Autor Tópico: A Copa, o Hino Nacional e o patriotismo.  (Lida 2077 vezes)

rizk

• Visitante
A Copa, o Hino Nacional e o patriotismo.
« Online: 04 de Maio de 2006, 02:54:26 »
Daqui a pouco começa a Copa e começam também aqueles velhos e manjados discursos. Que só se ouve o hino quando tem jogo da Seleção. Que o brasileiro médio nem sabe cantar o hino. Nem os jogadores mesmos saber. Que como pode um país ir pra frente se a sua nação não é patriota. Como se pode ser patriota se não se sabe cantar o hino. Etc etc.

Li hoje mesmo uma matéria na Slate.

Respondendo a perguntas no Rose Garden na última semana, o presidente Bush foi questionado sobre a versão em espanhol do hino nacional que estava tocando nas rádios, em conexão com as demonstrações pró-imigração. “Gente que quer ser cidadã deste país devem aprender o inglês e devem aprender a cantar o hino em inglês”, declarou o presidente.

Peça a um aspirante a ser americano para fazer um hambúrguer, explicar as regras do baseball, ou dizer os nomes dos subcomitês do Senado, e eles aprenderão. Peça para andar em linha reta enquanto recitam a Constituição de trás pra frente, e eles podem conseguir. Mas se formos exigir dos imigrantes que cantem o hino nacional, podíamos bem que poupá-los do tormento e mandá-los de volta pra casa agora mesmo. Se os trabalhadores latinos aprendessem a cantar o “star sprangled banner” em inglês, eles seriam os únicos que o cantariam em todo o país.

O “star sprangled banner”, que o congresso designou como nosso hino nacional oficial em 1931, apresenta desafios não-usuais até para o mais nativista dos falantes nativos. A primeira dificuldade é a letra, cunhada pelo poeta e advogado (e, espero, melhor advogado que poeta) Francis Scott Key. Key escreveu os versos em 1814, depois de presenciar o fracassado bombardeio britânico do forte McHenry em Baltimore durante a guerra de 1812, e ele adequou seus quatro versos à melodia de uma conhecida canção de taverna inglesa.

Leia o resto por si. Não faz sentido eu traduzir porque ia ficar naquela erudição besta e, sinceramente, se você caro leitor tem um nível de entendimento da língua a ponto de conseguir ler artigo de opinião, bobeando vc até acha graça. http://www.slate.com/id/2140995/

Gentes. Se o Star Sprangled Banner é difícil a este ponto, que podemos dizer do nosso “O vira”? Se a Grande Nação Democrática dos EUA canta o hino só em ocasiões esportivas, como revela este artigo, que é que essas pessoas cismam com o brasileiro e sua grandiosa seleção? Só nisso, cai metade do argumento. Mas eu não quero falar de quanto o Vira é difícil e que é só na base da decoreba mesmo, vai trocar ordem das palavras assim na pqp.

E até que ponto saber o hino significa ser patriota? E que Maria ganha sendo patriota?

Hino é um negócio que a gente canta junto com os nossos pares pra reforçar o sentimento de pertença. Não sei 1) porque não deveríamos fazê-lo assistindo ao futebol;  2) que outras ocasiões nós brasileiros temos para realmente querer reforçar o sentimento de pertença, já que na maioria dos casos a gente quer é fugir daqui mesmo; 3) de que maneira aprender a cantar um hino causa patriotismo nas pessoas, a impressão que eu tenho é que só o contrário disso existe.

Vide o futebol, ninguém canta hino e sai com camiseta do time na rua depois de tomar lavada. E lavada é só o que brasileiro toma - pra não usar um termo mais feio; nossos avós vêm sempre com aquela conversa de o Brasil ser um país abençoado celeiro do mundo em se plantando tudo dá, mas não nós. Mas o paralelo pára aí. A gente pode aprender a ser são-paulino por indução dos símbolos e tal, mas ser são-paulino não significa que a gente tenha de fazer ALGO pelo time, a gente só torce e só. Ser brasileiro significa pagar imposto e prestar serviço militar. Entre outras coisas.

Enfim, já estou avisando que ninguém me venha com essas conversas este ano.

