Hidroponia é bacana, eu já fiz curso na Emater e o negócio é bom, alta rentabilidade por metro quadrado, não é poluente, usa uma fração da água de uma lavoura convencional.
E ao contrário do que se se comenta muito por aí, uma alface hidropônica (por exemplo) é nutricionalmente muito mais completa que uma convencional, mais completa até que as orgânicas.
Eu não entendo o por quê de não ser praticado se é tão melhor...
Será que só o custo inicial da implementação inibe tanto assim o desenvolvimento desse tipo de cultura?
Acho que a questão é mais cultural, o pessoal gosta daquela coisa do "homem do campo trabalhando a terra"
O investimento inicial é grande por causa da estruturas, mas na época do curso eu levantei a questão da quantidade de terra necessária, pois v/ precisa de 1/10 de espaço para ter a mesma produtividade e o que não gasta com a terra gasta com a estrutura.
O manejo é mais complexo, exige manutenção de maquinário que não pode falhar, mas em compensação a produção já está abrigada de geadas e as mais modernas já contam com aquecimento a gás no inverno das regiões mais frias para evitar congelamento das bancadas.
O mercado ainda é resistente, o consumidor ainda acha que o hidropônico não tem nutrientes, aquela cultura popular de ficar feliz quando encontra lesma em alface "se tem lesma não tem veneno", não conseguem associar caramujos e lesmas a contaminação por esgoto.
Mas trocando em miudos a hidroponia é mais vantajosa que as culturas convencionais, principalmente quando o clima é instável, as verduras produzidas são muito mais saudáveis e para ao produtor é muito melhor.