Autor Tópico: Os nerds e o namoro  (Lida 7195 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Os nerds e o namoro
« Resposta #50 Online: 19 de Abril de 2011, 00:14:46 »
Por que ser nerd é sexy?

Os burros que me desculpem, mas inteligência é fundamental. Porém, tal qual estonteantes olhos azuis emoldurados por uma carinha de boneca, ou ser alto de ombros largos, infelizmente esta característica também vem do saco do seu pai e do útero da sua mãe. A genética não favorece a todos, nem na aparência e menos ainda nos dotes intelectuais. Entretanto, você não precisa estar fadado a ser o gordinho xerxelento e CDF, ou a mulher-fruta-asno o resto da vida, não. É puramente uma questão de saber se adaptar à demanda do ambiente.
Parafraseando o Alexandre Ottoni do Jovem Nerd que deu entrevista na Globo durante a Campus Party: hoje em dia, ser nerd é ser bem informado. Não poderia estar mais correto.

Foi-se o tempo em que computador, internet, celular, informações sobre o mundo, escrever e se expressar bem era coisa de nerd. Foi-se o tempo em que você podia escrever aXxIm aMiGuInHuUuU sem soar como um retardado (e esse tempo, amigo, chama-se ADOLESCÊNCIA, quando todo mundo é meio retardado, mesmo). Foi-se o tempo em que bastava saber as coreografias do É o Tchan pra arrasar nas festas. Nessa última década o zeitgeist mudou, e mudou rápido demais, pro meu assombro de quem começa a perceber que está ficando velha. Informações sobre qualquer assunto que você quiser estão ali, à distância de um clique do mouse. Matérias, artigos, jornais, seriados, filmes, documentários, vídeos, documentos diplomáticos secretos, etc etc etc. Tá tudo ali. Quem não se informa eu não sei se chamo de preguiçoso ou de burro.

- Mas Bel… que que isso tem a ver com “ser nerd”? Nerd não é aquele cara de óculos fundo de garrafa, anti-social, que normalmente cheira a Cheetos e sabe fazer robozinhos maneiros a partir de uma caixa de cotonetes e dois chicletes mascados?

Também já faz um tempo que esse conceito de nerd-perdedor foi desmistificado. Hoje você encontra nerds em bares, discutindo os últimos episódios encafifantemente confusos de Lost, e as possibilidades reais de viagem no tempo. Nerdinhos começam a jogar RPG com nerdinhas e logo tão ali, fazendo um hentai live-action na esquina. Nerds não são mais marginalizados socialmente, os virgens retraídos da turma; são simplesmente pessoas inteligentes e bem informadas sobre inúmeros e variados assuntos, de cultura pop underground à potencial ameaça de destruição do planeta -e quiçá do universo- que será a atividade do Large Hadron Collider (a.k.a O Primeiro e Único e Real Cavaleiro do Apocalipse Moderno).

Ouviu? “Pessoas inteligentes e bem informadas”. Qualquer pessoa mais lerda disfarça bem se souber o mínimo sobre o tema que está sendo discutido. O problema é que os mais lerdos só sabem o mínimo sobre Big Brother, novela, futebol e o novo show do Chiclete com Banana. Nada contra tais temas, mas quando seus conhecimentos se retêm APENAS nessa área, você fica pra trás no mundo. E eu não acho atraente uma pessoa que aceita apenas assistir a vida de camarote, satisfeita com o estilo de vida que a Rede Globo lhe transmite. Novamente: nada contra a emissora, mas quando você se pauta apenas por um canal de informação, aquilo ali passa a ser a sua verdade. É meio óbvio que gente que não questiona ou duvida vira gado. Pra onde arrebanham, elas vão, sem nem saber porque ou para onde estão indo. O que dizem ser maneiro e “estar na moda”, elas curtem. O senso crítico é asfixiado, o conhecimento é atrofiado e tem tanta cultura por aí taxada de “chata”, “ortodoxa” e… “coisa de nerd”.

Creio que já pude expor aqui que nerd não é exatamente o Sheldon do The Big Bang Theory. Aquilo lá nada mais é que uma paródia, um fetiche enlatado, um clichê elevado à décima potência a fim de gerar o efeito cômico na série. Porém existem, sim, algumas características comuns aos nerds reais e ao mais famoso nerd fictício da atualidade, a saber:

1. Inteligência acima da média;
Isso nunca foi sinônimo de ter um QI alto, ou memória eidética, ou notas altas na escola, nem de ser o CDF, apenas a capacidade de absorver, organizar e assimilar um novo conhecimento com mais facilidade.

2. Ser considerado estranho pelos gados;
Seja pelas piadinhas inteligentes que você faz e ninguém entende, seja pelo seu gosto musical ou suas roupas. ALGUMA COISA de estranho será facilmente visto pelos outros.