(E eu fico pensando que o único hino nacional que eu conheço que não é no mínimo baseado canção de taverna é o nosso. Vcs vêem que o caso do hino dos EUA é o oposto do alemão: este, era uma música que o Haydn acho que compôs pro Francisco sei-lá-qual da Áustria (e inclusive depois virou um pedaço de um quarteto famoso dele, mas eu não entendo disso, cadê o Elton?) e o menino foi lá e fez uma paródia. Ninguém fala disso, mas é óbvio que é canção de taverna por causa daquela parte "deutsche Frauen, deutsche Treue, deutscher Wein und deutscher Sang", isso é coisa de pinguço. Eu acho, pelo menos. Mas divago ainda, vou dormir. )

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: A Copa, o Hino Nacional e o patriotismo.
« Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2006, 03:04:22 »
é, esse papo já encheu o saco. tudo que é clichê a esse ponto me enche o saco.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2006, 08:21:27 »
O Bill e Ted uma vez tentaram voltar no tempo pra alterar o hino americano, mas o compositor era muito teimoso...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2006, 04:25:45 »
O Bill e Ted uma vez tentaram voltar no tempo pra alterar o hino americano, mas o compositor era muito teimoso...

Nossa............... Bill e Ted........... muito legal..........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2006, 10:16:07 »
Falando nisso, agora há pouco eu descobri que não me lembro mais da segunda parte do hino, porque ele só aparece em ocasiões esportivas e só tocam a primeira parte.

Eu também acho o hino meio inútil, mas em crianças pode incitar o patriotismo sim.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

rizk

• Visitante
« Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2006, 12:22:16 »
o unico hino que eu sei a segunda parte eh o do sao paulo haha.
Serio agora, com um pouco de esforco, a 2a parte do hino brasileiro eh "deitado eternamente em berco esplendido ao som do mar e aa luz do ceu profundo, fulguras oh brasil florao da america iluminado ao sol do novo mundo" Nao tenho certeza qual vem primeiro, porem, se o deitado eternamente ou "brasil um sonho intenso um raio vivido".

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2006, 19:24:57 »
Não tem "Brasil, um sonho intenso, um raio vívido" na segunda parte, é "Brasil, de amor eterno seja símbolo".

É justamente esse trecho que me confunde. O que você citou, que é a primeira estrofe da segunda parte, eu consigo lembrar, assim como a segunda estrofe (aquela que tem uma homenagem ao Gonçalves Dias e tal).
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

rizk

• Visitante
« Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2006, 20:15:04 »
so por deus meu amigo.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Maio de 2006, 20:35:09 »
O hino da Alemanha me lembra o Schumacher.

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2006, 10:27:15 »
momento pai babão... :olheira:

minha filha canta o hino inteirinho...  :)

fora que canta o dos Santos também.  ;P
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Rhyan

• Visitante
« Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2006, 15:55:07 »
Ensina ela a gritar 'Tri Mundial, coisa que o santos não consegue nem a pau'!

:hihi:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 06 de Maio de 2006, 16:04:25 »
Ensina ela a gritar 'Tri Mundial, coisa que o santos não consegue nem a pau'!

:hihi:

o mundial não é tudo isso... aliás, onde já se viu ser campeão mundial e não levar o título do paulista?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Rhyan

• Visitante
« Resposta #12 Online: 06 de Maio de 2006, 16:21:26 »
Fique então seu paulistinha e eu com meu mundial...
 ;P

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #13 Online: 06 de Maio de 2006, 17:26:22 »
o unico hino que eu sei a segunda parte eh o do sao paulo haha.
Serio agora, com um pouco de esforco, a 2a parte do hino brasileiro eh "deitado eternamente em berco esplendido ao som do mar e aa luz do ceu profundo, fulguras oh brasil florao da america iluminado ao sol do novo mundo" Nao tenho certeza qual vem primeiro, porem, se o deitado eternamente ou "brasil um sonho intenso um raio vivido".
Não tem "Brasil, um sonho intenso, um raio vívido" na segunda parte, é "Brasil, de amor eterno seja símbolo".

É justamente esse trecho que me confunde. O que você citou, que é a primeira estrofe da segunda parte, eu consigo lembrar, assim como a segunda estrofe (aquela que tem uma homenagem ao Gonçalves Dias e tal).
É fácil... O "sonho" vem antes do "amor eterno"

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 06 de Maio de 2006, 23:28:36 »
 ;P
Aprendeu, é um só, aeeeeee!

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #15 Online: 07 de Maio de 2006, 00:35:48 »
Prefiro cantar a Marselhesa.

Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #16 Online: 07 de Maio de 2006, 00:37:36 »
 ;P
Aprendeu, é um só, aeeeeee!

Vamos falar de Libertadortes então Hermes....... he he he
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

rizk

• Visitante
« Resposta #17 Online: 07 de Maio de 2006, 02:21:24 »
Yeah!!! E que venha o tetra!!!

