Autor Tópico: A carne é fraca  (Lida 3160 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
A carne é fraca
« Online: 09 de Maio de 2006, 12:58:18 »
REcebi por e-mail de um guru hindu... Não pus no tópico do Euzébio porque já está grande demais e queria chamar o cara (o guru) pra participar do fórum:

"Talvez não, se nos conscientizarmos do que sua produção em massa está causando à nossa saúde" ED AYRES Quando Júlio César fez sua entrada triunfal em Roma, no ano 45 a.C., ele celebrou o feito com um suculento banquete à base de carnes, oferecido a milhares de convidados. Desde que o homem aprendeu a dominar o fogo, as vitórias nas guerras, nos esportes, na política e no comércio foram marcadas por orgias gastronômicas, nas quais eram consumidas enormes quantidades de carne. Mesmo hoje em dia, um dos principais sinais de ascensão social nos países em desenvolvimento é o abandono de uma dieta à base de verduras e cereais, dando lugar a uma alimentação rica em carnes. Desde 1950, o consumo mundial per capita do produto aumentou mais de 100%. A carne não é apenas um alimento, é também uma forma de recompensa. No próximo século, no entanto, isso poderá mudar. Assim como tomamos consciência do custo social e econômico do consumo de cigarros, descobriremos que é impossível ignorar o preço da criação massiva de gado, aves, porcos, carneiros e peixes, para alimentar uma população em contínuo crescimento. O custo inclui o uso indevido das águas e da terra, o alto nível de contaminação produzido por fezes de animais, o aumento nas taxas de doenças cardíacas e outras enfermidades degenerativas e a destruição das florestas. Consideremos o impacto nas reservas de água. Para produzir 450 gramas de carne de vaca, são necessários três quilos de sementes. Estes, por sua vez, requerem 3.000 litros de água. No mundo inteiro, é cada vez maior a quantidade de água usada na criação de porcos e galinhas, em vez de ser empregada na irrigação das plantações destinadas ao consumo direto. O fato está provocando o esgotamento de milhões de poços. A Índia, a China, o norte da África e os Estados Unidos registram uma escassez de água doce, pois atualmente gastam suas reservas em um ritmo superior à velocidade com que as chuvas conseguem repor as fontes naturais. Em regiões onde a água é escassa e a população continua aumentando, os governos terão de controlar o déficit, destinando a água para a produção de alimentos, em vez de usá-la em criações de animais. A nova política deixará a carne apenas ao alcance dos ricos. Muita gente irá protestar, alegando que os produtos vegetais não fornecem tanta proteína quanto a carne. E têm razão. Mas os nutricionistas dirão que os países ricos consomem proteína em excesso, e que existe uma grande variedade de alimentos vegetais - hoje desperdiçada como ração para animais de criação - capaz de oferecer as doses adequadas de proteína de que precisamos. Infelizmente, o problema não é apenas uma questão de capacidade produtiva. A produção de carne em grande escala tornou-se um fator consideravelmente poluidor. As fezes de vaca provocam morte de peixes e surgimento de doenças. Nos Estados Unidos, o volume de fezes animais é 130 vezes superior ao de excrementos humanos. Uma fazenda de suínos no Estado de Utah, por exemplo, produz mais dejetos do que a cidade de Los Angeles. Com a proliferação dessas superfazendas em áreas populosas, o lixo que produzem está contaminando a água potável. Em recantos menos desenvolvidos, da Indonésia à Amazônia, a floresta tropical está sendo queimada para servir de área de pasto. A crescente demanda de carne é o motor para a expansão da agricultura que, por sua vez, é a primeira causa do desflorestamento mundial. O que provou ser um ônus insustentável para a vida no planeta, mostrou-se também um fardo para o ser humano. Na China, a recente tendência de consumo massivo de carne resultou em uma maior incidência de casos de obesidade, doenças do coração, câncer de mama e de cólon. Pesquisadores americanos e da Organização Mundial de Saúde divulgaram achados semelhantes em outras partes do mundo. Não estou anunciando o fim do consumo de carne. Animais continuarão a ser criados para quem puder pagar por sua carne, enquanto outras pessoas se contentarão em prová-la apenas em ocasiões especiais. Mas sua produção em larga escala - e o alto preço que impõe ao meio ambiente - deveria acabar antes do fim do próximo século. Ed Ayres é o diretor editorial do Instituto Worldwatch e autor de Godís Last Offer: Negotiating for a Sustainable Future Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO -VOL. 2 - No.44 / Quinta-feira, 4 de novembro de 1999.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: A carne é fraca
« Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2006, 17:34:40 »
Para o problema dejetos suínos os biodigestores parecem estar sendo uma excelente solução
Com relação à contaminação da água, existem diversos outros fatores que podem ser relacionados, como desperdício, contaminação por outros meios que não a criação de animais... não vale você propor que é o gado e pronto...:?