3. Incapacidade de compreender certos comportamentos dos gados;
COMO eles vêem graça em pular atrás de um caminhão tocando axé?
COMO eles compram livros do Paulo Coelho?
COMO eles conseguem acompanhar novela todo dia?
COMO eles vestem essa roupa-rosa-neon ridícula só porque “tá na moda”?
COMO eles acreditam que existe um Homem Bom e mágico que criou o mundo e os homens e tá lá em cima, só esperando você morrer pra te jogar nas chamas eternas do Homem Mau?

4. Conhecimento profundo sobre um (ou mais) assuntos;
Dificilmente um nerd não faz/não vai fazer/não fez faculdade, mas nem todo mundo na faculdade é nerd. Conhecimentos inúteis tipo o universo de Star Wars ou a Terra Média também conta.

5. Fanatismo por filmes e/ou séries e/ou quadrinhos e/ou games e/ou livros;
Na verdade, o fanatismo é por conhecimento, e esses itens nada mais são do que o ápice da expressão de pessoas mais inteligentes do que nós, e que merece ser prestigiado, se te causar interesse. ALGUMA COISA desses itens vai te causar interesse, o foda é aquele povo que não se interessa por nada além do que lhes é empurrado.

6. Falar, no mínimo, uma língua além da materna;
E nem tô falando de fluência, e sim entender o mínimo e o básico. O idioma não é apenas uma língua, carrega toda a cultura do povo consigo.
Aliás, espere por expressões em latim, francês, espanhol, inglês e qualquer outra que der na telha nesse blog. Já aviso logo de cara para não ser acusada de pedantismo posteriormente. Se você não entende, só lamento… abre o google aê. Sad but true.

7. Achar que está sempre certo, e discutir FEIO para provar tal.
… O que gera discussões geralmente enriquecedoras e interessantes, quando ambos os gladiadores conseguem manter o nível e a humildade de admitir um possível erro.

Exceto pelo último item que -admito- acho irritante até em mim, por que cargas d’água eu me interessaria em manter a minha volta pessoas de um nível inferior diferente? Eu cultuo o conhecimento, tenho tesão por discussões filosóficas, me masturbo pensando no Shakespeare, adoro encontrar pessoas que me acrescentam alguma coisa interessante. E, ainda assim, levo o estilo de vida mais porra-lôca que você puder imaginar. Elitismo radical (ou não), mas gente burra me dá asco, impaciência. Isso não é motivo para tratar mal o pobre do gado, mas birds of a feather flock together, né. O livre-arbítrio que o Homem Bom nos deu serve pra alguma coisa.

Resumidamente, são os motivos citados acima que me fazem ter tesão em gente nerd. Se você não achou esse texto longo, ou chato, ou confuso, é você mesmo que quero que nos leia sempre. Chegaê com seu XBox, War (de preferência aquele que vem com os bonequinhos), gibis e afins, e não esquece de trazer também uma caixa de cerveja. Já gelada, de preferência.

http://sernerdesexy.com.br/por-que-ser-nerd-e-sexy

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Chemistry

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 245
  • Sexo: Masculino
Re: Os nerds e o namoro
« Resposta #51 Online: 10 de Maio de 2011, 21:08:11 »
"... o nerd de hoje é o cara lindo de amanhã, o nerd de hoje é o bom marido de amanhã, garota escolha já seu nerd...'"

 :ok:
"O que me preocupa não é o grito dos maus,

é o silêncio dos bons."

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Os nerds e o namoro
« Resposta #52 Online: 18 de Julho de 2011, 18:50:16 »
Como namorar um nerd

Foram-se os tempos em que o nerd era só aquele gordinho espinhento que passava as noites de sábado jogando Super Mario e conversando com outros nerds no mIRC enquanto esperava os pais irem dormir para poder ver pornografia em paz. Não, amiga: ser geek está na moda e namorar um é melhor do que você pensa. Não só porque ele muito provavelmente vai contribuir para o bem estar financeiro do casal no futuro; pense também nos rios de dinheiro economizados com assistência técnica do computador. (Brincadeira, tá? Os geeks também amam.)


Steve Jobs e Bill Gates, evidentemente compartilhando histórias sobre ex-namoradas e rindo daquelas pobretonas.

Enfim. Se você, uma garota esperta e visionária, decidiu largar o cara bombado que conheceu na academia e investir num pouquinho de cérebro, ou se você simplesmente foi cativada pelo charminho geek que nós b33pers tanto amamos, leia este guia passo a passo para trazer um nerd adorável para sua vida.

