Autor Tópico: Ceticismo não é cinismo ...  (Lida 7920 vezes)

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
Ceticismo não é cinismo ...
« Online: 13 de Abril de 2006, 19:28:48 »

por Wiston Wu

Essa afirmação é geralmente encontrada nas introduções ou sessões FAQ dos sites e livros céticos. Aqui está um exemplo do site da Sociedade Cética: (http://www.skeptic.com/faqs.html )

O que significa ser um cético? Algumas pessoas acreditam que o ceticismo é a rejeição de novas idéias, ou pior, Eles confundem cético com cínico. E pensam que os céticos são um grupo de curiosos ranzinzas, dispostos a não aceitar qualquer idéia que desafie o sistema vigente. Isso está errado. Ceticismo é uma avaliação temporárias das alegações. É a aplicação da razão a qualquer e a todas as idéias ainda não consagradas. Em outras palavras, ceticismo é um método, não uma posição.

O que os céticos não entendem é que o povo em geral não tem dúvida sobre o ceticismo como um conceito. O cinismo que as pessoas vêem no assim chamado ceticismo não é em função de incompreensão da palavra por si só, mas em função das palavras e ações cínicas das pessoas que se definem como céticos. Quando pseudo-céticos fazem afirmações cínicas tais como as dos argumentos apresentados neste artigo, eles transmitem aos outros um método de pensamento próximo do cínico, descartando tudo que não entendem ou não consideram possível. Daí é que vem a impressão. Cínicos que se escondem atrás da ciência e do ceticismo freqüentemente revelam seu cinismo através de suas palavras. Metodologias de pensamento, sistema fechado de crenças, e afirmativas dogmáticas. As táticas, seis, comuns e imperfeitas descritas no início desse artigo são o tipo de coisa que dão aos outros a impressão de cinismo. Por isso é que mesmo céticos bem conhecidos e lideres de grupos de céticos são tidos como cínicos, incluindo James Randi (o famoso mágico, autor, desmistificador e inimigo de Uri Gelller), Michael Shermer (editor do Skeptic magazine), Joe Nickell (um dos lideres da CSICOP), Martin Gardner (desmistificador de paranormais), Susan Blackmore (Professora da Universidade de Psicologia de Londres e proponente da hipótese do cérebro agônico de NDE) etc. Essas pessoas usam métodos fechados de pensamento para descartarem dados que não se encaixam em suas hipóteses, as quais são repletas de afirmações retiradas de seus livros e artigos. Além disso, esses céticos de mente fechada são os que realmente confundem seu próprio cinismo com o verdadeiro ceticismo.

É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Ceticismo não é cinismo ...
« Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2006, 22:48:44 »

Essa afirmação é geralmente encontrada nas introduções ou sessões FAQ dos sites e livros céticos. Aqui está um exemplo do site da Sociedade Cética: (http://www.skeptic.com/faqs.html )

O que significa ser um cético? Algumas pessoas acreditam que o ceticismo é a rejeição de novas idéias, ou pior, Eles confundem cético com cínico. E pensam que os céticos são um grupo de curiosos ranzinzas, dispostos a não aceitar qualquer idéia que desafie o sistema vigente. Isso está errado. Ceticismo é uma avaliação temporárias das alegações. É a aplicação da razão a qualquer e a todas as idéias ainda não consagradas. Em outras palavras, ceticismo é um método, não uma posição.

Até aqui, tudo OK.

O que os céticos não entendem é que o povo em geral não tem dúvida sobre o ceticismo como um conceito.

Errado. O povo em geral tem uma visão estereotipada dos céticos, como sendo cientistas ranzinzas que negam qualquer idéia revolucionária. Raramente um leigo sabe que o ceticismo é um conceito.

O cinismo que as pessoas vêem no assim chamado ceticismo não é em função de incompreensão da palavra por si só, mas em função das palavras e ações cínicas das pessoas que se definem como céticos.

Cinismo é quando alguém pratica atos imorais, obscenos, ou algo similar. Que tipo de atitude os céticos em geral praticam que os tornam cínicos?

