Autor Tópico: Os deuses gregos voltaram  (Lida 8585 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Os deuses gregos voltaram
« Online: 06 de Maio de 2006, 20:04:30 »
Os deuses gregos voltaram

Demorou quase 2 mil anos, mas as pessoas que cultuam os 12 deuses da Grécia Antiga finalmente triunfaram. Uma corte de Atenas ordenou que a adoração de Zeus, Hera, Hermes, Atenas e companhia, deixe de ser proibida, abrindo caminho para a volta dos pagãos ao Monte Olimpo.

Os seguidores dizem defender "tradições, religião e crenças legítimas" de seus antepassados ao aderir a uma cultura politeísta pré-cristã. E estão determinados a levar sua batalha aos templos gregos.

"Queremos que o governo reconheça por completo nossa religião", disse um de seus representantes, Vasillis Tsantilas. "Nós vamos fazer uma petição ao parlamento grego, e à União Européia se localmente nosso pedido falhar, para termos acesso e podermos realizar nossos cultos em lugares como a Acrópole, para podermos ter nossos próprios cemitérios e, se necessário, reenterrar os ossos antigos dos mortos."

Cerca de 98% dos gregos são cristãos ortodoxos. Todas as outras religiões, exceto o judaísmo e o islamismo, foram banidas do país.

Mesmo assim, cerca de 2 mil gregos aderiram ao movimento deles. Tsantilas, de 42 anos, é cientista da computação. Ele se tornou pagão depois de ter flertado com o budismo, o taoísmo e o islamismo. De acordo com ele, os devotos consideram os deuses antigos como "personificações do divino".

Mas a poderosa Igreja Ortodoxa tem uma visão bem menos benevolente. Ela acusa os adoradores de Zeus de idolatria e de "práticas venenosas New Age".

O padre Eustathios Kollas, que preside a comunidade dos padres gregos, disse: "Eles são um punhado de ressuscitadores miseráveis de uma religião degenerada e morta que deseja voltar à desilusão monstruosa e escura do passado".

Fonte: Estado de Sao Paulo

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Re: Os deuses gregos voltaram
« Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2006, 20:05:25 »
Eu concordo que os deuses pré-cristãos são personagens muito mais interessantes que o solista de Abraão. E ainda, os deuses pré-cristãos são a expressão de valores muito mais elevados que o deus cristão. Mas o fato é que os deuses pré-cristãos estão mortos e estes cultos neo-pagãos são uma paródia indigna deles.
E convenhamos, em pleno século XXI, uma pessoa com estudo acreditar que Thor ou Zeus é a causa dos relâmpagos é muita babaquisse.
« Última modificação: 06 de Maio de 2006, 23:36:47 por Dante, the Wicked »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2006, 21:06:03 »
Eu concordo que os deuses pré-cristãos são personagens muito mais interessantes que o solista de Abraão. E ainda, os deuses pré-cristãos são a expressão de valores muito mais elevados que o deus cristão. Mas o fato é que os deuses pré-cristãos estão mortos e estes cultos neo-pagãos são uma paródia indigna deles.
E convenhamos, em pleno século XXI, uma pessoa com estudo acreditar que Thor ou Odin é a causa dos relâmpagos é muita babaquisse.

Thor e Odin não são deuses do panteão grego, mas sim do nórdico. Seja como for eles dirão que Zeus cria as condições favoráveis na atmosfera, ocasionando raios...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2006, 23:36:31 »

Thor e Odin não são deuses do panteão grego, mas sim do nórdico.

Ai! Não diga que Thor e Odin são deuses nórdicos. Se você não falasse eu nunca ficaria sabendo.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2006, 00:05:10 »

Ai! Não diga que Thor e Odin são deuses nórdicos. Se você não falasse eu nunca ficaria sabendo.

Então escreva suas idéias com clareza, já que como eles crêem no panteão grego, jamais dirão que a causa de raios e relâmpagos é Odin ou Thor.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2006, 00:09:39 »

Então escreva suas idéias com clareza, já que como eles crêem no panteão grego, jamais dirão que a causa de raios e relâmpagos é Odin ou Thor.

Repare que a mensagem que você quotou nada falava especificamente de deuses gregos, mas de pré-cristãos no geral.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 07 de Maio de 2006, 02:13:36 »

Repare que a mensagem que você quotou nada falava especificamente de deuses gregos, mas de pré-cristãos no geral.

Presume-se que você tenha postado a mensagem em alusão ao tema do tópico, que aliás foi você quem postou.

rizk

• Visitante
« Resposta #7 Online: 07 de Maio de 2006, 02:26:52 »
Minha profa de Religiao no 1o colegial dizia "como jesus pode ser mentira se ja dura 2mil anos?" 1) os deuses do Olimpo duraram ainda mais, e ainda mais se contar suas encarnacoes romanas (que foi minha resposta na epoca) 2) e agora ainda mais!!! Chupa tia Marlene!

