Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289132 vezes)

Offline Lion

• Nível 35
  • *
Re: O que estás lendo?
« Resposta #1875 Online: 18 de Julho de 2009, 00:59:03 »
Oi, Lion. Até onde eu sei, a pronúncia certa é "Cami" - ao menos é como eu sempre vejo as pessoas pronunciando, incluindo professores.

Pessoalmente, não sou muito fã do Camus. Quando li pela primeira vez foi chocante, certo, apresenta a amoralidade de forma muito natural. Mas, hoje em dia, é um livro que penso que nunca mais retornarei - essa história de amoralidade e indiferença não me interessa mais. Gosto da literatura quando ela nos aproxima da vida, não quando ela nos afasta.

Olá....

O único livro do “Cami”  :P que eu li foi “O Estrangeiro” e não achei que contenha uma mensagem no sentido de negar ou afastar a vida..... no máximo de indiferença em relação a certos aspectos, pelo menos essa foi a minha primeira impressão.

Meursault, um  personagem em “O Estrangeiro” não afasta a vida de si mesmo, muito pelo contrário, ele vive intensamente, porém como eu disse, com certa dose de indiferença pois entende que a vida não é algo que deve ser levado tão a sério.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #1876 Online: 18 de Julho de 2009, 12:14:53 »
Merseault é a expressão do homem absurdo: ele não está mais em concordância com o mundo. Ele se transforma nesse estrangeiro ao longo do livro. A experiência da morte da mãe, que não faz sentido; a expressão do hábito, que tudo é uma questão de hábito; a contingência de nossas ações e de nós mesmo; a condenação; as contradições do mundo; tudo... Esse sentimento de absurdo (que é aquele sentimento de vazio que está sendo tratado em outro tópico) é expressão do conflito entre a vontade do homem por um sentido e a impossibilidade de apreendelo: o absurdo vem desse conflito. O niilismo e a indiferença são só as consequências. Camus não nega a vida - tanto que argumenta no "O Mito de Sísifo": mesmo ela não tendo sentido, mesmo ela sendo um trabalho de Sísifo, devemos vivê-la ao invés de nos suicidarmo-nos -, embora pareça tomar uma postura bem indiferente sobre ela.

Acho que Merseault, no "O Estrangeiro", veio do mesmo jeito que Antoine Roquentin, no "A Naúsea": como expressão do sentimento de absurdo, do estrangeirismo, sem colocar uma solução para ele, assim como Roquentin vem como a contingência de Sartre. Mas Camus não resolve o problema no "O Estrangeiro", o problema do absurdo só é resolvido no "O Mito de Sísifo" e no "O Homem Revoltado", por isso, quem sabe, essa imagem de se afastar da vida.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #1877 Online: 26 de Julho de 2009, 12:25:32 »
Comecei “Crime e Castigo” de Dostoiévski.

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #1878 Online: 29 de Julho de 2009, 15:33:44 »

Eu me sinto uma burra em relação a este livro!  :'(
Depois de 20 páginas, estou completamente perdida.

Relendo Nada de novo no front. Não me canso deste livro...
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1879 Online: 30 de Julho de 2009, 16:36:27 »

No início é difícil mesmo, assim como O Nome da Rosa, mas depois  leitura flui.

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #1880 Online: 30 de Julho de 2009, 18:32:08 »

Esse é livro maravilhoso. Para mim, possui cenas magníficas como a do francês morto e o alemão no mesmo buraco, a do combate no cemitério com caixões expostos e explodidos e a do amor entre o combatente e a sua mulher feito na maca do hospital, etc. Tive oportunidade de assistir o filme, mas, infelizmente, não possui a força dramática e existencial do livro.
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #1881 Online: 04 de Agosto de 2009, 20:10:48 »
Terminei Cândido, de Voltaire. :)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #1882 Online: 05 de Agosto de 2009, 20:27:16 »
Terminei Cândido, de Voltaire. :)

Legalzim.

E por hoje é só. Hora de cuidar do meu jardim.

(e o pior é que vou pra casa para realmente cuidar do meu jardim :lol:)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #1883 Online: 05 de Agosto de 2009, 22:07:25 »
Ahr! Esqueci de atualizar minhas leituras aqui! :P

Terminei de ler "Jogo da Amarelinha", mas só li da primeira maneira. Fiquei um tanto sem tempo e sem ânimo para ficar mais 1 mês lendo o mesmo livro. Mas amei! :D

Li e terminei "Vinte poemas de amor e uma canção desesperada" do Neruda. Fabuloso. Quero ler mais coisas dele... E gosto de ler em espanhol mesmo, língua linda!

Li e terminei "Aqui tem coisa", do Patativa do Assaré. Literatura de Cordel é muito gostosa de se ler! Lê-se numa sentada e, como tem ritmo, não chega a ser cansativa.

No momento, estou lendo Contos do Machadão e relendo O Mundo Assombrado Pelos Demônios. Sagan ainda me emociona.  :'(
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #1884 Online: 08 de Agosto de 2009, 15:50:30 »

No início é difícil mesmo, assim como O Nome da Rosa, mas depois  leitura flui.

