Autor Tópico: Gêmeas branca e negra  (Lida 7615 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Gêmeas branca e negra
« Resposta #25 Online: 18 de Março de 2012, 22:07:08 »
Esse episódio do radiolab aborda o tema e esse caso que mencionei:

http://www.radiolab.org/2008/dec/15/race-doesnt-exist-or-does-it/

Achei surpreendente a perspectiva dele. Ele diz que o fez repensar as coisas, que viveu toda sua vida "supondo ser negro", e se pergunta se teria tomado as mesmas decisões, como ir para uma escola de maioria negra, ou casar com sua primeira esposa (negra), se soubesse que "na verdade" não é negro. Também imagina se teria sido tão problemático se casar com a segunda esposa (judia) se soubesse que ele "não é" negro.

Acho que uma das maiores vantagens de se ser "branco" é que esse tipo de coisa simplesmente não faria sentido algum. Não consigo imaginar o que eu iria repensar esse tipo de coisa se em vez de principalmente íbero-descendente com o que mais eventualmente possa ter, fosse significativamente mais africano, índio, ou asiático. No máximo talvez já tivesse experimentado sushi, e olhe lá. :biglol:

"Eu vou pela cor da pele. Se eu disser que sou 67% europeu, nego vai achar que estou de gozação", disse o músico carioca, pai de dois filhos.

:histeria:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 18 de Março de 2012, 22:14:22 »
"Eu vou pela cor da pele. Se eu disser que sou 67% europeu, nego vai achar que estou de gozação", disse o músico carioca, pai de dois filhos.

:histeria:

Mas, no caso dele, é quase um dilema.  :)
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 18 de Março de 2012, 22:17:22 »
Me pergunto se essa notícia teria suscitado repercussões nas piadas do Jô Soares quanto ao Bira ser dinamarquês.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #28 Online: 18 de Março de 2012, 22:49:15 »
Há uns tempos atrás também rolou o maior bafafá porque o Neguinho da Beija Flor teria mais genes europeus que africanos: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/05/070424_dna_neguinho_cg.shtml
Pergunta cretina: Algo assim não deveria desclassificar candidatos a cotas para afrodescendentes?

E se uma pessoa de pele clara tiver ao menos 50% de genes africanos, isso também não deveria servir para garantir a ela o direito a essas cotas?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 18 de Março de 2012, 23:20:26 »
Há uns tempos atrás também rolou o maior bafafá porque o Neguinho da Beija Flor teria mais genes europeus que africanos: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/05/070424_dna_neguinho_cg.shtml
Pergunta cretina: Algo assim não deveria desclassificar candidatos a cotas para afrodescendentes?

E se uma pessoa de pele clara tiver ao menos 50% de genes africanos, isso também não deveria servir para garantir a ela o direito a essas cotas?
Não, porque normalmente eles não sabem o que é genética.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 18 de Março de 2012, 23:40:45 »
A pergunta do Gorgoron me lembrou uma capa da Veja, duma matéria que provavlemente nem li:

Acho que a motivação/raciocínio por trás da justificativa racial é genealógica, mas não genética. Isso é, presume-se ser descendente de escravos, logo afetado sócio-economicamente pelas conseqüências disso (ou seja, é pobre). Isso independeria de, no fima das contas,  acabar tendo mais genes "de branco" do que de negro (os do fenótipo inclusive).

Mas o foco/critério deveria ser mesmo apenas ou principalmente a condição sócio-econômica.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 19 de Março de 2012, 00:36:03 »
O "fluxo de genes" não implicou num "fluxo financeiro" entre as populações, daí ainda vêem as cotas como necessárias, ainda que o critério seja tosco. Não é uma questão literalmente de "pureza racial".

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 19 de Março de 2012, 14:53:54 »
Algo que achei interessante, numa materia relacionada:

Romance X violência

O historiador Manolo Florentino, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), reconhece o desequilíbrio sexual destacado por Pena e acrescenta que, entre os portugueses que vinham para o Brasil, a proporção era de oito ou nove homens para cada mulher.

Por outro lado, Florentino refuta a idéia de que grande parte do povo brasileiro tem origem num relacionamento forçado entre o colonizador e a índia ou a escrava.

"A miscigenação brasileira tem muito mais a ver com o português pobre que interage matrimonialmente e sexualmente com as mulheres negras do que propriamente com homens de elite mantendo relações sexuais com mulheres pobres negras escravizadas", afirma o historiador.

Seu argumento é que a maior parte dos portugueses que vinha para cá era de pobres aventureiros que saíam do norte de Portugal e, ao chegar aqui, geralmente sem família, se relacionavam com as índias e africanas.

"É muito mais uma história que reúne pobres amantes de cores diferentes do que violência e estupro, como uma certa vertente quer fazer passar."

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/05/070326_dna_estudo_pena_cg.shtml

Alguns historiadores revisionistas defendem que a miscigenação no Brasil foi majoritariamente violenta.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 27 de Março de 2012, 23:58:27 »
[...]
Alguns historiadores revisionistas defendem que a miscigenação no Brasil foi majoritariamente violenta.

Não sou historiador, mas sempre achei uma lorota todas as narrativas de miscigenação em ambiente de amizade ou, pelo menos, de tolerância.
Foto USGS

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 28 de Março de 2012, 15:41:56 »
Obviamente houve violencia mas em um nível menor do que supunham os revisionistas.E não só violencia de homens brancos contra índias e negras mas também de índios e quilombolas que sequestravam mulheres, brancas ou não.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 28 de Março de 2012, 22:10:27 »
Obviamente houve violencia mas em um nível menor do que supunham os revisionistas.E não só violencia de homens brancos contra índias e negras mas também de índios e quilombolas que sequestravam mulheres, brancas ou não.

Resumindo: Se não existiu o "ambiente tenebroso" relatado pelos revisionistas, tampouco existiu o "ambiente amistoso" pelos tradicionalistas.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!