Autor Tópico: Sol: Sistema Binário?  (Lida 3108 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Sol: Sistema Binário?
« Online: 30 de Abril de 2006, 22:24:41 »
Astrônomos do Instituto de Pesquisas Astronomicas BRI (Binary Research Institute) e da Universidade de Berkeley  afirmam ter encontrado fortes motivos para supor que nosso Sol, na verdade, faz parte de um Sistema Binário de estrelas – duas estrelas orbitando um centro comum de Massa.

As evidências surgiram da análise da órbita incomumente alongada (período orbital de 12.000 anos terrestres) do recém descoberto “planetóide” Sedna, a qual se coaduna com simulações que envolvem uma possível companheira de nosso Sol.

Mais informações:
[size=08pt]www.spacedaily.com/reports/Evidence_Mounts_For_Companion_Star_To_Our_Sun.html[/size]

Isso faz ressurgir as idéias do físico também de Berkeley, Richard Muller (que participa desse trabalho), sobre essa possível companheira, nomeada por ele de Nêmesis (a deusa grega do justo castigo) e que de tempos em tempos provocaria grandes catástrofes na Terra, sendo responsável por episódios regulares de extinções em massa, o que ocorreria a cada 26 milhões de anos.

Muller fez essa sugestão no início da década de oitenta, na esteira de trabalhos que as grandes extinções em massa na Terra mostravam uma periodicidade evidente.

Muller chega a afirmar que se trata de uma Anã Vermelha, distando de nós entre 1,0 e 3,0 anos luz.

A idéia de Muller é de que tal estrela, em determinadas configurações com nosso Sol, provocaria distúrbios na Nuvem de Oort (concentração de asteróides além da órbita de Plutão), lançando uma chuva de objetos sobre os outros planetas do Sistema, Terra inclusa.

Ciclo de biodiversidade fóssil de 62 milhões de anos.
Até o presente, não existem explicações para estes ciclos.
Crédito: Laboratorio Berkeley.

Quando o segundo Sol chegar.... :D

Será que o Nando Reis está com a razão? :biglol:

Newport Beach CA (SPX) Apr 25, 2006
« Última modificação: 01 de Maio de 2006, 12:12:48 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Sol: Sistema Binário?
« Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2006, 00:33:51 »
Uma pergunta. Não seria possível a existencia de um planeta, na mesma distancia que a terra, so que na posição inversa do sol? Por exemplo, traçando uma linha reta entre a Terra e o sol, como se fosse um eixo. Depois traçando outra reta, na mesma distância, so que do outro lado do sol até o susposto planeta. Assim jamais o veríamos devido ao sol estar sempre na frente. Isso seria possível?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2006, 00:40:06 »
Uma pergunta. Não seria possível a existencia de um planeta, na mesma distancia que a terra, so que na posição inversa do sol? Por exemplo, traçando uma linha reta entre a Terra e o sol, como se fosse um eixo. Depois traçando outra reta, na mesma distância, so que do outro lado do sol até o susposto planeta. Assim jamais o veríamos devido ao sol estar sempre na frente. Isso seria possível?
Telescópios terrestres não o veriam, mas os espacias sim.

E isso interferiria na órbita da Terra também, não?

APODman?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2006, 00:48:18 »

APODman?

Acho que nem os espaciais, afinal o único que temos é o hubble que esta na órbita da Terra, logo o Sol ainda fica na frente, por que ele é bem grande, e o outro planeta ficaria atras do Sol, e bem no meio dele. (traçando-se o eixo)
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #4 Online: 01 de Maio de 2006, 00:56:33 »
Acho que nem os espaciais, afinal o único que temos é o hubble que esta na órbita da Terra, logo o Sol ainda fica na frente, por que ele é bem grande, e o outro planeta ficaria atras do Sol, e bem no meio dele. (traçando-se o eixo)
Ao que sei, há centenas de telescópios espaciais.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2006, 01:00:17 »
ok, quando virão os meteoros?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #6 Online: 01 de Maio de 2006, 01:08:22 »

APODman?

Isso seria impossível o tempo todo. As órbitas de nenhum par (ou mais) de  planetas são simétricas e muito menos sincrônicas. Tal fato só seria possível se o planeta do lado oposto sempre ficasse do lado oposto da terra, e isso é impossível, dadas as observações que temos das órbitas dos astros que giram ao redor do sol e a análise astronômica. Tal suposto planeta, não considerando os fatores impossibilitantes mencionados, também poderia ser deduzido por sua influência gravitacional nas órbitas dos outros astros "visíveis" do nosso sistema solar.

