Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289131 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: O que estás lendo?
« Resposta #1850 Online: 07 de Julho de 2009, 08:01:49 »
Que ema.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #1851 Online: 07 de Julho de 2009, 09:13:43 »
Quando eu tinha essa idade, ainda tinha paciência para ler livros desse tipo (nao estou julgando a sua qualidade, alguns sao ótimos).
Mas hoje em dia, se for para ler sobre alguem sofrendo, que seja por um bom motivo: guerra, doença, invalidez, meteoro-gigante-a-ponto-de-atingir-a-Terra, alienígenas-escravizando-a-humanidade, enfim, coisas que realmente, objetivamente, inescapavelmente, tornariam
nossa vida um tanto desagradável. Mas sofrer porque uma garota nao lhe quer? Sofrer porque você está entediado? Sofrer porque
você acha que "o Sistema" lhe oprime? Ah, VTNC (o personagem, claro :). Quando vejo esse tipo de drama tenho vontade de dar uns
tabefes nos personagens.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1852 Online: 07 de Julho de 2009, 09:31:14 »
Mais uma vítima do sistema :'(

Liberte-se, homem-azul! Você nunca será feliz enquanto não for realmente livre.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #1853 Online: 07 de Julho de 2009, 09:56:38 »
Comecei a ler Bonjour Tristesse da Françoise Sagan e preciso terminar de ler Tom Sawyer ainda.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #1854 Online: 07 de Julho de 2009, 10:02:38 »
Mas sofrer porque uma garota nao lhe quer? Sofrer porque você está entediado? Sofrer porque você acha que "o Sistema" lhe oprime? Ah, VTNC (o personagem, claro :). Quando vejo esse tipo de drama tenho vontade de dar uns tabefes nos personagens.
:ok:
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #1855 Online: 07 de Julho de 2009, 13:19:15 »
E quem disse que foi o meu livro preferido? ;P

Mas, confesso: meus preferidos deste ano foram os sofredores mesmo.
O Amor nos tempos de Cólera, Lolita e Do amor e outros demônios.
Porém, me diverti bastante com "The Master and Margarita". Além de um ou dois trechos de Satíricon.
:)

Gosto de ver qualquer tipo de sentimento transcrito em palavras, principalmente quando o autor tem habilidade com isso. Às vezes é um sofrimento tolo mesmo, mas o autor consegue torná-lo um apocalipse só com a atmosfera que cria ao redor.
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1856 Online: 07 de Julho de 2009, 13:35:38 »
Pois é, veja só: li "O Amor nos tempos do cólera" e "Lolita". Tanto em um como no outro, o personagem central
sofre, mas nao fica só se lamentando. Florentino Ariza se torna um Don Juan, enriquece e espera vários anos até,
digamos assim, dar o bote. Já o Humbert Humbert simplesmente foge com Lolita. Além disso, no primeiro livro existe muito
mais do que a história de amor: o Marquez retrata todo uma época e um local. Só isso já vale o livro. No outro caso,
existe o uso magistral da linguagem pelo Nabokov (eu nao pretendia comprar Lolita, mas um dia li o primeiro
parágrafo na livraria e imediatamente decidi que eu tinha que ler esse livro :) )

Por outro lado, fujo dos livros de Clarice Lispector, Jane Austen e Chico Buarque como o diabo da cruz.*

*novamente, nao estou julgando a qualidade dos livros, só que eles nao fazem o meu tipo.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #1857 Online: 07 de Julho de 2009, 13:48:49 »
O primeiro parágrafo de Lolita é irresistível. Conquista qualquer um mesmo. :)

E os livros do García Márquez são bons também por isso que você falou: o ambiente. Adoro aquele "clima" das cidades pequenas que ele retrata, e olha que nasci para cidade grande.  :biglol:
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #1858 Online: 07 de Julho de 2009, 13:52:01 »
Por que foge de clarice lispector? :huh:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1859 Online: 07 de Julho de 2009, 13:58:34 »
Por que foge de clarice lispector? :huh:

Porque gosto de histórias em que coisas significativas acontecem. No mundo exterior, digo. Reconheço as qualidades das
histórias dela mas elas sao, como se diz, not my cup of tea.

Alan Watts

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #1860 Online: 10 de Julho de 2009, 22:34:09 »
O primeiro parágrafo de Lolita é irresistível. Conquista qualquer um mesmo. :)

E os livros do García Márquez são bons também por isso que você falou: o ambiente. Adoro aquele "clima" das cidades pequenas que ele retrata, e olha que nasci para cidade grande.  :biglol:
Nunca li "Lolita", até tem um exemplar aqui em casa, mas sempre que penso em ler acabo esquecendo e pegando outra coisa. Pretendo ler algum dia. Vou ler o primeiro parágrafo pra ver se é tudo isso mesmo. :)

Do Garcia Marquez li só o Cem Anos de Solidão, fantástico. Estou com o Amor nos Tempos do Cólera na minha lista de livros por ler.

