Os deuses gregos voltaram
Demorou quase 2 mil anos, mas as pessoas que cultuam os 12 deuses da Grécia Antiga finalmente triunfaram. Uma corte de Atenas ordenou que a adoração de Zeus, Hera, Hermes, Atenas e companhia, deixe de ser proibida, abrindo caminho para a volta dos pagãos ao Monte Olimpo.
Os seguidores dizem defender "tradições, religião e crenças legítimas" de seus antepassados ao aderir a uma cultura politeísta pré-cristã. E estão determinados a levar sua batalha aos templos gregos.
"Queremos que o governo reconheça por completo nossa religião", disse um de seus representantes, Vasillis Tsantilas. "Nós vamos fazer uma petição ao parlamento grego, e à União Européia se localmente nosso pedido falhar, para termos acesso e podermos realizar nossos cultos em lugares como a Acrópole, para podermos ter nossos próprios cemitérios e, se necessário, reenterrar os ossos antigos dos mortos."
Cerca de 98% dos gregos são cristãos ortodoxos. Todas as outras religiões, exceto o judaísmo e o islamismo, foram banidas do país.
Mesmo assim, cerca de 2 mil gregos aderiram ao movimento deles. Tsantilas, de 42 anos, é cientista da computação. Ele se tornou pagão depois de ter flertado com o budismo, o taoísmo e o islamismo. De acordo com ele, os devotos consideram os deuses antigos como "personificações do divino".
Mas a poderosa Igreja Ortodoxa tem uma visão bem menos benevolente. Ela acusa os adoradores de Zeus de idolatria e de "práticas venenosas New Age".
O padre Eustathios Kollas, que preside a comunidade dos padres gregos, disse: "Eles são um punhado de ressuscitadores miseráveis de uma religião degenerada e morta que deseja voltar à desilusão monstruosa e escura do passado".
Fonte: Estado de Sao Paulo