Autor Tópico: COMO ENCONTRAR UM PROBLEMA?  (Lida 3787 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: COMO ENCONTRAR UM PROBLEMA?
« Resposta #25 Online: 26 de Abril de 2006, 18:41:20 »
Ô Michele, vocÊ não precisa afuguentar todas as meninas que aparecem no fórum só pra conseguir o posto de FÊmea Alpha daqui... :?

rizk

• Visitante
« Resposta #26 Online: 26 de Abril de 2006, 22:32:57 »
achei que tinha deixado claro que estes nao sao meus objetivos e motivos, seu comentario me parece um completo disparate. mas whatever. 

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 26 de Abril de 2006, 22:50:01 »
seu comentario me parece um completo disparate
Tsc, a gente nao pode mesmo deixar de por smile :?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 27 de Abril de 2006, 01:11:27 »
Pelo visto, o problema já foi encontrado!
 :histeria: :histeria: :histeria:

Brincadeirinha, hein.  :ok:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Gaia

• Nível 02
  • *
« Resposta #29 Online: 06 de Maio de 2006, 17:54:53 »
Desculpa RIZK, mas ando um pouco atarefada, consegui orientador e já estou trabalhando na monografia, e o problema acho que já encontrei, só não sei por quanto tempo! Depois poderemos conversar melhor. mas gostei dessa sua briga com a ALLANNNIS, se precisar de mediador, estou a disposição
obs: fiquei curiosa, OQUE É FONTE Q?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 06 de Maio de 2006, 18:06:42 »
cara, que porra é essa?

aliás, quero largar a faculdade e virar dono de casa, lavar pratos e ser sustentado.
quem conhecer alguma interessada me fale. :)
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 06 de Maio de 2006, 18:13:07 »
putz! eu tenho vocação por gostar de enigmas obscuros, mesmo...

O lance é o seguinte: Não tem a Bíblia? Não tem os evangelhos? Não tem os 3 priemeiros, os tais dos sinópticos? Não lembro agora quem, mas um alemão conjecturou uma vez se Mateus e Lucas não teriam derivado seu material em comum de um documento utilizado pela igreja primitiva que ele chamou de Q (fonte em alemão começa com Q). O resto eles teriam "chupado" do de Marcos e de fontes próprias. (o autor de Lucas alega ter entrevistado testemunhas oculares, algo assim, acho)

Nos manuscritos do mar morto foi descoberto outro evangelho outro dia que também tem um monte em comum com os sinópticos e também teria possivelmente "bebido" de Q. Ele não continha narrativas da vida de Jesus, só aforismos e mensagens tipo Sermão da Montanha.

Eu considero fascinante a busca pela fonte Q, e acho que ela tem, tipo assim, TUDO-A-VER com a busca pela historicidade de Jesus. Isso pra mim é mil vezes mais legal que a busca pelo santo Graal, por exemplo, que é só um artefatozinho que não vai acrescentar nada (esqueçam o Código da20, por favor!)
« Última modificação: 06 de Maio de 2006, 18:16:21 por Guinevere »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 06 de Maio de 2006, 18:17:47 »
ah, um linkinho sempre ajuda: http://en.wikipedia.org/wiki/Q_document

AllannniS

• Visitante
« Resposta #33 Online: 06 de Maio de 2006, 18:25:24 »
é, esses dias ouvi uma historia sobre a fonte Q...
muitissimo interessante, qualquer hr dessas te conto guine, no msn...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #34 Online: 06 de Maio de 2006, 21:13:34 »
Eu tenho um tema legal sobre o Egito Antigo mas não vou contar por que um dia quero fazer história e assim você pode roubar a originalidade da minha tese  ...

Mas eu recomendo um livro que pode ajudar muito você. História Natural das Religiões. Autor: David Hume. Ele faz um paralelo entre monoteismo e politeismo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

rizk

• Visitante
« Resposta #35 Online: 07 de Maio de 2006, 02:36:09 »
Eu sou uma historiadora MODERNA haha, aparentemente vou ficar com a reforma protestante. Pode falar do Egito Antigo e da Universal aa vontade, garotada. A gente pode montar um clube de pesquisa de historia da religiao no futuro e publicar juntos, sensacional.

Gaia, me contaaaa estou curiosa. Moderacao eh sempre bem vinda quando eu me encontro envolvida, apesar de eu ser normal. Enfim, valeu, mas aparentemente o assunto ja acabou, espero eu; e, se eu fosse a alanis, esperaria eu igualmente. :D

Amon, Hume eh passee, estudo da religiao eh com o Weber. Lavaria cueca e etc.  :D

Bruno, minha melhor amiga topa. O sonho dela eh ter cafe da manha na cama e pantufas e jantar depois que chegar do lab. Alem disso, ela eh gatissima e equilibrada. Recomendo?

Gui, vou dar uma olhada no material e ver o que acho.

rizk

• Visitante
« Resposta #36 Online: 07 de Maio de 2006, 03:11:02 »
Gui, eu estou prestes a receber um pre-projeto de uma pesquisa sobre a Demanda. Eh um assunto bem mais legal do que parece, apesar de nao me atrair. Assim que eu tiver ele aqui, posso te encaminhar. O autor eh um medievalista cultissimo e AUSTRIACO e ai de mim se um dia ele encontra o CC. Vou inclusive perguntar da fonte pra ele.

Entao, pelo que eu entendi sobre a Q eh o seguinte: de acordo com a wikipedia "Q" vem de Quelle, entao "fonte Q" eh redundancia. :lol:

SUPONDO que exista tal coisa como problema sinoptico.
Eh uma TEORIA UNIFICADORA (yeah!) que poderia explicar a semelhanca entre os evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas. Imagino que se conseguissemos provar que NAO existe Q, entao teriam vcs um bom argumento pra historicidade de Jesus - porque fonte eh fonte, seja Jesus ou alguem que escreveu/inventou sobre ele - , mas infelizmente isso eh impossivel. Pareceu-me que essa coisa de Q eh desculpa, coisa de positivista querendo demonstrar que nao ha alternativa senao uma fonte comum, e a fonte comum "mais provavel" seria o Proprio (e inventariam uma teoria Z pra tentar demonstrar isso posteriormente).

Eu achei mais plausivel Mateus ser fonte dos outros dois. Nao dah nem pra culpar concilio e reescritura. Nao entendo nada disso e vcs sabem, mas nessa hora que venha Ockham. Mesmo que isso nao destrua inteiramente a possibilidade de haver um Jesus - afinal, reduzimos animalmente o numero de fontes e nisso nao dah mais pra apelar - nao significa que ele seja tudo que dizem, e eu tenho ca umas filosofias pra colocar na mesa. Sem mais.

Offline Gaia

• Nível 02
  • *
« Resposta #37 Online: 27 de Maio de 2006, 23:07:50 »
oi gente desculpa o meu sumiço, mas não é falta de atenção não, é falta de tempo mesmo, pois estou estgiando em sala de aula e preciso preparar as minhas aulas. Isso dá um trabalho! Mas espero ao menos ter um retorno!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!