A mudança na musicalidade, não foi extrema, Unknown. A mudança extrema mesmo, foi na letra, no comportamento e na estética. Mas os elementos eletrônicos eles já introduziam, no Joy Division. E a musicalidade sempre esteve ali. Não há como impor tamanha diferenciação, isso não teria a menor lógica. São os mesmos integrantes do Joy Division, só que sem Ian Curtis, apenas. Claro, a personalidade punk, havia ficado para trás. Mas a influência musical permaneceu.
Reconheço que o caso não é extremo como o exemplo que dei, mas só o usei para realçar uma questão que pelo visto não ficou bem clara. O fato que o Joy Division já usava elementos eletrônicos na música é inegável. Isso demonstra a influência que o Kraftwerk, a banda precursora da música eletrônica, teve sobre eles. E durante esse tempo o som deles foi caracterizado por pelo estilo depressivo e "carregado". Aí temos o fim do Joy Division e a idéia de criar uma nova banda. Só que nessa época já surgia o synthpop, que também era influenciado por Kraftwerk e Devo, além de outras bandas que já se arriscavam na música eletrônica. O que o New Order se torna: uma banda que assume algumas características do Joy Division com o mesmo som carregado e depressivo, ou pelo contrário, uma banda com som mais leve e animado, de tal maneira que, se não fosse dito, ninguém saberia que se tratava do mesmo pessoal do Joy Division? Dizer que eles possuem influência do Joy Division só pelo fato de ambos terem elementos eletrônicos em suas músicas não é uma boa explicação, até porque essa influência da música eletrônica eles já tinham antes de formar o Joy Division. Basta ver que tanto o Kraftwerk quanto o Devo já existiam antes do Joy Division. Assim sendo, o New Order deve ser mais visto como um novo começo e um retorno às origens, do que um novo trabalho baseado no antigo.
Então, Unknown, após essa sua esclarecedora explanação, devo reconhecer meu equívoco. Muito bom poder desenvolver uma discussão sadia, baseando-se nas informações e se utilizando apenas de argumentos, de modo que todos saímos ganhando. Obrigada!
O problema está em que a "Lian" (agora que fiquei sabendo que era uma moça ) disse que não tinha, absolutamente, nada a ver. E ainda chega aqui dizendo que sou Wikipediana. Como já disse: O Joy Division é a banda SEMINAL do movimento New wave britânico.
Se considerarmos a classificação deturpada que se usava antes, pode-se dizer que essa afirmação está correta. Só que praticamente ninguém mais a adota, até por reconhecerem que ela era errônea. Portanto as bandas britânicas que realmente foram new wave, não surgiram por influência do Joy Division.
Azumi, a ofensa não era pra ti! Críticos musicais escrevem muitas coisas bizarras e depois vários sites copiam!
Mas como fã de anos de Joy Division...acho uma ofensa dizerem que as letras e harmonias trabalhadas da banda influenciaram uma onda de palhaços (se vestiam como tal) que cantavam umas musiquinhas sem conteúdo. O foco principal dessa New wave era o visual, não as músicas! Nem mesmo o New Order posso comparar com essa onda ai, embora seja muito superficial se comparado ao Joy Division!
Entendo perfeitamente, Lian.
Na verdade, eu estava equivocada mesmo. Acontece. Já tem algum tempo que a internet é o meio por qual obtenho informações, ela é a minha mídia - 'os meus olhos e os meus ouvidos'. Mas não sou frequentadora assídua da Wikipédia, não, hahaha!
Justificando-me, é que o assunto o qual abordamos, aqui, é um tanto complexo mesmo, e não é incomum encontrar alguém relacionando o Joy Division assim como o The Cure ao movimento New Wave, como pudemos comprovar em nossa discussão. Isso devido a uma intensa inquietação cultural ocorrida no ocidente – entre as décadas de 70 e 80 -, marcada, principalmente, no que diz respeito ao aspecto musical, pela eflorescência da música eletrônica e a sua influência, fundamental, sobre os gêneros musicais vigentes, deliberando, assim, diversos subgêneros... Muitos desses que, mais tarde, vieram a se consolidar como gênero musical, propriamente dito. Não tenho nada contra o New Wave, não. Mas também prefiro pensar no Joy Division como pós-punk. E não muito distante do movimento punk, como punk que sou.
E olha, não fiquei chateada contigo, não, viu? A maioria das bobagens que eu disse, foi na zoeira, pode ficar tranquila. Não costumo apelar por pouco. Só tinha ficado um pouco intrigada, com o que tinhas expressado. E agora com a sua explicação, eu que te peço desculpas. E obrigada, a discussão foi muito produtiva, pelo menos pra mim.
Abraço, moça.