Autor Tópico: Corpos Incorruptos  (Lida 19409 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Francielly Pierri

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 375
  • Sexo: Feminino
  • This is the way the world ends!
Corpos Incorruptos
« Online: 16 de Abril de 2006, 12:48:10 »
Estava assistindo a reprise do programa SuperPop na redeTV sobre o treciro Segredo de Fátima. Estavam alguns pastorecos e o ilustre Pe. Quevedo ("... que me dobrem o dedo ... ") e o Daniel Sottomaior.

Conversa vai conversa vem e falam em corpos incorruptos, supostos corpos de Santos que não se deterioraram, segundo Quevedo, um milagre para mostrar que Deus existe e a força de todo seu poder  :umm:. Pesquisei e notei em algumas fotos que são corpos que permaneceram fechados em caixões, imagino que com ausencia de oxigênio ou com pouquissimo oxigênio, ou seja, condições que contribuiram para sua conservação.

Mas ainda possuo dúvidas a respeito.

Alguém tem mais informações sobre o assunto???

 :?:


Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2006, 12:58:10 »
Pela rapida pesquisade q dei no google, s o corpo estiver em condições ideias, as chances dele não se deteriorar são boas.

só estar num local, com pouco oxigenio, sem humidade...

APODman

  • Visitante
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2006, 13:44:48 »
Citar

Corpos venerados

O Vaticano pede ajuda aos cientistas para desvendar os mistérios das múmias de santos e beatos
Um caixão de bronze e vidro irromperá na Praça São Pedro durante a missa que o papa João Paulo II deverá rezar em 3 de junho, o domingo de Pentecostes. Milhares de fiéis terão a chance de ver e venerar o cadáver preservado do papa João XXIII, morto em 1963. O corpo, atestam legistas e autoridades eclesiásticas, permanece intacto. Mantém até o sorriso que rendeu ao pontífice o apelido de Papa Bom. "O rosto está perfeito, com os olhos fechados, a boca ligeiramente aberta e seus traços peculiares", ressaltou um relatório divulgado há dois meses pela Santa Sé.

O corpo estava enterrado há 38 anos no subsolo da Basílica de São Pedro, cripta que abriga vários papas. O túmulo de João XXIII, um dos mais populares chefes da Igreja em todos os tempos, era também um dos mais visitados. Para facilitar o culto ao antecessor, João Paulo II decidiu transferir os restos mortais para uma capela, a de São Jerônimo, no interior da Basílica. Em janeiro, os legistas retiraram o esquife e abriram os três ataúdes, dois de madeira e um de chumbo, que guardaram o corpo por quase quatro décadas. Surpreenderam-se com o impressionante estado de conservação.

Legistas que estudaram o cadáver garantem: a ciência tem como explicar o fenômeno. João XXIII não foi embalsamado, mas, logo após a morte, seu corpo foi banhado em substâncias químicas para se manter em bom estado durante os cinco dias de cerimônias fúnebres. "O oxigênio não podia entrar no ataúde de chumbo, o que impediu o apodrecimento", diz Vincenzo Pascali, legista da Universidade Católica de Roma. "Isso não autoriza comentários sobre causas sobrenaturais." O secretário-geral do Vaticano, cardeal Ângelo Sodano, evitou falar em milagre. Mas se declarou emocionado: "Foi uma grata surpresa ver o rosto de uma pessoa querida depois de tantos anos".

A Igreja, que em outros tempos classificaria o fenômeno como algo sobrenatural, hoje prefere dar ouvidos aos cientistas. Nos últimos 15 anos, a Santa Sé patrocinou investigações em dezenas de corpos de santos e beatos que se mantêm íntegros há séculos. Expostas em igrejas, múmias sagradas alimentam a fé de multidões de fiéis. Tornaram-se conhecidas na Idade Média como "incorruptíveis" por desafiar o tempo e as leis da natureza.

A parceria entre cientistas e teólogos identificou a intervenção do homem em muitos eventos atribuídos à graça divina. O caso mais curioso é o da santa italiana Margaret de Cortona, morta em 1297 e venerada como padroeira das ex-prostitutas. Adolescente pobre, tornou-se, aos 17 anos, amante de um negociante muito rico. Viveram juntos por uma década e tiveram um filho, para escândalo do vilarejo. Apesar dos apelos de Margaret, o amante jamais aceitou casar-se com ela. O caso estancou com um trágico ponto final: ele foi assassinado por um bandido.

