(Luiz Dantas)Indo pela ordem:
- é necessário regulamentar leis e prescrições? Historicamente muitas comunidades mantém suas regras estabelecidas pelo costume, e não pelo direito escrito.
Se as regras foram codificadas graficamente ou se foram transmitidas oralmente é irrelevante.O que importa é que leis e prescriçôes sempre foram emitidas por líderes das comunidades,por xamâs ou feitiçeiros entre os povos primitivos.
- além disso, vida em comunidade estabelece regras, não o contrário
.
Nâo neguei este fato.Pelo contrário, se vc reler o que eu postei com mais atençâo notará que foi isto exatamente o que eu disse.
- você está falando de um ideal abstrato? Se não, quem exatamente não deve encarar regras como um empecilho à liberdade, e por que motivo? Objetivos não mudam a realidade efetiva do momento presente.
Estou me referindo à ideais que expressem positivamente uma necessidade factual básical da comunidade:coexistência simbiótica em detrimento de individualismo parasitário.A partir do momento em vivo em sociedade,tenho de me adaptar às condiçôes que propiciem uma coexistência pacífica e frutífera.
E eu nunca disse que havia uma elite de pessoas que nâo devem encarar regras
.Eu inclui todas as pessoas na obrigaçâo de responder à normas que regularizem a vida social
- leis são restrições. Podem ter a intenção de ajudar a preservar direitos outros, mas nem por isso deixam de ser elas próprias restrições de certos (supostamente outros e menos importantes) direitos.
Por tudo isso, considero sua mensagem excessivamente utópica.
Ora,leis nâo sâo restriçôes de direitos mas sim a condiçâo necessária para que haja direitos.Leis apenas determinam que uma pessoa adulta responsável deve zelar pela liberdade do semelahnte afim de que a sua própria liberdade seja respeitada.A restriçâo mencionada por vc é meramente o respeito que um ser humano deve ter com relaçâo à outro ser humano.Se eu nâo respeitar outro ser humano e os outros fizerem o mesmo, entâo a própria liberdade da sociedade humana se torna inviável.