algumas hipóteses:
Bem, existiram elefantes americanos, mas presumidamente extintos bem antes dessas civilizações.
Não sei se não seria talvez uma evidência indireta de "efeito lázaro", a persistência de uma espécie após a época que parecia estar extinta.
Talvez alguma espécie de queixada mais orelhuda
As orelhas dos próprios elefantes, por exemplo, aumentaram e diminuiram de tamanho durante a evolução. Presumivelmente teria a ver com orelhas maiores proporcionarem melhor dispersão de calor, e orelhas menores em um ambiente frio serem menos prováveis de gangrenar.
Por outro lado, isso é tão estilizado que tanto quanto pode ser um elefante, poderia ser também um gambá:
Existe também hoje uma espécie de gambá mais orelhuda, ainda não tanto esse objeto, mas mostra que as proporções variam.
Mas acho que mais provavelmente um tamanduá. Suspeito bastante de tamanduá por essas protuberânciazinhas misteriosas na parte superior do corpo. Poderia ser um tamanduá de pé, em pose de luta:
Elas parecem estar quebradas, não parecem?
Isso que parece o tronco do elefante, seria a cauda do tamanduá, que pode ser bem volumosa
Acho que faz mais sentido do que uma cabeça de elefante nessa posição; a cabeça do elefante não sai "para cima" do corpo, mas continua quase reta com o tronco.