Se gastam mais do que conseguem, seria bom administrarem melhor suas reservas. Não adianta nada esgotar agora pra daqui a 10 anos não ter absolutamente nada. Questão de administração inteligente dos recursos...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2006, 17:38:15 »
Sim, mas voce há de convir que 10% de economia perde feio pra o despercio que haveira - mesmo grande - se fosse todo mundo vega.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2006, 21:15:48 »
que fome... meu pai vem jantar comigo hoje...
« Última modificação: 09 de Maio de 2006, 21:17:39 por Bruno »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Atheist

• Visitante
« Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2006, 00:25:33 »
Sim, mas voce há de convir que 10% de economia perde feio pra o despercio que haveira - mesmo grande - se fosse todo mundo vega.

E você acha que existe terra produtiva o suficiente para abastecer 6 bilhões de habitantes com alimentos vegetarianos com bom balanço nutricional?

De onde tirariam a vitamina B12 para evitar anemia perniciosa?

E de onde acham que o agricultor obtém o fertilizante?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Maio de 2006, 08:25:39 »
Eu não disse que concordo com o texto, apenas com o argumento "custos para o meio-ambiente"

Por enquanto talvez não haja alternativa, mas a tencologia pode progredir pra conseguir... nao sei bem como é vitamina b12, mas um arroz transgênico que a produza seria possível? (ó, sei que isso pode ser uma tamanha besteira, mas... vocês entenderam o princípio)

Quero dizer que por bem ou por mal um dia terá que se inventar formas mais sustentáveis para se alimentar a humanidade: mesmo que seja pq já não sobrou ambiente nenhum.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 10 de Maio de 2006, 09:30:58 »
Mas maneiras mais sustentáveis não significa acabar com a carne. Pode ser uma maneira mais inteligente de se utilizar os recursos, reutilizar os dejetos.

Esses países que você citou são os mesmos que jogam todo o esgoto nos rios sem tratamento (Índia que o diga). O crescimento acelerado dos últimos anos não permitiu ainda um planejamento sustentável com relação à qualidade de vida. Eventualmente eles irão criar uma cultura de saneamento básico e gerenciamento inteligente de recursos.

No Brasil por exemplo, tudo que sai do gado é aproveitado, tem valor econômico, do chifre ao casco, passando pelas fezes...

Na Índia eles nem matam vacas se não me engano... e um biodigestor, como os que já vemos no Brasil, transforma as fezes suínas em energia, que pode ser aproveitada pelo produtor e ainda vendida ao Estado...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 10 de Maio de 2006, 17:12:30 »
acabei indo no ponto chic comer o legendário bauru, com rosbife.
vejam, sou um grande fã da gastronomia. se acabar a carne pra mim, vou ser 10% menos feliz.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2006, 18:36:59 »
Eu nao sei de onde saem esses numeros, essas porcentagens,hehehehe

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Maio de 2006, 21:02:29 »
Eu quero ver o que um nativo do Alaska vai plantar para garantir uma dieta saúdavel e plena... enfim...

Atheist

• Visitante
« Resposta #10 Online: 11 de Maio de 2006, 00:26:48 »
Eu não disse que concordo com o texto, apenas com o argumento "custos para o meio-ambiente"

Por enquanto talvez não haja alternativa, mas a tencologia pode progredir pra conseguir... nao sei bem como é vitamina b12, mas um arroz transgênico que a produza seria possível? (ó, sei que isso pode ser uma tamanha besteira, mas... vocês entenderam o princípio)

Quero dizer que por bem ou por mal um dia terá que se inventar formas mais sustentáveis para se alimentar a humanidade: mesmo que seja pq já não sobrou ambiente nenhum.

Oras, mas transgênicos são ruins! :D

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Maio de 2006, 08:00:13 »
você é do MST? (em caso de resposta positiva, já estou abrindo minha lista de inimigos do orkut pra adicioná-lo)

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Maio de 2006, 20:17:52 »
O problema não é que tem muito boi, galinha e porco cagando toneladas de bosta.

O problema de verdade é que tem gente demais no mundo (que por sinal faz um monte de cagadas), se diminuirem os pastos que a pecuária precisa e passarem para a agricultura vai continuar poluindo a água (em vez de merda vai ser alguma substância quimica) e vai ter uma penca de gente passando fome do mesmo jeito.

Se a humanidade quiser durar mais algum tempo terá que reverter o ritmo do crescimento populacional e depois estabilizar num nível sustentável.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #13 Online: 11 de Maio de 2006, 20:24:01 »

Problema das outras gerações.

Não abro mão da minha picanha. 
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Maio de 2006, 20:25:19 »

O problema de verdade é que tem gente demais no mundo (que por sinal faz um monte de cagadas), se diminuirem os pastos que a pecuária precisa e passarem para a agricultura vai continuar poluindo a água (em vez de merda vai ser alguma substância quimica) e vai ter uma penca de gente passando fome do mesmo jeito.