Margaret enxergou um "sinal de Deus" na tragédia. Segundo os registros da Igreja, ela se converteu e decidiu devotar a vida aos pobres. O corpo da santa está exposto numa tumba gótica na catedral de Cortona, província da Toscana. Por séculos, fiéis veneraram o cadáver como um sinal de santidade. A pedido do Vaticano, o legista italiano Ezio Fulcheri, professor da Universidade de Gênova, examinou o corpo preservado. Bastou despi-la para ver os sinais de manipulação. Incisões nas coxas, na barriga e no peito denunciavam os pontos usados para injetar conservantes. Mais tarde, Fulcheri debruçou-se sobre documentos da Igreja. Descobriu que Margaret fora mumificada a pedido dos fiéis. A verdade se perdeu no tempo. A lenda ficou.

Pesquisas encomendadas pela Santa Sé identificaram intervenções nada sobrenaturais em outros ícones. Todos eram santos e beatos cultuados nas províncias italianas de Úmbria e da Toscana. Viveram entre os séculos XIII e XV, como Santa Clara de Montefalco, São Bernardino de Siena, Santa Catarina de Siena e Rita de Cássia, santa das causas impossíveis. Devotos diligentes se incumbiram de preservar os restos, mas, em certos casos, não se contentaram com isso.

Santa Clara de Montefalco, por exemplo, teve o corpo dissecado pelas freiras da congregação a que pertencia. "Se procuram a cruz de Cristo, encontrarão o sofrimento do Senhor em meu coração", costumava dizer a santa. As religiosas levaram a mensagem a sério. Após a morte, remexeram as vísceras de Clara à procura de sinais sagrados. Recolheram três cálculos da vesícula, supostos símbolos da Santíssima Trindade. Também enxergaram Jesus crucificado numa mancha do coração, guardado num relicário.

A ciência, contudo, não consegue explicar a conservação de todos os santos mumificados. O caso mais intrigante é o de Santa Zita (1218-1278), que viveu em Lucca, na Itália. Ela foi um exemplo de bondade. Dormia no chão, depois de ter cedido a própria cama a uma mulher pobre. Também jejuava para doar comida aos famintos. Quando morreu, foi sepultada numa cova comum. Exumado três séculos depois, seu corpo estava completo e intacto. Sem nenhum sinal de manipulação. Permanece assim até hoje, passados mais de 700 anos. "É uma bela múmia", diz o legista italiano Gino Fornaciari, da Universidade de Pisa, que já examinou vários "incorruptíveis".

Como Santa Zita, o corpo de santos como Ubaldo de Gubbio e Savina Petrilli se mantém conservado sem explicações científicas convincentes. Especialistas acreditam que as condições climáticas existentes no interior das igrejas, onde a maioria dos "incorruptíveis" foi sepultada, podem explicar o fenômeno. "A temperatura nas igrejas é baixa e há pouca variação entre o inverno e o verão", observa o médico Ezio Fulcheri, legista da Universidade de Gênova.

Ao estudar as múmias veneradas, Fulcheri conseguiu desvendar a origem do culto. O costume de sepultar santos em igrejas remonta à decisão do imperador romano Constantino, que no século IV ergueu uma catedral no lugar em que São Pedro fora enterrado. Fulcheri suspeita que o tratamento do corpo de Cristo com óleos e resina, logo após ter sido crucificado, inspirou a preparação química dos ícones católicos mortos, sejam leigos abnegados, sejam sumos pontífices. A fé dos devotos fez o restante.


fonte: http://epoca.globo.com/edic/20010528/soci1a.htm


Veja a série sobre o Necrocatolicismo, o culto ao cadáver:
http://oencosto.rv.cnt.br/onecrocatolicismo.html


[ ]´s

Offline Francielly Pierri

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 375
  • Sexo: Feminino
  • This is the way the world ends!
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2006, 14:13:19 »
Obrigado!

Li a reportagem ...

Engraçado é que atestam milagres ... mas todos os corpos que vi (nas fotos) estavam em caixões lacrados, sem qualquer exposição aos efeitos do tempo!

APODman

  • Visitante
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2006, 14:33:58 »
Obrigado!

Li a reportagem ...

Engraçado é que atestam milagres ... mas todos os corpos que vi (nas fotos) estavam em caixões lacrados, sem qualquer exposição aos efeitos do tempo!

É curioso não Fran ?

Alguns dos relatos de corpos incorruptos dão conta de que ao serem abertos os caixões do santo incorrupto emanava aroma de perfume bem como corpo.

Os Egípcios já usavam  certos óleos aromáticos para auxiliar a preservação do corpo, como a mirra por exemplo.

Este pode ser um indicativo de preservação química do corpo somado talvez as condições ambientes locais.


