Por que ser nerd é sexy?Os burros que me desculpem, mas inteligência é fundamental. Porém, tal qual estonteantes olhos azuis emoldurados por uma carinha de boneca, ou ser alto de ombros largos, infelizmente esta característica também vem do saco do seu pai e do útero da sua mãe. A genética não favorece a todos, nem na aparência e menos ainda nos dotes intelectuais. Entretanto, você não precisa estar fadado a ser o gordinho xerxelento e CDF, ou a mulher-fruta-asno o resto da vida, não. É puramente uma questão de
saber se adaptar à demanda do ambiente.
Parafraseando o Alexandre Ottoni do
Jovem Nerd que deu entrevista na Globo durante a Campus Party: hoje em dia, ser nerd é ser bem informado. Não poderia estar mais correto.
Foi-se o tempo em que computador, internet, celular, informações sobre o mundo, escrever e se expressar bem era
coisa de nerd. Foi-se o tempo em que você podia escrever aXxIm aMiGuInHuUuU sem soar como um retardado (e esse tempo, amigo, chama-se ADOLESCÊNCIA, quando todo mundo é meio retardado, mesmo). Foi-se o tempo em que bastava saber as coreografias do É o Tchan pra arrasar nas festas. Nessa última década o
zeitgeist mudou, e mudou rápido demais, pro meu assombro de quem começa a perceber que está ficando velha. Informações sobre qualquer assunto que você quiser estão ali, à distância de um clique do mouse. Matérias, artigos, jornais, seriados, filmes, documentários, vídeos, documentos diplomáticos secretos, etc etc etc. Tá tudo ali. Quem não se informa eu não sei se chamo de preguiçoso ou de burro.
- Mas Bel… que que isso tem a ver com “ser nerd”? Nerd não é aquele cara de óculos fundo de garrafa, anti-social, que normalmente cheira a Cheetos e sabe fazer robozinhos maneiros a partir de uma caixa de cotonetes e dois chicletes mascados?
Também já faz um tempo que esse conceito de nerd-perdedor foi desmistificado. Hoje você encontra nerds em bares, discutindo os últimos episódios encafifantemente confusos de Lost, e as possibilidades reais de viagem no tempo. Nerdinhos começam a jogar RPG com nerdinhas e logo tão ali, fazendo um
hentai live-action na esquina. Nerds não são mais marginalizados socialmente, os virgens retraídos da turma; são simplesmente pessoas inteligentes e bem informadas sobre inúmeros e variados assuntos, de cultura pop underground à potencial ameaça de destruição do planeta -e quiçá do universo- que será a atividade do Large Hadron Collider (a.k.a O Primeiro e Único e Real Cavaleiro do Apocalipse Moderno).
Ouviu? “Pessoas inteligentes e bem informadas”. Qualquer pessoa mais lerda disfarça bem se souber o mínimo sobre o tema que está sendo discutido. O problema é que os mais lerdos só sabem o mínimo sobre Big Brother, novela, futebol e o novo show do Chiclete com Banana. Nada contra tais temas, mas quando seus conhecimentos se retêm APENAS nessa área, você fica pra trás no mundo. E eu não acho atraente uma pessoa que aceita apenas assistir a vida de camarote, satisfeita com o estilo de vida que a Rede Globo lhe transmite. Novamente: nada contra a emissora, mas quando você se pauta apenas por um canal de informação, aquilo ali passa a ser a sua verdade. É meio óbvio que
gente que não questiona ou duvida vira gado. Pra onde arrebanham, elas vão, sem nem saber porque ou para onde estão indo. O que dizem ser maneiro e “estar na moda”, elas curtem. O senso crítico é asfixiado, o conhecimento é atrofiado e tem tanta cultura por aí taxada de “chata”, “ortodoxa” e… “coisa de nerd”.
Creio que já pude expor aqui que nerd não é exatamente o Sheldon do
The Big Bang Theory. Aquilo lá nada mais é que uma paródia, um fetiche enlatado, um clichê elevado à décima potência a fim de gerar o efeito cômico na série. Porém existem, sim, algumas características comuns aos nerds reais e ao mais famoso nerd fictício da atualidade, a saber:
1. Inteligência acima da média;Isso nunca foi sinônimo de ter um QI alto, ou memória eidética, ou notas altas na escola, nem de ser o CDF, apenas a capacidade de absorver, organizar e assimilar um novo conhecimento com mais facilidade.
2. Ser considerado estranho pelos gados;Seja pelas piadinhas inteligentes que você faz e ninguém entende, seja pelo seu gosto musical ou suas roupas. ALGUMA COISA de estranho será facilmente visto pelos outros.
3. Incapacidade de compreender certos comportamentos dos gados;COMO eles vêem graça em pular atrás de um caminhão tocando axé?
COMO eles compram livros do Paulo Coelho?
COMO eles conseguem acompanhar novela todo dia?
COMO eles vestem essa roupa-rosa-neon ridícula só porque “tá na moda”?
COMO eles acreditam que existe um Homem Bom e mágico que criou o mundo e os homens e tá lá em cima, só esperando você morrer pra te jogar nas chamas eternas do Homem Mau?
4. Conhecimento profundo sobre um (ou mais) assuntos;Dificilmente um nerd não faz/não vai fazer/não fez faculdade, mas nem todo mundo na faculdade é nerd. Conhecimentos inúteis tipo o universo de
Star Wars ou a Terra Média também conta.
5. Fanatismo por filmes e/ou séries e/ou quadrinhos e/ou games e/ou livros;Na verdade, o fanatismo é por
conhecimento, e esses itens nada mais são do que o ápice da expressão de pessoas mais inteligentes do que nós, e que merece ser prestigiado, se te causar interesse. ALGUMA COISA desses itens vai te causar interesse, o foda é aquele povo que não se interessa por nada além do que lhes é empurrado.
6. Falar, no mínimo, uma língua além da materna;E nem tô falando de fluência, e sim entender o mínimo e o básico. O idioma não é apenas uma língua, carrega toda a cultura do povo consigo.
Aliás, espere por expressões em latim, francês, espanhol, inglês e qualquer outra que der na telha nesse blog. Já aviso logo de cara para não ser acusada de pedantismo posteriormente. Se você não entende, só lamento… abre o google aê. Sad but true.
7. Achar que está sempre certo, e discutir FEIO para provar tal.… O que gera discussões geralmente enriquecedoras e interessantes, quando ambos os gladiadores conseguem manter o nível e a humildade de admitir um possível erro.
Exceto pelo último item que -admito- acho irritante até em mim, por que cargas d’água eu me interessaria em manter a minha volta pessoas de um nível
inferior diferente? Eu cultuo o conhecimento, tenho tesão por discussões filosóficas, me masturbo pensando no Shakespeare, adoro encontrar pessoas que me acrescentam alguma coisa interessante. E, ainda assim, levo o estilo de vida mais porra-lôca que você puder imaginar. Elitismo radical (ou não), mas gente burra me dá asco, impaciência. Isso não é motivo para tratar mal o pobre do gado, mas
birds of a feather flock together, né. O livre-arbítrio que o Homem Bom nos deu serve pra alguma coisa.
Resumidamente, são os motivos citados acima que me fazem ter tesão em gente nerd. Se você não achou esse texto longo, ou chato, ou confuso, é você mesmo que quero que nos leia sempre. Chegaê com seu XBox, War (de preferência aquele que vem com os bonequinhos), gibis e afins, e não esquece de trazer também uma caixa de cerveja. Já gelada, de preferência.
http://sernerdesexy.com.br/por-que-ser-nerd-e-sexy