Terminei “Crime e Castigo”.

Eu não tive essa dificuldade, mas isso vai de cada um, mas posso te assegurar que o livro vai se tornando cada vez mais interessante com reviravoltas inesperadas e riqueza de detalhes surpreendentes.  Leitura recomendada!!!

Uma coisa que notei, bom talvez eu esteja “viajando”, mas notei uma semelhança entre esse romance e alguns aspectos da filosofia de Nietzsche. Por exemplo, o personagem em “Crime e Castigo” chamado Raskolnikov tinha uma teoria sobre os homens ordinários e os extraordinários que se assemelha ao senhor e ao escravo de Nietzsche. Outra coisa e o lance do super-homem, bom aqui talvez eu esteja forçando a barra, mas eu também achei semelhança no sonho/delírio de Raskolnikov em que a humanidade e afetada por uma praga que fazia com que as pessoas não se entendessem sobre coisa alguma e que apenas alguns homens não foram afetados por essa praga, esses homens seriam “renovadores” da humanidade. O que vocês acham? Forcei a barra né?  :confuso:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1885 Online: 08 de Agosto de 2009, 16:52:55 »
Logo depois de falarem sobre o "No que crêem os que não crêem" esse livro praticamente caiu no meu colo. Tô lendo e gostando...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #1886 Online: 10 de Agosto de 2009, 15:54:59 »
Terminei Jogo Perigoso (Stephen King) e Vampiro Rei I (André Vianco).

Agora estou lendo Vampiro Rei II (André Vianco) e pensando em começar Carrie, A Estranha (Stephen King).

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
« Resposta #1887 Online: 10 de Agosto de 2009, 19:42:09 »
1 - Qual foi sua última leitura?
2 - O que está lendo?
3 - O que vai ler

1 - Eu, robô (Isaac assimov)
2 - A mansão Hollow (Agatha Christie)
3 - Deus, um delírio (Ok, nós dois sabemos o autor)
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1888 Online: 11 de Agosto de 2009, 10:39:12 »

Eu não tive essa dificuldade, mas isso vai de cada um, mas posso te assegurar que o livro vai se tornando cada vez mais interessante com reviravoltas inesperadas e riqueza de detalhes surpreendentes.  Leitura recomendada!!!

Uma coisa que notei, bom talvez eu esteja “viajando”, mas notei uma semelhança entre esse romance e alguns aspectos da filosofia de Nietzsche. Por exemplo, o personagem em “Crime e Castigo” chamado Raskolnikov tinha uma teoria sobre os homens ordinários e os extraordinários que se assemelha ao senhor e ao escravo de Nietzsche. Outra coisa e o lance do super-homem, bom aqui talvez eu esteja forçando a barra, mas eu também achei semelhança no sonho/delírio de Raskolnikov em que a humanidade e afetada por uma praga que fazia com que as pessoas não se entendessem sobre coisa alguma e que apenas alguns homens não foram afetados por essa praga, esses homens seriam “renovadores” da humanidade. O que vocês acham? Forcei a barra né?  :confuso:
O que ocorreu foi o inverso: foi Dostoiévski que influenciou Nietzsche.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1889 Online: 11 de Agosto de 2009, 20:17:31 »
Macbeth, de Shakespeare.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #1890 Online: 11 de Agosto de 2009, 20:38:58 »
Gostei de crime e castigo pela qualidade das palavras de Dostoiévski. Ele simplesmente consegue passar num livro todo o sentimento de culpa, de remorso, de angústia em que vivia o ladrão. Ele faz um crime praticamente justificável, mas mesmo assim não consegue conviver com ele. Grandes autores sabem se ligar aos grandes sentimentos do ser humano no mundo todo. Ele conseguiu.

Não sei se tinha ou não pressupostos filosóficos por trás, pois me parece ser uma coisa ainda mais difícil: Uma história muiiiiiiito bem contada.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #1891 Online: 12 de Agosto de 2009, 01:47:21 »
Leio "O inimigo de Deus"
2 volume ds crônicas de Arthur
Bernard Cornwell

recomendo ao povo nerd apaixonado por Idade Média

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #1892 Online: 12 de Agosto de 2009, 10:15:45 »
Lendo "Discurso Sobre a Servidão Voluntária" de Etienne de La Boétie, para a aula de política na faculdade.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1893 Online: 12 de Agosto de 2009, 13:25:37 »
Gostei de crime e castigo pela qualidade das palavras de Dostoiévski. Ele simplesmente consegue passar num livro todo o sentimento de culpa, de remorso, de angústia em que vivia o ladrão. Ele faz um crime praticamente justificável, mas mesmo assim não consegue conviver com ele. Grandes autores sabem se ligar aos grandes sentimentos do ser humano no mundo todo. Ele conseguiu.

