Peter Gabriel
Here Comes The Flood
(...)
Boa !
Essa é do primeiro disco solo, essa música é em parceria com Robert Fripp (de King Crimson). Hoje soa até fatalista, mas era '77 e eram as previsões de como seria uma inundação por aquecimento global, aliás, a versão no disco de Fripp (Exposure) tem um repórter falando isso, mas o caso do aquecimento global é mais uma inspiração para esta visão fatalista do homem destruindo o seu planeta e afundando junto.
Para mim Peter Gabriel é o maior compositor vivo de sua época, e não estou exagerando. Para alguns é Dylan, mas infelizmente Dylan musicalmente para mim é ou fraco ou não o entendo.
Vale a pena ouvir (e ler as letras) de :

Moribund, the burgermeister (a descrição de um supermercado onde todos agonizam após um terrorista/louco qualquer atirar a esmo, baseado num fato real)

Waiting for the Big One

Solsbury Hill (aparece um pedaço em 'Vanilla Sky', ficou na moda de novo, na Kiss FM costuma tocar, esta música descreve um espiritualismo sem espíritos nem religiões, mas enfim, 'Groselhas!' dirá o meu companheiro Agnóstico, e talvez esteja até certo...)
E de outros discos :

White shadow (a morte, claro)

D.I.Y. (Do It Yourself)

Games Without Frontiers (sobre a tolice humana de defender fronteiras)

No Self Control (a música é anos 80 e parece 10 anos depois)

Not one of Us (sobre separatismo/racismo)

Biko (sobre Stephen Biko, ativista negro do apartheid, morte que provocou os primeiros protestos organizados contra o apartheid inclusive saindo da África do Sul)

The Family and the Fishing Net (estranho dizer sobre o que se trata... provavelmente canibalismo, ou de como um pai preocupado cuida de sua familia, não fica claro)

Digging in the dirt (o melhor retrato do meu chefe)

The Barry Williams Show (porra, Eresmito, já postei esse vídeo uma dúzia de vezes, dirigido por Sean Penn e tal, enfim, sou fã...)
O 'clipe louco' que você citou é o que foi mais premiado da historia (MTV e grammys), mas ele tem outros muito bons também, 'Big Time', '