços.
“A Filosofia  é o caminho para a verdadeira felicidade e cujos misteres são dois:
                                    Contemplar a Deus e abstrair a alma do sentido corpóreo”.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #19 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 20:20:43 »
É, realmente eu nunca vi um ateu matar alguém em nome do ateísmo. E nem dedicar a viva por essa escolha.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 14:13:02 »

abraços.

Não entendi oq vc quis dizer 3libras.

[]'s

Eu quis dizer que mesmo que jesus fosse totalmente imoral, o que valeria hoje seria as interpretações da biblia sobre os fatos e sobre sua moral, feita pelos cristãos.
Interpretações feitas por não-cristãos ou cristãos do passado podem até ter algum valor como base para as interpretações atuais, mas não tem validade por si só como interpretação.
Não tem sentido agregar interpretações não cristãs a conduta moral dos cristãos, pois eles não são guiados por elas, mas sim pelas própias interpretações pessoais ou coletivas dos textos bíblicos.

abraços.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #21 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 14:23:23 »
Eu quis dizer que mesmo que jesus fosse totalmente imoral, o que valeria hoje seria as interpretações da biblia sobre os fatos e sobre sua moral, feita pelos cristãos.
Interpretações feitas por não-cristãos ou cristãos do passado podem até ter algum valor como base para as interpretações atuais, mas não tem validade por si só como interpretação.
Não tem sentido agregar interpretações não cristãs a conduta moral dos cristãos, pois eles não são guiados por elas, mas sim pelas própias interpretações pessoais ou coletivas dos textos bíblicos.

abraços.
Ah, tá. É, não tenho como discordar.

Offline RogerWaters

• Nível 01
  • *
« Resposta #22 Online: 28 de Agosto de 2006, 11:44:00 »
Não concordo muito com esse tópico, sou ateu, tenho vários amigos ateus, e nós naõ ficamos pelas ruas ditribuindo panfletinhos sobre o apocalipse, nem dizendo por ai: "ou você está com deus ou com diabo", mostrando uma visão maniqueista retrograda.
Temos nossas convicções baseadas naquilo que se pode provar, na nossa própria capacidade, sem precisar ficar pedindo nada a um ser "superior" a cada 5 minutos.
“se uma proclamação pública repentinamente anunciasse a anulação de todas as leis criminais, imagino que nenhum de nós teria coragem de ir para casa sob a proteção das causas religiosas.” Schopenhauer

“Não há no mundo amor e bondade bastantes para que ainda possamos dá-los a seres imaginários.” Nietzsche

“A ciência tem provas sem certeza. Os teólogos têm certeza sem qualquer prova.” Ashley Montagu

“‘Fé’ significa não querer saber o que é a verdade.” Nietzsche

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 28 de Agosto de 2006, 12:37:54 »
Bem-vindo, Roger.  Apresente-se no tópico "Novo por aqui"!
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 28 de Agosto de 2006, 14:26:31 »
Willy Nilly:

Na universidade conheço mais de dez ateus, e são todos pessoas normais, educadas, éticas... e nenhum é militante. Aliás, o menos normal entre eles sou eu! Eu já fui militante à la STR, mas agora perdi o interesse em fazer birra contra a religião, sou mais "viva e deixe viver".

Concordo, mas será  que uma pessoa que crê realmente no Juízo Final irá ter essa ideologia?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!