Mas o maior "mistério" deste caso é que estes corpos não são liberados a análises por equipes independentes.Assim como boa parte das outras "provas" de "milagres" católicos.   ;)


[ ]´s

ukrainian

  • Visitante
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2006, 14:34:34 »
credo! Cultivar cadáveres... Que gente esquisita.
« Última modificação: 16 de Abril de 2006, 14:36:25 por Ukrainian »

APODman

  • Visitante
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2006, 14:40:50 »
Acho que um dos mais grotescos destes "corpos incorruptos"  é o de Santo Eusebio de Roma, o corpo nem mais parece de um ser humano mas é dito "incorrupto" :




[ ]´s

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #7 Online: 16 de Abril de 2006, 15:14:36 »
Apesar de estar no site que está...

Tem uma foto que parece que o cadáver está maquiado... nem parece pele de verdade...

http://www.sobrenatural.org/Site/Materias/Santos_Corpos/Introducao.asp

Adipocere: http://www.sobrenatural.org/Site/Materias/Apodicere/Introducao.asp
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Tarcísio

  • Visitante
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2006, 17:02:09 »
Citação de: Reportagem que o APODman apresentou
Como Santa Zita, o corpo de santos como Ubaldo de Gubbio e Savina Petrilli se mantém conservado sem explicações científicas convincentes.

E esses?

APODman

  • Visitante
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #9 Online: 16 de Abril de 2006, 17:27:12 »
Citação de: Reportagem que o APODman apresentou
Como Santa Zita, o corpo de santos como Ubaldo de Gubbio e Savina Petrilli se mantém conservado sem explicações científicas convincentes.

E esses?

Equipes independentes analisaram estes corpos ? Qual a opinião delas sobre esta afirmação ?

[ ]´s

APODman

  • Visitante
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #10 Online: 16 de Abril de 2006, 17:34:36 »
Além do que a palavra "conservado" é bem subjetiva:

Santa Zita:




fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Zita



Santo Ubaldo de Gubbio




fonte: http://digilander.libero.it/santubaldo/Santo.htm



Para mim parece que estão saponificados mas não tão conservados quanto o texto dá a entender.


[ ]´s
« Última modificação: 16 de Abril de 2006, 17:42:58 por APODman »

Offline Oliver

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 142
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #11 Online: 16 de Abril de 2006, 21:55:04 »
Mais que o banho de formol, outros métodos de preservação, como o embalsamamento, são dominados por ordens religiosas há séculos. Os capuchinhos de Palermo, por exemplo, prestaram serviços de mumificação à elite siciliana durante mais de 300 anos. Nas catacumbas do convento dos franciscanos há ainda hoje 6.000 múmias produzidas com a aplicação de arsênico. Muitos dos corpos dos santos venerados pelos católicos apresentam sinais e características de preservação compatíveis com processos semelhantes.
"Não se faz segredo de que ocorre embalsamamento dentro da Igreja", diz o padre Zeno Hastenteufel, especialista em história do Vaticano e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
 Na Igreja, os casos de corpos incorruptos eram exibidos como um sinal de pureza da alma. O Vaticano agora está mais cuidadoso. Faz bem. Em Moscou, o ex-chefão Lenin está embalsamado e perfeito há mais de setenta anos em sua urna de cristal na Praça Vermelha. Em Pequim, o camarada Mao Tsé-tung também descansa sob o vidro, à vista das multidões.
Podem ter sido guias geniais dos povos. Mas de santo não tinham nada.

« Última modificação: 16 de Abril de 2006, 21:59:09 por Oliver »

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #12 Online: 16 de Abril de 2006, 22:10:26 »
Além do que a palavra "conservado" é bem subjetiva:

Santa Zita:


Se isso é conservado... não sei oq significa "putrefação"

Offline Francielly Pierri

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 375
  • Sexo: Feminino
  • This is the way the world ends!
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #13 Online: 17 de Abril de 2006, 15:16:03 »
O Padre Quevedo disse que os corpos estavam intocados, que se espetassem agulhas saia sangue! Isso que me deixou intrigada!

NOtei o estadpo de conservação dos corpos dos Santos aí em cima.

O corpo do Papa JOão Paulo II foi embalsamado, eu li. Eles fazem isso com todos os Papas pro corpo poder ficar exposto, inclusive são colocados perfumes e tals. TAH AÍ!

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #14 Online: 17 de Abril de 2006, 15:25:53 »
O Padre Quevedo disse que os corpos estavam intocados, que se espetassem agulhas saia sangue! Isso que me deixou intrigada!

Ha, essa eu pagaria pra ver... queria ver uma imagem que fosse desse sangramento...