Se a humanidade quiser durar mais algum tempo terá que reverter o ritmo do crescimento populacional e depois estabilizar num nível sustentável.

reverter a taxa de crescimento? não é preciso fazer muito esforço, dê algumas décadas e isso acontece na maior parte do globo. o problema é o que faremos quando isso acontecer eheh
sorte que até lá já estarei confortavelmente instalado no meu leito, em casa, com 2 enfermeiros tratando do meu pulmão e me dando morfina o dia inteiro. acho que nem viverei pra ver a falta de água hehe

Atheist

• Visitante
« Resposta #15 Online: 13 de Maio de 2006, 04:25:28 »
você é do MST? (em caso de resposta positiva, já estou abrindo minha lista de inimigos do orkut pra adicioná-lo)

:histeria:

Vai dizer que nunca me viu discutindo sobre transgênicos??? :D

Atheist

• Visitante
« Resposta #16 Online: 13 de Maio de 2006, 04:25:56 »

Disse tudo.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #17 Online: 13 de Maio de 2006, 11:18:29 »
O problema da fome é falta de alimento ou má distribuição?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Atheist

• Visitante
« Resposta #18 Online: 13 de Maio de 2006, 21:22:33 »
O problema da fome é falta de alimento ou má distribuição?

Gostaria de ver números, mas até algum tempo atrás talvez fosse má distribuição, mas atualmente, acho que é falta de alimento mesmo.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #19 Online: 13 de Maio de 2006, 21:47:26 »
Gostaria de ver números, mas até algum tempo atrás talvez fosse má distribuição, mas atualmente, acho que é falta de alimento mesmo.

Olha, dei uma googlada rápida e no site do GreenPeace e do Fome Zero, tão dizendo que é a má distribuição... vou dar uma pesquisada mais a fundo madrugada afora e posto aqui...:ok:

Atheist

• Visitante
« Resposta #20 Online: 13 de Maio de 2006, 21:50:38 »

Olha, dei uma googlada rápida e no site do GreenPeace e do Fome Zero, tão dizendo que é a má distribuição... vou dar uma pesquisada mais a fundo madrugada afora e posto aqui...:ok:

Certamente vão dizer que é má distribuição. Eles não podem apoiar novas metodologias de produção, logo só resta dizer que há produção suficiente. Isso significa que o preço que pagamos pelos alimentos (uma vez que produzimos muito aqui no Brasil) é muito baixo, pois, se fosse melhor distribuído a oferta local seria menor e, consequentemente, o preço maior. Será que eles falam isso para quem ganha salário mínimo também?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #21 Online: 13 de Maio de 2006, 21:54:51 »

Certamente vão dizer que é má distribuição. Eles não podem apoiar novas metodologias de produção, logo só resta dizer que há produção suficiente. Isso significa que o preço que pagamos pelos alimentos (uma vez que produzimos muito aqui no Brasil) é muito baixo, pois, se fosse melhor distribuído a oferta local seria menor e, consequentemente, o preço maior. Será que eles falam isso para quem ganha salário mínimo também?

Tanto é que a crítica tá numa página onde eles dizem que os transgênicos não são viáveis e coisa e talz...

Outro dia, vi uma reportagem sobre a agricultura na Japão na forma Hidropônica e em lugares fechados, a água era reaproveitada e os nutrientes eram todos sintéticos. Achei muito interessante, pois era em grande escala a produção e as plantas estavam enfileiradas e além disso, ainda em andares...

Será q eu acho esse vídeo no google ou no You Tube?

Passou no Discovery, se não me engano...

Atheist

• Visitante
« Resposta #22 Online: 13 de Maio de 2006, 21:56:34 »

Tanto é que a crítica tá numa página onde eles dizem que os transgênicos não são viáveis e coisa e talz...

Outro dia, vi uma reportagem sobre a agricultura na Japão na forma Hidropônica e em lugares fechados, a água era reaproveitada e os nutrientes eram todos sintéticos. Achei muito interessante, pois era em grande escala a produção e as plantas estavam enfileiradas e além disso, ainda em andares...

Será q eu acho esse vídeo no google ou no You Tube?

Passou no Discovery, se não me engano...

Hidroponia em grande escala é algo muito interessante!

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #23 Online: 13 de Maio de 2006, 21:59:22 »

Eu achei muito bacana cara... o lugar enorme, cheio de prateleiras de plantas... eram tomates, alfaces e uma outra raiz vermelha que não lembro o nome... a agua era constantemente repassada e os nutrientes eram todos de origem sintética.

Vou caçar esse negócio agora... questão de honra...

Atheist

• Visitante
« Resposta #24 Online: 13 de Maio de 2006, 22:00:41 »

Eu achei muito bacana cara... o lugar enorme, cheio de prateleiras de plantas... eram tomates, alfaces e uma outra raiz vermelha que não lembro o nome... a agua era constantemente repassada e os nutrientes eram todos de origem sintética.

Vou caçar esse negócio agora... questão de honra...

Xii... nutrientes sintéticos... :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!