Autor Tópico: Adoçantes são coisa do demo?  (Lida 2627 vezes)

Atheist

• Visitante
Re: Adoçantes são coisa do demo?
« Resposta #25 Online: 22 de Março de 2006, 20:31:46 »
Espera, espera. Isso é bom ou ruim? Isso engorda ou emagrece?

Pelo que pude entender, o organismo passa a usar recursos energéticos de outros orgãos, o que no fundo é apenas uma adaptação.

Os órgãos envolvidos são os mesmos: fígado, rins, coração, pulmões e cérebro, principalmente. Não é adaptação, é no máximo aclimatação.

Isto obviamente faz com que emagreçamos, talvez por isso os orientais sejam tão esbeltos.

Primeiro, como já comentei, essa dieta emagrece (é a famosa dieta do Dr. Atkins), mas sem saúde. A longo prazo os problemas são grandes. No início, a pessoa emagrece mais por perder água mesmo. Retirando os carboidratos da dieta (não apenas sacarose, Euzébio), de modo geral o número de calorias final é reduzido (e é isso que importa para dietas).

Segundo, de onde você tirou que orientais não têm carboidratos em sua dieta???? Você acha que brócolis é só proteína? Que nenhum vegetal tem carboidratos???

Só uma pergunta: como sobreviveram nossos ancestrais se não tinham esta abundância de glicose que temos hoje? E me parecem que eles eram muito mais fortes e resistentes do que somos hoje...

Isso não tem embasamento empírico. É puro achismo. No entanto, me diga, antigamente os ancestrais andavam de carro, escadas rolantes, elevadores, apertavam botões em controles remotos, passavam a maior parte do tempo parados como nós passamos hoje???

Você esquece de todos os inúmeros fatores envolvidos em uma vida saudável e direciona esforços para o mais bobo deles, que é de onde vem os nutrientes. Não importa a fonte, desde que a alimentação seja balanceada, tendo uma porcentagem de proteínas, de lipídeos e de carboidratos, assim como de micronutrientes como vitaminas e minerais.

Atheist

• Visitante
« Resposta #26 Online: 22 de Março de 2006, 20:34:44 »
Mais fortes e resistentes?! Ao contrário, morriam jovens, muito jovens!

Mas não por debilidades. Nem precisa voltar muito no tempo para saber que as gerações anteriores à nossa eram mais fortes, basta ver nossos pais e avós. Exatamente por não consumirem tanta 'glicose' como fazemos hoje.

Cite dados concretos. A base da alimentação dos orientais é o arroz, que tem muita, mas muita glicose; a base da dieta nórdica é a batata, que tem muita, mas muita glicose.

Euzébio, se a glicose não tivesse papel importante em nossa alimentação, nosso cérebro não utilizaria o volume de glicose que utiliza. Não é por vício que quando você está estudando muito, em geral dá vontade de comer doces. É porque o cérebro está trabalhando, e precisa de glicose. Mesmo dormindo, para executar as funções orgânicas normais.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #27 Online: 22 de Março de 2006, 20:38:41 »
Mais fortes e resistentes?! Ao contrário, morriam jovens, muito jovens!

Mas não por debilidades. Nem precisa voltar muito no tempo para saber que as gerações anteriores à nossa eram mais fortes, basta ver nossos pais e avós. Exatamente por não consumirem tanta 'glicose' como fazemos hoje.

Falácia por falácia, vou usar uma pra te contradizer, meu pai e meu avôs morreram antes dos sessenta.
Talvez se tivessem consumido mais "glicose" ainda estariam vivos. :o
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 22 de Março de 2006, 20:41:45 »
Primeiro, como já comentei, essa dieta emagrece (é a famosa dieta do Dr. Atkins), mas sem saúde. A longo prazo os problemas são grandes.
Quais são os problemas?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #29 Online: 22 de Março de 2006, 21:33:35 »
Isso não tem embasamento empírico. É puro achismo. No entanto, me diga, antigamente os ancestrais andavam de carro, escadas rolantes, elevadores, apertavam botões em controles remotos, passavam a maior parte do tempo parados como nós passamos hoje???

É o que eu vivo dizendo quando vem um infeliz e me diz "meu avô fumou a vida toda e viveu até os 100 anos"...

Mas seu avô (no caso específico desse cara) acordava todo dia às 4 da manhã, trabalhava o dia todo na roça, almoçava um almoço mais equilibrado e nutritivo do que o que você come em 1 ano, ralava mais um bocado, jantava, dormia às 9 da noite e tava "pronto pra outra" no dia seguinte...