Por enquanto, encarando o Infinite Jest.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #1861 Online: 12 de Julho de 2009, 21:28:59 »
A Estrada da Noite - Joe Hill

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #1862 Online: 13 de Julho de 2009, 08:56:44 »
"The Picture of Dorian Gray" de Oscar Wilde.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1863 Online: 13 de Julho de 2009, 12:19:13 »

Yay... \o/
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #1864 Online: 13 de Julho de 2009, 12:23:45 »
:P 

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #1865 Online: 13 de Julho de 2009, 12:41:24 »
Terminei “Um homem extraordinário e outras histórias” de Tchekhov e comecei a ler “Aprendendo a viver” de Sêneca. Continuo lendo “Tom Sawyer”, mas o livro é maior que eu imaginava. :P

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #1866 Online: 13 de Julho de 2009, 13:27:45 »
Terminei “Um homem extraordinário e outras histórias” de Tchekhov e comecei a ler “Aprendendo a viver” de Sêneca. Continuo lendo “Tom Sawyer”, mas o livro é maior que eu imaginava. :P

Gostei bastante de um conto do Tchekhov. O que você achou dele, André?

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #1867 Online: 13 de Julho de 2009, 13:41:23 »
Eu gostei. Nenhum me chamou a atenção em especial, mas são todos bons.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #1868 Online: 13 de Julho de 2009, 17:06:42 »
Li há um tempinho atrás... não achei tão legal não. Tá gostando, Lela?
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #1869 Online: 16 de Julho de 2009, 00:48:10 »
O Renato T não estava exagerando quando disse que Camus escreve muito, terminei “O Estrangeiro” Excelente!!!!  :ok:

A propósito, em relação ao nome do autor, eu já ouvi pessoas pronunciarem de duas formas... “Cami” (ou algo parecido  :P ) e “Camus” (como se pronuncia em português)....  “Camus” é o correto, não é? 

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1870 Online: 16 de Julho de 2009, 01:59:44 »
Oi, Lion. Até onde eu sei, a pronúncia certa é "Cami" - ao menos é como eu sempre vejo as pessoas pronunciando, incluindo professores.

Pessoalmente, não sou muito fã do Camus. Quando li pela primeira vez foi chocante, certo, apresenta a amoralidade de forma muito natural. Mas, hoje em dia, é um livro que penso que nunca mais retornarei - essa história de amoralidade e indiferença não me interessa mais. Gosto da literatura quando ela nos aproxima da vida, não quando ela nos afasta.

Eu prefiro ler, por exemplo, o seu Chico Buarque, comentado acima, com suas pequenas genialidades sobre o comportamento das pessoas, do que ler um livro de um cara que, afinal, se eu conhecesse pessoalmente, eu só falaria duas coisas: a primeira seria um "oi", a segunda "mas tua mãe devia ser uma desgraça, hein".

Gostei bastante de um conto do Tchekhov. O que você achou dele, André?

Posso interromper e responder também?  :P

Tchekhov é um dos meus escritores prediletos, e, com certeza, meu escritor russo predileto. Por coincidência, acabo de ler um post muito bom sobre o Tchekhov no blog do Milton Ribeiro, com o qual concordo bastante. Se estiver interessado:

http://miltonribeiro.opsblog.org/2008/08/21/anotacoes-pessoais-sobre-anton-tchekhov-e-e-mail-recebido/

Um trecho:

"Em meu caso com Tchekhov, creio saber parcialmente de onde vem meu fascínio por suas histórias e peças de teatro. Estou consciente de algumas coisas que aprovo nele: o realismo, a clareza, o humor, a leveza, a abordagem compreensiva dos personagens, a pouca ênfase a coisas que outros escreveriam cheios de exclamações (ele parece dizer: não te ajudarei, descubra sozinho o que há de importante aqui), a imaginação para criar cenas e situações significantes, uma visão um pouco diferente do amor - o qual é visto sem muitas ilusões - e a total falta de preconceitos que o permite transitar por toda a sociedade russa do século XIX."

Em tempo: ando lendo "O Grande Gatsby", de Fitzgerald, por um lado, e "Kant", do Denis Thouard (da série Figuras do Saber), de outro. Férias é uma beleza. Ambos estão muito recomendados, embora os neófitos em Kant estariam melhor servidos lendo primeiro o livro sobre ele do Will Durant.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #1871 Online: 16 de Julho de 2009, 08:31:33 »
O Renato T não estava exagerando quando disse que Camus escreve muito, terminei “O Estrangeiro” Excelente!!!!  :ok:

A propósito, em relação ao nome do autor, eu já ouvi pessoas pronunciarem de duas formas... “Cami” (ou algo parecido  :P ) e “Camus” (como se pronuncia em português)....  “Camus” é o correto, não é? 

É uma questão de pronuncia no francês. Se não me engano o "u" é pronunciado com som de "i" e o "s" não é sonoro, mas isso é algo que alguém que já fez francês deve te responder. Só te digo, com certeza, que a pronuncia certa é "Cã", "Camus" é o cavaleiro de aquário - que, ouvi, parece ter sido baseado na filosofia de Albert Camus. :hihi:

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #1872 Online: 16 de Julho de 2009, 09:26:31 »
O u em francês tem aquele som de "faz bico de 'u' com a boca e fala 'i' ", e várias consoantes quando são a última letra da palavra não são pronunciadas, por isso o "Cami", embora não seja exatamente um i.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1873 Online: 16 de Julho de 2009, 09:33:34 »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1874 Online: 17 de Julho de 2009, 15:09:43 »
Luz da Terra, de Arthur C. Clarke.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!