Quando pseudo-céticos fazem afirmações cínicas tais como as dos argumentos apresentados neste artigo, eles transmitem aos outros um método de pensamento próximo do cínico, descartando tudo que não entendem ou não consideram possível.

Desde quando descartar tudo o que não considera-se possível virou cinismo? Isso é exatamente a ação do ceticismo! O ceticismo é uma posição defensiva que visa exigir dados relevantes para se alterar um conceito amplamente aceito, justamente para que se melhore tal conceito. Só porque não aceitamos os espíritos como sendo verdade, não nos tornamos cínicos. Precisamos de mais dados sobre eles: dados estes que os próprios espíritas se recusam a fornecer, usando-se das desculpas mais esfarrapadas.

Cínicos que se escondem atrás da ciência e do ceticismo freqüentemente revelam seu cinismo através de suas palavras. Metodologias de pensamento, sistema fechado de crenças, e afirmativas dogmáticas.

Isso simplismente não existe no ceticismo. Céticos não aceitam dogmas, nem crenças e nem axiomas. E é por isso que as pessoas acham que a maioria dos céticos são cínicos: não aceitar certas crenças os tornam “imorais”.

As táticas, seis, comuns e imperfeitas descritas no início desse artigo são o tipo de coisa que dão aos outros a impressão de cinismo.

Você quem está dizendo. São afirmações das quais eu não concordo.

Por isso é que mesmo céticos bem conhecidos e lideres de grupos de céticos são tidos como cínicos, incluindo James Randi (o famoso mágico, autor, desmistificador e inimigo de Uri Gelller), Michael Shermer (editor do Skeptic magazine), Joe Nickell (um dos lideres da CSICOP), Martin Gardner (desmistificador de paranormais), Susan Blackmore (Professora da Universidade de Psicologia de Londres e proponente da hipótese do cérebro agônico de NDE) etc.

São tidos como cínicos porque o povão considera cínico qualquer um que não acredita em Deus. Simples assim. Nâo tem nada a ver com o método cético ser falho ou não.

Essas pessoas usam métodos fechados de pensamento para descartarem dados que não se encaixam em suas hipóteses, as quais são repletas de afirmações retiradas de seus livros e artigos. Além disso, esses céticos de mente fechada são os que realmente confundem seu próprio cinismo com o verdadeiro ceticismo.

Se um cético não duvidar de uma hipótese nova, simplismente não estará sendo cético. Toda e qualquer afirmação nova precisa ser comprovada antes de ser aceita. Para isso existem testes e provas e até que se consigam os resultados destes, não há motivo algum para se mudar de opinião.

VideoMaker, pense o que quiser da gente. Mas pense melhor antes de escrever ou colar um texto. É simplismente irritante ver o quanto você é ignorante quanto a certos assuntos. Não precisamos de um crente com um bloco de cerâmica no lugar do cérebro postando artigos de conteúdo duvidoso, dizendo que a gente está errado em não aceitar suas crenças.

Quer fazer a diferença? Por que não se junta a nós e organiza um experimento que mostre que sua crença é real e que os espíritos existem de verdade? Entre em contato com os centros espíritas, agende reuniões com médiuns, etc. Nâo estamos simplismente recusando a acreditar na sua crença: nós não acreditamos em crença nenhuma!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #2 Online: 13 de Abril de 2006, 22:55:07 »
O autor raciocina que o cético deve considerar qualquer hipótese como válida até prova em contrário. Eu já acho que uma hipótese deve ter um mínimo de evidência para ser considerada como válida.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 13 de Abril de 2006, 23:25:10 »
O autor raciocina que o cético deve considerar qualquer hipótese como válida até prova em contrário. Eu já acho que uma hipótese deve ter um mínimo de evidência para ser considerada como válida.
O autor acha que para sermos céticos, não devemos ser céticos. :/
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Abril de 2006, 00:16:13 »
...céticos de mente fechada...

Isso é que é um exemplo perfeito de paradoxo!