Calma amigos.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #8 Online: 07 de Maio de 2006, 03:08:38 »
E convenhamos, em pleno século XXI, uma pessoa com estudo acreditar que Thor ou Zeus é a causa dos relâmpagos é muita babaquisse.
Cara, "pessoas com estudo" acreditam que existe alma em embriões congelados que vão para o lixo, e que, por isso, eles devem ir para o lixo ao invés de serem utilizados em pesquisas científicas para salvar pessoas...

Isso sim é babaquice...

Noutra ponta, existem "pessoas com estudo" que cultivam grupos sociais para adorarem seres elementais e forças da natureza, juntando-se em volta de uma fogueira para cultuar a Lua e cantar músicas folclóricas. Isso é babaquice? Não acho... Nenhum deles deve dedicar a própria vida a isso...

Se os caras querem cultuar divindades inofensivas que representam o abstrato do pensamento humano, isso é muito mais saudável do que todo esse lixo cristão que rola por aí. Aliás, as coisas saudáveis do "pensamento cristão" (por plagiadas que sejam) não são praticadas mesmo...
« Última modificação: 07 de Maio de 2006, 03:14:05 por Nigh†mare »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 07 de Maio de 2006, 11:58:10 »
Sempre agradei muito dos deuses gregos, histórias melhores, bem feitas, e o melhor...

Os deuses podiam ser mortos!!! :twisted:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #10 Online: 07 de Maio de 2006, 13:28:52 »
Deuses gregos são afetados e pederastras. Os nórdicos são muito mais legais.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #11 Online: 07 de Maio de 2006, 13:30:29 »
Cara, "pessoas com estudo" acreditam que existe alma em embriões congelados que vão para o lixo, e que, por isso, eles devem ir para o lixo ao invés de serem utilizados em pesquisas científicas para salvar pessoas...

Isso sim é babaquice...

Noutra ponta, existem "pessoas com estudo" que cultivam grupos sociais para adorarem seres elementais e forças da natureza, juntando-se em volta de uma fogueira para cultuar a Lua e cantar músicas folclóricas. Isso é babaquice? Não acho... Nenhum deles deve dedicar a própria vida a isso...

Se os caras querem cultuar divindades inofensivas que representam o abstrato do pensamento humano, isso é muito mais saudável do que todo esse lixo cristão que rola por aí. Aliás, as coisas saudáveis do "pensamento cristão" (por plagiadas que sejam) não são praticadas mesmo...

E precisa institucionalizar uma religião pra fazer festinha no mato?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 07 de Maio de 2006, 14:08:35 »
Claro que não.  Mas para conseguir isenção de impostos e certos privilégios legais, precisa.  Eu preferia que esses privilégios nem existissem, ou não fossem tão políticos, mas enfim...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Siegfried

• Nível 12
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Maio de 2006, 16:55:34 »
"(...) O mito não é algo que ocorreu apenas entre os gregos da Antiguidade; o mito não é resultado de um delírio, nem uma mentira simplesmente. Queremos mostrar que o mito ainda faz parte da nossa vida cotidiana, como umas das formas do existir humano. (...)"

"(...) Quando dizemos que o mito é uma verdade, não queremos que se entenda uma verdade lógica, discursiva, expressa claramente pela razão, mas uma verdade intuída, isto é, percebida de maneira espontânea. O mito é uma intuição compreensiva da realidade, é uma foram espontânea de o homem situar-se no mundo. As raízes do mito não se acham nas explicações exclusivamente racionais, mas na realidade vivida, portanto pré-reflexiva, das emoções e da afetividade (...)"
(Filosofando da editora Moderna, autores: Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins)

Não entendo bem isso, mas sei que existem outras interpretações sobre a consciência mítica além de uma pura fantasia. Alguém sabe falar algo a respeito?  :?

Também nada conheço de mitologia nórdica, mas já vi um artigo na Internet falando das muitas semelhanças com a mitologia grega, e da aparente emigração (se me lembro bem) de gregos para o norte da Europa. (Posso estar falando uma tremenda besteira  :?)

(...) como eles crêem no panteão grego, jamais dirão que a causa de raios e relâmpagos é Odin ou Thor.

Não conheço nada de mitologia, mas na mitologia nórdica Thor é o deus do trovão.  :/

Isso sim é babaquice...

"É extremamente fácil enganar a si mesmo; pois o homem geralmente acredita no que deseja. (Demóstenes)"  :)

Minha profa de Religiao no 1o colegial dizia "como jesus pode ser mentira se ja dura 2mil anos?" 1) os deuses do Olimpo duraram ainda mais, e ainda mais se contar suas encarnacoes romanas (que foi minha resposta na epoca) 2) e agora ainda mais!!! Chupa tia Marlene!

