Autor Tópico: Sobre a eutanásia...  (Lida 2476 vezes)

Offline Gutislo, o godo

• Nível 10
  • *
Sobre a eutanásia...
« Online: 09 de Maio de 2006, 15:42:41 »
Nos últimos dias tenho lido algo a respeito da eutanásia; confesso que me surpreendi com os calorosos debates que são feitos sobre sua descriminalização ou não (no Brasil ela é crime e em quase todos os países do mundo também), pois acreditava que ela era apenas uma questão de "bom senso" :parede2:, uma vez que me parecia óbvio demais matar um doente terminal com pífias chances de cura (para muitos sem cura) e vultosos sofrimentos. Li apenas de maneira superficial, suficiente apenas para me introduzir no assunto, mas mesmo assim deu para ficar um pouco mais informado a respeito. Gostaria que vocês, colegas foristas, me auxiliassem a refinar meu ponto de vista com suas opiniões, e também fomentar o debate aqui no Clube Cético, uma vez que já estão ocorrendo em vários locais, e me parece proveitoso.

Sobre a eutanásia, sou favorável, porém há ressalvas a fazer, uma vez que é algo deveras delicado, onde há um doente em péssimo estado e em muitos casos uma família desesperada  :cry:. Para mim, estando o doente com consciêcia, e caso queira morrer, sua vontade deve ser respeitada, uma vez que a vida é sua (por tal razão, sou também favorável ao suicídio assistido); essa é a eutanásia voluntária. Mesmo nesses casos, muitos se relutam em aceitar a legalização, uma vez que há uma ética na medicina em que o profissional desta área deve sempre lutar pela vida, mesmo nas piores circunstâncias; por outro lado há também a tradição cristã (fortíssima inclusive em nosso Estado leigo) que prega ser a vida, mesmo a mais desgraçada e miserável, como uma graça do criador, portanto seria a eutanásia, de qualquer forma, um crime contra Deus (para mim é ridículo esse ponto de vista, mas não quero estender demais esse texto comentando isto.)

As coisas realmente ficam complicadas quando está o enfermo inconsciente, ou é julgado sem chances de cura pela nossa medicina; sabemos que, apesar de muito eficiente, ela ainda falha e pode matar alguém em estado de coma, por exemplo, que talvez se recuperasse, mesmo sendo julgado seu quadro como irreversível. Então, como fica? E quanto a pacientes terminais onde a família é contra a eutanásia e o doente não pode falar a respeito? Seria justo deixá-lo sofrer bastante por causa dos parentes que desejam estar do lado do moribundo mais uma semana apenas, por exemplo, ou por serem religiosos e temerem castigos de Deus? Esse resquício de vida não vale a pena, e a morte ocorrerá de qualquer maneira, não? :rip: Por outro lado é correcto arrebatar o doente de seus desesperados familiares que desejam estar com ele mais alguns momentos? Fico confuso nesse ponto.

Outro problema que vejo seria a utilização da eutanásia para exterminar doentes pobres em estado grave, que possuiam chances de se recuperar, mas estavam ocupando leitos de hospitais públicos (não que isso inexista com a proibição, mas poderia potenciar um crescimento de tal prática criminosa).

Quanto à eutanásia involuntária, ou seja, aquela feita contra a vontade do doente, sou contra, mesmo que ele se mantenha vivo apenas por medo do inferno, por exemplo; para mim, mesmo em estado crítico, ele tem direito sobre a própria vida e deve arcar com as conseqüências de suas escolhas. (para mim isso semelharia um assassinato).

Não desejo aprofundar mais no assunto por enquanto, porque há o risco de que fique meu texto ainda cansativo e cause apenas tédio aos foristas e cólera aos moderadores  :palavrao:. Portanto fica desta forma mesmo. Que vós achais?
"Todas as verdades estão contra nós. Mas continuamos vivendo porque as aceitamos em si mesmas, porque nos recusamos a tirar as conseqüências. Onde existe alguém que tenha traduzido uma só conclusão do ensino da astronomia, da biologia e tenha decidido não levantar-se mais por revolta ou por humildade face às distâncias siderais ou aos fenômenos naturais? Houve alguma vez um orgulho vencido pela evidência de nossa irrealidade?... As ciências provam nosso nada. Mas quem tirou disso a última lição?" E. Cioran

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Sobre a eutanásia...
« Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2006, 17:44:53 »
Se o cara quer morrer, e expressa isso de maneira consciente e clara, deixa morrer ué...:?

