- Fim de showmícios e outras putarias que nada acrescentam ao debate político. (o Brasil parece ser o único país do mundo no qual o povo encara as eleições como temporada de festa, de tanto show que esses bastardos fazem com nossa grana)
Esta nova lei que tá dando a maior discursão, acaba com os showmício.
Pois é.. muita gente iria rodar legal, pois conseguem milhares de votos com tais shows.
Agora mostrar que é apto para exercer o cargo ao qual pleiteia... ah.. isso no Brasil parece que é um absurdo. nós não votamos nos melhores, nós votamos em quem a turma da $$$ costuma encomendar.
- Manutenção do voto obrigatório.
não entendi.
Há quem diga que o voto no Brasil não deveria ser obrigatório e seu fim deveria estar incluso em uma futura medida que mude as leis eleitorais.
Eu próprio pensava assim inclusive.
Mas hoje mudei completamente de opinião.
No meu ver, é um erro irreparável adotar o voto facultativo.
- Fim do financiamento público de campanhas e legalização do "caixa 2".
Não pode haver financiamento público que eu saiba, já o caixa 2 é só liberar o financiamento privado a vontade. Claro que quem estiver no poder vai querer que estatais também finacie campanha, e adivinhe de quem?
Há financiamento público hoje em dia sim.
Cada cada partido recebe quantia 'x' (em dezenas de milhões de reais) de acordo com o tamanho de seu eleitora, bancada no Congresso e no Senado e por ai vaí. Ou seja, é uma putaria generalizada.
E isso deveria acabar. É preciso por um fim o quanto antes no financiamento público de campanhas e liberar geral para o financiamento privado.
A vantagem de tal modelo sobre o atual, é que fica praticamente impossível o politico favorecer aqueles que doaram dinheiro para a sua campanha.
Como será de conhecimento público que o candidato 'x' recebeu financiamento da empresa 'y', ficara mais fácil para controlar a politica do "eu lavo as minhas costas e eu lavo as suas".
- Para quem puder, votar por internet no site do TSE. (O que incluiria brasileiros que residem no exterior)
Apoiado, mais eu acho que seria difício votar, e poderia ter muita fraude.
Não necessariamente. Se eles forem rigorosos na liberação para quem pedir a permissão para votar por internet, mesmo que venha haver fraudes, elas serão de certa forma irrelevantes.