Autor Tópico: A crença ateísta.  (Lida 6067 vezes)

Offline Gênesis

• Nível 03
  • *
A crença ateísta.
« Online: 01 de Maio de 2006, 20:28:28 »
Alguns ateus consideram que o ateísmo não é uma crença, que não é uma religião e que não possui uma doutrina a ser seguida.

Os ateu acreditam que Deus (Criador) não existe. Se trata de uma crença na não existência de Deus. O que os diferencia dos agnósticos, onde eles acreditam que o homem não tem a capacidade para conhecer o absoluto.

Então, vamos agora consultar um dicionário para saber com exatidão os significados dos termos em questão.

"Ateísmo: do Gr. a, não + Theós, Deus; s. m., doutrina que consiste na negação da existência de Deus; descrença."

Verificamos então que realmente o ateísmo é a descrença em divindades, no entanto, é uma "doutrina".

E o que é uma "doutrina"?

"Doutrina: do Lat. doctrina; s. f., conjunto de princípios básicos, fundamentais, de um sistema religioso, político ou filosófico; catequese cristã; opinião de autores; norma, regra, preceito."

Portanto, sendo uma doutrina filosófica, o ateísmo possui um conjunto de princípios básicos na qual os ateus acreditam. Logo, existe uma determinada crença filosófica (acreditar=crer).

E o que é uma "crença"?

"Crença: do Lat. credentia; s. f., fé, lei religiosa; convicção; pendor para certa pessoa, desejo amoroso; credencial, crédito diplomático; pop., desconfiança, birra."

Sendo o Ateísmo uma doutrina que consiste na negação da existência de Deus, com um conjunto de princípios filosóficos fundamentais, nos quais os ateus acreditam com convicção, julgo poder dizer que se trata de uma crença.

Um abraço

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: A crença ateísta.
« Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2006, 20:37:54 »
Dã....
Crença filosófica = Crença religiosa?

:olheira: :stunned:

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2006, 20:59:31 »
Pura discussão semântica.

Tô fora!
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2006, 21:36:27 »
Puta merda, mais um crente querendo convencer que ateísmo é crença! Isso enche!!!

Ateísmo é a negação de uma crença na existência de Deus. É uma descrença. Ponto final.

Nâo tem doutrina, não tem ensinamento, não tem evangelho, não tem falácia. É só a ausência de uma crença na existência de Deus.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Atheist

• Visitante
« Resposta #4 Online: 01 de Maio de 2006, 21:39:02 »
Tem gente por aí que além da crença cega na bíblia tem crença cega no dicionário...

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2006, 21:39:56 »
Ai meu deus... mais um.

Tudo bem Genesis, é uma crença. E daí?

Como já foi dito antes, é uma crença religiosa? Lógico que não. Aí está a diferença colega.

Até a ciencia é uma crença. Cremos que a teoria da relatividade vai funcionar para determinados casos e até agora, funciona. Mas, o que me garante que funcionará SEMPRE? O que me garante que o sol irá nascer amanhã ás 05:25h (aqui em João Pesoa é +- essa hora)?

Crenças, crenças amigo. Segundo Quine, a diferença é o grau. Ahh... lei Quine e aí agente conversa.

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Atheist

• Visitante
« Resposta #6 Online: 01 de Maio de 2006, 21:40:10 »
Caro Genesis, se quiser durar no clube cético, melhor ler as regras e as outras mensagens já postadas, para depois não sair reclamando.

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #7 Online: 01 de Maio de 2006, 21:42:47 »
Alguns ateus consideram que o ateísmo não é uma crença, que não é uma religião e que não possui uma doutrina a ser seguida.

Os ateu acreditam que Deus (Criador) não existe. Se trata de uma crença na não existência de Deus. O que os diferencia dos agnósticos, onde eles acreditam que o homem não tem a capacidade para conhecer o absoluto.

Então, vamos agora consultar um dicionário para saber com exatidão os significados dos termos em questão.

"Ateísmo: do Gr. a, não + Theós, Deus; s. m., doutrina que consiste na negação da existência de Deus; descrença."