Ficar prolongando o sofrimento pra que?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2006, 18:54:22 »
É complicado matar alguém que não queira morrer. Agora não vejo problema nenhum em matar alguém que quer morrer e não consegue, ou no suicídio. Viver não deve ser obrigação e sim um direito.

[]'s

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2006, 20:11:46 »
Esse é um assunto complicado que envolve diversos fatores e varia de caso para caso.

Pacientes que estão inconcientes para mim devem continuar vivos, pois chances de curas apesar de pequenas existem, comprovado por vários casos no mundo.

Mas já se o paciente estiver em plena conciência e quiser morrer que seja feita a vontade dele.

Mas sempre há chances de curas, remédios novos e eficazes surgem todos os anos para os mais diversos males, mas se mesmo com a possibilidade de cura o paciente achar que está sofrendo ele tem o direito de morrer.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
  • Eu estou vazio, por favor me encha (Testify)
« Resposta #4 Online: 09 de Maio de 2006, 23:43:01 »
Se o cara tá f*d*d*, ele que deve avaliar se vale a pena manter-se vivo.

Por outro lado, mais alguns dias ou meses de vida não compensariam o sofrimento?
"O filme passou sobre mim
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Eu estou vazio, por favor me encha
Senhor âncora me segure
Por que Baghdad está queimando
Sua voz é tão tranqüila
Aquele esperto mantra para matar" (Rage Against The Machine)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Maio de 2006, 01:38:41 »
É complicado matar alguém que não queira morrer. Agora não vejo problema nenhum em matar alguém que quer morrer e não consegue, ou no suicídio. Viver não deve ser obrigação e sim um direito.

[]'s
Quanto a eutanasia em condições de saúde irrecuperáveis, sou a favor, ainda mais se houver consciência. Se não houver, é mais complicado.

Agora, suicídio é outra história. Não há suicídio mentalmente saudável, se há, desconheço. Partindo de uma resolução da pessoa sem estar emocionalmente abalada nem nada. Parece que na maioria dos casos o suicídio é inclusive impulsivo (ocorrendo por volta de 1h ou 30 min da ocorrência de pensamentos suicidas) e sob influência de álcool. Por isso na maioria dos casos a reincidência, se houver, não é imediata, como vindo de uma percepção "poxa, não consegui, putz, vou ver se faço direito quando sair do hospital...".

Sempre tem alguma perturbação mental envolvida, ou seja, a pessoa está "doente", num estado de saúde que não é o normal, o que pode levar a morte, como qualquer vários outros problemas de saúde. Não faz sentido dizer que é um direito de morrer ou algo assim, apenas porque é uma alteração do estado de saúde da mente, e não do restante do corpo.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #6 Online: 10 de Maio de 2006, 02:07:50 »
Não lembro bem quando li sobre o 'Suicídio Racional' no livro Demônio do Meio Dia: Uma Anatomia da Depressão. Não sei se isso existe mesmo. Agora para a pessoa que sofre de depressão é aparentemente racional querer se matar pra se livrar da doença.

[]'s

Offline Gutislo, o godo

• Nível 10
  • *
« Resposta #7 Online: 10 de Maio de 2006, 13:52:20 »
Citação de: ###Nightstalker###
Pacientes que estão inconcientes para mim devem continuar vivos, pois chances de curas apesar de pequenas existem, comprovado por vários casos no mundo.

Mesmo que a família aceite a eutanásia e a chance do doente seja PÍFIA, ou nenhuma (como no caso de câncer em estágio terminal)? Esses casos são excepções muito raras, porém concordo com você, pois matar uma pessoa que poderia recuperar-se é terrível.

Citação de: Ícaro Morto
Por outro lado, mais alguns dias ou meses de vida não compensariam o sofrimento?