E você foi aprovada!?  :hihi: (risos)

Claro que não.  Mas para conseguir isenção de impostos e certos privilégios legais, precisa.  Eu preferia que esses privilégios nem existissem, ou não fossem tão políticos, mas enfim...

:apoiado: Apoiado! Penso que Cada um tem o direito de acreditar no que bem entende, mas que pague o preço disso.
"Nada neste mundo nos torna necessários a não ser o amor." (Goethe)

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #14 Online: 08 de Maio de 2006, 00:19:21 »
Também nada conheço de mitologia nórdica, mas já vi um artigo na Internet falando das muitas semelhanças com a mitologia grega, e da aparente emigração (se me lembro bem) de gregos para o norte da Europa. (Posso estar falando uma tremenda besteira  :?)

Pior que falou mesmo. Qualquer semelhança entre a mitologia grega e a nórdica se deve ou à coincidências, ou à ancestralidade comum dos indo-europeus, ou à interpretações clacicistas da mitologia nórdica.
Ambos terem deuses referentes as mesmas coisas: (deusa do amor, deus do trovão etc.) é irrelevante, na medida que o que ambos povos tem em comum não são os deuses, mas a observação dos mesmo fenômenos naturais e a projeção destes nos deuses.
Acho que a semelhança mais intrigante entre as mitologias grega e nórdica é o fato de ambas terem uma triade de tecelãs que decidem o destino tanto dos deuses quanto dos homens.

Só por curiosidade: se você não sabe nada de mitologia nórdica, por que o nickname de "Siegfried"?

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #15 Online: 08 de Maio de 2006, 00:22:13 »
Presume-se que você tenha postado a mensagem em alusão ao tema do tópico, que aliás foi você quem postou.

Larga a mão de ser chato. Eu fiz uma alusão ao neo-paganismo em geral.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #16 Online: 08 de Maio de 2006, 04:31:13 »
Por que uma pode a outra não?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 09 de Maio de 2006, 08:48:54 »

Vai perguntar pra eles se é apenas uma festinha no mato? É uma questão muito mais de cunho ideológico e respeito, assim como os gregos respeitam  a Igreja Ortodoxa, eles também querem o respeito para os seus rituais pagãos,  nada mais justo do que o reconhecimento oficial. Os neopagãos também não crêem que seja por vontade do deus X que caia um raio, cada deus representa uma espécie de arquétipo humano que é contado por meio dos mitos. Serve apenas para a meditação a respeito dos mitos. Todo mito esconde um preceito moral por trás. Quanto aos pagãos que fazem "festinha no mato", eles cultuam a natureza como um todo, são muito mais panteístas. O conjunto natural pode ser tão belo, maravilhoso e perfeito que ganha status divino. Não tem nada de babaquisse nisso.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 09 de Maio de 2006, 13:05:55 »
  Se ainda fizerem cultos a Díonisio o deus do vinho (Baco para os romanos) eu vou me converter. :twisted:

Será que o Brasil ninguem pensa em reviver as religiões indigenas, Tupã,Coarací,Jací.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 09 de Maio de 2006, 13:09:34 »
Pra que? Oxum e etc ainda estão bem vivos e eu não vejo tanta diferença...

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 09 de Maio de 2006, 13:46:12 »
  Tava só zuando. :hihi:

Mas quanto a bacanal , era sério. :evil:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 09 de Maio de 2006, 15:32:54 »
Se ainda fizerem cultos a Díonisio o deus do vinho (Baco para os romanos) eu vou me converter. :twisted:

Será que o Brasil ninguem pensa em reviver as religiões indigenas, Tupã,Coarací,Jací.

Existem várias tradições wiccanas que adotam o panteão indígena. Fora que sei de alguns grupos xamanistas.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 10 de Maio de 2006, 07:47:54 »
  O que são tradições wiccanas ? O xamanismo é considerado religião ?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 10 de Maio de 2006, 08:31:36 »
  O que são tradições wiccanas ? O xamanismo é considerado religião ?

Tradições wiccanas seria algo como escolas wiccanas. Cada grupo adota um certo estilo e tendências que influenciam na forma dos rituais, no nome dos deuses e deidades etc. Exemplos: Celtica, Nórdica, Alexandrina, Strega etc. É a mesma coisa na Igreja Católica em que existem várias congregações a qual cada Igreja é filiada, como salesianos, bizantinos, divino coração de jesus etc etc, ou dos monges em cartuxos, franciscanos, cisternienses etc. Assim, como todos são wiccanos, todos são católicos. No meu modo de ver xamanismo é religião sim, a pajelância possui ritual próprio, panteão próprio e toda uma tradição ímpar, não há nada que a desabone como religião.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #24 Online: 10 de Maio de 2006, 23:32:36 »
Citação de: Dante, the Wicked
TOGA ! TOGA ! TOGA !

Essa só os mais velhos daqui vão entender...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!