o meu ponto com os tentilhões não era tanto comparar o comportamento como se tivesse as mesmas bases de funcionamento, mas as mesmas funções....... assim talvez pudesse ser que de alguma forma, os instintos mudassem para atração por fenótipos mais exóticos, ao mesmo tempo, talvez não sendo enganado por anomalias nocivas (não sei como, sem ter o conhecimento vindo de estudo e etc)... enquanto que em outras ocasiões a seleção ficaria mais dentro do normal da população, sem se arriscar por novidade genética desconhecida
Essa vantagem dos albinos que mencionou nem tem a ver com seleção sexual, eu acho, é só por eles ficarem mais em casa mesmo, aí acaba dando nisso, não que de repente surja o albinismo e por ser diferente, exótico, todos se sentissem mais atraídos por indivíduos albinos.... acho que muito raramente talvez até possa ter algo assim, talvez embasado em lendas ou sei lá o que... não sei de onde vem os fetiches mais diferentes...
O exemplo tem a ver com adaptação já que tem ligação direta com o número de descendentes deixados. Só coloquei o exemplo pra mostrar que, a adaptação depende do tempo e das condições ambientais, e que uma condição genética desfavorável em um dado momento pode ser favorável.
Mas de qualquer forma, acho que a excentricidade tem limites na população em geral. Um fenótipo muito fora da normalidade pode repelir e não atrair. Como no caso dos albinos, ou uma pessoa com porfiria; normalmente o que acontece é que serão normalmente repelidos não por motivos físicos, mas qualquer um pensaria duas vezes antes de ter um filho com alguém que evita a luz do sol. Isso pode ser válido pra muitos outros fenótipos exóticos, mas não é válido pra loiros (nem tão exóticos) ou ruivos (alias, existem ruivos bonitos???), já que as proles desses apresentam os mesmos problemas de outros fenótipos.