Nossa! essa pergunta é excelente! Não terei a presunção de finalizá-la, pois é completamente subjectiva a resposta, dependendo de cada caso. Talvez as pessoas que estejam próximas da família se sintam queridas concordem com isso, assim como os parentes e amigos do moribundo. Porém pode-se responder não com facilidade outrossim; ora, para pessoas como eu, extremamente orgulhosas, vendo-se vencidas pela natureza, na sua agonia de morte, sendo objeto de compaixão de outros, deve ser hediondo. Da mesma forma, com as dores físicas superlativas, e a angústia da iminência da morte, creio que muitos pediriam para que lhe estourassem os miolos, mesmo sendo estimado pelos próximos. Então, a resposta à sua pergunta fica apenas em hipóteses, pois depende da individualidade de cada caso e de cada moribundo.

Citação de: Danniel
Não há suicídio mentalmente saudável, se há, desconheço. Partindo de uma resolução da pessoa sem estar emocionalmente abalada nem nada.

Bem, isso em nossa sociedade, pois há outras formas de organização social em que as emoções não sejam tão presentes. Infelizmente não lhe saberia citar um exemplo de suicídio motivado por outras razões que não desordem mental.

Citação de: Rhyan
Agora para a pessoa que sofre de depressão é aparentemente racional querer se matar pra se livrar da doença.

O depressivo não se mata precisamente para se livrar da doença, mas algo análogo: como vê tudo à sua volta como  trivial e sem valor, sem encanto, assim como, concomitantemente vê seus sonhos murcharem, pois lhes parecem igualmente desprovidos de valor, sente terrível desencanto pelo mundo, e não enxerga qualquer sentido para a existência, uma vez que afundou no tédio e no desencanto (lembra um pouco homens saciados da vida, relatados pela literatura, que, não enxergango nada de novo na existência, tentam suicídio).
"Todas as verdades estão contra nós. Mas continuamos vivendo porque as aceitamos em si mesmas, porque nos recusamos a tirar as conseqüências. Onde existe alguém que tenha traduzido uma só conclusão do ensino da astronomia, da biologia e tenha decidido não levantar-se mais por revolta ou por humildade face às distâncias siderais ou aos fenômenos naturais? Houve alguma vez um orgulho vencido pela evidência de nossa irrealidade?... As ciências provam nosso nada. Mas quem tirou disso a última lição?" E. Cioran

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
  • Eu estou vazio, por favor me encha (Testify)
« Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2006, 22:28:36 »
"Nossa! essa pergunta é excelente!"

Rhyan, é você mesmo???  :o
"O filme passou sobre mim
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Eu estou vazio, por favor me encha
Senhor âncora me segure
Por que Baghdad está queimando
Sua voz é tão tranqüila
Aquele esperto mantra para matar" (Rage Against The Machine)

Rhyan

• Visitante
« Resposta #9 Online: 11 de Maio de 2006, 00:14:09 »
Não entendi, Icaro...

Quem disse isso foi o Gutislo.

O depressivo não se mata precisamente para se livrar da doença, mas algo análogo: como vê tudo à sua volta como  trivial e sem valor, sem encanto, assim como, concomitantemente vê seus sonhos murcharem, pois lhes parecem igualmente desprovidos de valor, sente terrível desencanto pelo mundo, e não enxerga qualquer sentido para a existência, uma vez que afundou no tédio e no desencanto (lembra um pouco homens saciados da vida, relatados pela literatura, que, não enxergango nada de novo na existência, tentam suicídio).

Concordo!

O depressivo não tem ânimo e não vê futuro pra sua vida. O suicídio seria uma forma de se livrar dessas preocupações.

[]'s

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #10 Online: 11 de Maio de 2006, 09:49:24 »
E no caso de inconcientes que vegetam por muito tempo?Como o caso daquela americana que vegetou por 15 anos antes do marido resolver desligar as máquinas?O que vcs acham?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11 Online: 11 de Maio de 2006, 10:20:20 »
Sacanagem foi deixar ela morrer de inanição quando podiam muito bem ter aplicado uma injeção letal nela...:?

