E mais, vcs que estao falando de desemprego.
A falta de educacao fndamental boa prejudica a empregabilidade da pessoa de diversas maneiras. Nao so a falta dela incapacita a pessoa pra exercer funcoes simples, quanto que vao cobrar cada vez uma formacao academica mais extensa das pessoas, e nao tem quem consiga manter esse ritmo - o que piora ainda mais a situacao dos primeiros.
Tenho uma amiga morando na europa cujo amigo desistiu da fac pra ir ser marceneiro. Sei la, um biologo e um marceneiro ambos sao importantes, e la eles nao dao tanto valor a ser doutor como nos aqui. Acho sim que tem que ter universidade publica para todos, mas isso nao devia ser uma coisa que vc necessariamente precisa se quiser viver bem e ter familia e tal. Universidade eh pra quem quer estudar e pesquisar, nao pra quem quer emprego. A gente precisa se especializar nas coisas porque eh o que exigem de nos hoje (e esse eh assunto para outro dia, mas eu tbm SOY CONTRA!) mas porra, vai fazer curso profissionalizante, tipo as fatec.
Hoje em dia pedem superior ate para trabalhar no almoxarifado, porque supoe-se que uma pessoa que tenha nivel superior tenha tido um bom ensino fundamental ou entao tenha conseguido melhorar de la pra ca. Tbm por isso eh importante uma educacao basica de qualidade - nao estou dizendo como colegio da Bahia e os 50 livros de Historia porque isso nem graduando le.
Meus pais dizem que na epoca deles tinha extensao no ensino medio, para nao so magisterio (o que eh uma cagada: tinha um professor que dizia que a gente fazia tanta merda nas contas por causa das "tias") mas tbm para ser secretario e laboratorista. Se houvesse iniciativas no sentido de haver mais curso profissionalizante publico, seria legal. Ate onde eu sei, os cursos do Senac sao bem conceituados - mas sao particulares.