Votos Totais: 6
enquete encerrada: 21 de Maio de 2006, 15:37:18
R$ 15 440,00 - Jaqueta de pelica com pedrarias Dolce & Gabbana[...]R$ 3 100,00 - Pasta executiva Gucci[...]R$ 2 590,00 - Sandálias com flores de pedras Emanuel Ungaro
R$ 540,00Antiquarius Caviar aux blinis, clássica porção de 100 gramas de ovas de esturjão iraniano para ser saboreada com minipanquecasR$ 155,00Fasano Lagosta fresca ao azeite extravirgem e ervas, guarnecida de tomates-cereja e assada em pacotinho de papel-manteiga. Leva a assinatura do chef Salvatore Loi.R$ 95,00Massimo Camarões grandes preparados com molho de tomate perfumado com folhinhas de manjericão fresco e escoltados por nhoque de batata e farinha de trigo.
O que leva alguém a desembolsar 2 350 reais por uma calça Diesel quando poderia pagar vinte vezes menos por um jeans semelhante? Ou 390 reais por um guarda-chuva da inglesa Burberry que lembra aqueles que vemos aos montes nas prateleiras das lojas coreanas? Ou 1 800 reais por uma camiseta de malha (sem mangas) da Christian Dior? Isso mesmo, 1 800 reais. A explicação está nas etiquetinhas ou nas etiquetonas que esses produtos carregam. Elas são capazes de hipnotizar uma legião de consumidores. Gente que não está necessariamente atrás de uma bolsa, de um relógio ou de uma gravata de qualidade, e sim de uma idéia, de um comportamento, de um estilo de vida, de um símbolo de sucesso e poder.
A reportagem de um site calculou, por falar nisso, que a soma da renda mensal de todas as famílias da favela (R$ 10.725, segundo o IBGE) daria para comprar apenas duas calças Dolce & Gabbana na loja [Daslu].
R$ 540,00AntiquariusCaviar aux blinis, clássica porção de 100 gramas de ovas de esturjão iraniano para ser saboreada com minipanquecasR$ 155,00FasanoLagosta fresca ao azeite extravirgem e ervas, guarnecida de tomates-cereja e assada em pacotinho de papel-manteiga. Leva a assinatura do chef Salvatore Loi.R$ 95,00MassimoCamarões grandes preparados com molho de tomate perfumado com folhinhas de manjericão fresco e escoltados por nhoque de batata e farinha de trigo.
Cara, mas me explica qual a graça de comprar algo ridiculamente caro, como uma bolsa de U$20.000 pra chegar na cara de alguém e ter que dizer "Meu bem, custou 'vintiê mil dóóólares...'"Acho muito infantil gastar tanto por algo que só serve pra exteriorizar a riqueza ...Casa é diferente, você mora nela... você quer conforto e geralmente pra conseguir esse conforto você tem que investir na casa... mas quem vai aproveitar vai ser você e sua família...Eu não digo que não gastaria 20.000 em algo supérfluo, mas eu compraria por exemplo, uma tv gigante pra por na minha sala, chamar os meus amigos e assistir aos jogos da copa juntos e não uma bolsa xexelenta só pra dizer quanto custou...
Ah, não. Se fosse rico até pagaria uma quantia razoável por uma caneta que fosse muito confortável e tudo mais, mas nunca por uma com diamantes.Aliás, se há algo que não me atrai é ouro, diamantes, pedras preciosas de qualquer maneira...
Citação de: DiegoJaf em 22 de Abril de 2006, 14:58:24Cara, mas me explica qual a graça de comprar algo ridiculamente caro, como uma bolsa de U$20.000 pra chegar na cara de alguém e ter que dizer "Meu bem, custou 'vintiê mil dóóólares...'"Acho muito infantil gastar tanto por algo que só serve pra exteriorizar a riqueza ...Casa é diferente, você mora nela... você quer conforto e geralmente pra conseguir esse conforto você tem que investir na casa... mas quem vai aproveitar vai ser você e sua família...Eu não digo que não gastaria 20.000 em algo supérfluo, mas eu compraria por exemplo, uma tv gigante pra por na minha sala, chamar os meus amigos e assistir aos jogos da copa juntos e não uma bolsa xexelenta só pra dizer quanto custou...O sistema capitalista não está interessado na praticidade e sim no consumo. E o consumo é status... é o que importa.
E se você já tivesse um tv gigante na sua sala?
Pra quem tem dinheiro não é nenhum sacrificio gastar 20.000 dolares.Se imagine tendo um carro importado do ano, uma mansão, uma renda mensal muito grande, e mais alguns milhoes na conta bancário ou em bens.Então a pessoa pode se dar a esses luxos sem problemas.