Mas disseram que ela não tinha mais a capacidade de sentir dor ou podia manifestar qualquer outra reação... acho que quando isso acontece, cabe ao familiar decidir o que fazer, se vai desligar ou não os aparelhos, a decisão deveria caber à pessoa que irá sofrer mais com a perda do doente... ou que for legalmente responsável por esta. Se é uma má decisão ou boa decisão, não nos cabe julgar.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 11 de Maio de 2006, 11:03:01 »
O difícil no caso é o impasse entre pais e conjuges...
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #13 Online: 11 de Maio de 2006, 12:08:42 »
Foi o que aconteceu no caso. Mas nesse caso em particular, o marido cuidou dela durante anos a fio, isso foi mais do que prova de que ele se importava com ela, caso contrário teria entregado a esposa aos pais de saído fora da história.

Mas como eu disse, o responsável legal deve ser quem vai tomar a decisão, seja ela boa ou má. Caso seja contestado na justiça sobre se é válido ou não ele ser o responsável e houver uma decisão transitada em julgado, não há mais que se falar se ele pode ou não desligar os aparelhos...

Off Topic: Tem até um episódio de Seinfeld em que eles dão um ao outro a permissão pra desligarem o aparelho em caso de coma. O Kramer autoriza a Elaine a desligar os aparelhos dele, mas então lê uma notícia de um homem que saiu do coma após 3 anos e sai desesperado pra cancelar o acordo deles. No caminho ele é atropelado e entra em coma e quando a Elaine vai desligar os aparelhos, ele acorda... Muito comédia...
:histeria:

Offline Gutislo, o godo

• Nível 10
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Maio de 2006, 13:19:10 »
Citação de: Lord Barata
E no caso de inconcientes que vegetam por muito tempo?Como o caso daquela americana que vegetou por 15 anos antes do marido resolver desligar as máquinas?O que vcs acham?

Bem, faço vários tipos de restrições à eutanásia quando o paciente não pode decidir por si só, mesmo quando é desenganado pele Medicina, uma vez que essa também falha, apesar de sua enorme capacidade. Naquele caso, para mim, dependeria da família, pois era improvável que a paciente viesse se recuperar. Discordei também dos meios utilizados, pois deixaram-na morrer de inanição (semelhou para mim uma eutanásia passiva); ora, se lhe dessem uma injeção letal (ou outro procedimento visando a matar a pessoa, ou seja, eutanásia ativa) seria muito mais correto, uma vez que findaria a vida inopinadamente, poupando os familiares da enorme angúsitia que tiveram.

Citação de: DiegoJaf
Mas disseram que ela não tinha mais a capacidade de sentir dor ou podia manifestar qualquer outra reação... acho que quando isso acontece, cabe ao familiar decidir o que fazer, se vai desligar ou não os aparelhos, a decisão deveria caber à pessoa que irá sofrer mais com a perda do doente... ou que for legalmente responsável por esta. Se é uma má decisão ou boa decisão, não nos cabe julgar.

Esse caso foi bastante singular, uma vez que vegetava ela há quinze anos; sou contra a eutanásia sem o consentimento do doente quando está a pessoa em coma e com doenças muito graves, pois se pode matar alguém com chances de recuperação (nem sempre a família quer cuidar do enfermo, ainda mais se for rico e tiver uma enorme herança para dar); por tal razão esse tipo de eutanásia deve ser discutido até a exaustão. Quanto a dar esse poder ao responsável, acho delicado uma vez que pode esta pessoa se portar de modo antiético, e ser favorável a uma eutanásia por causa de interesses particulares (o exemplo da herança serve de novo, e me desculpem a pobreza de minha criatividade). Quem poderia então ser imparcial, justo e douto para decidir tal ação? O Estado, a Justiça? Tem eles seus próprios interesses e modos de enxergar as situações, além de serem também susceptíveis a falhas. A Igreja? Poderá dar uma opinião, mas não será a mais correta. A tal pergunta, portanto, não saberia responder :(, devido à sua complexidade, e singularidade dos casos onde ocorrem. Caso respondesse, estaria sendo somente uma besta presunçosa. Caso alguém tenha alguma solução, ou alguma idéia nessa direção, por favor, divulgue-a aqui. :idea:

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Maio de 2006, 13:50:16 »

Esso tópico ../forum//board,19topic=6132.8.html#msg98521
tem a ver com o tema.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Maio de 2006, 00:22:46 »
Um caso em que eu, com toda certeza, brigaria na justiça até a última instância para conseguir a eutanásia é na possibilidade("deus me livre") de ter um filho com retardo mental grave.

