Autor Tópico: A crença ateísta.  (Lida 6068 vezes)

Offline Gênesis

• Nível 03
  • *
Re: A crença ateísta.
« Resposta #25 Online: 02 de Maio de 2006, 15:26:55 »
Boa sorte para refutar a ciencia... e a logica!

Opa, opa opa, Ateísmo não é sinônimo de Ciência. A ciência não é atéia e nem teista. Que mania de querer comparar o ateísmo com a ciência.

O pensamento teísta: "... no princípio Deus..."  O pensamento ateu: "...no princípio hidrogênio" O que te faz pensar que voce está logicamente correto?

Bom, vou limpar a piscina, bye!

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #26 Online: 02 de Maio de 2006, 16:36:03 »
A sim, por favor note a diferença entre uma alegação extraordinaria e uma alegação qualquer.

Se você disser que existe um dragão ou um deus na sua garagem seria uma extraordinaria.

Agora se você disser que comeu miojo otem no jantar, e eu não tendo por que duvidar, não é nescessario evidencias extraordinarias. Algumas vezes caso a alegação seja bem simples como a que eu acabei de dizer, pode só ser nescessario a sua palavra.
"The patient refused an autopsy."

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 02 de Maio de 2006, 17:57:19 »

Opa, opa opa, Ateísmo não é sinônimo de Ciência. A ciência não é atéia e nem teista. Que mania de querer comparar o ateísmo com a ciência.

O pensamento teísta: "... no princípio Deus..."  O pensamento ateu: "...no princípio hidrogênio" O que te faz pensar que voce está logicamente correto?

OPA OPA OPA!

A ciência é ateia SIM SENHOR!
Ela não busca explicações no sobrenatural.

Se ela não for ateia... materialista... então é qualquer coisa, menos ciência... possivelmente uma pseudo-ciência.

Offline Gênesis

• Nível 03
  • *
« Resposta #28 Online: 02 de Maio de 2006, 18:11:23 »
A sim, por favor note a diferença entre uma alegação extraordinaria e uma alegação qualquer.

Se você disser que existe um dragão ou um deus na sua garagem seria uma extraordinaria.

Agora se você disser que comeu miojo otem no jantar, e eu não tendo por que duvidar, não é nescessario evidencias extraordinarias. Algumas vezes caso a alegação seja bem simples como a que eu acabei de dizer, pode só ser nescessario a sua palavra.

Putsss....

Offline Gênesis

• Nível 03
  • *
« Resposta #29 Online: 02 de Maio de 2006, 18:29:50 »

O pensamento teísta: "... no princípio Deus..." O pensamento ateu: "...no princípio hidrogênio" O que te faz pensar que voce está logicamente correto?

OPA OPA OPA!

Se ela não for ateia... materialista... então é qualquer coisa, menos ciência... possivelmente uma pseudo-ciência.

Engraçado, não vejo a ciência negando piamente Deus. Pois para a ciência negar Deus como faz o ateísmo ela teria que provar definitivamente que um Criador (Deus) não existe.

A ciência não entra em conflito com o sobrenatural. Apenas admite que não tem capacidade para fazer este tipo de análise.

Minha avó me ensinou que existem determinadas pessoas que não se pode contrariar.

A ciência é atéia SIM SENHOR, PRONTO E ACABOU.  :acute:
« Última modificação: 02 de Maio de 2006, 18:36:57 por Gênesis »

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #30 Online: 02 de Maio de 2006, 18:48:22 »

Engraçado, não vejo a ciência negando piamente Deus. Pois para a ciência negar Deus como faz o ateísmo ela teria que provar definitivamente que um Criador (Deus) não existe.

Ela não nega, simplesmente não o incluí em suas explicações.

Existem basicamente dois tipos de pessoas que são denominadas atéias: as que afirmam que não existe nenhum deus não existe e outras que não crêem em nenhum deus embora não afirme que não seja possível haver algum. Muito embora sejam casos bastante diferentes ainda assim ambos são considerados ateus e essa é uma diferença muito importante que você deverá ter em mente caso pretenda prosseguir com essa discussão.

A ciência não entra em conflito com o sobrenatural. Apenas admite que não tem capacidade para fazer este tipo de análise.

Que sobrenatural?

Minha avó me ensinou que existem determinadas pessoas que não se pode contrariar.