Verificamos então que realmente o ateísmo é a descrença em divindades, no entanto, é uma "doutrina".

E o que é uma "doutrina"?

"Doutrina: do Lat. doctrina; s. f., conjunto de princípios básicos, fundamentais, de um sistema religioso, político ou filosófico; catequese cristã; opinião de autores; norma, regra, preceito."

Portanto, sendo uma doutrina filosófica, o ateísmo possui um conjunto de princípios básicos na qual os ateus acreditam. Logo, existe uma determinada crença filosófica (acreditar=crer).

E o que é uma "crença"?

"Crença: do Lat. credentia; s. f., fé, lei religiosa; convicção; pendor para certa pessoa, desejo amoroso; credencial, crédito diplomático; pop., desconfiança, birra."

Sendo o Ateísmo uma doutrina que consiste na negação da existência de Deus, com um conjunto de princípios filosóficos fundamentais, nos quais os ateus acreditam com convicção, julgo poder dizer que se trata de uma crença.

Um abraço

dãããã

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 01 de Maio de 2006, 21:50:44 »
Ahhh gente deixa o cara.

Gostei dele  :biglol:
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 01 de Maio de 2006, 21:54:38 »
O que alguém ganha provando que os ateus creem em alguma coisa? dã...

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #10 Online: 01 de Maio de 2006, 21:59:50 »

É que, ao provar que os ateus creêm em algo, isso prova que nós não descremos de tudo. Os teístas acham que crença é crença em alguma coisa SOBRENATURAL e aí é um paradoxo para nós.

Ora, eu creio ( e é preciso crer muito) que o meu MENGÃO vai ser campeão brasileiro esse ano. Como eu acredito nisso, eu acredito em algo, logo eu não sou ateu, pois ateu não acredita em nada...    :stunned: :stunned: :D :D
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 01 de Maio de 2006, 22:05:57 »
Eu sei, o que perguntei é "o que se ganha em ultima instancia?". Resposta: nada. Um gostinho de vingança, talvez.

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
  • Eu estou vazio, por favor me encha (Testify)
Liberdade é poder dizer que 2+2=5 (George Orwell)
« Resposta #12 Online: 01 de Maio de 2006, 22:37:42 »
Eu acredito que 2+2=5 (a crença é baseada em cálculos)

Eu acredito que a Terra gira em torno do Sol. (astrônomia)

Eu acredito que não somos o centro do universo. (astronômia)

Quando a Bíblia diz o contrário disso tudo, eu tenho todo o direito de acreditar que Deus não existe coisa nenhuma.  :ok:
"O filme passou sobre mim
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Eu estou vazio, por favor me encha
Senhor âncora me segure
Por que Baghdad está queimando
Sua voz é tão tranqüila
Aquele esperto mantra para matar" (Rage Against The Machine)

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #13 Online: 01 de Maio de 2006, 22:45:10 »
Icaro, eu já vi umas contas bíblicas bem parecidas...  :roll:
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #14 Online: 01 de Maio de 2006, 22:46:47 »
Eu acredito que 2+2=5 (a crença é baseada em cálculos)

Cálculos errados né?
"The patient refused an autopsy."

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
  • Eu estou vazio, por favor me encha (Testify)
« Resposta #15 Online: 01 de Maio de 2006, 22:48:35 »
Força de expressão...
"O filme passou sobre mim
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Eu estou vazio, por favor me encha
Senhor âncora me segure
Por que Baghdad está queimando
Sua voz é tão tranqüila
Aquele esperto mantra para matar" (Rage Against The Machine)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Maio de 2006, 10:33:31 »
e todos negligenciam a fé assaciperereísta nesses tópicos.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 02 de Maio de 2006, 11:05:31 »
Mais um que posta e some... deveriam apagar esse porcaria.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #18 Online: 02 de Maio de 2006, 13:03:55 »
Mais um se não for o mesmo!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #19 Online: 02 de Maio de 2006, 13:39:49 »
Pura discussão semântica.

