Para esclarecimento geral a lanterna é algo que aproveita mesmo todo a experiência adquirida milhares de horas solitárias de prazer na adolecência.
Funciona com um Imã que se move dentro de um cilindro e no meio do cilindro tem um eletroimã, ao passar ele gera uma pequena carga elétrica (princípio básico de gerador elétrico, quando um campo magnético atravessa outro), essa pequena carga gerada é armazenada num capacitor e alimenta um circuito com um led.
Como led consome muito pouca eletricidade a carga acumulada no capacitor é suficiente para vário minutos de luz, com um bom refletor dá uma luz bacana.
Eu já encontrei doi modelos, o mais barato precisa de uns 6 segundos de movimento (aquele movimento) para gerar de 7 a 10 minutos de luz, e tem um outro led vermelho do lado que acende quando o capacitor está carregado.
O modelo mais caro tem duas baterias que parecem de litio, produz uma luz mais forte e 25 segundos de movimento produzem 30 minutos de luz.
Atenção para o incovenientes.
Para quem faz trilha a noite iluminar a bússola é um problema, por causa do imã que é bem forte a bússola aponta para a lanterna até uns 2 metros de distância.
Para quem usa marcapasso é bom tomar cuidado para não enconstar no peito.
Para quem estiver interessado eu encontrei no ML por R$13,50 + frete, eu já encomendei a minha.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-40149140-ofertaco-lanterna-com-dinamo-no-utiliza-pilhas-_JM