"EU ACREDITO NA CIÊNCIA"
Estava lendo um artigo hoje e pensei num negocio. Ja ha algum tempo eu venho fugindo da raia com "o homem tem dois metodos de obter conhecimento, a pesquisa e a revelacao, e eles nao sao intercambiaveis. cada um na sua e paciencia" a ponto de isso ter virado um mantra. Mas isso nao responde a nada e nao e proposta de nada. Entao eu pensei assim:
(eu sei que falta de acento complica mas estou no laptop, sinto muito)
a PRIMEIRA COISA que caracteriza a ciencia 'e a investigacao. E eu falo de investigacao num esquema Sherlock Holmes mesmo: procurar e conseguir ler indicios que nos levem a verdade (nao apenas especular).
E acho um tanto desonesto que digamos que ciencia nao e algo em que se acredite, e ponto final; claro que nao, mas toda pessoa com esse espirito de investigacao, que trabalhe com ciencia profissionalmente ou nao, CRE que o universo 'e real e que pode ser compreendido, com maior ou menor dificuldade.
Nem todos podemos ou queremos ser Holmes, mas o bom cumprimento da tarefa da divulgacao cientifica faz com que sejamos todos, no minimo, Watsons; ou seja, que reconhecamos a validade do metodo, mesmo que nao consigamos nos mesmos aplica-lo. E isso e deveras desejavel.
Achei que a analogia com os romances de misterio muito boa pra falar da ciencia para os leigos. nao da pra discordarem de que a invesigacao e uma coisa humana que todos fazemos, que e um "instinto" nosso, e que obtemos verdades desse jeito, sim. Isso e o pressuposto de toda ciencia, por avancada que seja, e a gente precisa sempre lembrarmo-nos, e as pessoas em geral, disso.
Ta meio confuso porque pensei nisso agora, me ajudem a elaborar ai.