Tô fora!

Justamente!

Por causa de figuras desse calibre que prefiro não usar o termo ateísta pra me descrever!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Gênesis

• Nível 03
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Maio de 2006, 14:57:21 »
Caro Genesis, se quiser durar no clube cético, melhor ler as regras e as outras mensagens já postadas, para depois não sair reclamando.

Favor, me mostre onde desrespeitei as regras!

Dá a minha opinião sobre a crença ateísta na não existência de divindades religiosas, é desrespeitar as regras?

Offline Gênesis

• Nível 03
  • *
« Resposta #21 Online: 02 de Maio de 2006, 15:03:31 »

Puxa, postei este tópico ontem e já estão dizendo que eu postei e fugi.

Caro colega, eu não fico 24 horas em fóruns pela internet. O máximo que eu fico é 20 minutos por dia, sem falar que hoje é feriado pra mim e neste momento está fazendo um lindo Sol, então vou limpar a piscina e me divertir com minhas filhas.

Quem sabe amanhã eu reposndo as suas refutações, se realmente for uma refutação digna para que eu possa dedicar meu tempo em responde-la.

Offline Gênesis

• Nível 03
  • *
« Resposta #22 Online: 02 de Maio de 2006, 15:11:23 »

É que, ao provar que os ateus creêm em algo, isso prova que nós não descremos de tudo. Os teístas acham que crença é crença em alguma coisa SOBRENATURAL e aí é um paradoxo para nós.

Ora, eu creio ( e é preciso crer muito) que o meu MENGÃO vai ser campeão brasileiro esse ano. Como eu acredito nisso, eu acredito em algo, logo eu não sou ateu, pois ateu não acredita em nada...    :stunned: :stunned: :D :D

Daí já não é uma crença religiosa, acreditar ter esperanças é um sentimento que todos nós temos sendo ateu ou teísta.

A diferença é que ateus só acreditam vendo, ou seja, é necessário as nuvens negras no céu para acreditarem que vai chover, caso fosse um ateu cego ele iria se molhar todo.

A questão aqui neste tópico é a crença ateísta da não existência de Deus. Indiscutivelmente o ateísmo é uma crença.

Uma perguntinha simples.

Algum de voces tem fé na não existência de Deus?
« Última modificação: 02 de Maio de 2006, 15:15:19 por Gênesis »

Offline EduardoCFF

• Nível 20
  • *
« Resposta #23 Online: 02 de Maio de 2006, 15:12:14 »

Puxa, postei este tópico ontem e já estão dizendo que eu postei e fugi.

Caro colega, eu não fico 24 horas em fóruns pela internet. O máximo que eu fico é 20 minutos por dia, sem falar que hoje é feriado pra mim e neste momento está fazendo um lindo Sol, então vou limpar a piscina e me divertir com minhas filhas.

Quem sabe amanhã eu reposndo as suas refutações, se realmente for uma refutação digna para que eu possa dedicar meu tempo em responde-la.

Boa sorte para refutar a ciencia... e a logica!
“Se a historia da ciência nos ensina alguma coisa, é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus”

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 02 de Maio de 2006, 15:26:20 »
A diferença é que ateus só acreditam vendo, ou seja, é necessário as nuvens negras no céu para acreditarem que vai chover, caso fosse um ateu cego ele iria se molhar todo.
Isso não é verdade. Obviamente, se deus aparecer pra mim vê-lo agora, eu tiver e mãos diversos exames comprovando que eu estava são na hora, e alguma comprovação de que naquele lugar onde deus apareceu, ouve algum tipo de energia ou sei lá, provavelmente vou acreditar. O problema é que a recíproca não é verdadeira: Não é estritamente porque nunca vi deus que desacredito dele.

A questão aqui neste tópico é a crença ateísta da não existência de Deus. Indiscutivelmente o ateísmo é uma crença.
Isso já foi debatido em outros tópicos, dá uma pesquisada e poupe todo mundo de uma discussão redundante.

Algum de voces tem fé na não existência de Deus?
Eu não.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!