Autor Tópico: Adoçantes são coisa do demo?  (Lida 2626 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Adoçantes são coisa do demo?
« Online: 20 de Março de 2006, 13:49:59 »
Recebi por mail e queria saber quem pode me tirar umas dúvidas:

http://www1.uol.com.br/bemzen/ultnot/alimentacao/ult485u122.htm

Uma ilusão que prejudica a saúde
Os adoçantes artificiais, objetos de extensas pesquisas na área da medicina nutricional, são absolutamente condenados pela Culinária Evolutiva. O aspartame é comprovadamente tóxico e, de acordo com inúmeros artigos publicados, pode causar desde enjôo, dor de cabeça, ansiedade e depressão, até a destruição de neurônios, simulando muitas vezes os sintomas de fibromialgia. A ingestão de aspartame, pasmem, pode até prejudicar o controle da diabete e agravar seus sintomas, num caso típico de feitiço virando-se contra o feiticeiro. Já os ciclamatos e a sacarina são possíveis agentes causadores de câncer. Mesmo se decidirmos desconsiderar tantos alertas, já bastaria para contra-indicar o uso de adoçantes o fato de seu consumo aumentar a compulsão por doces, estabelecendo no organismo um ciclo viciante e criando dependência.
Meu organismo, em particular, foi enfático ao rejeitar o uso de adoçantes: logo no início de minha jornada em direção a uma alimentação mais saudável desenvolvi uma forte reação alérgica, eficientemente diagnosticada pelo dermatologista como efeito do consumo de ciclamatos ou sacarina. Foi a sentença de morte definitiva para a Coca Cola light, para sorvetes dietéticos e para algumas deliciosas e coloridas balinhas "diet" que eu costumava comer com gosto e consciência limpa.

O que é Culinária Evolutiva? O aspartame é comprovadamente tóxico? Esse lance do câncer não é mais um daqueles "VIRGULA diz estudo", e quando vai ver fizeram o estudo com roeadores?

PS: Já sei, Euzébio, já sei!

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Adoçantes são coisa do demo?
« Resposta #1 Online: 20 de Março de 2006, 19:14:02 »
Culinária Evolutiva? :o

É por isso que tomo Stevia, quando posso. :D :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #2 Online: 20 de Março de 2006, 20:22:42 »
Coisa do demo é maionese, especialmente a Hellmans...  :diabo:
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Março de 2006, 20:34:59 »
É impressão minha, ou qualquer coisa q consumida por muito tempo pode causar cancer??

Eu ja nem ligo mais para essas pesquisas.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #4 Online: 20 de Março de 2006, 20:39:48 »
É impressão minha, ou qualquer coisa q consumida por muito tempo pode causar cancer??

Eu ja nem ligo mais para essas pesquisas.
E tem as coisas que se você não consumir vai te dar câncer...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Março de 2006, 20:45:21 »
Moral da historia, vou ter cancer de qualquer jeito...

então... como diz o velho ditado popular: "Relaxa e goza"

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Março de 2006, 21:42:57 »
Por isso que só como sacarose.
"The patient refused an autopsy."

Atheist

• Visitante
« Resposta #7 Online: 21 de Março de 2006, 00:33:25 »
Viver demais dá câncer...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Março de 2006, 01:09:53 »
Viver demais envelhece...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Rhyan

• Visitante
« Resposta #9 Online: 21 de Março de 2006, 01:10:36 »
:histeria:

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #10 Online: 21 de Março de 2006, 12:01:42 »
Recebi por mail e queria saber quem pode me tirar umas dúvidas:

Resposta que é bom, nada...
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Atheist

• Visitante
« Resposta #11 Online: 21 de Março de 2006, 23:56:55 »
Quando me disserem o que é "culinária evolutiva" eu dou minha opinião...

Atheist

• Visitante
« Resposta #12 Online: 21 de Março de 2006, 23:59:39 »
O açúcar, já sabemos, é o primeiro aditivo a ser eliminado em um cardápio saudável. O açúcar desequilibra o metabolismo, adormece o cérebro e também vicia.

Sic...

Currículo da autora: Noga Lubicz é pesquisadora energética e cria jóias magnéticas; é também escritora e pesquisadora de culinária vegetariana

Como se propagam porcarias pela internet!

Euzébio: é mentira, enganação para vender uma cultura natureba sem nexo, enganar trouxas e vender livros de auto-ajuda.

Atheist

• Visitante
« Resposta #13 Online: 22 de Março de 2006, 00:01:44 »
Açúcar adormece o cérebro!!!

Ainda estou passado! Não consigo acreditar nas coisas que leio de vez em quando.

Ingerimos cerca de 180g de glicose por dia (a sacarose é apenas uma das fontes). Nosso cérebro utiliza cerca de 120g deste total. Será que glicose é tão dispensável assim???

