Autor Tópico: Irracionalidade cristã ou tendenciosidade atéia?  (Lida 3901 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Irracionalidade cristã ou tendenciosidade atéia?
« Resposta #25 Online: 23 de Março de 2007, 04:16:58 »
Gostei do tópico, uma tentativa de se ver os dois lados da moeda e se tratando de religiões é necessário.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 20 de Novembro de 2007, 13:52:19 »
Sobe.

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #27 Online: 24 de Novembro de 2007, 13:09:58 »
A pergunta do tópico não faz sentido, na minha opinião existe uma irracionalidade por partes dos cristãos em acreditar em conceitos puros a priori sem nenhuma relação com a experiência e os ateus são bem tendeciosos para discutirem assuntos transcedentais que ultrapassão a nossa capacidade de apercepção, portanto estas duas correntes dogmáticas são temerárias para minha singela integridade intelectual...
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #28 Online: 24 de Novembro de 2007, 13:13:06 »
Essa é uma simplificação excessiva.  Ateísmo não tem de ser dogmática.  É meio "default".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

rizk

• Visitante
« Resposta #29 Online: 25 de Novembro de 2007, 01:27:25 »
A pergunta do tópico não faz sentido, na minha opinião existe uma irracionalidade por partes dos cristãos em acreditar em conceitos puros a priori sem nenhuma relação com a experiência e os ateus são bem tendeciosos para discutirem assuntos transcedentais que ultrapassão a nossa capacidade de apercepção, portanto estas duas correntes dogmáticas são temerárias para minha singela integridade intelectual...
Meio default e meio pagando de sabido, também. Ninguém aqui tem medo de palavra difícil (e muito menos de palavra difícil mal-colocada), vamos baixar a bola, hm, Alexandre.

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #30 Online: 26 de Novembro de 2007, 21:47:31 »
Meio default e meio pagando de sabido, também. Ninguém aqui tem medo de palavra difícil (e muito menos de palavra difícil mal-colocada), vamos baixar a bola, hm, Alexandre.
Palavra difícil mal colocada? Cita a palavra então meu amigo, ademais você deveria justificar seus argumentos antes de fazer ataques abusivos do tipo ad hominem.

Essa é uma simplificação excessiva. Ateísmo não tem de ser dogmática.  É meio "default".
Concordo propedêuticamente contigo Dantas, conquanto se fizermos uma análise mais remissiva percebe-se á que o mais acurado ateu tende a inferir suas deduções de modo sentencioso.
Abraços!
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #31 Online: 13 de Dezembro de 2007, 02:54:09 »
Por outro lado um amigo meu católico praticante está balançando em suas crenças desde que começou a conviver comigo, ele tem sido mais crítico em relação às practicas e crenças dele. Será que estou pirando a cabeça dele?
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 16 de Dezembro de 2007, 00:33:40 »
Fica calma... Um amigo quis me converter e... hoje é ateu (Só lembrado que não comecei nada :hihi:).

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #33 Online: 16 de Dezembro de 2007, 00:48:00 »
Ateus são tendenciosos! Sei...religiosos são extremamente imparciais! É cada uma, viu!!! E outra, ser religioso não faz ninguém melhor que o outro!
As pessoas que torcem pra um time de futebol tendem a puxar a 'sardinha' pro lado do time que elas torcem.Quem não tem time algum e/ou não gosta de futebol, apenas acha aquilo tudo muito infantil!!! Não tem pessoas que matam por time? rs!
O comportamento é semelhante, só muda o foco! CrençasXtimes de futebol.
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #34 Online: 16 de Dezembro de 2007, 01:24:00 »
Fica calma... Um amigo quis me converter e... hoje é ateu (Só lembrado que não comecei nada :hihi:).

Mas, no fundo estou gostando de colocar algumas sementinhas de espírito indagador nesse menino. Ele achava que uma vida religiosa ia livra-lo do mal tadinho.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #35 Online: 16 de Dezembro de 2007, 01:27:55 »
Ateus são tendenciosos! Sei...religiosos são extremamente imparciais! É cada uma, viu!!! E outra, ser religioso não faz ninguém melhor que o outro!
As pessoas que torcem pra um time de futebol tendem a puxar a 'sardinha' pro lado do time que elas torcem.Quem não tem time algum e/ou não gosta de futebol, apenas acha aquilo tudo muito infantil!!! Não tem pessoas que matam por time? rs!
O comportamento é semelhante, só muda o foco! CrençasXtimes de futebol.

Não seria crenças=times de futebol??

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #36 Online: 16 de Dezembro de 2007, 02:53:25 »
Isso mesmo! É só por uma questão conceitual! Futebol=assunto 'profano' X Crença=assunto 'sagrado'!!!
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

rizk

• Visitante
« Resposta #37 Online: 16 de Dezembro de 2007, 04:15:27 »
Palavra difícil mal colocada? Cita a palavra então meu amigo, ademais você deveria justificar seus argumentos antes de fazer ataques abusivos do tipo ad hominem.

PRECISA?!?

[caridade]
1) A pergunta do tópico NEM DEVE fazer sentido independente do texto (que o colega, na melhor das hipóteses,  não leu - ver abaixo).

2) O texto está falando justamente de uma incapacidade (ou, por outro lado, má vontade mesmo) de o ateu se colocar na pele da pessoa religiosa e ver a religião por essa perspectiva ("O deus que os ateus afirmam não existir (ou não acreditar) definitivamente não é o mesmo que os cristãos têm como o Criador"), mas começa dizendo que é de conhecimento público que ambos os grupos fetichizam o outro e criticam algo que não existe ("Tanto cristãos como ateus não compreendem ou têm ressalvas em aceitar a existência de racionalidade na defesa do argumento contrário"). Seu comentário foi uma grande e afetada enrolação que acabou por repetir esta conclusão ÓBVIA. Daí o "default".

3) quanto ao texto do colega Alexandre, correndo eu o rico de ser chamada de preciosista, diria que, além da má pontuação e do mecionado acima, pode-se dizer que:
a) não se "acredita" em "conceito" - ninguém acredita em martelo nem em calculadora, suponho;
b) se a coisa supera a capacidade de "apercepção" (sic, porque "apercepção" é "se dar conta", "cair a ficha", fenômeno que importa inconsciência, enquanto a percepção é consciente), ela não é transcendente ou deixa de ser transcendente - ela nem EXISTE. b'), percepção e experiência são coisas radicalmente diferentes;
c) sem dados de experiência, não é possível qualificar o ateísmo como "dogmático" - e nem o catolicismo como é vivido pelas pessoas leigas, aliás;
d) quem quer que queira preservar sua integridade intelectual é uma pessoa vaidosa o suficiente para JAMAIS falar em singeleza.
[/caridade]

Ou seja, falta estudo... e abunda soberba.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #38 Online: 16 de Dezembro de 2007, 04:26:24 »
Isso mesmo! É só por uma questão conceitual! Futebol=assunto 'profano' X Crença=assunto 'sagrado'!!!

Bem, para algumas pessoas que eu conheço o futebol é sagrado tambem e o Maracanã o templo maior, uma especie de Meca.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!