Desde quando acreditar em algo significa automaticamente que o é religiosamente? Se consultar o pai dos burros, verá que o siginificado religioso não possui exclusividade no uso do verbo.
Então se o Bella disser que acredita na Ciência, siginicará tão somente que confere crédito ao que provêm da mesma.
Por favor não se irrite comigo, Hendrix, mas estou lendo no meu dicionário de bolso:
acreditar:
1. Crer, dar crédito a, ter como verdadeiro;
2. Ter confiança.
crer:
1. Acreditar, ter como verdadeiro;
2. Ter crença, ter fé;
3. Aceitar como verdadeiras as palavras de.
Acreditar é uma atitude de
confiança, não de certeza.
É crendice achar que estou usando sapatos neste momento, Euzébio?
Se você
acredita que está usando um sapato, você não tem certeza de que o está fazendo. Você pode acreditar que o seu sapato é bonito, que está na moda, que te deixará mais elegante, etc. No entanto, não será uma certeza, pois sempre haverá alguém que discorde disto.
É crendice achar que seu carro está na garagem?
É crendice achar que o preço da gasolina não vai subir pra mais de 10 reais o litro amanhã de manhã?
É crendice achar que a gravidade não vai parar de funcionar daqui a 20 minutos?
É crendice achar que se pode encontrar um pacote de macarrão num supermercado?
Você está confundindo
crença com
certeza. Você pode acreditar que seu carro esteja na garagem, mas de repente ele pode não estar (se sofrer por exemplo a ação criminosa de um ladrão de carros estacionados em garagens, ele poderá não estar mais lá enquanto você
acredita que sim).
O preço da gasolina PODE sim subir assustadoramente da noite para o dia, mas você
acredita que não.
A gravidade PODE sim parar de funcionar a qualquer momento, isto dependerá de fatores astronômicos que nos fogem do controle, mas você
acredita que isto NUNCA irá acontecer.
Eu já fui em supermercados buscar alguma mercadoria e não encontrei (e fiquei muito frustrado, confesso, pois
acreditava que isto jamais pudesse acontecer).
Acreditar NÃO é ter certeza, é confiar.