Gui, eu estou prestes a receber um pre-projeto de uma pesquisa sobre a Demanda. Eh um assunto bem mais legal do que parece, apesar de nao me atrair. Assim que eu tiver ele aqui, posso te encaminhar. O autor eh um medievalista cultissimo e AUSTRIACO e ai de mim se um dia ele encontra o CC. Vou inclusive perguntar da fonte pra ele.
Entao, pelo que eu entendi sobre a Q eh o seguinte: de acordo com a wikipedia "Q" vem de Quelle, entao "fonte Q" eh redundancia.

SUPONDO que exista tal coisa como problema sinoptico.
Eh uma TEORIA UNIFICADORA (yeah!) que poderia explicar a semelhanca entre os evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas. Imagino que se conseguissemos provar que NAO existe Q, entao teriam vcs um bom argumento pra historicidade de Jesus - porque fonte eh fonte, seja Jesus ou alguem que escreveu/inventou sobre ele - , mas infelizmente isso eh impossivel. Pareceu-me que essa coisa de Q eh desculpa, coisa de positivista querendo demonstrar que nao ha alternativa senao uma fonte comum, e a fonte comum "mais provavel" seria o Proprio (e inventariam uma teoria Z pra tentar demonstrar isso posteriormente).
Eu achei mais plausivel Mateus ser fonte dos outros dois. Nao dah nem pra culpar concilio e reescritura. Nao entendo nada disso e vcs sabem, mas nessa hora que venha Ockham. Mesmo que isso nao destrua inteiramente a possibilidade de haver um Jesus - afinal, reduzimos animalmente o numero de fontes e nisso nao dah mais pra apelar - nao significa que ele seja tudo que dizem, e eu tenho ca umas filosofias pra colocar na mesa. Sem mais.