Autor Tópico: Validade da democracia  (Lida 2725 vezes)

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
Re: Validade da democracia
« Resposta #25 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 14:27:35 »
- Fim de showmícios e outras putarias que nada acrescentam ao debate político. (o Brasil parece ser o único país do mundo no qual o povo encara as eleições como temporada de festa, de tanto show que esses bastardos fazem com nossa grana)
Esta nova lei que tá dando a maior discursão, acaba com os showmício.
Pois é.. muita gente iria rodar legal, pois conseguem milhares de votos com tais shows.

Agora mostrar que é apto para exercer o cargo ao qual pleiteia... ah.. isso no Brasil parece que é um absurdo. nós não votamos nos melhores, nós votamos em quem a turma da $$$ costuma encomendar.

- Manutenção do voto obrigatório.
não entendi. :?
Há quem diga que o voto no Brasil não deveria ser obrigatório e seu fim deveria estar incluso em uma futura medida que mude as leis eleitorais.

Eu próprio pensava assim inclusive.

Mas hoje mudei completamente de opinião.
No meu ver, é um erro irreparável adotar o voto facultativo.

- Fim do financiamento público de campanhas e legalização do "caixa 2".
Não pode haver financiamento público que eu saiba, já o caixa 2 é só liberar o financiamento privado a vontade. Claro que quem estiver no poder vai querer que estatais também finacie campanha, e adivinhe de quem?
Há financiamento público hoje em dia sim.

Cada cada partido recebe quantia 'x' (em dezenas de milhões de reais) de acordo com o tamanho de seu eleitora, bancada no Congresso e no Senado e por ai vaí. Ou seja, é uma putaria generalizada.

E isso deveria acabar. É preciso por um fim o quanto antes no financiamento público de campanhas e liberar geral para o financiamento privado.
A vantagem de tal modelo sobre o atual, é que fica praticamente impossível o politico favorecer aqueles que doaram dinheiro para a sua campanha.
Como será de conhecimento público que o candidato 'x' recebeu financiamento da empresa 'y', ficara mais fácil para controlar a politica do "eu lavo as minhas costas e eu lavo as suas".

- Para quem puder, votar por internet no site do TSE. (O que incluiria brasileiros que residem no exterior)
Apoiado, mais eu acho que seria difício votar, e poderia ter muita fraude.
Não necessariamente. Se eles forem rigorosos na liberação para quem pedir a permissão para votar por internet, mesmo que venha haver fraudes, elas serão de certa forma irrelevantes.
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #26 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 14:28:20 »
Acho uma palhaçada pessoas que moram no exterior poderem votar.
Porque?
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #27 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 16:01:15 »
A Democracia é a melhor solução para um sistema de governo? Quem garante que ela seja a maneira mais justa e imparcial de governar? O que a torna melhor que outros sistemas?

Caramba...

Bem, a democracia é o único sistema que confere legitimidade ao governo.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #28 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 16:07:00 »
- Eleições para todos os cargos em um único ano (de 4 em 4 anos).

:ok:

- Fim da reeleição presidencial.

- Inelegibilidade automática na eleição seguinte para qualquer candidato que não cumprir 60% de suas promessas.

Difícil de implementar, já que o não cumprimento de uma promessa pode não resultar da falta de vontade do eleito.

- Para quem puder, votar por internet no site do TSE. (O que incluiria brasileiros que residem no exterior)

- Fim de alianças partidárias. (Nem para o 2º turno)

:ok: :ok: :ok:

- Fim do financiamento público de campanhas e legalização do "caixa 2".

:ok: Financiamento público de campanha é foda, né?

Sei lá, parece estranho uma pessoa ser obrigada a expressar sua vontade.

- Fim de showmícios e outras putarias que nada acrescentam ao debate político. (o Brasil parece ser o único país do mundo no qual o povo encara as eleições como temporada de festa, de tanto show que esses bastardos fazem com nossa grana)

:ok: :ok: :ok: :ok: :ok:
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #29 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 19:29:24 »

Sei lá, parece estranho uma pessoa ser obrigada a expressar sua vontade.
É eu também pensava dessa forma a pouquissimo tempo atrás.