(editado para corrigir erros ortográficos)
Who cares?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #7 Online: 01 de Maio de 2006, 01:16:53 »
Notícia estranha essa. As estrelas mais próximas conhecidas do nosso sistema solar situam-se no sistema triplo Alpha Centauri, a aproximadamente 4,35 anos-luz da terra. Ao que sei não há registro científico sério da existência de uma anã-vermelha a apenas cerca de 1,5 ano-luz da terra.
Who cares?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 01 de Maio de 2006, 10:16:07 »
Notícia estranha essa. As estrelas mais próximas conhecidas do nosso sistema solar situam-se no sistema triplo Alpha Centauri, a aproximadamente 4,35 anos-luz da terra. Ao que sei não há registro científico sério da existência de uma anã-vermelha a apenas cerca de 1,5 ano-luz da terra.

Não há nada de conclusivo!

E a idéia de Anã Vermelha é especulação de Muller.

Já a idéia de um planeta tampando constantemente a visão dessa tal Anã Vermelha pode ser totalmente descartada, conforme disse o Agnostic.
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 01 de Maio de 2006, 12:21:37 »
O site Astronomia no Zênite fez uma matéria interessantes sobre o assunto:
http://www.zenite.nu/tema/

Abaixo, alguns trechos:

Não é difícil imaginar uma pequena estrela percorrendo lentamente uma órbita muito alongada em torno do Sol, de modo que dele não se aproxima menos que 20.000 UA, afastando-se até 90.000 vezes essa distância.
Não seria muito luminosa, tampouco massiva, caso contrário já teria sido notada através dos telescópios na Terra ou das oscilações que provocaria no Sol. Seria um tipo de estrela conhecida pelos astrônomos como anã marrom. Estaria, no presente, no ponto mais afastado de sua órbita, cujo período teria não menos que 26 milhões de anos.

Seria até mesmo possível que esta "estrela da morte" já estivesse presente em algum catálogo estelar, sem que ninguém tivesse notado algo incomum.

Entre os defensores da existência de Nêmesis estão geólogos que apostam que a cada 26 ou 30 milhões de anos ocorrem extinções em massa da vida na Terra, paralelamente ao surgimento de uma grande cratera de impacto (ou várias delas).

"Por quê?"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 01 de Maio de 2006, 13:57:13 »
O site Astronomia no Zênite fez uma matéria interessantes sobre o assunto:
http://www.zenite.nu/tema/

Abaixo, alguns trechos:

Não é difícil imaginar uma pequena estrela percorrendo lentamente uma órbita muito alongada em torno do Sol, de modo que dele não se aproxima menos que 20.000 UA, afastando-se até 90.000 vezes essa distância.
Não seria muito luminosa, tampouco massiva, caso contrário já teria sido notada através dos telescópios na Terra ou das oscilações que provocaria no Sol. Seria um tipo de estrela conhecida pelos astrônomos como anã marrom. Estaria, no presente, no ponto mais afastado de sua órbita, cujo período teria não menos que 26 milhões de anos.

Seria até mesmo possível que esta "estrela da morte" já estivesse presente em algum catálogo estelar, sem que ninguém tivesse notado algo incomum.

Entre os defensores da existência de Nêmesis estão geólogos que apostam que a cada 26 ou 30 milhões de anos ocorrem extinções em massa da vida na Terra, paralelamente ao surgimento de uma grande cratera de impacto (ou várias delas).

se os dinossauros foram há 62 mi ... o segundo crash está chegando :)
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 01 de Maio de 2006, 14:01:59 »
se os dinossauros foram há 62 mi ... o segundo crash está chegando

Na verdade, se a hipótese tiver sustentação, não seria o segundo, mas o próximo, pois já teriam ocorridos outros antes.

PS: há autores que se referem a subciclos de extinções ocorrendo em torno de 30 milhões de anos.
"Por quê?"

Chaves

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #12 Online: 01 de Maio de 2006, 14:03:40 »
Mas a estrela "companheira" do sol não era pra ser Jupiter??

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 01 de Maio de 2006, 14:46:55 »
Mas a estrela "companheira" do sol não era pra ser Jupiter??

Isso é um mito.

Nem se toda a massa do Sistema Solar além do Sol fosse acrescida a Júpiter, ainda assim ele não teria massa suficiente para iniciar reações nucleares capazes de torná-lo uma estrela.
"Por quê?"