Tenho, por exemplo, uma vizinha que teve problemas no parto e tem uma filha de doze anos que jamais falou uma palavra, expressou uma emoção."Vive"em uma cadeira de rodas onde baba,geme, toma mamadeira, caga e mija.

Eu acho que matar um ser humano nestas condições deve levantar menos preocupações do que dar um tiro em um pangaré com a pata quebrada.

Pug2

• Visitante
« Resposta #17 Online: 02 de Dezembro de 2006, 11:07:31 »
Sou contra.

As pessoas normalmente referem pessoas em fase terminal, mas, porque não o direito para todos, incluindo os saudáveis?
Sei que o termo diz respeito a doentes incuráveis, mas não consigo deixar de ver como o abri-se a porta para o vale tudo.

Se existisse um referendo, paradoxalmente talvez votasse a favor.

Odiaria ter que ser legislador...
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2006, 11:09:26 por Pug »

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Dezembro de 2006, 12:53:32 »
As pessoas normalmente referem pessoas em fase terminal, mas, porque não o direito para todos, incluindo os saudáveis?
Sei que o termo diz respeito a doentes incuráveis, mas não consigo deixar de ver como o abri-se a porta para o vale tudo.
E por que nao Pug?
Ele nao tem o direito de dispor da propria vida como achar mais apropriado?
"The patient refused an autopsy."

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #19 Online: 02 de Dezembro de 2006, 13:43:09 »
Por exemplo, nos EUA, se você estiver em qualquer movimento do corpo, com equipamentos de custo caro para sobreviver, ocorre que a família vai pagando, e correndo o risco de perder bens para financiar isso.
Acho que nessa questão, como a sociedade é capitalista, deve de ter o direito de optar ou não por pagar.

E em caso consciente, a pessoa tem o direito de decidir se quer viver ou não.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Dezembro de 2006, 21:15:03 »
Eu sou a favor da eutanásia em caso terminal sim e se for da vontade do doente em questão.
Acho que temos o direito de morrer com dignidade.

"Por outro lado, mais alguns dias ou meses de vida não compensariam o sofrimento?"

Será? Eu acho que é conforme o sofrimento. Se fosse eu não esperaria para ver....
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Zaratustra

• Nível 06
  • *
  • Assim falou Zaratustra
« Resposta #21 Online: 03 de Dezembro de 2006, 13:20:50 »
E como provaria-se que uma pessoa de fato queria morrer? Documento escrito, assinado pelos parentes? E se houverem falsificações? Já pensou um enfermeiro doidão matar um parente seu, afirmando "Ó, o tiozinho ali queria morrer, tá escrito aqui", em um documento plenamente forjado? Acho que existem pontos complicados a serem observados no debate.
"Todo isolamento é um erro. Assim fala o rebanho."

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #22 Online: 03 de Dezembro de 2006, 14:21:03 »
 :oops: Bem, no meu caso já disse para meus familiares que não quero sofrer numa cama e nem ficar vegetando por tempo indeterminado. Quero ser cremada e minhas cinzas podem ser jogadas em qualquer lugar ...menos numa lixeira... E vou fazer um documento por escrito também.   :|
E quanto a doação dos meus orgãos acho tudo muito bonito mas ainda tenho que pensar direito nisso...
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #23 Online: 03 de Dezembro de 2006, 15:31:07 »
Alegra, como assim pensar? Vai ser cremada mas quer pensar sobre se vai doar seus órgãos?

Zaratustra, é óbvio que, caso fosse aprovado, seria organizado.
A meio que o válido seria:
Assinatura do próprio que quer morrer;
Gravação de voz;
Assinatura antes de ter entrado nesse estado, como precaução para já declarar o que gostaria que acontecesse nesse estado;

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #24 Online: 03 de Dezembro de 2006, 16:59:35 »
Se eu virasse um vegetal iria querer com certeza que acabassem logo com isso.

Doar órgãos.. num sei... num imagino um caba safado saindo por ai com o meu olho ou meu rin. :(
Não deseje.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!