Início
Ajuda
Logar-se
Registrar
Forum Clube Cetico
»
Discussões
»
Laicismo, Política e Economia
»
Tópico:
Quem irá defender Evo Morales?( Nacionalização das reservas! )
Imprimir
Páginas:
1
2
3
4
5
[
6
]
Ir para o Fundo
Autor
Tópico: Quem irá defender Evo Morales?( Nacionalização das reservas! ) (Lida 9455 vezes)
Barata Tenno
Nível Máximo
Re: Quem irá defender Evo Morales?( Nacionalização das reservas! )
«
Resposta #125 Online:
20 de Maio de 2006, 02:21:16 »
Citação de: Tonto em 19 de Maio de 2006, 15:14:35
Eu defendo e apoio o Evo Morales
Muda pra Bolivia.........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche
Tarcísio
Visitante
«
Resposta #126 Online:
20 de Maio de 2006, 14:11:49 »
Quais são as últimas do Petrobras X Bolívia?
Nível 13
Eu estou vazio, por favor me encha (Testify)
«
Resposta #127 Online:
26 de Maio de 2006, 19:35:38 »
As últimas são que o Morales mandou o Lula peidar e abastecer o Brasil.
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Eu estou vazio, por favor me encha
Senhor âncora me segure
Por que Baghdad está queimando
Sua voz é tão tranqüila
Aquele esperto mantra para matar" (Rage Against The Machine)
Tarcísio
Visitante
«
Resposta #128 Online:
26 de Maio de 2006, 22:29:06 »
Morales pagou pra ver a bacia de campos abastecendo o país?
Nível 21
«
Resposta #129 Online:
27 de Maio de 2006, 16:19:19 »
Quem irá defender o Evo Morales?
O CXhapolim Colorado!!!!!!!!!!!!
Não contavam com suas astúcias!
Tarcísio
Visitante
«
Resposta #130 Online:
28 de Maio de 2006, 06:41:17 »
?
Visitante
«
Resposta #131 Online:
28 de Maio de 2006, 12:35:16 »
SHEMHAFORASH
Nível 13
Eu estou vazio, por favor me encha (Testify)
«
Resposta #132 Online:
29 de Maio de 2006, 23:49:42 »
Prefiro o Chapolin Colorado do que o Lula.
Até o Chave (sz) ganha.
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Eu estou vazio, por favor me encha
Senhor âncora me segure
Por que Baghdad está queimando
Sua voz é tão tranqüila
Aquele esperto mantra para matar" (Rage Against The Machine)
Josilene
Nível 21
«
Resposta #133 Online:
30 de Maio de 2006, 16:41:36 »
Citação de: Ukrainian em 28 de Maio de 2006, 12:35:16
SHEMHAFORASH
Hein?????????????????????????????????????????????????????
Temma
Visitante
«
Resposta #134 Online:
12 de Julho de 2007, 06:52:01 »
O que acham dessa análise:
Nosso atual Chanceler (Ministro das Relações Exteriores) está no cargo desde o governo Fernando Henrique Cardoso, sendo um ponto positivo para o governo Lula (acredito eu!), sua manutenção no cargo. É um homem habilidoso, patriota e inteligente, como deve ser um ambaixador, que está costurando há bastante tempo uma estratégia de inserção do Brasil nas diversas regiões onde os interesses nacionais se fazem presentes.
Neste contexto, o aparente prejuízo brasileiro na venda das refinarias na Bolívia, mas resolvendo-se a questão sem atritos mais drásticos, foi uma jogada de mestre. Devemos lembrar que se é certo que a PETROBRÁS investiu na construção das refinarias e do gasoduto, também lucrou horrores com a compra de gás a preços inferiores à cotação mundial, com o que os industriais paulistas nunca reclamaram.
Agora, como a maior parte do gasoduto fica em terras brasileiras, os bolivianos terão que pagar por sua utilização, se quiserem vender o gás para São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O parque industrial argentino é obsoleto e, em sua maioria, insuscetível de transformação para utilização de gás natural. Some-se isso a uma previsível estagnação econômica argentina na próxima década, veremos que a Bolívia não tem para quem vender o gás a ser produzido. Sem saída para o mar, não há como exportar este gás e, mesmo que tivessem acesso ao oceano Pacífico, não dominam o know how e nem tem o capital necessário para plantas industriais para liquefazê-lo (única maneira de embarcá-lo!). Poderiam fazer uma join venture com o Chile que, entretanto, não tem interesse pois a obra é inviável economicamente (um gasoduto para levar o gás para o Pacífico teria que ultrapassar enormes cadeias de montanhas, com clima frio, de modo que ou você aquece o gasoduto ou usa enorme pressão, de qualquer maneira com excessivo gasto energético!).
O Brasil, assim, deve apenas esperar para ver a solução que os bolivianos darão a seus agora enormes problemas. Eles não terão alternativas que não se submeterem às condições comerciais brasileiras.
Concomitantemente, a PETROBRÁS modificou seu programa de investimentos para os próximos dez anos, de modo a realocar recursos a serem investidos na Bacia de Santos, um razoável campo de gás natural que poderia alimentar a indústria paulista, bem como na modificação das plantas industriais das plataformas da Bacia de Campos, de modo ao aproveitamento (agora uma meta de estratégia nacional!) do gás natural, antes desperdiçado porque não compensatório sob o ponto de vista econômico. O CENPES (Centro de Pesquisa da PETROBRÁS, na Ilha do Fundão-RJ) e a COPPE-UFRJ(Coordenação de Projetos de Pós-Graduação) já estão debruçados na solução dos problemas e, posso dizer, em estágio avançado na redefinição das plataformas fluminenses.
Com a entrada em funcionamento dessas modificações, o gás boliviano enfrentará dentro de 10 anos um excesso de oferta, o que tenderá a baixar o preço, conseqüentemente abaixando o preço de custo na indústria paulista, que se tornará altamente competitiva em termos mundiais.
Portanto, devemos ter calma quando lidarmos com nossos vizinhos do sul, pois eles não tem futuro sem a aliança com o Brasil (e eles sabem disso!).
Quanto a Chavez, em nada nos assusta. O petróleo venezuelano é pesado (alto teor de enxofre!), não podendo ser refinado nas instalações industriais bolivianas e argentinas, próprias apenas para petróleo leve. O petróleo pesado produz quantidade anormal de ácido sulfúrico, de modo que a tecnologia dos materiais empregados nos fornos de destilação fracionada é altamente sensível (dominada pela PETROBRÁS e considerada pelo Conselho de Segurança nacional como estratégica e insuscetível de venda, tal como acontece com a tecnologia de purificação de urânio para combustível de usinas nucleares!). Mesmo que fosse resolvido o problema do refino, o custo energético de transportar petróleo em oleodutos da Venezuela para o cone sul tornaria seu custo final proibitivo, fora da realidade esperada para os próximos 20 anos no preço do petróleo no mundo.
Como vemos, de igual forma, basta esperarmos que os caudilhos de plantão acabem com suas bravatas e se sentem à mesa de negociações. Eles inexoravelmente terão de fazê-lo e em condições aprioristicamente desvantajosas.
esse post foi lamentavelmente esquecido no RéV. fiquei curioso a respeito de outras opiniões
original:
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=235962#235962
Páginas:
1
2
3
4
5
[
6
]
Ir para o Topo
Forum Clube Cetico
»
Discussões
»
Laicismo, Política e Economia
»
Tópico:
Quem irá defender Evo Morales?( Nacionalização das reservas! )
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!