Marcelo Yuka: Daslu é um ato de violênciaPara quem não mora na favela, a loja não tem nada de paradisíaco.Para Marcelo Yuka, ex-baterista do Rappa e atual líder da banda Furto, se tivesse que escolher um alvo para as letras do grupo, seria a elite econômica e cultural do país. "Essa nova Daslu que está sendo inaugurada em São Paulo, por exemplo, é um verdadeiro ato de violência. É um shopping feito da elite para a elite, um totem da má distribuição de renda. Soube que tem um dos melhores acessos para deficientes do país, mas não se pode entrar sem carro. Quer maior exclusão que essa?", disse Yuka no começo deste mês por ocasião do lançamento do novo CD de sua banda.Alex Hubner, morador do bairro, definiu a loja como "um oásis de frescura e boçalidade originária da "nata" - aquilo que a gente deve jogar fora no leite por ser gordo demais - cosmopolita e endinheirada do país".
O que vocês têm a dizer sobre isto:CitarMarcelo Yuka: Daslu é um ato de violênciaPara quem não mora na favela, a loja não tem nada de paradisíaco.Para Marcelo Yuka, ex-baterista do Rappa e atual líder da banda Furto, se tivesse que escolher um alvo para as letras do grupo, seria a elite econômica e cultural do país. "Essa nova Daslu que está sendo inaugurada em São Paulo, por exemplo, é um verdadeiro ato de violência. É um shopping feito da elite para a elite, um totem da má distribuição de renda. Soube que tem um dos melhores acessos para deficientes do país, mas não se pode entrar sem carro. Quer maior exclusão que essa?", disse Yuka no começo deste mês por ocasião do lançamento do novo CD de sua banda.Alex Hubner, morador do bairro, definiu a loja como "um oásis de frescura e boçalidade originária da "nata" - aquilo que a gente deve jogar fora no leite por ser gordo demais - cosmopolita e endinheirada do país".http://www.vermelho.org.br/diario/2005/0610/0610_daslu.asp
O que vocês têm a dizer sobre isto:Marcelo Yuka: Daslu é um ato de violênciaPara quem não mora na favela, a loja não tem nada de paradisíaco.Para Marcelo Yuka, ex-baterista do Rappa e atual líder da banda Furto, se tivesse que escolher um alvo para as letras do grupo, seria a elite econômica e cultural do país.
Citação de: Procedure em 23 de Abril de 2006, 13:38:32O que vocês têm a dizer sobre isto:CitarMarcelo Yuka: Daslu é um ato de violênciaPara quem não mora na favela, a loja não tem nada de paradisíaco.Para Marcelo Yuka, ex-baterista do Rappa e atual líder da banda Furto, se tivesse que escolher um alvo para as letras do grupo, seria a elite econômica e cultural do país. "Essa nova Daslu que está sendo inaugurada em São Paulo, por exemplo, é um verdadeiro ato de violência. É um shopping feito da elite para a elite, um totem da má distribuição de renda. Soube que tem um dos melhores acessos para deficientes do país, mas não se pode entrar sem carro. Quer maior exclusão que essa?", disse Yuka no começo deste mês por ocasião do lançamento do novo CD de sua banda.Alex Hubner, morador do bairro, definiu a loja como "um oásis de frescura e boçalidade originária da "nata" - aquilo que a gente deve jogar fora no leite por ser gordo demais - cosmopolita e endinheirada do país".http://www.vermelho.org.br/diario/2005/0610/0610_daslu.aspSobre a Daslu eu não sei, nunca fui lá, sei que tiveram problemas sérios com a justiça e tudo mais. Acredito também que seja proibido por lei impedir alguém de entrar na loja por não estar de carro (Nightmare?).Não vejo problemas, em existir um shopping com produtos para pessoas da "elite", assim como existem shoppings com produtos direcionados a pessoas com baixa renda. Agora com relação ao shopping ser um Totem da má distribuição de renda
O sistema capitalista não está interessado na praticidade e sim no consumo. E o consumo é status... é o que importa.
Citação de: Hugo em 22 de Abril de 2006, 22:24:18O sistema capitalista não está interessado na praticidade e sim no consumo. E o consumo é status... é o que importa.O sistema capitalista tem como base a liberdade, afinal vc compra o que quer (e o que pode, mas aí é outro assunto).Estranho que vc não vê o sistema desta maneira.
Sim é livre para comprar o que quer... quando se tem!!!! Então a liberdade é condicionada com o TER (capital).
Sou livre para ir onde quiser... Europa, Ásia, e até para o espaço... é só TER dinheiro, simples!!
Os escravos poderiam ser livres se COMPRASSEM sua carta... se não, continuavam escravos.