A opção "Trucidar seus inimigos sob botas farpadas até que nenhum deles sobre" é só uma forma um pouco hostil de Dominação e ainda cometi o erro de não ter me lembrado da historigráfica . Foi mal por isso .
As estratégias de dominação e conquista são muitíssimo diferentes - a ponto de justificar serem duas condições de vitória separadas.
No caso da conquista, precisa-se de uma economia sólida para movimentar um exército gigantesco. Bomba-se unidades, mais unidades, nada de cultura. Tecnologias somente que levem a unidades melhores, jamais melhorias nas cidades. No Civ 3, fascismo é a forma de governar. Conquistou cidade? Ótimo, pilhe até os penicos e destrua-a. Esqueça que paz existe: se você não está em guerra, e não deixou ninguém fazendo a guerra por você, é porque há algo de errado. Em teoria, você pode obter conquista tendo somente uma cidade no jogo inteiro, e perfeitamente plausível num mapa gigante. Tratos militarísticos e industrioso são os melhores para tal - pena que a Alemanha tem uma unidade única tão tardia, o Panzer. No Civ 4, vitória por conquista é quase trapaça, se você se aliar com a Katarina e o Montezuma. Você não precisa fazer guerra com quase ninguém, só com o último que sobrar. Hehe.
Já no caso da dominação, é necessário administrar um império gigantesco. Se seu mapa é grande e você ainda consegue dominação, tá na hora de aumentar a dificuldade. No Civ 3, democracia se não estiver em guerra, comunismo se estiver. Trocar de governos rápido é necessário, já que a IA vai vir de gangue em cima de você, portanto o trato religioso é indispensável [um turno de anarquia entre governos]; e o trato comercial também é indicado, por diminuir corrupção e aumentar o número ótimo de cidades. Feudalismo é ruim pra dedéu, mas nesse caso, é uma opção. Se você se pergunta se há trabalhadores demais, faça mais dez só para ter certeza.
Eu não sou um fã de longa data de Civilization(só joguei uma parte do Civilization III e IV),mas não achei tão ruim assim essa ideia de não deixar mais de uma unidade por quadrado(não é válido se uma unidade militar e não militar estiver no mesmo quadrado) . Faz um tempinho já que não jogo Civilization V(até porque minha versão é a "alternativa" e não peguei "vergonha na cara" em ir logo comprar a versão "oficial") .
... ... ... ... como é que eu vou fazer a gloriosa Stack of Doom no Civ V?????
Voltando ao tópico, já que o Martuchelli falou de um russo, andei lendo uns textinhos de um russo quase desconhecido, um tal de Ulianov.