Não dá pra comparar o nosso estilo de vida com o dos nossos avós e bisavós...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #30 Online: 22 de Março de 2006, 21:37:08 »
Pelo que pude entender, o organismo passa a usar recursos energéticos de outros orgãos, o que no fundo é apenas uma adaptação.
Isso porquê você não entende nada de fisiologia. O organismo degrada os músculos como última fonte de energia, depois disso você morre... mas não deixa de ser uma adaptação, entre a vida e a morte...
Isto obviamente faz com que emagreçamos, talvez por isso os orientais sejam tão esbeltos.
São coisas diferentes. Realmente o excesso de açucares está relacionado ao envelhecimento das células e uma dieta mais pobre em carboidratos poderia reduzir esse envelhecimento. Por outro lado:
Só uma pergunta: como sobreviveram nossos ancestrais se não tinham esta abundância de glicose que temos hoje? E me parecem que eles eram muito mais fortes e resistentes do que somos hoje...
Hoje nós somos mais altos e mais fortes fisica e imunologicamente do que as gerações anteriores e vivemos estatisticamente mais. E isso se deve em parte à dieta.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 22 de Março de 2006, 21:41:23 »
Aproveitando o assunto..comer uma vez ao dia é bom, ruim ou depende do organismo da pessoa.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #32 Online: 22 de Março de 2006, 21:58:27 »
Aproveitando o assunto..comer uma vez ao dia é bom, ruim ou depende do organismo da pessoa.

É bom, se v/ puder comer mais vezes é melhor ainda . . .
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #33 Online: 22 de Março de 2006, 22:18:21 »
Uma vez só ? Ruim, independente da pessoa.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 22 de Março de 2006, 22:22:05 »
tanto quanto ouço falar, o ideal é comer umas 6 vezes por dia, em porções não tão grandes quanto se comesse menos vezes, claro, redistribuindo.

Parece que nosso organismo, ou na maior parte das populações humanas*, não tem capacidade de processar tantos nutrientes de uma vez só, e a maior parte seria apenas desperdiçado, no que se refere a nutrição, valeu só pelo sabor.

*Li uma vez brevemente sobre uns bosquímanos australianos ou africanos que parecem ter até o estômago mais elástico, podem encher mais a barriga e ficar mais tempo sem comer com isso, mas acho que deve ser uma adaptação diferente deles, não algo que se desenvolve durante a vida

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 23 de Março de 2006, 07:30:08 »
  Comer 6 vezes ao dia?Vamos virar Hobbitts? :D
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #36 Online: 23 de Março de 2006, 09:28:50 »
Teve uma época em que eu comia só 1 vez durante o dia... tipo, almoçava lá pelas 2 da tarde e pronto... só ia comer de novo 24hs depois...
Eu simplesmente não sentia fome, cheguei a desmaiar 2 vezes na academia... mas fome que é bom, nada...

Hoje eu me alimento várias vezes ao longo do dia, mas em caso de necessidade, fico sem comer e contínuo não sentindo fome... mas se precisar praticar alguma atividade mais puxada, eu vou ficando fraco, fraco... depois vem uma onda de energia, onde parece que eu tô 200% e eu sei que depois disso eu vou passar mal ou até mesmo desmaiar...

É como se meu organismo consumisse de uma vez minhas últimas reservas...:lol:

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Atheist

• Visitante
« Resposta #37 Online: 23 de Março de 2006, 21:13:03 »

Nutricionistas recomendam comer a cada duas ou três horas.

Atheist

• Visitante
« Resposta #38 Online: 23 de Março de 2006, 21:14:01 »
Primeiro, como já comentei, essa dieta emagrece (é a famosa dieta do Dr. Atkins), mas sem saúde. A longo prazo os problemas são grandes.
Quais são os problemas?

Depende muito do organismo de cada um, mas vai desde problemas hepáticos e renais até coma.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 23 de Março de 2006, 22:25:30 »
Mas em decorrência do que?

isso vale também para aquela variante, a "south beach diet"? Eu não sei exatamente no que ela varia, então não sei se ajuda mencionar... se a do dr. Atkins corta totalmente os carboidratos, essa outra não, imagino que talvez seja isso. Em vez disso, parece que delimita tipos de carboidratos a serem evitados e os permitidos.

Atheist

• Visitante
« Resposta #40 Online: 23 de Março de 2006, 23:38:58 »
Mas em decorrência do que?

Sobrecarga renal e aumento de corpos cetônicos no sangue.

E aproveitando para corrigir, o aumento de corpos cetônicos no sangue causa acidose, não alcalose como escrevi antes.

isso vale também para aquela variante, a "south beach diet"? Eu não sei exatamente no que ela varia, então não sei se ajuda mencionar... se a do dr. Atkins corta totalmente os carboidratos, essa outra não, imagino que talvez seja isso. Em vez disso, parece que delimita tipos de carboidratos a serem evitados e os permitidos.

Aí acho que não. Não importa muito a fonte dos carboidratos, uma vez que apenas glicose, galactose e frutose são absorvidos. O que acontece é que alguns são digeridos no intestino de forma mais rápida que outros. No final, é a mesma coisa.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 24 de Março de 2006, 12:22:16 »
Uma vez só ? Ruim, independente da pessoa.

Valeu
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Britan

• Nível 01
  • *
« Resposta #42 Online: 28 de Março de 2006, 21:40:03 »
aposto que o artigo foi escrito por um  hipocondríaco

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!