Ou se é uma coisa, ou se é outra. As duas não se bicam.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #5 Online: 14 de Abril de 2006, 00:22:43 »
Citação de: HSette
Isso é que é um exemplo perfeito de paradoxo!
Ou se é uma coisa, ou se é outra. As duas não se bicam.
Mas esse é um raciocínio comum entre os "céticos-que-fazem-viagem-astral" do orkut. Consideram que o verdadeiro cético considera toda e qualquer bobagem como possível e que só devem descartar essa possibilidade se puderem provar que ela é falsa.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Abril de 2006, 00:28:29 »
Já procuraram por referências do autor?  :hein:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Abril de 2006, 00:29:57 »
Alias... Já clicaram no link????  :hein: :wink:

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #8 Online: 14 de Abril de 2006, 00:33:05 »
Já procuraram por referências do autor?  Hein?
Alias... Já clicaram no link????  :hein: :wink:
Nem me interessei. Em relação ao link, já, mas aqui não funcionou.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Abril de 2006, 00:39:24 »
Curioso, não?  :hein:

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #10 Online: 14 de Abril de 2006, 01:00:45 »
Videomaker coipou os pedaços dos textos lá...

O site está fora de ar.

Poderão ver o cache Googleiro:

Existe Espírito

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #11 Online: 14 de Abril de 2006, 01:01:42 »
Curioso, não?  :hein:
Não se você já conhecesse o videomaker...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 14 de Abril de 2006, 03:51:41 »
Eu não me canso de me surpreender com a vontade de certas pessoas, principalmente no Espiritismo, de reduzir a verdade científica a uma questão de vontade política.  Chega a parecer que se a comunidade científica não fosse tão cética nós todos seríamos capazes de voar...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

APODman

• Visitante
« Resposta #13 Online: 14 de Abril de 2006, 08:41:57 »

Este é um procedimento que agrada muito aos espíritas com suas evidências anedotas: "In dubio pro reu"

[ ]´s

ukrainian

• Visitante
« Resposta #14 Online: 14 de Abril de 2006, 10:26:24 »
Em tempo: Cinismo não se refere ao cinismo de significado popularesco, e sim à escola filosófica chamada Cinismo, fundada por Antistenes.

E eu não discordo do texto.
« Última modificação: 14 de Abril de 2006, 10:28:22 por Ukrainian »

APODman

• Visitante
« Resposta #15 Online: 14 de Abril de 2006, 10:38:46 »
Não se trata de discordância do texto mas do uso que o Video propõem a ele

[ ]´s

ukrainian

• Visitante
« Resposta #16 Online: 14 de Abril de 2006, 10:40:33 »
Um adendo: Não se deve confundir ceticismo filosófico, uma corrente da filosofia grega, com ceticismo científico, utilizado como uma forma prática de comprovação de uma tese ou teoria. O autor do tópico tenta criticar o segundo, utilizando-se da definição do primeiro.
« Última modificação: 14 de Abril de 2006, 10:43:17 por Ukrainian »

ukrainian

• Visitante
« Resposta #17 Online: 14 de Abril de 2006, 10:56:46 »
Interessante texto que encontrei no Wikipedia:

Ceticismo científico

O ceticismo científico tem relação com ceticismo filosófico, mas eles não são identicos. Muitos cientistas e doutores que são céticos quanto às demonstrações paranormais não são adeptos do ceticismo filosófico clássico. Quando críticos de controvérsias científicas ou paranormalidades são ditos céticos, isto se refere apenas à postura cética científica adotada.

O termo cético é usado atualmente para se referir a uma pessoa que tem uma posição crítica em determinada situação, geralmente por empregar princípios do pensamento crítico e métodos científicos (ou seja, ceticismo científico) para verificar a validade de idéias. Os céticos vêem a evidência empírica como importante, já que ela provê provavelmente o melhor modo de se determinar a validade de uma idéia.

Apesar de o ceticismo envolver o uso do método científico e do pensamento crítico, isto não necessariamente significa que os céticos usem estas ferramentas constantemente ou simplesmente achem que existe evidência de sua crença.

Os céticos são freqüentemente confundidos com, ou até mesmo apontados como, cínicos. Porém, o criticismo cético válido (em oposição a arbitrárias ou subjetivas dúvidas sobre uma idéia) origina-se de um objetivo e metodológico exame que geralmente é consenso entre os céticos. Note também que o cinismo é geralmente tido como um ponto de vista que mantém uma atitude negativa desnecessária acerca dos motivos humanos e da sinceridade. Apesar de as duas posições não serem exclusivas mutuamente e céticos também poderem ser cínicos, cada um deles representa uma afirmação fundamentalmente diferente sobre a natureza do mundo.