Note que a Marselhesa TAMBEM tem origem popular, os caras inventaram a musica no trajeto marselha-paris e chegando la as pessoas acharam DA HORA e virou o hino da republica. Eu gosto da Edith Piaf cantando, sensacional hehe. Se for por conviccao politica, acho que nosso  hino da republica eh muito bonito.

Seja um pálio de luz desdobrado,
Sob a larga amplidão destes céus.
Este canto rebel, que o passado
Vem remir dos mais torpes labéus!
Seja um hino de glória que fale
De esperanças de um novo porvir!
Com visões de triunfos embale
Quem por ele lutando surgir!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós,
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz

Nós nem cremos que escravos outrora
Tenha havido em tão nobre País...
Hoje o rubro lampejo da aurora
Acha irmãos, não tiranos hostis.
Somos todos iguais! Ao futuro
Saberemos, unidos, levar
Nosso augusto estandarte que, puro,
Brilha, ovante, da Pátria no altar !

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós,
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz

Se é mister que de peitos valentes
Haja sangue em nosso pendão,
Sangue vivo do herói Tiradentes
Batizou neste audaz pavilhão!
Mensageiro de paz, paz queremos,
É de amor nossa força e poder,
Mas da guerra, nos transes supremos
Heis de ver-nos lutar e vencer!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós,
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz

Do Ipiranga é preciso que o brado
Seja um grito soberbo de fé!
O Brasil já surgiu libertado,
Sobre as púrpuras régias de pé.
Eia, pois, brasileiros avante!
Verdes louros colhamos louçãos!
Seja o nosso País triunfante,
Livre terra de livres irmãos!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

(fui fazer dowload deste hino e so achei no site do exercito. acho que talvez a gente nao goste tanto dos nossos hinos e ache que eles nao valem de nada de raiva do periodo militar. Tipo as pessoas que torceram contra o Brasil na Copa)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #18 Online: 07 de Maio de 2006, 03:28:13 »
Rizk

Com certeza.

O nosso hino tem arranjos belíssimos e uma letra fantástica.

Mas o hino mais bonito do mundo para mim é o da França.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #19 Online: 07 de Maio de 2006, 09:32:30 »
Todos os hinos que conheço, exceto um em especial, são de carácter extremamente chauvinista... Nosso hino nacional, principalmente... Nada mais oportuno do que serem tocados em momentos de extremo patriotismo geral.
« Última modificação: 07 de Maio de 2006, 09:34:52 por Ukrainian »

ukrainian

• Visitante
« Resposta #20 Online: 07 de Maio de 2006, 09:44:46 »
De pé, ó vítimas da fome!
De pé, famélicos da terra!
Da ideia a chama já consome
A crosta bruta que a soterra.
Cortai o mal bem pelo fundo!
De pé, de pé, não mais senhores!
Se nada somos neste mundo,
Sejamos tudo, oh produtores!

[Refrão] (bis)

Bem unidos façamos,
Nesta luta final,
Uma terra sem amos
A Internacional.

Messias, Deus, chefes supremos,
Nada esperemos de nenhum!
Sejamos nós quem conquistemos
A Terra-Mãe livre e comum!
Para não ter protestos vãos,
Para sair deste antro estreito,
Façamos nós por nossas mãos
Tudo o que a nós diz respeito!

[Refrão] (bis)

Bem unidos façamos,
Nesta luta final,
Uma terra sem amos
A Internacional.

Crime de rico a lei o cobre,
O Estado esmaga o oprimido.
Não há direitos para o pobre,
Ao rico tudo é permitido.
À opressão não mais sujeitos!
Somos iguais todos os seres.
Não mais deveres sem direitos,
Não mais direitos sem deveres!

[Refrão] (bis)

Bem unidos façamos,
Nesta luta final,
Uma terra sem amos
A Internacional.

Abomináveis na grandeza,
Os reis da mina e da fornalha
Edificaram a riqueza
Sobre o suor de quem trabalha!
Todo o produto de quem sua
A corja rica o recolheu.
Querendo que ela o restitua,
O povo só quer o que é seu!

[Refrão] (bis)

Bem unidos façamos,
Nesta luta final,
Uma terra sem amos
A Internacional.

Fomos de fumo embriagados,
Paz entre nós, guerra aos senhores!
Façamos greve de soldados!
Somos irmãos, trabalhadores!
Se a raça vil, cheia de galas,
Nos quer à força canibais,
Logo verá que as nossas balas
São para os nossos generais!

[Refrão] (bis)

Bem unidos façamos,
Nesta luta final,
Uma terra sem amos
A Internacional.