A Caça

Amiga, o primeiro passo para conseguir o seu Sheldonzinho particular é marcar presença no ambiente natural dele: a Internet. Eu, particularmente, conheci o meu pelo Twitter: fuçar o perfil de pessoas aleatórias é divertido e às vezes rende boas amizades. Admito que eu já tinha feito isso com o geek em questão antes de conhecê-lo, mas ele estava muito ocupado namorando uma menina de cabelo verde (sério. De verdade). Mas um dia ela tingiu de azul e eles terminaram, ou seja, nunca desista. E o Facebook também está aí, assim como o Last.fm (“awn, nossa compatibilidade musical é tão grande…”) e, não sei, quem sabe fóruns de discussão e jogos online funcionem também. Sei lá, não sou nerd. Só não vá investir no Orkut, amiga, senão você corre mais risco é de reencontrar o bombado da academia.

Mas a vida real também existe: nerds não são vampiros, eles saem no sol. E você nem precisa ficar restrita a empresas de informática e faculdades exatóides: aqui mesmo no b33p temos vários representantes do Direito, por exemplo. O legal aí é que o curso deles deixa algum espaço para a vida, o que significa que eles terão tempo para te mimar um pouquinho também. Há b33pers solteiros, amigas, corram! (Só fiquem longe do Pedro Souza.)

A Conquista


Charme: como resistir?

Ok, você finalmente achou um nerdzinho para chamar de seu. Ou quase, porque o geek de hoje, consciente de não ser uma bolinha de banha fadada à virgindade eterna, não vai se jogar aos pés da primeira criatura do sexo feminino que se dignar a falar com ele. Não, senhora, aqui começa a parte divertida: a conquista.

Você pode e deve continuar usando as redes sociais para isso. Um RT ou um recadinho de vez em quando podem ir aproximando vocês – só não vá curtir tudo o que ele diz nem postar no seu blog que alguém tem o melhor abraço do mundo (que vontade de colocar um link aqui…), isso é meio vergonhoso.

E fique esperta: se você tem bom gosto, é possível que você não seja a única a mandar aqueeeeeela pergunta indiscreta no Formspring (isso ainda existe?). Conhecer a concorrência é bom, só não vá ter crise de ciuminho antes de começar a namorar. É chato (falo por experiência, amiga).

E na vida não internética? Ora, seja criativa, chame para tomar um café, ajudar nas palavras cruzadas, pergunte se deve comprar um iPad ou um Xoom (isso dá uma conversa longa, acredite), ou, se quiser apelar mesmo, chame para consertar sua Internet, jogar um jogo de tabuleiro na sua casa (Twister não, tá? É muito cedo, e nem é um tabuleiro) ou jogar Mario Kart: você pode ser a Peach e ele o Mario, olha que romântico. Feitos um para o outro.

A recompensa

Parabéns! Você seguiu meu passo a passo e finalmente conseguiu um Link para sua Zelda, um Leonard para sua Penny, um Wall-E para sua Eve, enfim… isso aí. E agora?

Uma coisa legal de fazer é mostrar que vocês não são tão diferentes assim, falando sobre as influências nerds que você, se não cresceu numa caverna, deve ter na sua vida. Eu, por exemplo, sou uma privilegiada e tive uma pérola do mundo dos games para atingir o coração do namorado: o cartucho de Phantasy Star que eu tenho no meu GBA rosa. Mas eu sei que você vai achar alguma coisa, amiga, nem que seja Pokémon.


Também temos em comum o amor pela alta gastronomia.

Não custa lembrar que os nerds, antes de serem nerds, são pessoas, com gostos que não necessariamente vêm apenas da Sony, da Nintendo e da Apple. Vocês podem achar outras coisas em comum: eu passei incontáveis tardes assistindo futebol e tomando cerveja com o Pedro (sim, meu lado caminhoneira foi determinante nesse ponto, mas né). É claro que você vai ter que fazer alguns sacrifícios, tipo assistir as duas trilogias de Star Wars num feriado só (true story). Mas pense em todas as coisas boas que seu geek querido vai trazer para a sua vida, e eu nem estou falando (só) de consultoria em informática gratuita. O meu, por exemplo, foi quem me obrigou convidou a fazer parte do b33p, e hoje eu sou mais feliz por isso (não estou sendo irônica, Pedro, juro!).

http://b33p.me/post/como-namorar-um-nerd/

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Os nerds e o namoro
« Resposta #53 Online: 18 de Julho de 2011, 23:17:53 »
Hahaha! Nice post. :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Os nerds e o namoro
« Resposta #54 Online: 19 de Julho de 2011, 09:11:06 »
Nem todo nerd gosta de jogos de computador e video games...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Os nerds e o namoro
« Resposta #55 Online: 19 de Julho de 2011, 13:09:21 »
Então não é um nerd de verdade!  :hmph:

[/escocês]
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!