O problema é que a Politíca é algo inexoravel do cotidiano de qualquer pessoa.
Não importa o que você faça, desde de o acordar cedo para ir comprar pão na padaria ou a ir no posto de gasolina abastecer o carro, tudo gira em torno do que é feito na politíca.

Negar-se a votar nesse sentido, é quase como negar-se a democracia.
Tudo bem que todo mundo é livre e tem seus direitos, liberdade de expressão etc. etc. etc.
Mas, negar-se a eleger um representante que terá de trabalhar justamente para fazer a tal democracia funcionar, é como se você afirma-se: "foda-se para quem será eleito ou não, só quero continuar trabalhando para poder pagar minhas contas".

Você estaria sendo tolo porque as decisões e atos desse "qualquer um" que for eleito, de uma forma ou de outra, direta ou indiretamente, vão acabar pesando em seu bolso.
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 28 de Fevereiro de 2006, 21:31:32 »
Porque?

Eu também acho esse direito bastante questionável.
Por exemplo, para nós que moramos aqui, só podemos exercer nosso direito de voto em nosso domicílio eleitoral, que deve corresponder ao local onde residimos ou no mínimo onde exercemos nossas atividades profissionais.
Essa situação me parece paradoxal quando relacionada ao direito de alguem que nem mora no país poder votar.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Rhyan

• Visitante
« Resposta #31 Online: 03 de Março de 2006, 07:20:36 »
Porque?
Por quê não moram aqui. Não vão sentir na pele o que vai acontecer na eleição. Se eu morasse fora votaria no Lula só pra rir mais do Brasil.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #32 Online: 03 de Março de 2006, 11:30:52 »
Citação de: Perseus
Você estaria sendo tolo porque as decisões e atos desse "qualquer um" que for eleito, de uma forma ou de outra, direta ou indiretamente, vão acabar pesando em seu bolso.

Sem ter a pretensão de esgotar o assunto, tem o outro lado da questão. A obrigatoriedade do voto, no Brasil, acaba por contribuir para a legitimação do atual quadro político, cujas opções, ideologicamente falando, não são muitas. O cara é obrigado a sair de casa pra votar, mesmo que nenhum dos candidatos e/ou partidos representem a sua própria visão política (que é o meu caso). Não duvido que muitos votantes a contragosto acabem votando em quem consideram "menos pior", ao invés de fazerem a coisa certa, que seria votar em branco. Ora, pra votar em branco, melhor ficar em casa!

Rhyan

• Visitante
« Resposta #33 Online: 03 de Março de 2006, 11:36:16 »
Com o voto facultativo, provavelmente os candidatos ficarão mais focados nas suas propostas do que em atacar adversários.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #34 Online: 03 de Março de 2006, 11:50:43 »
Parlamentarismo. Voto distrital. Proibição de reeleição para todo e qualquer cargo de forma consecutiva. Mandato de 05 anos para os deputados distritais. Câmara única, extinção do senado. Aumento da autonomia dos Estados e Municípios (autonomia financeira, aumentar a competência tributária dos Estados e municipios e diminuir a da União). Não é necessário exterminar as medidas provisórias, mas sim simplesmente respeitar a Constituição, ou seja, somente em casos de extrema urgência que ameacem a unidade nacional, o Estado de Direito e em casos de grandes calamidades. Fim da nomeação de Ministros para o STF por políticos. Somente membros de carreira. Poderia-se dividir (parte dos TJs dos Estados, parte dos TRFs das regiões, parte do Ministério Público dos Estados e Parte do MP Federal. Facilitar mais os projetos legislativos de iniciativa popular, que é um meio muito eficiente de democracia direta. Acho eu, seriam ingredientes pláusiveis, viáveis e que poderiam ser implantados no Brasil, e teriam muito boa eficiência para garantir uma melhor democracia.
« Última modificação: 03 de Março de 2006, 11:53:31 por Amon »
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!