Claro, que se for pedido para uma investigação séria, vão dizer que não podem ficar espetando o tempo todo, pois é sacrilégio...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Marcelo Terra

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.126
  • Sexo: Masculino
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #15 Online: 17 de Abril de 2006, 15:37:06 »
O Padre Quevedo disse que os corpos estavam intocados, que se espetassem agulhas saia sangue! Isso que me deixou intrigada!
Carinha mentiroso esse...
Citar
NOtei o estadpo de conservação dos corpos dos Santos aí em cima.

O que acho incrível o nível de ridículo de certas coisas. Dizer que estão conservados pelo poder de deus então tá muito mal de poder esse deus aí. É melhor tentar outro, quem sabe um egípcio?
Citar
O corpo do Papa JOão Paulo II foi embalsamado, eu li. Eles fazem isso com todos os Papas pro corpo poder ficar exposto, inclusive são colocados perfumes e tals. TAH AÍ!
Depois eu é quem sou materialista. Como esse pessoal se apega à materia...

Offline Francielly Pierri

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 375
  • Sexo: Feminino
  • This is the way the world ends!
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #16 Online: 20 de Abril de 2006, 14:42:02 »
O Padre Quevedo disse que os corpos estavam intocados, que se espetassem agulhas saia sangue! Isso que me deixou intrigada!
Carinha mentiroso esse...
Citar
NOtei o estadpo de conservação dos corpos dos Santos aí em cima.

O que acho incrível o nível de ridículo de certas coisas. Dizer que estão conservados pelo poder de deus então tá muito mal de poder esse deus aí. É melhor tentar outro, quem sabe um egípcio?
Citar
O corpo do Papa JOão Paulo II foi embalsamado, eu li. Eles fazem isso com todos os Papas pro corpo poder ficar exposto, inclusive são colocados perfumes e tals. TAH AÍ!
Depois eu é quem sou materialista. Como esse pessoal se apega à materia...

Sabe, eu até gostava do Pe. Quevedo. Mas notei ultimamente que ele usa de mentiras pra falar de religião. Ele é como o Silas Malafaya, conta mentira com pesquisa cientifica!


APODman

  • Visitante
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #18 Online: 20 de Abril de 2006, 16:34:11 »
Não precisei mais do que 20 minutos de papo para que um motorista da Rede TV concluisse por ele mesmo que o Quevedo apenas "troca seis por meia dúzia".

O queveo é apenas um proselitista exótico ma que não fala nem pela ciência, nem pelos céticos, e nem mesmo pela ICAR. É meramente opinião e invenção pessoal dita como científica.

Ele é mais charlatão que os charlatões que diz combater.


[ ]´s

Offline Vito

  • Webmaster
  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.554
  • Sexo: Masculino
    • Realidade
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #19 Online: 20 de Abril de 2006, 17:06:43 »
Colocar caixão dentro a aterrado. O corpo já era. Porque tem muitos úmidos e pior os vermes vão comer.

Offline Carlos Capuchinho

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.119
  • Sexo: Masculino
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #20 Online: 22 de Abril de 2006, 16:58:11 »
Os capuchinhos de Palermo, por exemplo...

O capuchinho aqui de sampa não tem nada haver com isto.  :D
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #21 Online: 22 de Abril de 2006, 18:05:08 »
Um corpo incorrupto para mim seria um corpo com uns 500 anos ou mais, perfeitamente conservado, exatamente da forma como estava um segundo depois de morrer.

E não essas múmias ressequidas cheirando a formol e sabão.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Francielly Pierri

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 375
  • Sexo: Feminino
  • This is the way the world ends!
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #22 Online: 23 de Abril de 2006, 12:11:47 »
Um corpo incorrupto para mim seria um corpo com uns 500 anos ou mais, perfeitamente conservado, exatamente da forma como estava um segundo depois de morrer.

E não essas múmias ressequidas cheirando a formol e sabão.

Hhaha

Eu pago pra ver isso!

Offline Nightstalker

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.354
  • Sexo: Masculino
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #23 Online: 23 de Abril de 2006, 12:45:10 »
Não precisei mais do que 20 minutos de papo para que um motorista da Rede TV concluisse por ele mesmo que o Quevedo apenas "troca seis por meia dúzia".

O queveo é apenas um proselitista exótico ma que não fala nem pela ciência, nem pelos céticos, e nem mesmo pela ICAR. É meramente opinião e invenção pessoal dita como científica.

Ele é mais charlatão que os charlatões que diz combater.


[ ]´s

Com certeza.

Padre Quevedo não sabe nem a hora que ele está com fome.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Sr. Alguém

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.067
  • Sexo: Masculino
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #24 Online: 24 de Abril de 2006, 21:17:20 »
  E sobre aquele milagre de Lanciano?Já encontraram alguma explicação?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!