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #14 Online: 22 de Março de 2006, 00:08:55 »
Pra quem acredita nestas bullshits, é.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Atheist

• Visitante
« Resposta #15 Online: 22 de Março de 2006, 00:34:35 »
Ah.. beleza... :D

Não usem mais glicose de fonte nenhuma. No início o organismo vai degradar aminoácidos livres (obtidos da alimentação, principalmente, e da degradação de proteínas citoplasmáticas) para produzir, pasmem, glicose (por que será? Deve ser porque é bastante inútil no organismo). Isso nos primeiros dias, até o cérebro acostumar-se a utilizar corpos cetônicos, provenientes da degradação de ácidos graxos (lipídeos), que não podem ser totalmente metabolizados nos músculos e coração por falta de, adivinhem, glicose. Enquanto o sujeito tiver depósitos de gorduras estas serão metabolizadas sobrecarregando o fígado e liberando corpos cetônicos no sangue. Estes corpos cetônicos no sangue (cetose) aumentam o pH sanguíneo causando alcalose e sobrecarregando os rins que precisam eliminar estes compostos (cetonúria) para evitar um colapso por alcalose. A respiração também fica comprometida aumentando o débito respiratório e cardíaco. Por fim, após alguns meses privados de glicose, o organismo volta a utilizar aminoácidos, agora de proteínas musculares, para produzir glicose, uma vez que não há como o organismo humano produzir glicose a partir de ácidos graxos.

É um panorama bem legal.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Março de 2006, 08:44:05 »
Açúcar adormece o cérebro!!!

:histeria:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Março de 2006, 12:06:33 »

Não usem mais glicose de fonte nenhuma. No início o organismo vai degradar aminoácidos livres (obtidos da alimentação, principalmente, e da degradação de proteínas citoplasmáticas) para produzir, pasmem, glicose (por que será? Deve ser porque é bastante inútil no organismo). Isso nos primeiros dias, até o cérebro acostumar-se a utilizar corpos cetônicos, provenientes da degradação de ácidos graxos (lipídeos), que não podem ser totalmente metabolizados nos músculos e coração por falta de, adivinhem, glicose. Enquanto o sujeito tiver depósitos de gorduras estas serão metabolizadas sobrecarregando o fígado e liberando corpos cetônicos no sangue. Estes corpos cetônicos no sangue (cetose) aumentam o pH sanguíneo causando alcalose e sobrecarregando os rins que precisam eliminar estes compostos (cetonúria) para evitar um colapso por alcalose. A respiração também fica comprometida aumentando o débito respiratório e cardíaco. Por fim, após alguns meses privados de glicose, o organismo volta a utilizar aminoácidos, agora de proteínas musculares, para produzir glicose, uma vez que não há como o organismo humano produzir glicose a partir de ácidos graxos.

É um panorama bem legal.
Espera, espera. Isso é bom ou ruim? Isso engorda ou emagrece?

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #18 Online: 22 de Março de 2006, 14:07:22 »

Pelo que pude entender, o organismo passa a usar recursos energéticos de outros orgãos, o que no fundo é apenas uma adaptação. Isto obviamente faz com que emagreçamos, talvez por isso os orientais sejam tão esbeltos.

Só uma pergunta: como sobreviveram nossos ancestrais se não tinham esta abundância de glicose que temos hoje? E me parecem que eles eram muito mais fortes e resistentes do que somos hoje...

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #19 Online: 22 de Março de 2006, 14:31:25 »

Pelo que pude entender, o organismo passa a usar recursos energéticos de outros orgãos, o que no fundo é apenas uma adaptação. Isto obviamente faz com que emagreçamos, talvez por isso os orientais sejam tão esbeltos.

Só uma pergunta: como sobreviveram nossos ancestrais se não tinham esta abundância de glicose que temos hoje? E me parecem que eles eram muito mais fortes e resistentes do que somos hoje...

Mais fortes e resistentes?! Ao contrário, morriam jovens, muito jovens!

Fonte de áçucar pode ser das frutas (frutose), do leite (galactose), maltose (malte, cevada)!! Não tem mistério nenhum!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #20 Online: 22 de Março de 2006, 15:46:22 »
Se emagrecer, está lançada uma nova dieta...

Você vira um esqueleto... (literalmente) :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #21 Online: 22 de Março de 2006, 18:45:37 »
Como alguém pode achar o panorama que o Rubens descreveu bom? É muita estreiteza...

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #22 Online: 22 de Março de 2006, 18:49:23 »
Mais fortes e resistentes?! Ao contrário, morriam jovens, muito jovens!

Mas não por debilidades. Nem precisa voltar muito no tempo para saber que as gerações anteriores à nossa eram mais fortes, basta ver nossos pais e avós. Exatamente por não consumirem tanta 'glicose' como fazemos hoje.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #23 Online: 22 de Março de 2006, 19:08:29 »
Os mesmos pais e avós que consideravam uma criança saudavel uma criança "gordinha"?
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Atheist

• Visitante
« Resposta #24 Online: 22 de Março de 2006, 20:24:44 »

É um panorama bem legal.

Emagrece. Mas de uma forma nada saudável, pois há sobrecarga renal e alcalose, que pode causar problemas sérios.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!