Não sei se tinha ou não pressupostos filosóficos por trás, pois me parece ser uma coisa ainda mais difícil: Uma história muiiiiiiito bem contada.
http://en.wikipedia.org/wiki/Crime_and_punishment#Themes

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #1894 Online: 13 de Agosto de 2009, 18:17:25 »

Esse é livro maravilhoso. Para mim, possui cenas magníficas como a do francês morto e o alemão no mesmo buraco, a do combate no cemitério com caixões expostos e explodidos e a do amor entre o combatente e a sua mulher feito na maca do hospital, etc. Tive oportunidade de assistir o filme, mas, infelizmente, não possui a força dramática e existencial do livro.

:ok:

Os dois últimos capítulos são muito bonitos também. Agora quero ler denovo, mas em uma edição melhor (a minha é da Abril de 1982, razoável).

Quero muito ver este filme. Mas esta é uma história que o Steven Spielberg deveria filmar. Viraria uma obra prima nas mãos dele.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #1895 Online: 22 de Agosto de 2009, 17:19:47 »
Terminei de ler o livro do Andrew Tenenbaum sobre sistemas operacionais (Operating Systems: Design and Implementation). Ainda preciso dar uma estudada no código, mas agora que tenho uma idéia de como funciona, deve ser mais fácil.

Também li “Rice Tea”, um romance sobre hackers. O fim é bobinho, mas embora não seja um livro técnico em si, o autor não tem medo de dizer que a personagem fez um grep nos logs do servidor.

De livros começados eu tenho Real World Haskell e ARM System Developer's Guide. Tem uns outros, mas esses são os que eu to dando mais atenção.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1896 Online: 22 de Agosto de 2009, 19:55:12 »
Os dois últimos capítulos são muito bonitos também. Agora quero ler denovo, mas em uma edição melhor (a minha é da Abril de 1982, razoável).

Quero muito ver este filme. Mas esta é uma história que o Steven Spielberg deveria filmar. Viraria uma obra prima nas mãos dele.

Gosto muito deste livro, mas a história é muito "crua" para funcionar na mão do Spielberg.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #1897 Online: 23 de Agosto de 2009, 22:59:44 »

O que ocorreu foi o inverso: foi Dostoiévski que influenciou Nietzsche.

sim... sim....

Meu pc ta uma zona.... tem coisa nele que nem eu sei o que é..... Achei um arquivo (word) intitulado “O pensamento de Nietzsche” tem uma parte sobre a influência de Dostoievski na obra do Nietzsche...

Uma das influencias mais significativas que Nietzsche recebeu foi-lhe inspirada pela leitura de Fédor Dostoievski (1821-1881). O escritor russo foi o primeiro, sob o enfoque cristão, a detectar o perigo da emergência do homem - idéia, ou do homem-deus enaltecido pelos românticos, desde os tempos de Fichte. A moderna sociedade liberal e progressista ao atacar os valores religiosos , sem se dar conta do perigo, abria uma brecha nos valores estabelecidos por onde aflorava o terrível homem-idéia, o indivíduo ateu e materialista que devotava sua vida a favor de uma causa, normalmente de inspiração niilista. Ele era um perigoso abnegado e um obcecado que rompia com os valores da sociedade, criando um universo ético próprio, só dele, totalmente afastado do cristianismo.

Nos romances de Dostoievski ele, este indivíduo perigoso, aparecerá no personagem do jovem estudante Raskolhnikov, em Crime e castigo; na do intelectual Ivan Karamazov de Os irmãos Karamozovi; e no príncipe Stavroguin no romance Os demônios. Todos eles são descritos como esses homens-idéia gerados pela modernidade que Dostoievski abominava e a quem ele reservou, em todos as novelas citadas, um final infeliz, na medida em que os considerava uns "perdidos de Deus".

Pois foi justamente este homem-idéia, esse ateu de novo tipo, que Dostoievski via com angústia e apreensão, que se tornou o arquétipo do novo homem moderno, é que foi o herói de Nietzsche. Ele, e somente ele, teria a coragem de doravante assumir a realidade de um mundo onde Deus estava morto. Mas isso estava longe de significar uma vida sem sentido como muitos moralistas e homens de fé acreditavam. Bem ao contrário! O terrível dito de advertência de Dostoievski de que "se Deus esta morto, tudo é permitido", que o russo entendia como uma chamamento à licença, à desordem e ao crime, Nietzsche entendeu como uma liberação. A possibilidade do indivíduo construir o seu destino não mais tolhido por qualquer regra, por qualquer impedimento, dilatava os horizontes para extensões impensadas.

Offline Marcelo Tavares

• Nível 01
  • *
« Resposta #1898 Online: 24 de Agosto de 2009, 15:46:23 »
...Li "Anjos e Demônios"

Lendo "Deus, um delírio"...

...Indo para "Basílica de S. Pedro" (R. A. Scotti)

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #1899 Online: 24 de Agosto de 2009, 23:46:08 »
Poemas de Marina Tsvetaieva ( edição bilíngue com tradução/recriação em português do Décio Pignatari).
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!