Os céticos científicos constantemente recebem também, acusações de terem a "mente fechada" ou de inibirem o progresso científico devido a suas exigências de evidências materiais. Contudo, tais críticas são, em sua maioria, provenientes de adeptos de disciplinas denominadas pseudociência, paranormalidade e espiritualismo, cujas visões não são adotadas ou suportadas pela ciência convencional. Segundo Carl Sagan, cético e astrônomo, "você deve manter sua mente aberta, mas não tão aberta que o cérebro caia".

Um debunker é um cético que combate idéias falsas e não-científicas. Alguns dos mais famosos são: James Randi, Basava Premanand, Penn and Teller and Harry Houdini. Muitos debunkers se tornam controversos, porque eles custumam exprimir opiniões contundentes e tendem a comentar sobre assuntos que possuem o potencial de ofender valores pessoais, como religião e crenças em geral.

Críticos dos debunkers dizem que suas conclusões estão cheias de interesse próprio e que são cruzados e crentes com uma necessidade de certeza e estabilidade. Entretanto, chamados por eles a comprovar cientificamente suas teorias e alegações, a grande maioria dos críticos os evita.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ceticismo

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 14 de Abril de 2006, 11:20:46 »
Os céticos científicos constantemente recebem também, acusações de terem a "mente fechada" ou de inibirem o progresso científico devido a suas exigências de evidências materiais. Contudo, tais críticas são, em sua maioria, provenientes de adeptos de disciplinas denominadas pseudociência, paranormalidade e espiritualismo, cujas visões não são adotadas ou suportadas pela ciência convencional.

Esse ponto me parece importante. Muitos ataques vêm por esse flanco.

Ocorre que sem uma postura cética, os alicerces para o avanço científico se tornam frouxos. Há inúmeros exemplos disso na história do conhecimento humano.
Não adianta nada avançar a todo custo e ver tudo ruir mais na frente. É uma grave fonte de descrédito.

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #19 Online: 14 de Abril de 2006, 11:41:20 »
Eu não me canso de me surpreender com a vontade de certas pessoas, principalmente no Espiritismo, de reduzir a verdade científica a uma questão de vontade política. Chega a parecer que se a comunidade científica não fosse tão cética nós todos seríamos capazes de voar...

É... As pessoas em geral têm a tendência de encarar a ciência como mais um conjundo de dogmas criados arbitrariamente, como se fosse uma outra religião.
Não está certo, por exemplo, falar "a ciência está ou não está com a verdade". A ciência é o mais próximo da verdade que nós podemos chegar...

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #20 Online: 14 de Abril de 2006, 17:08:57 »

[ ]´s

Apodman o texto é para ser discutido e debatido e questionado mesmo , por incrivel que pareça , aprecio muito quando a opinião cetica é posta !
 E opinião contrarias são vistas .

ps . tu tá gordinho em cara !

APODman

• Visitante
« Resposta #21 Online: 14 de Abril de 2006, 17:12:00 »

[ ]´s

Apodman o texto é para ser discutido e debatido e questionado mesmo , por incrivel que pareça , aprecio muito quando a opinião cetica é posta !
 E opinião contrarias são vistas .

Hmmmm, hmmmm, hmmmmm  :D

ps . tu tá gordinho em cara !

Excesso de ectoplasma  :D

[ ]´s

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #22 Online: 14 de Abril de 2006, 17:16:53 »

[ ]´s

Cara então tu morreu . inter.
 Seria o programa então , O centro é seu !!!! :hihi:

APODman

• Visitante
« Resposta #23 Online: 14 de Abril de 2006, 17:20:21 »

[ ]´s

Cara então tu morreu . inter.
 Seria o programa então , O centro é seu !!!! :hihi:

:hihi:

ps: Cara, nem aqui vc consegue quotar  :D 

[ ]´s

:hihi:

[ ]´s

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 14 de Abril de 2006, 22:30:40 »
VideoMaker, pega leve.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!