E quem está interessado na opinião dela?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 02 de Maio de 2006, 19:03:52 »
meu caro, o prefixo 'a' pode tanto indicar negação quanto ausência de algo. não é preciso estudar grego pra chegar aqui, só passear pelos vários usos desse prefixo.
fim de papo, ou não?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 02 de Maio de 2006, 19:17:11 »
A existencia de Deus para a ciência é irrelevante.
Crentes se preocupam com saber "por que?" (resposta: Deus!)
A ciência se preocupa em saber "como? " E nas respostas da ciência, nenhuma inclui Deus como argumento... somente nas pseudo-ciências.
Se a ciência não é ateia por negação, é ateia então por concepção... e principalmente por metodologia.  :ok:
« Última modificação: 02 de Maio de 2006, 19:24:33 por Spitfire »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 02 de Maio de 2006, 19:22:01 »

Tsc tsc... preconceituosa a sua avó.  ;P
Mas estes rompantes não me intimidam... na verdade é somente basofia de quem perdeu o argumento ou não tem nada de relevante a dizer... portanto, a opinião sua e da sua avó, a meu respeito, valem menos do que o pum que eu largo quando como feijoada.  :stunned:

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #34 Online: 02 de Maio de 2006, 19:34:29 »

Bom, por definição, deus é um ser "sobrenatural" e o escopo da ciência é estudar os fenômenos naturais, portanto deus ou qualquer outro mito não fazem parte do escopo da ciência, sendo assim, não podemos defini-la nem como ateísta e nem como teísta.

Atheist

• Visitante
« Resposta #35 Online: 02 de Maio de 2006, 23:41:26 »
Ainda com definições de dicionário! Vamos longe...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #36 Online: 02 de Maio de 2006, 23:45:43 »
Eu acredito que 2+2=5 (a crença é baseada em cálculos)

Cálculos errados né?

2+2=3 se for comprar, e 5 se for vender!

:P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #37 Online: 02 de Maio de 2006, 23:53:09 »
Se ateísmo fosse doutrina, teríamos certas aberrações:

anoelismo s.m. Doutrina que diz explicitamente que Papai Noel é um ser imaginário.

“Hoje fui na minha igreja anoelista para louvar o fato de não existir Papai Noel”.

apastafarianismo s.m. Doutrina que nega a existência do Monstro Espaguete Voador, e o fato do Aquecimento Global ser causado pela ausência de piratas.

“Estamos aqui para lhe trazer à palavra do apastafarianismo e buscar a salvação eterna dessa crença obviamente inventada para o descrédito do criacionismo.”
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #38 Online: 02 de Maio de 2006, 23:54:40 »
:histeria:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Gênesis

• Nível 03
  • *
« Resposta #39 Online: 03 de Maio de 2006, 09:40:03 »

Doutrina significa "ensinar" ou "instruir".

O que seria isto:

../forum/topic=1154.0.html

http://www.ateus.net/artigos/ateismo/saindo_do_armario.php

http://www.ateus.net/artigos/ateismo/uma_introducao_ao_ateismo.php

http://www.ateus.net/artigos/ateismo/a_construcao_do_estado_ateista.php

A palara "Bíblia" significa "conjunto de livros", se pegarmos alguns livros ateístas e juntarmos teremos a "Bíblia do ateu".

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #40 Online: 03 de Maio de 2006, 11:34:37 »

O que seria isto:

A palara "Bíblia" significa "conjunto de livros", se pegarmos alguns livros ateístas e juntarmos teremos a "Bíblia do ateu".

Porquê deixou de usar o dicionário agora, hein?

Doutrina [Do lat. doctrina.] S. f.
 1.    Conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso.
 2.    Catequese cristã. 
 3.    Ensinamento, pregação. 
 4.    Opinião de autores. 
 5.    Texto de obras escritas. 
 6.    Regra, preceito, norma.

Isto não tem nada a ver com o ateísmo. Doutrina é pregação. Ateus não pregam. Ateus não te salvam do Inferno ou te mandam para o Céu. Na maioria das vezes, ateus nem vão encher o saco dos crentes!

Todo material ateísta tá aí para os ateus mostrarem aos religiosos seus argumentos repetidos. Aproveite que tem esses links e leia-os.
« Última modificação: 03 de Maio de 2006, 11:38:04 por Alenônimo »
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Gênesis

• Nível 03
  • *
« Resposta #41 Online: 03 de Maio de 2006, 18:36:23 »

O que seria isto:

Porquê deixou de usar o dicionário agora, hein?