Somos o povo dos ativos
Trabalhador forte e fecundo.
Pertence a Terra aos produtivos;
Ó parasitas, deixai o mundo!
Ó parasita que te nutres
Do nosso sangue a gotejar,
Se nos faltarem os abutres
Não deixa o sol de fulgurar!

[Refrão] (bis)

Bem unidos façamos,
Nesta luta final,
Uma terra sem amos
A Internacional!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 07 de Maio de 2006, 10:49:07 »
Snake, Ukrainian: é de alguma forma desejável cultivar ou aceitar o patriotismo?  Por que?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Maio de 2006, 12:06:02 »
Snake, Ukrainian: é de alguma forma desejável cultivar ou aceitar o patriotismo?  Por que?

Cultivar o patriotismo é melhor que deixar crescer o sentimento de ódio pelo país em que se vive (o que me parece ser o caminho natural num país como o Brasil). É claro que o patriotismo pode levar ao repúdio de tudo o que vem de fora, motivo pelo qual sua aplicação deve ser moderada.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 07 de Maio de 2006, 12:50:05 »
Snake, Ukrainian: é de alguma forma desejável cultivar ou aceitar o patriotismo? Por que?

Cultivar o patriotismo é melhor que deixar crescer o sentimento de ódio pelo país em que se vive (o que me parece ser o caminho natural num país como o Brasil). É claro que o patriotismo pode levar ao repúdio de tudo o que vem de fora, motivo pelo qual sua aplicação deve ser moderada.

Ei, gostei da resposta.  Mas ainda não estou satisfeito. 

Países são construtos artificiais.  Não tem existência própria.

Será que é sempre o caso de preferir cuidar de um país do que permitir ou contribuir para que ele se desfaça?  Qual será o caso do Brasil?

Pessoalmente eu acho que o Brasil não tem suficiente unidade de propósitos para permanecer como um único país.  Inconscientemente, optamos (de forma geral) por tentar adiar essa percepção com nossa tendência a não levar as coisas muito a sério e adiar decisões e compromissos.  O apelo da fantasia de que somos "parte de um enorme país" é muito grande.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #24 Online: 07 de Maio de 2006, 13:03:09 »
Marselhesa Traduzido

Avante, filhos da Pátria,
O dia da Glória chegou.
O estandarte ensangüentado da tirania
Contra nós se levanta.
Ouvís nos campos rugirem
Esses ferozes soldados?
Vêm eles até nós
Degolar nossos filhos, nossas mulheres.
Às armas cidadãos!
Formai vossos batalhões!
Marchemos, marchemos!
Nossa terra do sangue impuro se saciará!

2
O que deseja essa horda de escravos
de traidores, de reis conjurados?
Para quem (são) esses ignóbeis entraves
Esses grilhões há muito tempo preparados? (bis)
Franceses! Para vocês, ah! que ultraje!
Que elans deve ele suscitar!
Somos nós que se ousa criticar
sobre voltar à antiga escravidão!

3
Que! essas multidões estrangeiras
Fariam a lei em nossos lares!
Que! as falanges mercenárias
Arrasariam nossos fiéis guerreiros (bis)
Grande Deus! por mãos acorrentadas
Nossas frontes sob o jugo se curvariam
E déspotas vís tornar-se-iam
Mestres de nossos destinos!

4
Estremeçam, tiranos! e vocês pérfidos,
Injúria de todos os partidos,
Tremei! seus projetos parricidas
Vão enfim receber seu preço! (bis)
Somos todos soldados para combatê-los,
Se nossos jovens heróis caem,
A França outros produz
Contra vocês, totalmente prontos para combatê-los!

5
Franceses, em guerreiros magnânimes,
Levem/ carreguem ou suspendam seus tiros!
Poupem essas tristes vítimas,
que contra vocês se armam a contragosto. (bis)
Mas esses déspotas sanguinários
Mas esses cúmplices de Bouillé,
Todos esses tigres que, sem piedade,
Rasgam o seio de suas mães!...

6
Entraremos na batalha
Quando nossos antecessores não mais lá estarão.
Lá encontraremos suas marcas
E o traço de suas virtudes. (bis)
Bem menos ciumentos de suas sepulturas
Teremos o sublime orgulho
De vingá-los ou de seguí-los.

7
Amor Sagrado pela Pátria
Conduza, sustente nossos braços vingativos.
Liberdade, querida liberdade
Combata com teus defensores!
Sob nossas bandeiras, que a vitória
Chegue logo às tuas vozes virís!
Que teus inimigos agonizantes
Vejam teu triunfo e nossa glória.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!