Chaves

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 01 de Maio de 2006, 18:50:18 »
[mode ascensão on]
Viu, eu não disse! Taí a prova  de que o planeta X existe! E ele virá junto com o comandante Ashtar para limpar a Terra de insetos como vocês céticos e ateus de baixa vibração.
[mode ascensão off]
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 01 de Maio de 2006, 19:12:37 »
[mode ascensão on]
Viu, eu não disse! Taí a prova  de que o planeta X existe! E ele virá junto com o comandante Ashtar para limpar a Terra de insetos como vocês céticos e ateus de baixa vibração.
[mode ascensão off]

Pois pode apostar que essa galera vai gostar.
Já posso ver as manchetes:

"NASA confirma Planeta X"
"Cientistas buscam contato com Ashtar Sheran"
"Sedna é uma Nave da Frota da Federação Galáctica"
 :histeria: :histeria: :histeria:
"Por quê?"

Chaves

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #16 Online: 01 de Maio de 2006, 19:39:02 »

Mesmo que um outro planeta existisse nestas configurações, a sua presença certamente já teria sido percebida, pois a sua existência causaria perturbações na orbita dos outros planetas próximos como Marte e Vênus.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Maio de 2006, 19:57:36 »

Mesmo que um outro planeta existisse nestas configurações, a sua presença certamente já teria sido percebida, pois a sua existência causaria perturbações na orbita dos outros planetas próximos como Marte e Vênus.

Eu acho que o Amon deve estar se referindo a um planeta orbitando a outra suposta estrela. Um planeta gigante gasoso do tipo de Júpiter, por exemplo.

De qualquer forma, acho muito "forçado".
"Por quê?"

Chaves

APODman

• Visitante
« Resposta #18 Online: 08 de Maio de 2006, 21:36:50 »

Existem outras possibilidades alternativas a Nemesis e que explicam o bombardeio meteorítico cíclico.

O Sol em seu trajeto ao longo do plano da galáxia executa um movimento senóide ( de "sobe e desce" ) cruzando o plano galático a aproximadaemnte 100.000 anos.

Cada vez que cruza o plano do disco galático ele encontra em seu caminho as massivas e densas nebulosas moleculares cuja pertubação gravitacional afetaria a órbita dos cometas na nuvem de Orrt e asteroides do Cinturão de Kuiper para o interior do sistema solar.

Realmente há propostas que tentam explicar as característcas estranhas da órbita de Sedna através de sua captura a partir de outro sistema solar que passou próximo ao Sol ainda durante os tempos da formação do sistema solar.

Sobre a possibilidade de um corpo situar-se em um ponto oposto e síncrono com a Terra em sua órbita isto é dificil desde que o ponto lagrange L3 é instável e assim um planeta não poderia posicionar-se permanentemente ali.

Particularmente não acho que exista uma Nemesis, considero que já teria sido detectada mesmo se tratando de uma anã vermelha ou até mesmo uma anã marrom.

[ ]´s

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 09 de Maio de 2006, 01:01:20 »
Particularmente não acho que exista uma Nemesis, considero que já teria sido detectada mesmo se tratando de uma anã vermelha ou até mesmo uma anã marrom.

Eu, pessoalmente, também penso assim.

Em sua coluna na Folha de São Paulo, em janeiro de 22003, Salvador Nogueira escreveu:

... segundo Muller, provavelmente Nêmesis já foi achada - e ainda não identificada. "Nêmesis é, provavelmente, uma estrela anã vermelha com magnitude 7 a 12 [pouco brilhante]", diz. "Quase todas essas estrelas foram catalogadas, mas poucas tiveram a distância medida."

No total, há no céu cerca de 3.000 estrelas candidatas. Muller coordena atualmente um programa de observação para identificar a suposta companheira do Sol.

"Já olhamos em cerca de mil, e então nosso telescópio pediu água. Construímos um novo, mas tivemos problemas em encontrar um bom lugar - e então ficamos sem dinheiro", conta o pesquisador. "Estou com novos projetos no horizonte, que vão fazer outras coisas além de procurar Nêmesis, então provavelmente iremos atrair mais apoio."

E qual é o prazo de validade da teoria? "Quando virmos que não há nenhuma estrela, até a vigésima magnitude [estrelas pouco brilhantes], que esteja orbitando o Sol, então a teoria estará morta. Espero saber a resposta em uma década", diz Muller.

Mas ele acha que Nêmesis deve ser encontrada bem antes disso. E, se não for, ele não desanima. "Se a teoria de Nêmesis estiver errada, então há alguma coisa ainda mais exótica que explica os dados, e eu não tenho a menor idéia do que pode ser. Mas deve ser empolgante e eu quero ser o primeiro a descobrí-la."
"Por quê?"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!