Doutrina [Do lat. doctrina.] S. f.
 1.    Conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso.

Porque não colocou o restante?

político ou filosófico;

Fonte: http://www.priberam.pt/

Isto não tem nada a ver com o ateísmo. Doutrina é pregação. Ateus não pregam. Ateus não te salvam do Inferno ou te mandam para o Céu. Na maioria das vezes, ateus nem vão encher o saco dos crentes!

O quê? A pregação dos ateus esta impregnada nos fóruns evangélicos.

Todo material ateísta tá aí para os ateus mostrarem aos religiosos seus argumentos repetidos.

Ou seja, para mostrarem para os convertidos ao ateísmo como devem seguir. Caso queiram realmente levar o ateísmo a sério.

Aproveite que tem esses links e leia-os.

Infelizmente já perdi muito do meu tempo lendo estes textos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #42 Online: 03 de Maio de 2006, 18:37:54 »
Ok, já chega. Aviso (equivalente ao antigo cartão) para Gênesis.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #43 Online: 02 de Abril de 2007, 19:54:05 »
O que alguém ganha provando que os ateus creem em alguma coisa? dã…

É que, ao provar que os ateus creêm em algo, isso prova que nós não descremos de tudo. Os teístas acham que crença é crença em alguma coisa SOBRENATURAL e aí é um paradoxo para nós.

Ora, eu creio ( e é preciso crer muito) que o meu MENGÃO vai ser campeão brasileiro esse ano. Como eu acredito nisso, eu acredito em algo, logo eu não sou ateu, pois ateu não acredita em nada…    :stunned: :stunned: :D :D

Daí já não é uma crença religiosa, acreditar ter esperanças é um sentimento que todos nós temos sendo ateu ou teísta.

A diferença é que ateus só acreditam vendo, ou seja, é necessário as nuvens negras no céu para acreditarem que vai chover, caso fosse um ateu cego ele iria se molhar todo.

A questão aqui neste tópico é a crença ateísta da não existência de Deus. Indiscutivelmente o ateísmo é uma crença.

Uma perguntinha simples.

Algum de voces tem fé na não existência de Deus?
Eu tenho. E concordo com muito de seus argumentos.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FredLC

• Nível 10
  • *
« Resposta #44 Online: 04 de Abril de 2007, 00:07:15 »
Daí já não é uma crença religiosa, acreditar ter esperanças é um sentimento que todos nós temos sendo ateu ou teísta.

Fé e esperança são conceitos bastante próximos, e ter fé em alguma coisa não é intrinsecamente errado ou ruim. Normalmente, é apenas horrorosamente ineficiente.

Mesmo assim, para tornar meritória uma real crítica, a fé tem de ser ao mesmo tempo injustificada e levada a sério. Vejamos o exemplo na fé do flamengo campeão brasileiro de 2007… ela é pouco justificável em um time que vem provando ser instável… mas não trás maiores conseqüências – no máximo uma chateação.

Se alguém, entretanto, construísse templos e consagrasse a vida ao “flamengo campeão brasileiro 2007”, e, ao final do campeonato, após o flamengo (possivelmente) não ser campeão, fundasse a igreja do “a CBF vai mudar de idéia”, adorando por 2000 anos o glorioso time de 2007 que é o verdadeiro campeão e foi *crucificado* injustamente pela imprensa esportiva que não entendeu que todas as derrotas foram roubadas…

(ou seja, alguém que não apenas acredita piamente em algo não razoável, mas também leva essa crença por demais a sério)

… bom, aí eu diria que esse camarada merece ter sua “fé” julgada prejudicial e criticada duramente.

A diferença é que ateus só acreditam vendo, ou seja, é necessário as nuvens negras no céu para acreditarem que vai chover, caso fosse um ateu cego ele iria se molhar todo.

Você sabe a diferença entre ateísmo e ceticismo? Aparentemente não…

De qualquer forma, eu não preciso “ver” para crer. Tipo, eu nunca vi o Rei da Espanha, mas acredito piamente que ele existe, pois os conceitos envolvidos são auto-sustentáveis e não-contraditórios.

Parece haver, em todo o seu argumento, uma grande dificuldade em diferenciar dúvida razoável de dúvida pueril.

A questão aqui neste tópico é a crença ateísta da não existência de Deus. Indiscutivelmente o ateísmo é uma crença.

