essa é uma representação de Pacal, que é Maia
Maias são descendentes dos melecas - oops, digo, olmecas. Alguns acreditam que conviveram juntos em determinada época.
Quanto aos deuses negróides serem representações de deformidades ou enfermidades, isto não faz sentido algum! Por que endeusar figuras como estas?
A resposta pode estar na mitologia olmeca:
A civilização olmeca foi baseada na crença de um ou vários deuses jaguar. Algumas vezes esta divindade é representada como um Homem-Jaguar, em outras é apenas um jaguar (onça, em português) ou, tão somente seu rosto.
Acredita-se que as deformações cranianas, teriam sido inspiradas na face do jaguar. Sendo assim, os dentes incisivos superiores seriam arrancados e o lábio superior mutilado de forma a parecer um lábio de Jaguar.
O culto ao jaguar era tão forte no mundo olmeca que possivelmente teria dado origem a uma espécie de culto messiânico. O Bebê-Jaguar é uma figura de um bebê humano com feições de jaguar. Ele é sempre representado como sendo carregado por um dignatário homem, o que nos leva a crer que seu culto talvez fosse secreto e restrito a poucas pessoas da elite da zona metropolitana, além de nos possibilitar a dedução de que a sociedade olmeca teria sido patriarcal.
A pergunta é: por que endeusar a onça? Seria mesmo uma onça o que eles adoravam ou seria alguma civilização desconhecida (talvez negros...)?