A mim parece que pelo contrário, é exatamente a _ausência_ de um Federalismo verdadeiro ou de países independentes que torna o conjunto inteiro politicamente "pesado" e dificulta mudanças e melhorias necessárias.
Sua colocação parece ser no sentido de que norte e nordeste precisam ser protegidos e subsidiados por sul e sudeste para ser regiões viáveis. Se for esse o caso, será que esse subsídio é de fato o melhor para alguma das partes envolvidas? Não estaria criando dependência por um lado e prejuízos pelo outro?
Não disse que precisam para sempre, só que é mais fácil. É muito difícil crescer sozinho no mundo atual, a coperação entre regiões é necessária, principalmente com lugares e países mais pobres. Ou você acha que a África vai para algum lugar sem ajuda externa? Para se crescer é necessário investimento inicial, todos sabem disso, o problema é que quando o crescimento não é no nosso quintal ninguém quer dar o investimento inicial... É egoísmo mesmo, todo nacionalismo/bairrismo é na origem egoísmo. O que ninguém considera é que o fluxo de captal que vai numa direção agora pode ir na outra mais tarde, temos a cabeça muito imediatista.
Isso na teoria, lógico, sem boa administração não ocorre nada disso. E nem adianta botar a culpa no povo do Nordeste que sempre votará em políticos populistas, separados ou não eles sempre votarão se não fizermos nada. Querer resolver apenas os problemas do sul, culpando o norte-nordeste por tudo é simplista demais, além de simplismente cruel. Sem o sul o norte vira uma Bolívia, com direito a um Morales e tudo. E acho que de países populistas ja estamos cheios no continente, não precisamos de outro.
Mas não temos cidadania, nem perspectiva real de aprendê-la. Nossa história é recente e em larga escala consiste de imigração de oportunistas, criminosos e escravagistas que não tiveram tempo ou vontade de aprender a se sentir responsáveis pelo bem-estar da comunidade como um todo.
E achar que dividindo o país teremos uma melhoria global é extremamente simplista, o povo e a educação continuam o mesmo. Com ou sem divisão a mudança vem de dentro pra fora, dividir não ajuda nada. Ou melhor, talvez até melhore São Paulo ou algo do tipo, mas depois que subir a qualidade de vida por aqui ninguém vai querer auxiliar os vizinhos, é meio cada um por si, daí que os "países" mais atrasados permanecem assim por mais tempo. Na minha sincera opinião, acho que utopicamente nem deveria haver países, divisões só ajudam a deixar os polígonos mais ricos mais ricos ainda, e os mais pobres mais pobres ainda.
Nesse caso, qual é o problema de dividir o país ou de conceder mais autonomia política às suas subdivisões?
Você sinceramente acha que todos estão preparados para esta autonomia?
É uma forma construtiva de canalizar os impulsos chauvinistas e bairristas das comunidades.
Impulsos estes que acabam levando ao bairrismo e rivalidades, mais até que a própria história dos países. Alguém me diga qual é a maior rixa
histórica que temos com a Argentina? Nossa briga é mais futebolística que outra coisa, ridículo isso. Acho que ao invés de glorificado, esse impulso deveria sim ser combatido.