Não, a questão neste tópico é uma caracterização rasa e pouco meritória dos Ateus. Obviamente, você não sabe muito sobre o que está falando. Afinal, vamos nós aqui já em vários posts discutindo sua afirmação supostamente “indiscutível”…

Uma perguntinha simples.

Não mais do que você tem fé na não inexistência de Deus.

Viu? Moleza inverter condutas passivas e ativas para tentar impôr uma pecha sobre a opinião.

De qualquer forma, há uma amplamente diagnosticada diferença entre ateísmo forte (o que você descreve) e ateísmo fraco (embora convicto), que é totalmente diferente, e no qual a gigantesca maioria dos ateus se encaixa.

Não que seja absolutamente errada a posição dos Ateus fortes. Necessário admitir que toda assertiva sobre princípios cosmológicos têm pés-de-barro, mas, mesmo assim, há também a diferença entre a  crença sensata e a pueril. Advinha qual de cada encaixa-se aonde…

T+ :).
« Última modificação: 04 de Abril de 2007, 00:35:26 por FredLC »
…There would be no atheism if there were no god…"

G.K. Chesterton.

"Deal"

FredLC

Links para minhas galerias de arte

Offline FredLC

• Nível 10
  • *
« Resposta #45 Online: 04 de Abril de 2007, 00:33:24 »

capacidadee?

Não, não mesmo, meu caro...

A ciência não tem interesse em analisar a hipótese de Deus.

Não que a assertiva de Deus não seja uma proposta científica, por que é sim. É uma tese de que uma entidade sentiente superpoderosa criou tudo. Perfeitamente dentro da esfera de análise e intelecção do método científico. Só que quando o método científico analisou as propostas da divindade e não descobriu divindade nenhuma lá, o Deus se retirou para propostas mais distantes. De ser que move os céus e a terra, passou a "distante criador do universo, em uma esfera initeligível e inalcnçável".

Deus está batendo em retirada, e para fazê-lo, vem sendo subjetivado pelos religiosos a uma importância genérica e indefinível, ao ponto de irrelevante - mas que impressiona a galera com base na ampla tradição das crenças religiosas.

Mas você tem razão, a ciência não entra em conflito direto com a fé, pois a ciência só se preocupa com coisas objetivamente sérias, enquanto a única seriedade da fé está na importância desproporcional que os crentes lhe concedem - subjetiva, portanto.

Claro que há pontos de conflito entre fé e conhecimento técnico, notadamente em pontos onde o conhecimento técnico trouxe explicações que a fé preferia fornecer ela mesma, ainda que insatisfatoriamente. Num mundo muito mais perfeito, eu diria que isso dseria uma espécie de suicídio inconsciente dos religiosos, e que o pensamento racional eventualmente prevaleceria...

...mas eu não tenho tanta certeza assim. Eu diria, portanto, que, agora sim sendo cético, tenho minhas dúvidas sobre o mundo estar indo na direção do século XXII ou do século XIX...

G.K. Chesterton.

"Deal"

FredLC

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #46 Online: 04 de Abril de 2007, 04:21:10 »
O quê? A pregação dos ateus esta impregnada nos fóruns evangélicos.
Pregação geralmente é usado como "deboche" referente a crendices. (já que não estou com um dicionário)
Ateus podem te mostrar onde a religião é maléfica. É uma crença?
Eu não pego uma bandeira "tomara que Deus não existe", não tenho nenhuma vontade que ele não existe.
Mas não acredito, simplesmente é uma hipótese infantil e ultrapassada.

Você tem fé que não existe um homem que entrega presente para todas as crianças do planeta de 24 horas?
Você sabe a diferença entre ateísmo e ceticismo? Aparentemente não…
Ateus geralmente são céticos.
Além do mais acho que foi uma comparação, que não implica nesse caso ser relativo ao ateu, e sim ser o mesmo caso da descrença em Deus.

Offline FredLC

• Nível 10
  • *
« Resposta #47 Online: 04 de Abril de 2007, 09:23:44 »
Ateus geralmente são céticos.
Além do mais acho que foi uma comparação, que não implica nesse caso ser relativo ao ateu, e sim ser o mesmo caso da descrença em Deus.

Sim, ateus geralmente são céticos. Mas viu o que ele falou? "Um ateu só acredita no que pode ver"... essa é uma assertiva característica ao ceticismo, não ao ateísmo.

G.K. Chesterton.

"Deal"

FredLC

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!